Como jogar Rugby

Autor do artigo:Gabriel Silva

O Rugby é um jogo complicado e intenso, que consiste em 15 jogadores por equipa num campo de 100 metros de comprimento e 70 metros de largura.

As regras básicas não são tão difíceis que seja necessária uma vida inteira para as aprender, mas são necessárias algumas horas de jogo para compreender a estrutura e a jogabilidade do Rugby. O conceito de um jogo de Rugby é simples: duas equipas tentam ganhar o maior número de pontos em 80 minutos, tentando marcar pontos no meio campo da outra equipa. A bola nunca pode ser passada para a frente, apenas para trás ou perpendicularmente, uma equipa só pode avançar passando ou pontapeando a bola. Qualquer equipa pode ganhar a bola a qualquer momento, o que é normalmente feito pelo grupo avançado, constituído por 8 jogadores. Também existe uma linha defensiva, constituída por 7 jogadores. O grupo avançado é constituído por dois adereços (1 e 3), um Hooker (2), dois trincos (4-5) e três avançados soltos (6,7,8). A linha de trás é composta pelo Scrum Half(9), Fly-Half(10), Left-wing(11), Inside-center(12), Outside-Center(13), Right-Wing(14) e o Full-Back(15).

Os pormenores do jogo, no entanto, podem precisar de algumas explicações.

Nota: Este artigo é sobre como jogar a forma mais comum de rugby, o Rugby Union.

