Como jogar ping pong (tênis de mesa)

Autor do artigo:Gabriel Silva

O tênis de mesa, também conhecido como pingue-pongue, é um esporte empolgante que pode ser jogado por dois ou quatro jogadores. Até mesmo os jogadores recreativos podem se tornar altamente habilidosos com relativa rapidez; o pingue-pongue em nível profissional é realmente um espetáculo a ser visto. Este artigo apresenta as regras básicas do pingue-pongue, além de dicas de como vencer.

Etapas

Jogando o jogo

  1. Etapa 1 Encontre alguém com quem jogar.
    Encontre alguém com quem jogar. É provável que você queira começar jogando com alguém que esteja mais ou menos no seu nível de habilidade ou um pouco melhor e, de preferência, que não seja agressivamente competitivo. Dessa forma, você poderá se divertir aprendendo a jogar. Você pode jogar um contra um ou com duas equipes de duas pessoas, o que é conhecido como duplas. E você precisa de alguém que tenha bolas de pingue-pongue, raquetes e uma mesa, caso você não tenha acesso a nenhuma!
    • Se a sua coordenação mão-olho for mais parecida com a de um cão cego de três patas, talvez seja melhor começar a praticar contra uma parede e se familiarizar com a forma como a bola e a raquete funcionam juntas. É melhor em uma mesa encostada na parede, para constar.
    • Você quer jogar ou praticar com bolas de celuloide ou de plástico laranja ou brancas de 40 mm de tamanho. A mesa deve ter 2,74 metros de comprimento, 1,525 metros de largura e 0,76 metros de altura. Na verdade, as raquetes de pingue-pongue não têm um tamanho regulamentar. É difícil usar com sucesso pás pequenas e pás maiores pesam muito e são incômodas. Mas elas devem ser feitas de madeira e borracha e as pás de competição devem ter duas cores (vermelha e preta).
  2. Etapa 2 Saiba como segurar a raquete.
    Saiba como segurar a raquete. Há dois estilos comumente usados para segurar a raquete: a empunhadura de caneta (penhold) e a empunhadura de mão. Independentemente de como você segura a raquete, é importante segurá-la com folga para permitir que seu pulso se mova livremente. Um bom teste para ver se você está segurando a raquete com folga é pedir a um amigo que puxe a raquete de suas mãos enquanto a segura. Se seu punho estiver cerrado em torno da empunhadura, a maior parte da força para os retornos virá do braço, não do pulso, e você não será tão preciso. Nenhuma das duas empunhaduras é uma ciência de foguetes:
    • Com a empunhadura de caneta, você basicamente segura a raquete da mesma forma que seguraria uma caneta. Com a empunhadura shakehand, você coloca a mão na empunhadura da raquete como se estivesse apertando a mão dela e, em seguida, envolve os dedos livremente em torno dela. O principal aqui é fazer o que parecer mais natural para você.
  3. Etapa 3 Decida quem saca primeiro.
    Decidir quem saca primeiro. De acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o direito de escolher se o primeiro saque é determinado 'por sorteio' (ou seja, jogar uma moeda ou tirar a sorte, etc.), com o vencedor escolhendo se quer sacar primeiro ou o lado que deseja. Se o vencedor escolher entre sacar ou receber, o jogador ou a equipe adversária poderá escolher em que lado da mesa jogará e vice-versa.
    • Na maioria dos jogos recreativos de pingue-pongue, entretanto, a primeira pessoa a sacar é determinada por um jogador que fica atrás da mesa e coloca a bola em sua mão esquerda ou direita. Em seguida, ele pede ao oponente que adivinhe em qual mão a bola está e, se estiver correto, ele saca primeiro e vice-versa.
  4. Etapa 4: sacar a bola.
    Saque a bola. A partir de trás da linha final, a bola deve ser lançada verticalmente com a mão livre a uma distância mínima de 16 cm e, em seguida, batida com a raquete de modo que ela atinja primeiro o seu lado da mesa uma vez e, depois, passe por cima da rede e atinja o lado do adversário.
