Como jogar shuffleboard

Autor do artigo:Gabriel Silva

Shuffleboard é um jogo que usa um tabuleiro longo e discos. Nesse jogo, os jogadores tentam levar seus discos até o ponto mais distante do tabuleiro sem passar pelas bordas ou cruzar a linha final. Há quatro variações diferentes do jogo: shuffleboard de mesa, shuffleboard ao ar livre, shuffleboard de baralho e shovelboard. As regras são semelhantes, mas há algumas diferenças importantes.

Etapas

Jogando o shuffleboard de mesa

  1. Etapa 1 Reúna os jogadores no shuffleboard.
    Reúna os jogadores no shuffleboard. As mesas de shuffleboard, comumente encontradas em bares, têm uma superfície de madeira polida e variam de 3,6 a 6,6 m (12 a 22 pés) de comprimento. A altura da mesa geralmente é de 75 cm (30 polegadas) e a largura é de 50 cm (20 polegadas). As linhas são desenhadas a 15 e 30 cm (6 e 12 polegadas) da extremidade mais distante. Uma linha de falta é desenhada a 1,8 m (6 pés) da extremidade mais distante; os discos devem cruzar essa linha sem cair da mesa para poderem marcar pontos.
  2. Etapa 2 Dê a cada jogador ou equipe quatro discos de metal com peso.
    Dê a cada jogador ou equipe quatro discos de metal com peso. Os discos devem ser marcados para distinguir as peças de um lado das peças do outro lado; no entanto, os discos geralmente são marcados com vermelho ou azul. Há apenas dois lados; os jogadores jogam sozinhos ou em equipes de dois.
  3. Etapa 3 Decida quem começa.
    Decida quem começa. Peça a uma equipe ou a um jogador que diga cara ou coroa e, em seguida, jogue uma moeda. Se o lado que a equipe ou o jogador escolheu for o que aparece, ele será o primeiro. Caso contrário, a outra equipe ou jogador será o primeiro.
  4. Etapa 4 Comece a tocar.
    Comece a jogar. Peça aos jogadores ou equipes que alternem o deslizamento de seus discos pela mesa até que todos os discos sejam lançados. O objetivo do shuffleboard é levar seu disco até o ponto mais distante do tabuleiro e, ao mesmo tempo, tentar derrubar os discos dos outros jogadores do tabuleiro. Ao jogar o shuffleboard de mesa em equipes, você também pode tentar derrubar os discos do seu parceiro em uma área de pontuação mais alta.
  5. Etapa 5 Marque os discos.
    Marque os discos. Se estiver jogando em equipes, somente o jogador ou a equipe cujos discos estiverem mais abaixo na mesa marcará pontos, e somente os discos mais abaixo do que o disco mais distante do oponente marcarão pontos.
    • Se um disco ficar pendurado na extremidade mais distante da mesa, ele marcará 4 pontos. Se um disco cruzar a linha mais distante sem ficar pendurado na extremidade mais distante, ele marcará 3 pontos. Se um disco cruzar a linha de pontuação mais próxima, ele marcará 2 pontos. Se um disco cruzar a linha de falta, mas nenhuma outra linha, ele marcará 1 ponto.
    • Se o disco tocar ou cruzar qualquer uma das linhas, ele marcará o valor da área de pontuação mais baixa. Portanto, se um disco tiver cruzado a linha de 3 pontos, mas ainda estiver tocando-a, ele marcará apenas 2 pontos.
    • Em algumas versões do shuffleboard de mesa, um jogador menos habilidoso marca 1 ponto a mais por um cabide ou por cruzar as linhas do que um oponente mais habilidoso. Você pode observar essa regra se quiser, mas certifique-se de especificar que essa regra estará em vigor antes de começar a jogar.
  6. Etapa 6 Recupere os discos e comece novamente.
    Recupere os discos e comece novamente. Alguns jogos de shuffleboard de mesa são jogados em apenas uma extremidade, enquanto outros são jogados em ambas as extremidades. O jogador ou a equipe que ganhou o último turno começa o próximo turno. Em um jogo de 2 jogadores, o primeiro jogador a atingir 11 ou 15 pontos vence o jogo. Em um jogo de equipe, a primeira equipe a atingir 21 pontos vence o jogo.