Passos

Entendendo o básico

  1. passo 1 vença marcando mais pontos do que o seu adversário.
    Ganhe marcando mais pontos do que o seu adversário. Marque tries levando a bola para a zona de try do seu adversário (também podem ser concedidos tries de penalty devido a infracções da equipa adversária). Um ensaio vale 5 pontos.
    • Quando é marcado um ensaio, é dada à equipa que o marcou a oportunidade de efetuar um pontapé de conversão que vale 2 pontos.
    • A outra forma de ganhar pontos extra para a sua equipa é através de pontapés de penalti, que são concedidos quando um membro da equipa adversária infringe uma regra ou quando o jogo é interrompido por mais do que um membro dessa equipa.
    • O último método de ganhar pontos é através de uma tentativa de golo, a bola é jogada para trás para um jogador da linha de trás que tenta colocar a bola entre os postes durante o jogo, o que também vale 3 pontos.
  2. passo 2 o campo é cortado ao meio e, em cada extremidade, existe uma zona de 10 metros, conhecida como a zona de jogo. try-zone.
    O campo é cortado ao meio e em cada extremidade existe uma zona de 10 metros conhecida como 'zona de ensaio'. Se a bola entrar na zona de ensaio do adversário, o jogador ganha 5 pontos, bem como a possibilidade de tentar um pontapé de conversão para ganhar mais 2 pontos. O vencedor é aquele que marcar mais pontos em 80 minutos de jogo.
    • No râguebi, é necessário tocar na bola para marcar. Isto significa que, depois de entrar na zona de ensaio, a bola tem de ser colocada no chão para marcar.
    • Também pode chutar a bola através dos postes durante o jogo livre (apenas com um drop-kick) ou depois de o árbitro atribuir à sua equipa uma penalidade (place kick) para 3 pontos.
  3. passo 3 compreender que a bola só pode ser lançada para trás ou para o lado.
    Compreender que a bola só pode ser lançada para trás ou para os lados. Para marcar ensaios, as equipas ofensivas formam grandes linhas horizontais, passando para os lados e para trás até exporem um buraco na defesa e avançarem. Esta é a grande regra a ter em conta quando se joga râguebi. Não se pode passar a bola para a frente com as mãos, caso contrário, é automaticamente penalizado. Sempre que passar, normalmente passa a bola através do corpo para ganhar força e lança a bola na diagonal para o seu colega de equipa.
    • Deixar cair ou sacudir a bola conta como um passe para a frente se esta bater nas suas mãos e depois cair no chão à sua frente.
    • É claro que podes transportar a bola para a frente. No entanto, os passes com a mão não podem ser para a frente.
  4. passo 4 chute para a frente para passar para si próprio ou para os seus colegas de equipa.
    Chute para a frente para passar para si próprio ou para os seus colegas de equipa. Embora nunca se possa lançar uma bola para a frente, pode chutá-la para a frente em qualquer altura. Depois de chutar a bola, qualquer colega de equipa que estava atrás de si quando a chutou pode correr para a frente e receber a bola sem penalização. Os pontapés são uma excelente forma de surpreender a defesa ou de lançar a bola para o fundo do campo para tirar a tua equipa de apuros.
    • Os jogadores podem até chutar a bola para si próprios, passando por cima de um adversário e correndo para a apanhar.
    • Não podes chutar a bola para um colega de equipa que já esteja mais à frente do que tu, a não ser que passes por ele a certa altura. Se um jogador estiver atrás de ti em qualquer altura após o pontapé, pode tocar na bola. Caso contrário, está fora de jogo.
  5. passo 5 desmarcar o portador da bola para parar o adversário's attack.
    Desarme o portador da bola para parar o ataque do adversário. A defesa do râguebi consiste em fazer placagens. Só pode atingir o jogador que está a segurar a bola e não pode bloquear ou proteger a outra equipa ou outros jogadores. Quando fazes um tackle a um adversário, o teu objetivo é atirá-lo ao chão o mais rapidamente possível, de preferência com colegas de equipa por perto para ajudarem a ganhar a bola rapidamente. As regras gerais de placagem incluem:
    • Deve placar alguém abaixo da altura dos ombros.
    • É necessário envolver o jogador com as mãos, e não apenas lançá-lo com o ombro.
    • Não se pode pegar e largar os jogadores, especialmente na cabeça ou no pescoço.
    • Uma vez caído, deve voltar a pôr-se de pé antes de tentar ganhar a bola a alguém que tenha derrubado.
  6. passo 6 formar rucks sempre que alguém for placado para manter a posse da bola.
    Formar rucks sempre que alguém for placado para manter a posse da bola. Quando um jogador vai ao chão, tem de largar a bola. A partir daí, qualquer uma das equipas pode lutar para tirar a bola do chão e ficar com ela. Isto acontece normalmente sob a forma de um 'ruck'. Um 'ruck' é quando 1-3 jogadores de cada equipa se encostam uns aos outros, mesmo por cima da bola (e do jogador placado), e se empurram uns aos outros para trás e para a frente, numa tentativa de ganhar a posse de bola. Um jogador de cada equipa fica atrás do ruck e agarra a bola quando esta aparece atrás do pé de trás do seu colega de equipa que está a fazer o ruck. Uma vez que o jogador placado pode colocar a bola no chão onde quiser, a equipa que teve a bola primeiro costuma controlá-la. Existem muitas regras e estratégias para disputar um ruck, mas alguns lembretes básicos incluem:
    • Manter-se de pé. Um ruck é quando pelo menos dois jogadores fecham os ombros por cima da bola e tentam empurrar o adversário para longe da bola. Não pode esticar-se para agarrar a bola ou empurrar o chão com as mãos.
    • Entrar pelo centro. Por razões de segurança, tem de entrar num ruck a direito e em contacto com a outra equipa. Tem de estar perpendicular à linha final e o seu corpo tem de estar direito sobre a bola. Não pode entrar num ruck na diagonal ou de lado.
    • Permanecer atrás do pé de trás se não estiver no ruck. Quando um ruck é formado, deve permanecer atrás do pé de trás do seu último colega de equipa até a bola sair, independentemente da equipa que a recebe. Todo o espaço do ruck é uma 'zona neutra' onde nenhum jogador pode entrar.
  7. passo 7 formar scrums para contestar chamadas de penálti.
    Forme scrums para contestar chamadas de penalidade. Quando uma penalidade (como passar para a frente) é marcada para a sua equipa, existem várias opções de recomeços, dependendo da falta cometida. Uma das mais comuns é um scrum, em que ambas as equipas se formam em aríetes e disputam a bola. Um scrum é essencialmente um teste de força. Num scrum, 8 jogadores de cada equipa entrelaçam-se em filas para criar uma massa unificada. As duas equipas enfrentam-se, cada uma empurrando a outra, com um túnel formado no chão entre elas.
    • Num scrum, uma equipa atira a bola para o centro das duas equipas e estas empurram-se e engancham-se umas às outras para tentar ganhar a bola.
    • Os 'scrums' sugam todos os jogadores maiores para uma área do campo, deixando os outros sete jogadores com muito mais espaço livre. Se a sua equipa ganhar, é frequente ter um grande ganho.
    • Os scrums são talvez o aspeto mais perigoso do râguebi e não deve experimentá-los sem um treinador e jogadores atléticos e bem treinados.
  8. passo 8 utilize os line-outs para reiniciar a bola depois de esta sair das linhas laterais.
    Utilize os line-outs para reiniciar a bola depois de esta sair das linhas laterais. Se uma bola sair dos limites, o árbitro pede um alinhamento. Um line-out é como um lançamento no futebol, exceto que a bola deve ser lançada para a frente. Cada equipa forma uma linha no campo à volta do lançador. A equipa que não tocou na bola em último lugar pode lançá-la. Atira então a bola diretamente para o meio das duas equipas, que se levantam para tentar ganhar a bola. O jogo recomeça então normalmente.
    • As equipas utilizam frequentemente sinais e códigos para ganhar os seus próprios line-outs. Basicamente, um lançador assinala à sua equipa quando vai lançar a bola e os seus colegas de equipa levantam um jogador no ar, fora do alcance da outra equipa, para agarrar a bola rapidamente.
  9. passo 9 reconhecer a diferença entre os avançados e os defesas de uma equipa.
    Reconhecer a diferença entre os avançados e os defesas de uma equipa. Cada equipa é composta por duas secções mais pequenas, cada uma com as suas próprias posições e pontos fortes. Os avançados participam no scrum, e esta é a única diferença real entre eles e os defesas no que diz respeito às regras. No entanto, os avançados e os defesas desenvolveram as suas próprias especialidades em campo, tornando cada um deles vital para o sucesso:
    • Forwards/Packies: Estes são os grandalhões - os brutamontes e os homens musculados que dominam os scrums e ganham a maioria dos rucks. Os atacantes geralmente fazem corridas curtas e poderosas com a bola, passam menos e fazem a maior parte dos desarmes e da defesa. Geralmente são mais grossos e fortes.
    • Os defesas: Os corredores e velocistas. Os Backs formam uma longa linha diagonal no ataque e passam a bola rapidamente pela linha, para o exterior do campo, onde podem enfrentar um defesa 1v1. Na defesa, formam uma parede ao longo do campo para impedir que os defesas inimigos passem. Geralmente mais rápidos, os backs são bons rematadores, têm capacidades de passe sólidas e muita velocidade/resistência.
  10. passo 10 veja o râguebi profissional para descobrir regras, estratégias e nuances complexas.
    Veja o râguebi profissional para descobrir regras, estratégias e nuances complexas. Assista a jogos ou treinos de equipas locais e profissionais para ver como o jogo é jogado. Também pode ver jogos na televisão ou em gravações como DVD. Ver como um jogo é jogado na vida real ou através de gravações permite-lhe ver os meandros do desporto.
    • Existem muitas pequenas regras, situações específicas e complexidades no râguebi que são impossíveis de aprender sem jogar ou ver. Faça perguntas aos adeptos e/ou ao árbitro quando estiver confuso e continue a aprender cada jogo sempre que jogar.