    • Se estiver jogando em partidas individuais, o sacador pode sacar para qualquer ponto do lado do adversário na mesa, e o adversário deve devolver a bola. Se estiver jogando em duplas, o saque é alternado entre você e seu parceiro, começando com a pessoa à direita, e a bola deve quicar primeiro na metade direita do seu lado da mesa e, em seguida, deve ser lançada através da quadra para o lado do adversário.
    • O saque muda de lado a cada dois pontos. Depois que dois pontos são concedidos, seu oponente - ou, em duplas, a pessoa da equipe adversária que está do outro lado da quadra em relação ao sacador - passa a sacar. Depois que mais dois pontos são concedidos, o sacador original (ou, em duplas, seu parceiro) saca.
    • Se a bola atingir a rede em um saque que, de outra forma, seria legal, o saque é considerado um 'let' e o saque é repetido sem que nenhum ponto seja marcado. Embora muitos jogadores recreativos concedam o ponto ao jogador oposto ao sacador depois de dois let consecutivos, não há limite para o número de let que podem ser feitos no tênis de mesa; os pontos nunca são marcados com let.
    • Embora muitos jogadores recreativos joguem de forma que, no game point, a pessoa que está perdendo seja o sacador, na verdade, o saque continua a se alternar a cada dois saques, como de costume, até que o jogo termine ou até que se chegue a um placar de 10-10; no game point ou match point, é possível perder no saque do adversário ou devido a um erro de saque que resulte em uma falta no seu saque.
  5. Etapa 5 Devolver a bola.
    Devolver a bola. Depois de um saque ou devolução, a bola pode ser devolvida por cima ou ao redor da rede para qualquer ponto do lado do adversário na mesa. A bola deve ser devolvida depois de quicar uma vez no seu lado, mas antes de quicar duas vezes ou atingir o chão ou qualquer objeto fora da mesa.
    • Se a bola atingir a rede em uma devolução, mas continuar a passar por cima da rede e atingir o lado do seu oponente, a bola ainda estará em jogo e seu oponente deverá devolvê-la.
  6. Etapa 6 Marque pontos.
    Marque pontos. Um ponto é concedido para cada rali que não seja um let, e qualquer adversário pode marcar um ponto, independentemente de quem sacou. Esta é a essência da questão:
    • Se o seu saque for para a rede, sair da mesa sem atingir o lado do adversário ou (em duplas) atingir a metade errada do lado do adversário, o adversário ou a equipe receptora marca um ponto.
    • Se você não fizer uma devolução legal (conforme descrito acima - a bola vai para a rede ou não atinge o lado da mesa do seu oponente), um ponto é concedido ao seu oponente.
    • Se você receber um saque ou devolução legal e bater na bola mais de uma vez com a raquete ou tocar a bola com o corpo, um ponto será concedido ao seu oponente. Observe que, se o saque ou a devolução do seu oponente não atingir o seu lado da mesa, você ainda receberá o ponto, mesmo que a bola atinja você ou você a pegue depois que ela passar pela extremidade da mesa.
    • Se você tocar a mesa com a mão livre ou mover a mesa, seu oponente marcará um ponto.
  7. Etapa 7 Ganhe o jogo.
    Ganhe o jogo. Muitas pessoas gostam de jogar até 21 ou 15 (alternando o servidor a cada 5 pontos), o que é bom para jogos recreativos. As regras oficiais, no entanto, determinam que o jogo seja de 11 pontos (alternando o servidor a cada 2 pontos). Para vencer, é preciso estar à frente por dois pontos. Se os jogadores ou as equipes estiverem empatados em 10-10 ou 20-20, por exemplo, a ordem normal de saque continua, mas o saque alterna de lado a cada ponto em vez de a cada dois pontos.
  8. Etapa 8 Jogue novamente.
    Jogar novamente. Em competições sancionadas, as partidas são vencidas pelo jogador ou equipe que vencer três de cinco jogos. Os jogadores trocam de lado após cada game e também trocam de lado no quinto game (se for necessário um quinto game) quando um jogador ou equipe marca cinco pontos.
    • A equipe ou o jogador que saca primeiro também muda a cada jogo. Em geral, as coisas ficam o mais equilibradas possível. Nenhum jogador deve ter vantagem sobre o outro.