Como jogar shuffleboard ao ar livre

  1. Etapa 1 Reúna os jogadores na quadra de shuffleboard.
    Reúna os jogadores na quadra de shuffleboard. O shuffleboard ao ar livre apresenta uma quadra retangular de 15,6 m de comprimento com uma área de pontuação triangular em cada extremidade. Faça com que todos os jogadores se aproximem e fiquem em volta do tabuleiro.
  2. Etapa 2 Dê a cada jogador ou equipe 4 discos de madeira e um taco.
    Dê a cada jogador ou equipe 4 discos de madeira e um taco. Você usará um taco para empurrar os discos pela quadra de shuffleboard. Os discos são de duas cores, geralmente amarelo e preto, com um diâmetro de 15 cm e uma espessura de 1,4 a 2,5 cm. O taco é uma vara de no máximo 2 m (6 1/2 pés), com um pino em forma de U na extremidade que empurra.
  3. Etapa 3 Revezem-se.
    Faça turnos. Faça com que os jogadores ou equipes alternem o deslizamento de seus discos pela quadra até que todos os discos sejam lançados. Começando com o jogador com os discos amarelos, os jogadores colocam seus discos na seção '10-off' da área de pontuação em sua extremidade da quadra em seu turno e atiram em direção ao triângulo de pontuação oposto.
    • Os discos do jogador amarelo são lançados do lado esquerdo da quadra, e os discos do jogador preto são lançados do lado direito. O taco de um jogador não pode ultrapassar a área de pontuação ao lançar um disco. Os discos devem cruzar a 'linha morta' de 0,9 m (3 pés) na frente da área de pontuação oposta, mas não devem ficar pendurados na borda da quadra; os discos que não cruzarem ou que ficarem pendurados são removidos da quadra.
    • Como no shuffleboard de mesa, os jogadores tentam derrubar seus discos nas áreas de pontuação mais alta e seus oponentes nas áreas de pontuação mais baixa ou totalmente fora de jogo.
  4. Etapa 4 Marque os discos.
    Marque os discos. A área de pontuação triangular no shuffleboard externo é dividida em 6 seções; um disco deve estar totalmente dentro de uma dessas seções para marcar pontos. Um disco no vértice do triângulo marca 10 pontos, um disco em qualquer uma das duas áreas atrás do vértice marca 8 pontos e um disco em qualquer uma das duas áreas atrás da área de 8 pontos marca 7 pontos. Um disco que cair na seção '10-off' deduz 10 pontos da pontuação do jogador ou da equipe que possui o disco.
    • Diferentemente do shuffleboard de mesa, o shuffleboard ao ar livre aplica penalidades por infrações às regras. Um disco que toca a linha da área de 10-off antes de ser jogado custa ao jogador 5 pontos; se tocar um dos lados do triângulo, a penalidade é de 10 pontos. As penalidades de dez pontos também são avaliadas se o corpo de um jogador cruzar a linha de base enquanto estiver jogando ou atirando em um disco do adversário.
    • Remova da quadra todos os discos jogados ilegalmente. Devolva ao oponente qualquer disco do adversário que tenha sido deslocado por um disco jogado ilegalmente para que ele jogue novamente.
  5. Etapa 5 Continue jogando.
    Continue jogando. Alternar discos deslizantes de cada extremidade da quadra até que um lado vença. O lado que atingir uma pontuação de 75 ou mais depois que todos os discos forem jogados em um turno vence.