Aprender as habilidades básicas

  1. passo 1 lançar com velocidade e precisão, rodando a bola.
    Lança com velocidade e precisão rodando a bola. Um bom lançamento de râguebi é potente e rápido, o que protege o seu colega de equipa de uma placagem desagradável quando vê a bola a aproximar-se dele. Pratique o lançamento para o seu lado, não à sua frente. Para conseguir um bom lançamento, utilize as duas mãos e concentre-se primeiro na precisão, atingindo sempre os seus colegas de equipa em cheio no peito. Quando se sentir preciso, pode começar a trabalhar numa rotação com aspeto profissional. Para lançar com a mão direita:
    • Começa com a bola na horizontal à tua frente. Coloque a mão direita no terço posterior da bola, de modo a que a palma fique virada para baixo e o polegar na direção do alvo. Coloque a mão esquerda na metade inferior esquerda da bola, com o polegar a apontar para a esquerda.
    • Traga a bola para o seu lado direito, mantendo a ponta da bola ainda a apontar aproximadamente para o seu alvo.
    • Utilizando a mão esquerda para a pontaria e a direita para a força, leve a bola ao longo do corpo e em direção ao alvo.
    • Quando as suas mãos estiverem quase estendidas, enrole a mão direita para trás na sua direção, rodando a bola.
    • Solte a bola com as duas mãos em simultâneo, rodando completamente o pulso no movimento seguinte. Ambos os braços devem estar totalmente estendidos e apontados para o alvo, e os braços devem manter-se baixos, à altura da barriga, durante todo o tempo.
  2. passo 2 desferir um golpe com todo o corpo, não apenas com os braços.
    Desferir golpes com todo o corpo, não apenas com os braços. O desarme é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida, mas o básico é simples. Você deve deixar todo o seu corpo fazer o trabalho, não apenas os braços, para se proteger e garantir que você derrube o cara. Pratique fazer os seguintes passos quase simultaneamente - manter a cabeça erguida, conduzir com o ombro, envolver os braços e conduzir até o chão:
    • Coloque-se na ponta dos pés. Certifique-se de que você está em uma boa posição atlética para o golpe - joelhos dobrados, músculos relaxados, nos dedos dos pés.
    • Mantenha a cabeça levantada e aponte para as coxas/estômago. Mantenha a cabeça levantada para ver o contacto a chegar e alinhar o golpe. Este é um passo crucial para a segurança.
    • Tente fazer contacto com o seu ombro mesmo na parte superior da coxa. Deslize a cabeça ao lado do rabo da vítima para a manter segura e faça pressão com o ombro.
    • Envolva os braços à volta das coxas e puxe para trás. Puxe as coxas da pessoa num abraço profundo - isto faz com que ela perca o equilíbrio facilmente.
    • Conduza com as suas pernas para a fazer descer. Depois de ter a cabeça no lugar e os braços enrolados, deve empurrar com as pernas para os fazer descer.
  3. passo 3 atacar os rucks para...
    Ataque os rucks para mudar o equilíbrio do jogo. Um ruck é a sua oportunidade regular de manter ou roubar a posse de bola, e um bom rucker é um ativo inestimável na equipa. Se vires um colega de equipa cair com a bola e estiveres por perto, tenta ser o primeiro a entrar no ruck. Coloque um pé sobre a bola de modo a que esta fique por baixo de si e, em seguida, incline-se para uma posição atlética baixa. Quando tiveres feito contacto com alguém, ganha os rucks usando força e alavancagem:
    • Coloque-se por baixo do adversário e empurre-o para cima e para fora. Se conseguir colocar os ombros ou a cabeça por baixo do peito do adversário, pode empurrá-lo para cima para o desequilibrar e depois para trás para o retirar da zona de imobilização.
    • Empurre os colegas de equipa por trás para ganhar rucks contestados. Se parecer que a sua equipa precisa de um empurrão, empurre o seu ruck como se fosse um pequeno crum. Lembre-se, no entanto, de que se empenhar mais de 2-3 pessoas numa ruck deixa muitos buracos na defesa se perder.
    • Mantenha os pés em movimento durante o ruck. Para realmente esmagar os rucks, corte seus pés e empurre para frente a cada passo. Imagine-se correndo direto através do jogador para o outro lado. Isso é chamado de 'limpar' um ruck, e abre muito espaço. Se estiver na defesa e conseguir limpar um ruck, mesmo que não consiga ganhar a bola imediatamente, vai deixar a outra equipa desorientada.
  4. passo 4 estar sempre numa posição de apoio aos colegas de equipa.
    Estar sempre numa posição de apoio aos colegas de equipa. O râguebi não é um desporto dominado individualmente. Mesmo o melhor jogador não conseguirá fazer nada sem o apoio dos colegas de equipa, pois são muito poucas as vezes em que um atleta sozinho tem espaço ou tempo para fazer uma jogada sozinho. Tanto na defesa como no ataque, deve estar no melhor lugar possível para apoiar os seus colegas de equipa, aconteça o que acontecer:
    • Na defesa, deve estar numa linha horizontal com os seus colegas de equipa, deslizando para a esquerda e para a direita para fechar os buracos que o adversário possa tentar abrir. Quando um colega de equipa faz um tackle, deves saltar para o ruck, se estiver aberto ou for possível ganhar, ou deslizar para qualquer um dos lados do colega de equipa para te certificares de que a outra equipa não explora o espaço enquanto ele está em baixo devido ao tackle,
    • No ataque, é necessário espalhar-se, obrigando a outra equipa a cobrir muitos ângulos. Quando um colega de equipa estiver a correr, certifique-se de que está sempre atrás dele e que ele tem 1-2 pessoas ao alcance do passe. Se ele for placado, pode tentar fazer um passe rápido para ti quando cair, deixando-te muito tempo para correr.