Desenvolvimento das habilidades

  1. Etapa 1 Pratique de forma consistente.
    Pratique de forma consistente. Você pode se tornar um bom jogador de pingue-pongue rapidamente com a prática consistente. As coisas mais importantes a serem praticadas inicialmente são manter os olhos na bola, sentir o tempo correto e manter a bola baixa.
    • Desde a primeira vez que pegar uma raquete, você deve se esforçar conscientemente para acompanhar a bola com os olhos, desde o momento em que ela é sacada até o momento em que atinge a raquete e assim por diante.
    • Seu tempo ficará melhor com a prática - você só precisa se acostumar -, mas ajuda se você ouvir a bola e observá-la atentamente.
    • Manter a bola baixa - sem acertá-la na rede - é provavelmente a habilidade mais difícil de dominar para os iniciantes. É também uma das mais essenciais, pois uma bola alta pode ser facilmente derrubada por seu adversário. Tente manter a raquete o mais horizontal possível e use o pulso para dar energia à bola e apontá-la. Em geral, quanto mais rápido a bola estiver se movendo, mais fácil será mantê-la baixa.
  2. Etapa 2 Desenvolva um backhand e um forehand fortes.
    Desenvolva um backhand e um forehand fortes. Você deve ser capaz de bater na bola de ambos os lados do corpo se quiser se tornar bom no tênis de mesa, e geralmente não é prático trocar de mãos, portanto, fique confortável com os golpes de forehand e backhand.
  3. Etapa 3: Aprenda a girar a bola.
    Aprenda a dar um giro na bola. Isso é feito com um movimento do pulso de um lado para o outro ou para cima e para baixo no momento em que a bola é batida. Para contragolpear, dê seu próprio giro na bola. Se tiver algum tempo livre, pratique isso contra uma parede, experimentando o que funciona para você.
    • Pense em cortar a bola - cortando o lado inferior quando ela vem em sua direção na descida. Isso fará a bola girar, diminuirá sua velocidade e a jogará em uma nova trajetória. Experimente fazer isso com seu golpe de forehand e backhand.
  4. Etapa 4 Esmague as bolas que seu oponente bate alto.
    Esmague as bolas que seu oponente golpeia alto. O smash (também chamado de slamming ou spiking) da bola consiste em golpeá-la com força para que ela vá rápido o suficiente e, com sorte, não possa ser devolvida. O smash é uma arma poderosa, mas, no início, pode ser difícil usá-lo com precisão, e você pode descobrir que seus smashes inicialmente vão para a rede ou para o outro lado da mesa. Mas não tenha medo de continuar tentando. Você acabará conseguindo.
    • Isso é semelhante ao vôlei. Depois que você bate, esmaga ou acerta a bola, é praticamente impossível para seu oponente manter a bola em jogo. Essa será uma de suas habilidades mais usadas quando você a cultivar - e a mais frustrante para seu oponente.
  5. Etapa 5 Desenvolva um saque matador.
    Desenvolva um saque matador. Um saque rápido ou um saque com bastante giro pode se tornar a chave do seu jogo quando você enfrentar jogadores melhores. Se você der ao seu adversário um saque fácil, terá sorte se conseguir uma raquete na devolução. Um saque fácil dá a ele tempo para se preparar e golpeá-lo com um golpe que você nem perceberá.
    • A velocidade é definitivamente importante à medida que você sobe na classificação, mas é preciso manter a mira e a precisão. À medida que for melhorando, você conseguirá prever para onde a bola irá e como ela se comportará a cada golpe.
  6. Etapa 6: Supere seu oponente.
    Supere seu oponente. Ao enfrentar uma competição melhor, você não pode simplesmente esperar que seu oponente cometa erros, mesmo que você esteja batendo forte na bola. É preciso forçar os erros assumindo o controle do jogo e fazendo com que o adversário se movimente bastante na mesa. Se você puder dar uma tacada do lado direito e depois rapidamente dar outra tacada para o lado esquerdo, poderá impedir que seu oponente pegue a bola. Truques, como dar a impressão de um slam e depois afundar a bola, ou entrar em um padrão direita-esquerda e depois acertar duas ou três tacadas consecutivas para a direita, também podem desequilibrar seu oponente e colocá-lo em posição para um slam.