Jogando o baralho de shuffleboard

  1. Etapa 1 Faça com que todos os jogadores se reúnam ao redor da quadra de shuffleboard de baralho.
    Faça com que todos os jogadores se reúnam ao redor da quadra de baralho de shuffleboard. O deck de shuffleboard tem duas áreas de pontuação ovais, cada uma com 1,8 m de comprimento, espaçadas a 9 m de distância. Há linhas na frente e atrás de cada área de pontuação; as linhas internas são chamadas de 'linhas da dama' e as linhas externas são chamadas de 'linhas do cavalheiro'.
  2. Etapa 2 Dê a cada lado quatro discos de madeira e um taco.
    Dê a cada lado quatro discos de madeira e um taco. Os discos são do mesmo tamanho que os do shuffleboard externo e são marcados com duas cores diferentes. Os tacos são semelhantes aos do shuffleboard externo, embora a seção de tiro, ou 'sapato', consista em um semicírculo cortado em uma peça retangular de madeira.
    • Os jogadores podem jogar em equipes de 2, com um jogador jogando em uma extremidade da quadra e o outro na outra extremidade.
  3. Etapa 3 Decida quem começa.
    Decida quem começa. Isso geralmente é feito com o lançamento de uma moeda, como no shuffleboard de mesa.
  4. Etapa 4 Faça com que os jogadores alternem o deslizamento de seus discos pela quadra.
    Faça com que os jogadores alternem o deslizamento de seus discos pela quadra. Continue até que todos os discos tenham sido lançados. Os jogadores ficam atrás da 'linha do cavalheiro' ao arremessar. Durante o jogo, os jogadores podem tentar derrubar os discos do adversário para fora da área de pontuação ou da quadra.
    • Retire da quadra todos os discos que não conseguirem cruzar a linha da dama.
  5. Etapa 5 Marque os discos.
    Marque os discos. Conte os pontos depois que todos os jogadores tiverem lançado seus discos. Os discos marcam pontos de acordo com o local da área de pontuação em que caem, desde que estejam completamente dentro dessa área de pontuação.
    • O centro da área de pontuação consiste em 9 quadrados rotulados com os números de 1 a 9, dispostos no formato de um quadrado mágico; qualquer linha de 3 números soma 15. O semicírculo mais distante dos jogadores marca 10 pontos para qualquer disco que cair nele, enquanto o semicírculo mais próximo dos jogadores deduz 10 pontos para qualquer disco que cair nele.
  6. Etapa 6 Alternar os discos deslizantes de cada extremidade da quadra até que um lado vença.
    Alterne os discos deslizantes de cada extremidade da quadra até que um dos lados vença. O lado que atingir uma pontuação de 50 ou 100 primeiro, vence.

Como jogar o Shovelboard

  1. Etapa 1 Prepare a superfície de jogo.
    Prepare a superfície de jogo. O shuffleboard é jogado em uma mesa de 6 a 9 m de comprimento e 0,9 m de largura. Em cada extremidade, as linhas de pontuação são desenhadas a 10 cm (4 polegadas) e 1,2 m (4 pés) da extremidade.
  2. Etapa 2 Dê a cada jogador quatro discos de metal com peso.
    Dê a cada jogador quatro discos de metal com peso. Os discos de cada jogador devem ser marcados de alguma forma para distingui-los dos discos dos outros jogadores.
  3. Etapa 3 Decida quem começa.
    Decida quem começa. Para dois jogadores, jogue uma moeda. Se houver mais de dois jogadores, escolha outro método com um resultado igual.
  4. Etapa 4 Comece a jogar o jogo.
    Comece a jogar o jogo. Faça com que os jogadores alternem o deslizamento de seus discos pela mesa até que todos os discos tenham sido lançados. Um disco deve cruzar uma das linhas sem cair da mesa.
    • Depois que um jogador desliza um disco pela mesa, ele se torna um alvo para os outros jogadores, que podem derrubar esse disco da mesa e substituí-lo por seu próprio disco.
  5. Etapa 5 Marque os discos.
    Marque os discos. Um disco pendurado na extremidade mais distante da mesa marca 3 pontos, um disco na linha mais distante ou através dela marca 2 pontos e um disco na linha mais próxima ou através dela marca 1 ponto. Se nenhum dos discos tiver cruzado uma linha, o disco mais próximo da linha próxima marcará 1 ponto. Adicione as pontuações às pontuações anteriores dos jogadores.
  6. Etapa 6 Alterne os discos deslizantes de cada extremidade da mesa até que um jogador vença.
    Alterne os discos deslizantes de cada extremidade da mesa até que um jogador ganhe. Quem tiver marcado mais pontos no último turno começa o próximo turno. O primeiro jogador a marcar 11 pontos vence.
    • Se houver mais de dois jogadores, a pontuação vencedora pode ser maior que 11.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O atirador pode ficar em qualquer lugar ao atirar no shuffleboard?
    Não, a menos que esteja jogando uma versão estranhamente modificada do jogo. Se você atirar em qualquer lugar da extremidade oposta do tabuleiro, isso lhe dará uma vantagem, pois estará mais perto da extremidade do gol.

Vídeo

Dicas

  • Ao chutar um disco ou puck no shuffleboard ou no shuffleboard de mesa, mantenha seus movimentos o mais suave possível. Segure o disco entre o polegar e o indicador e deslize o disco para frente com o braço e o pulso em direção ao alvo. Talvez você queira deslizar os dedos médio e anular atrás do disco ao atirar para ajudar a guiar o tiro.