Preparação de um jogo

  1. passo 1 encontre um campo grande e plano.
    Encontre um campo grande e plano. O râguebi pode ser jogado em qualquer campo grande, desde que seja relativamente plano e de tamanho uniforme. O tamanho do campo dependerá em grande parte da seriedade com que pretende jogar. Se quiser simplesmente jogar com alguns amigos, um parque local com um campo grande pode ser suficiente. No entanto, se pretender jogar uma partida a sério, precisará de um campo com dois montantes para o ponto extra. Contacte o departamento de Parques e Recreação local ou um clube de rugby local para se informar sobre os campos adequados na sua área.
    • Desde que seja possível marcar zonas de ensaio para cada equipa, qualquer pedaço de relva retangular serve.
    • Embora as dimensões sejam ligeiramente diferentes, um campo de futebol americano pode substituir um campo de râguebi numa situação de emergência.
  2. passo 2 formar duas equipas iguais de jogadores.
    Forme duas equipas iguais de jogadores. Existem três formas comuns de râguebi, em que a maior diferença reside no número de jogadores. Os jogos reais têm 15, 10 ou 7 jogadores em cada equipa, mas pode jogar com o número de jogadores que quiser se estiver apenas com amigos. Cada jogador deve ter:
    • Sapatos de desporto, de preferência com chuteiras na parte inferior.
    • Roupa leve e respirável.
    • Protectores bucais e/ou protectores de cabeça, se desejado.
    • Água.
  3. passo 3 decidir quais os avançados que vão jogar em que posições no scrum.
    Decida quais atacantes jogarão em quais posições no scrum. Os avançados são geralmente colocados em posição com base no scrum, e as suas posições não têm necessariamente impacto na posição em que estarão durante o resto do jogo. O que mais importa é a sua posição no scrum:
    • Primeira linha. A primeira linha contém três jogadores: o loose head prop e o tight head prop, que seguram o hooker entre eles. O papel do hooker é ganhar a posse da bola durante os scrums e, normalmente, lançar a bola nos line-outs. O papel dos adereços de cabeça solta e apertada é apoiar a prostituta durante os scrums, apoiar os outros jogadores durante os line-outs e fornecer força durante os rucks e os mauls. Os adereços são os seus dois maiores jogadores.
    • Segunda linha. A segunda linha é constituída por dois 'locks'. Estes são os jogadores mais altos da equipa e são geralmente utilizados nos line-outs para ganhar a posse da bola. Eles empurram os ombros para os adereços e são os motores dos seus scrums e rucks.
    • Linha de trás. A linha de trás dos avançados é composta por três jogadores: dois flanqueadores e o oito homem. Agarram-se aos dois laterais e às costas e controlam a direção do scrum, bem como a bola, se esta sair. Geralmente, estes três são os seus avançados mais rápidos, uma vez que podem sair rapidamente do scrum quando o jogo recomeça.
  4. passo 4 construa a sua linha de backs com base na velocidade e na capacidade de controlo da bola.
    Construa a sua linha de defesas com base na velocidade e na capacidade de controlo da bola. Os defesas têm de ser bons com as mãos e os melhores jogadores têm de ser os primeiros a tocar na bola. Para visualizar a sua linha de defesa, imagine a bola no lado direito do campo. Cada jogador estará 10-15 pés diagonalmente à esquerda do outro, a começar pelo scrum-half:
    • Scrum-half: Começa com a bola a partir de um ruck ou scrum, puxando-a para fora e determinando o primeiro jogador a receber a bola. Têm de ser leves, pequenos e ter uma resistência considerável para chegar primeiro a cada ruck ou scrum. Mais importante ainda, têm de ver o campo todo e distribuir a bola em conformidade.
    • Fly-half: O quarterback dos backs. Efectua a maior parte dos remates e executa jogadas, como saltar um passe ou passes falsos, para tentar quebrar a defesa adversária.
    • Centrais: São dois, e são bons jogadores em geral, capazes de atacar bem na defesa, correr e passar bem no meio e rematar se necessário. Recebem a bola com frequência e desafiam a linha defensiva do adversário.
    • Alas: Dois alas que ficam em cada linha lateral, estes são normalmente os jogadores mais rápidos. O seu objetivo é fazer com que recebam a bola do lado de fora, onde podem, com sorte, ultrapassar o ala adversário para obter ganhos maciços.
    • Fullback: Situa-se a cerca de 15 metros atrás da linha, pronto para receber um pontapé do adversário, fazer uma placagem no último segundo ou correr para a frente para se juntar inesperadamente ao ataque e sobrecarregar uma equipa. Deve ser versátil, capaz de rematar e apanhar, e rápido.
  5. passo 5 designar um árbitro para aplicar as sanções.
