O guia para iniciantes para jogar raquetebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O raquetebol pode ser uma óptima forma de fazer exercício físico e de estabelecer relações com os seus amigos ou colegas. O desporto é relativamente simples de aprender e pode ser praticado com o mínimo de equipamento. Se aprender as regras básicas do jogo, começar a implementar técnicas e estratégias e adquirir o equipamento necessário, será um jogador de raquetebol sólido em pouco tempo.

Coisas que deve saber

  • O objetivo do racquetball é marcar mais pontos do que o seu adversário.
  • Cada jogo consiste em 3 sets, sendo que os sets 1 e 2 valem 15 pontos e o set 3 vale 11. Quem marcar primeiro os pontos necessários para o set, ganha-o.
  • Marca pontos ao ganhar uma jogada, que consiste em bater a bola para trás e para a frente com o adversário. Uma jogada termina quando se falha uma tacada ou se deixa a bola quicar duas vezes.

Passos

Compreender as regras básicas

  1. Passo 1 Servir a bola.
    Servir a bola. Para servir a bola de raquete, tem de se colocar na zona de serviço (entre as duas linhas sólidas no meio do campo), fazer saltar a bola uma vez e bater a bola em direção à parede frontal, que estará na direção oposta à do seu adversário. Quando a bola tiver atingido a parede frontal e tiver passado completamente por cima da zona de serviço, a jogada pode começar.
    • Se a tua primeira tentativa de servir for um serviço falhado (balançar a raquete e falhar a bola), um serviço sem parede frontal (bater primeiro em qualquer parede para além da parede frontal) ou um serviço tocado (bater no adversário com a bola antes de esta tocar no chão), terás mais uma oportunidade de completar um serviço bem sucedido antes de perderes o ponto.
    • Os principais tipos de serviço de raquetebol são o serviço de drive e o serviço de lob.
  2. Passo 2 Evitar cometer uma falta de serviço.
    Evite cometer uma falta de serviço. Certifique-se de que se familiariza com os vários tipos diferentes de faltas que podem ocorrer durante um serviço. Algumas destas faltas incluem:
    • Falta de pé: quando um jogador pisa fora da zona de serviço antes de a bola cruzar a linha.
    • Serviço curto: quando a bola bate na parede frontal mas ressalta para o chão antes de passar a linha.
    • Serviço de três paredes: ocorre quando a bola bate na parede frontal, mas depois ressalta em ambas as paredes laterais antes de atingir o solo.
    • Serviço no teto: quando a bola bate na parede frontal e depois ressalta no teto.
    • Serviço longo: quando a bola atinge a parede frontal e salta para atingir a parede traseira antes de atingir o solo.
    • Serviço de ecrã: quando a bola é servida de tal forma que regressa tão perto do servidor que o(s) outro(s) jogador(es) não consegue(m) ver a bola.
  3. Etapa 3 Fazer um 'rally' com a bola para a frente e para trás.
    Fazer 'rally' com a bola para a frente e para trás. A jogada de rally, que começa assim que a bola é servida, é quando os dois jogadores fazem lançamentos contínuos para trás e para a frente um do outro. Durante a jogada, a bola pode atingir qualquer parede, desde que atinja a parede da frente antes de atingir o chão e desde que não atinja o chão duas vezes seguidas.
  4. Passo 4 Marcar pontos.
    Marcar pontos. A jogada continua até que um jogador cometa uma falta ou não consiga efetuar uma tacada. Uma jogada também pode ser perdida quando um jogador troca de mão na raquete durante uma jogada, carrega ou atira a bola com a raquete, toca na bola com o corpo ou faz com que a bola saia da galeria. Uma vez terminada a jogada, o vencedor do ponto serve para iniciar a jogada seguinte.
  5. Etapa 5 Evitar atrapalhar.
    Evite atrapalhar. Se possível, evite ficar entre o seu adversário e a parede para onde ele está a apontar. Além disso, quando estiver a bater a bola, tente não a apontar diretamente para o adversário. Para além de se colocar a si ou ao seu adversário em risco de se lesionar, estas acções podem fazer com que a bola seja parada por um corpo e, por conseguinte, 'atrapalhar' o jogo. Dependendo das circunstâncias, o impedimento exige uma repetição ou uma penalização.
  6. Passo 6 Manter a pontuação.
    Manter a pontuação. Quem ganhar dois dos três sets ganha o jogo de raquetebol. Os dois primeiros sets têm 15 pontos cada e o terceiro set tem 11 pontos. A primeira pessoa a atingir o número necessário de pontos ganha esse set específico.