Levando a sério

  1. Etapa 1 Faça como os profissionais fazem.
    Faça como os profissionais fazem. Os jogadores profissionais geralmente ficam um pouco mais afastados da mesa e, à medida que você começa a participar de rallies mais rápidos, pode descobrir que essa também é uma boa técnica. A bola está vindo tão rápido e com tanta força que ficar mais afastado é a única maneira de continuar o rali. E se seu oponente favorece um lado, você também deve favorecer o mesmo lado.
    • Além da postura, às vezes eles também têm equipamentos diferentes. Há uma grande variedade de raquetes de pingue-pongue disponíveis e, embora as mais baratas da loja de descontos esportivos local sejam adequadas para iniciantes, à medida que você se torna mais avançado, talvez queira adquirir sua própria raquete personalizada.
  2. Etapa 2 Escolha sua estratégia.
    Escolha sua estratégia. Depois de jogar um pouco, você perceberá automaticamente quais são seus pontos fortes e fracos. Em seguida, escolherá uma estratégia que valorize seus pontos fortes e minimize seus pontos fracos. Aqui estão os quatro estilos comuns de jogadores:
    • Jogadores de controle. Como o próprio nome diz, eles gostam de ter o controle o tempo todo e, portanto, raramente correm riscos. Eles não atacam com muita frequência e mantêm o jogo tradicional.
    • Jogadores defensivos. Esse tipo de jogador tenta fazer com que o adversário cometa erros, em vez de se concentrar em seu próprio jogo. Eles tendem a cortar e empurrar mais as bolas em vez de entrar em rallies de topspin.
    • Jogadores ofensivos. Esse jogador geralmente é bastante agressivo, concentrando-se em topspin e consistência. Ele consegue posicionar a bola muito bem e entende claramente o spin.
    • Jogadores potentes. Não se engane aqui, os jogadores potentes dependem principalmente da velocidade para atrapalhar seus adversários.
  3. Etapa 3 Saiba com quem você está jogando're playing.
    Saiba com quem está jogando. Ao jogar com seu oponente, você poderá ter uma ideia do tipo de jogador que ele é. Geralmente, ele prefere um determinado tipo de jogada. Em geral, ele prefere um determinado tipo de golpe e sempre volta a uma forma padrão de jogar. Aqui estão alguns aspectos a serem observados:
    • A tacada contra o driver é quando é feito um contato sólido com a bola (pouco ou nenhum giro) na parte superior do salto. Um jogador que prefere esse tipo de tacada é melhor derrotado por uma tacada no meio da mesa, na qual ele precisa decidir rapidamente entre o forehand e o backhand.
    • O chop stroke é quando a parte de baixo da bola é cortada durante sua descida. A quantidade de giro pode variar. Para combater isso, trabalhe o meio e, acima de tudo, seja paciente. Alternar suas tacadas evitará que elas se tornem confortáveis.
    • Os bloqueadores são jogadores defensivos. Eles não gostam de atacar, portanto, force-os a fazê-lo. Varie entre chutes curtos e longos e alterne seu estilo. Não use toda a sua força para que eles tenham que usar.
    • O 'loop' é um chute que começa com as pernas e os ombros caídos, terminando em um golpe que força a bola levemente para cima e dá a ela um giro menor. Se você se deparar com esse jogador, seja agressivo. Faça-o jogar na defesa, o que geralmente não é o forte dele.
    • Os jogadores que seguram a raquete na posição penholding geralmente têm golpes de forehand muito fortes e golpes de backhand mais fracos. Entretanto, sabendo disso, eles geralmente têm um bom trabalho de pés. Você terá de forçar o backhand deles para fora e mantê-lo variado para que eles não saibam ficar na borda da mesa. Além disso, há também jogadores de penhold que agora utilizam a pegada RPB (Reverse Penhold Backhand), que elimina a fraqueza do backhand que a pegada penhold tradicionalmente tem.
  4. Etapa 4 Tenha algumas táticas variadas em seu currículo.
    Tenha algumas táticas variadas em seu currículo. Independentemente de com quem esteja jogando, é uma boa ideia ter algumas ideias fermentando em seu cérebro. O elemento surpresa é incrivelmente importante nesse jogo. Agarre-se a ele e a vitória será sua.
    • Certifique-se de variar seu giro e seus golpes. Os bons jogadores são capazes de ler você como um livro e saber exatamente o que você vai fazer em seguida. Eles percebem como você gosta de bater na bola, onde você gosta de bater na bola e como você lida com diferentes configurações. Para evitar isso, varie seu estilo. Varie seu giro, a altura que você dá à bola e a velocidade que usa em seus golpes. Mantenha-os atentos.
    • Seja capaz de colocar a bola fora da 'zona de força' de seu oponente. Se você estiver enfrentando um adversário com uma pegada 'shakehand', a zona de força dele estará ao alcance do braço no forehand e perto do corpo no backhand. Jogar no meio e com uma visão ampla (propositalmente) pode identificar os pontos fracos de seu oponente. Mas não acredite apenas na palavra deste guia - procure você mesmo os pontos fracos!
  5. Etapa 5 Faça um trabalho de base.
    Faça um trabalho de base. O pingue-pongue é levado muito a sério em alguns círculos. Se estiver procurando um pouco de inspiração, procure vídeos on-line - tutoriais, torneios ou outros. Talvez sua próxima parada seja nas Olimpíadas!
    • O pingue-pongue é um esporte que exige horas de prática. Procure clubes ou ligas em sua região ou encontre um grupo de amigos interessados que queiram se tornar competitivos. Como o esporte exige pouca habilidade inicial, geralmente não é difícil encontrar pessoas dispostas a jogar.
    • Se você levar isso a sério, jogará melhor quando estiver energizado e alerta. Por isso, sempre durma bastante e se alimente bem! Você precisa de todos os seus sentidos para estar 100%.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Meu adversário pode acertar a bola no ar antes que ela atinja o lado dele da mesa?
    Cada jogador só deve acertar a bola depois que ela quicar em seu lado da mesa. Se a bola for rebatida antes de quicar, isso será considerado um 'voleio' e o ponto será concedido ao adversário. .
  • Pergunta
    O saque precisa ser diagonal?
    Se estiver jogando em duplas, o saque deve ser diagonal. Se você sacar em linha reta, perderá o ponto. No jogo individual, você pode sacar em qualquer lugar.
  • Pergunta
    Como faço para ganhar pontos no pingue-pongue?
    Há duas maneiras de ganhar pontos. Você ganha um ponto quando acerta a bola em seu oponente, que não consegue devolver a bola para você. Você também pode ganhar um ponto quando seu oponente acerta a bola fora dos limites.