    Designe um árbitro para aplicar os castigos. Existem várias formas de obter uma penalização e é impossível jogar o jogo e estar atento a todas as infracções. As infracções menores resultarão provavelmente na atribuição de um scrum à outra equipa. Outras podem levar o árbitro a tomar medidas mais sérias, dando um pontapé de penalti, um 'back ten' (quando a equipa tem 10 metros para correr com a bola de graça) ou retirando um jogador por algum tempo.
    • As infracções comuns incluem desarmes incorrectos, colapsar um scrum ou um ruck deixando os pés, segurar a bola no chão e entrar incorretamente nos rucks.
    • A equipa a quem é atribuída a penalidade tem várias opções. Pode efetuar um pontapé ou um pontapé de baliza, o que lhe permitirá ganhar posição no campo. Pode executar um pontapé de penálti na vertical para ter a oportunidade de ganhar 3 pontos ou pode executar um scrum, tudo no local da penalidade.
  6. passo 6 aquecer todo o corpo antes de jogar para evitar lesões perigosas.
    Aqueça todo o corpo antes de jogar para evitar lesões perigosas. Um jogo de râguebi é fisicamente intenso e, se não se preparar, está muito sujeito a lesões. Um bom aquecimento aumenta o fluxo sanguíneo e prepara os músculos para a pancada que se avizinha. Um bom e simples aquecimento para começar incluiria:
    • 10 minutos de corrida ligeira. Correr é uma excelente forma de aquecimento para uma atividade física rigorosa. Comece por caminhar rapidamente durante 5 minutos, seguido de 10 minutos de jogging ligeiro para se preparar para a corrida.
    • Alongamentos dinâmicos. Corra com os joelhos elevados, dê um pontapé no tornozelo com o calcanhar em cada passo, faça alguns lunges, salte no lugar, balance os braços e salte. Estes alongamentos exagerados e móveis soltam os músculos de forma mais eficaz do que os alongamentos estáticos.
    • Aquecer as habilidades de râguebi. Passe com um parceiro, dê alguns pontapés e faça um ligeiro rucking. Habitue-se a acções específicas do râguebi, até mesmo a fazer placagens a meia velocidade. Os avançados devem praticar scrums e lineouts e os defesas devem habituar-se a passar em linha.
    • Beba água e coma pelo menos 2 horas antes de jogar. A hidratação é essencial na atividade física. Para combater a perda e o aumento da utilização de água durante o exercício, é importante manter-se bem hidratado ao longo do dia, mas especialmente antes da atividade. Os outros nutrientes essenciais utilizados e expelidos pelo seu corpo durante o exercício são o sal e o potássio, comendo carnes magras, frutas, legumes e bebidas/alimentos desportivos.
  7. passo 7 comece o jogo com um pontapé de saída.
    Comece o jogo com um pontapé de saída. Tradicionalmente, este é iniciado com o lançamento de uma moeda ao ar, para determinar qual a equipa que terá a primeira posse de bola. Pode atirar-se a moeda ao ar ou decidir quem começa de outra forma. Posicionada no centro do campo, a equipa que tem a primeira posse de bola chuta a bola para o adversário.
    • A maioria das regras estabelece que este deve ser um pontapé de baliza. Tem de percorrer 10 metros antes de a bola poder ser jogada.
    • Se pertencer à equipa que remata, não pode passar pelo rematador até a bola sair do seu pé.
    • Depois de a tua equipa marcar um ensaio, a outra equipa tem de chutar a bola para ti novamente.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como posso conseguir um lugar numa equipa de rugby ou numa equipa internacional?
    Treina e põe-te na melhor forma física que conseguires. Procura equipas e clubes locais online e entra em contacto com o treinador para fazeres um teste.
  • Questão
    Posso jogar râguebi se não for rápido?
    Sim. A velocidade não é a única caraterística necessária para jogar râguebi e, normalmente, há lugar para todos numa equipa.
  • Pergunta
    O que é que se faz no râguebi que não se faz no futebol americano?
    Não se pode passar para a frente.

Vídeo

Dicas

  • Jogue um pouco de râguebi de toque - onde duas mãos são tudo o que é necessário para uma placagem - para aprender as regras e a estratégia básica do jogo antes de se preocupar com o contacto físico.
  • O rúgbi é um esporte feito para ser divertido, e o objetivo do jogo não deve ser machucar os adversários; em vez disso, deve ser marcar gols e chutar nos postes.

Avisos

  • O râguebi é um desporto perigoso se não se souber o que se está a fazer. Pratique o 'tackling', o 'rucking' e o 'scrumming' a meia velocidade até dominar a forma.
  • Use equipamento de proteção, como protecções para as gengivas ou bonés de scrump, quando jogar râguebi de contacto total. É tudo diversão e jogos até que alguém se machuque.