Praticar Técnicas e Estratégias Avançadas

  1. Passo 1 Aprenda a segurar uma raquete com uma pega de forehand.
    Aprenda a segurar uma raquete com uma pega de forehand. Segure a raquete da mesma forma que apertaria a mão de alguém e depois enrole os dedos à volta dela. Deve haver um ligeiro espaço entre as pontas dos dedos e o calcanhar da palma da mão. Os seus dedos devem estar baixos no cabo sem sair da borda. Evite segurar a raquete de forma a que esta fique perpendicular ao seu braço, pois isso dificultará o serviço.
  2. Passo 2 Aprenda a segurar uma raquete com uma pega de backhand.
    Aprenda a segurar uma raquete com uma pega de backhand. Isso é feito segurando a raquete na empunhadura padrão do forehand e, em seguida, girando a raquete aproximadamente ⅛' no sentido horário. Este é um aperto difícil de dominar, mas dá ao jogador um balanço mais poderoso.
  3. Passo 3 Pratique as suas pancadas.
    Pratique as suas pancadas. Dependendo do seu estilo de empunhadura, você usará o golpe (ou método de bater na bola) de acordo. Diferentes pancadas permitem diferentes movimentos da bola e devem ser utilizadas conforme apropriado. A postura para ambas é semelhante: os joelhos devem estar dobrados e soltos, as pernas devem ser colocadas à largura dos ombros e o tronco deve estar paralelo às paredes laterais.
    • Golpe de mão. Esta tacada deve ser feita de forma semelhante a uma tacada de basebol, com um joelho a descer até ao chão, mas sem o tocar. Lembre-se de tentar manter o seu balanço nivelado.
    • Golpe de backhand. Esta pancada é feita com a raquete a começar perto da cabeça, a balançar para a frente à volta do corpo e a terminar atrás de si.
  4. Passo 4 Pratique bater a bola a diferentes alturas.
    Pratique bater a bola a diferentes alturas. Para qualquer tacada, é importante compreender as diferentes alturas a que a bola pode ser batida. Apontar para baixo, a apenas alguns centímetros do chão, é chamado de 'kill shot' e muitas vezes termina um rali. Apontar mais alto, a um ou dois pés do chão, chama-se um remate de passe e é mais fácil de conseguir. Um remate de passe e morte situa-se entre os outros dois tipos.
  5. Passo 5 Trabalhe o seu remate direto.
    Trabalhe o seu remate direto. Uma tacada direta é quando o jogador bate a bola diretamente na parede frontal, de modo a que esta salte para trás paralelamente à parede lateral. Esta é uma tacada muito eficaz porque é difícil de devolver. Pode ser efectuado em qualquer altura.
  6. Passo 6 Trabalhar o remate cruzado.
    Trabalhe o seu remate cruzado. Um remate cruzado é quando o jogador bate na bola de forma a que esta salte para o canto oposto ao do início do remate. Este remate pode ser efectuado a qualquer altura. O objetivo é deslocar o adversário para fora do centro do campo.
  7. Passo 7 Experimente os lançamentos 'pinch' e 'splat'.
    Experimenta os tiros de pinch e splat. Um pinch shot é efectuado baixo, de preferência ao nível do kill shot, e destina-se a terminar uma jogada. É feito batendo a bola contra a extremidade mais distante da parede lateral e fazendo-a ricochetear imediatamente na parede frontal. Semelhante a um pinch shot, o splat shot é quando um jogador bate a bola contra a parede lateral (perto dele, em vez de na extremidade mais distante, como num pinch shot) e esta bate na parede frontal de tal forma que o adversário não deve ser capaz de a seguir. Este é um remate baixo.
  8. Passo 8 Praticar remates do teto.
    Praticar os remates do teto. Um remate de teto simples deve ser cuidadosamente direcionado para atingir a parede frontal antes de atingir o teto. Este é um remate defensivo comum para afastar o adversário do centro do campo.
  9. Passo 9 Bata a bola para longe do seu adversário.
    Bate a bola para longe do teu adversário. Quanto mais longe do adversário bateres a bola, mais ele terá de se apressar e correr para a alcançar. Isto dá-lhe vantagem porque cansa o adversário e também lhe dá menos tempo para se preparar para um remate de retorno forte.
  10. Passo 10 Mantenha-se perto do centro do campo.
    Fique perto do centro do campo. Tente ficar perto do meio da quadra, próximo à linha de receção, para ter acesso rápido a todas as áreas da quadra. Se estiveres muito mais perto da parede frontal, o teu adversário pode usar isso contra ti e tentar fazer com que a bola caia mais perto da parede traseira. Ao manter-se centrado, pode garantir que nenhuma área do campo está demasiado longe para chegar.
  11. Passo 11 Apontar para os cantos.
    Aponte para os cantos. Quando estiver a devolver a bola, tente bater-lhe de forma a que ela bata muito perto de um canto que ligue duas paredes. Isto pode fazer com que a bola salte mais e mais depressa das paredes, alterando rapidamente o ângulo em que o adversário tem de bater a bola.