Vídeo

Dicas

  • Você sabia que o espírito esportivo também é exigido nesse jogo? Não se esqueça de sorrir para seu oponente e pedir desculpas sempre que a bola estiver fora dos limites ou se você a sacar muito longe. Sim, isso conta.
  • Ao bater com força, bata de modo que a trajetória da bola siga em uma diagonal. Isso resultará em uma distância maior, mas ainda haverá força suficiente para dar uma tacada decente.
  • Na medida do possível, evite jogar esse jogo em um ambiente externo, onde o vento pode desviar a trajetória da bola. Isso pode ser um pouco incômodo, pois a bola pode não cair no local onde você esperava. Você pode optar por jogar em um ginásio ou em uma sala grande, onde o vento não pode estragar o jogo.

Avisos

  • Certifique-se de ter concordado com as regras com seu oponente antes de jogar uma partida recreativa. Pessoas diferentes às vezes usam regras diferentes e, se tudo estiver claro antes do jogo, você poderá evitar discussões.
  • Jogadores habilidosos podem não levá-lo a sério se você chamar o jogo de 'pingue-pongue' em vez de 'tênis de mesa'.
  • Ser atingido por uma bola de pingue-pongue pode machucar. Pode deixar marcas (esteja especialmente atento a isso quando estiver jogando uma partida de pingue-pongue mortal).
  • Pode ser muito doloroso se você tentar acertar uma bola longe de você e bater na mesa com a cintura. Tente acertar a bola lentamente para que sua cintura não seja tão machucada.

O que você precisará

  • Bola(s) de pingue-pongue (você perceberá que as perderá bastante).
  • Raquete de pingue-pongue
  • Mesa de pingue-pongue, incluindo a rede
  • Um adversário (se estiver jogando um jogo de verdade)
  • Um espaço livre para as mesas e os jogadores ocuparem.