Obter o equipamento necessário

  1. Passo 1: Arranjar uma raquete.
    Arranje uma raquete. Há muitos factores diferentes a considerar quando se adquire uma raquete de raquetebol, incluindo o tamanho do punho, a distribuição do peso e o material da estrutura. Pode gastar entre $20 e $200 na sua raquete numa loja de artigos desportivos, dependendo das suas preferências.
    • O tamanho do punho de 3 ⅝ é ótimo para pessoas que usam luvas XS-L, enquanto 3 ⅞ é melhor para quem usa luvas XL.
    • Os quadros menos caros são geralmente de metal, enquanto os mais caros contêm outros materiais, como grafite e titânio.
    • As raquetes equilibradas são menos caras e as raquetes com cabeça pesada são mais caras porque ajudam a gerar mais potência.
  2. Passo 2 Usar sapatos de ténis.
    Usar ténis de campo. Ao jogar raquetebol, vai precisar de sapatos que tenham boa tração para mudar de direção rapidamente. Os pisos de madeira para raquetebol podem ser escorregadios e escorregadios, por isso é necessário usar calçado desportivo feito especificamente para campos interiores para prevenir lesões e melhorar o desempenho. Pode comprar sapatos de campo numa loja de artigos desportivos.
  3. Passo 3 Comprar óculos de proteção para os olhos.
    Compre óculos de proteção para os olhos. É muito perigoso jogar raquetebol sem proteger os olhos. Por vezes, a bola pode voar a 160 km/h ou mais e, se atingir o seu olho a essa velocidade, pode causar danos substanciais. Certifique-se de que escolhe um par de óculos de proteção que se adapte bem à sua cabeça. Considere comprar óculos com ventilação para evitar que o vapor se acumule e prejudique a sua visão. Pode comprar óculos de desporto numa loja de artigos desportivos.
  4. Passo 4 Compre luvas para melhorar a sua aderência.
    Compre luvas para melhorar a sua aderência. Embora não sejam uma peça de equipamento obrigatória, as luvas podem definitivamente ser benéficas para o seu jogo de raquetebol. Se usar uma luva na mão com que segura a raquete, terá uma melhor aderência e controlo que o suor pode normalmente impedir. Também pode evitar a formação de bolhas nas mãos enquanto joga. Também pode comprar luvas de raquetebol numa loja de artigos desportivos.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O que é que o polegar pode fazer?
    O polegar envolve a raquete na direção oposta à dos outros 4 dedos.
  • Pergunta
    Quantas vezes é que a bola pode saltar?
    Pode saltar no chão uma vez entre cada batida.
  • Questão
    E se a bola bater na parede do fundo?
    A bola continua em jogo. Se o teu adversário foi o último a bater na bola, é a tua vez. Bate-a antes que ela toque no chão uma segunda vez depois de sair da raquete do teu adversário.

Vídeo

Dicas

  • Se quiseres jogar raquetebol com mais do que uma pessoa (singulares), podes jogar em pares com um total de três jogadores ou em duplas com um total de quatro jogadores.

Avisos

  • Não tentes acertar no teu adversário com a bola; isso pode magoá-lo e deixá-lo irritado ou zangado.

Material necessário

  • Uma raquete
  • Uma bola de raquete
  • Um par de óculos de proteção
  • Uma luva de raquetebol (opcional)
  • Calçado antiderrapante para o campo interior