Como jogar netball

Autor do artigo:Gabriel Silva

Jogado pela primeira vez na Inglaterra em 1895, o netball se espalhou por mais de 70 países. Jogado predominantemente por mulheres, o esporte é semelhante ao basquete. Duas equipes de 7 jogadores tentam arremessar uma bola de borracha ou couro, medindo 67 a 77 cm (27 a 28 polegadas) de circunferência, no anel de gol da outra equipe em cada extremidade da quadra. A Federação Internacional das Associações de Netball é responsável por estabelecer as regras.

Etapas

Preparando-se para jogar netball

  1. Etapa 1 Encontre uma quadra de netball regulamentar interna ou externa.
    Encontre uma quadra de netball regulamentar interna ou externa. Ela mede 100 pés (30,5 metros) de comprimento e 50 pés (15,25 m) de largura. A quadra tem linhas horizontais que a dividem em terços. Há um círculo de 0,9 m (3 pés) de diâmetro no centro da quadra. Há dois semicírculos de gol, cada um com um raio de 4,9 m (16 pés) em cada extremidade. O aro do gol de 15 polegadas (38 cm) de largura se estende horizontalmente de um poste de 3 m (10 pés) localizado no ponto médio de cada linha de gol. Além de o aro ser menor que o do basquete, não há tabela.
    • Se estiver jogando em seu quintal, tente montar um campo com esse tamanho geral. Se estiver jogando com apenas alguns jogadores, você pode fazer uma competição cronometrada. Por exemplo, uma parceria pode fazer 5 passes e 2 chutes. Não há problema em usar uma bola de basquete se você não tiver uma bola de rede. No entanto, a rede é muito importante se você quiser jogar o jogo corretamente, pois ela tem uma tabela e um anel muito maior. No entanto, uma bola de basquete é muito maior e mais pesada do que uma bola de netball, portanto, há outras diferenças.
  2. Etapa 2 Forme duas equipes de 7 jogadores.
    Forme duas equipes de 7 jogadores. Se você tiver mais de 14 jogadores, tenha alguns como substitutos e faça rodízio entre eles. Você também pode jogar netball High-5, em que não há alas no jogo.
  3. Etapa 3 Atribua posições aos jogadores.
    Atribua posições aos jogadores. Apenas 2 jogadores, identificados pelas insígnias GS (Goal Shooter) e GA (Goal Attack), podem marcar gols. As outras 5 posições são Goleiro (GK), Defesa do Gol (GD), Ataque pelas Alas (WA), Defesa pelas Alas (WD) e Centro (C). Essas letras de identificação são exibidas na frente e atrás da camisa de cada jogador.
    • O pivô fica no pequeno círculo no centro da quadra. O pivô é tanto um atacante quanto um defensor porque está no meio. Ele pode ficar em qualquer lugar da quadra, exceto nos círculos de gol. O círculo central tem um diâmetro de dez jardas.
    • A posição de ala de ataque tenta passar a bola para os chutadores de gol. Eles são posicionados no terço superior do campo em direção ao gol do adversário. A posição de ataque pelas laterais não é permitida no círculo do gol.
    • Os defensores da ala se defendem da posição de ataque da ala, tentando manter a bola fora de seu terço da quadra. Os alas defensores podem entrar no terço central e em seu próprio terço, mas não no círculo de gol.
    • A posição de ataque ao gol pode chutar a bola ao gol e também passá-la para os chutadores de gol no círculo de gol. Esses jogadores podem entrar no terço central, no terço do adversário e no círculo de gol.
    • A posição de defesa do gol defende contra a posição de ataque do gol. Eles são permitidos em todas as mesmas áreas que a posição de ataque ao gol.
    • A posição de chute a gol só é permitida no círculo de gol da equipe adversária e no terço do adversário. Sua função é receber passes de seus outros dois companheiros de ataque e tentar chutar a gol.
    • O goleiro só é permitido em seu próprio círculo de gol e em seu próprio terço de defesa. Ele deve impedir que os outros jogadores recebam a bola e chutem a gol.
  4. Etapa 4: Contrate um árbitro que conheça as regras.
    Contrate um árbitro que conheça as regras. Obviamente, você não precisa de um árbitro se estiver jogando apenas por diversão, mas se quiser organizar um jogo competitivo, deverá encontrar um jogador de netball experiente para atuar como árbitro.

Aprendendo as regras

  1. Etapa 1 Não se mova de forma alguma com a bola.
    Não se mova de forma alguma com a bola. Você não pode driblar, apenas girar com o pé em que aterrissar primeiro. A regra número um do netball é que você não pode se deslocar com a bola. Embora o jogo tenha algumas semelhanças com o basquete, essa regra é mais parecida com o ultimate Frisbee. Basicamente, quando você tem a bola, só pode girar. Você deve manter sempre um pé no mesmo lugar.
  2. Etapa 2 Mantenha sete jogadores de cada equipe na quadra o tempo todo.
    Mantenha sete jogadores de cada equipe na quadra o tempo todo. A única exceção a isso é se o árbitro expulsar um jogador de uma equipe por uma infração.
  3. Etapa 3 Fique a um metro de distância do jogador com a bola se você for um defensor.
    Fique a um metro de distância do jogador com a bola se você for um defensor. Você não pode estar mais perto do que um metro do jogador, mas pode estar tão longe quanto quiser. Ficar muito próximo é um exemplo de obstrução. Você não pode ficar na frente do outro jogador e deve dar espaço para que ele examine o campo. Você pode pular para cima e para baixo uma vez e defender o passe, mas precisa dar espaço para o jogador arremessar.
    • Isso significa que você não pode arrancar ou pegar a bola das mãos de outro jogador. Você pode interceptar a bola no ar, mas se alguém tiver o controle da bola, você deve manter distância.
  4. Etapa 4 Siga a regra de posse de bola de três segundos.
    Siga a regra de posse de bola de três segundos. Você não tem permissão para segurar a bola por mais de três segundos de cada vez. Deixar a bola cair e pegá-la novamente não reinicia o relógio de posse de bola. Da mesma forma, se você tentar passar para alguém e errar e pegar a bola novamente, o relógio de posse de bola ainda não termina. Se você segurar a bola por mais de três segundos, deverá entregá-la à outra equipe. No netball High-5, a bola pode ser segurada por 4 segundos e o GS e o GK podem ir em 2 terços, o terço central e o terço com o gol adversário/seu gol.
  5. Etapa 5 Permaneça em sua zona de posição designada.
    Permaneça em sua zona de posição designada. Os jogadores devem permanecer em suas posições. Você não pode correr como um segurança livre no futebol. É preciso ficar nas zonas designadas para sua posição. Consulte a lista de posições.
  6. Etapa 6 Mantenha a bola dentro dos limites.
    Mantenha a bola dentro dos limites. Se a bola sair dos limites, a equipe que tocou a bola por último deve entregá-la à outra equipe. A outra equipe pega a bola e vai para a linha onde ela saiu. Eles agora têm três segundos para jogá-la de volta ao jogo quando chegarem a essa linha.

Jogando Netball

  1. Etapa 1 Jogue uma moeda.
    Jogar uma moeda. É assim que se decide a primeira posse da bola ou em que lado do gol cada equipe começa. Quem não jogou a moeda chama a moeda enquanto ela está no ar. Se ela cair no local que ele chamou, ele recebe a bola. Você também pode fazer um arremesso para cima. Um jogador de cada equipe fica de frente um para o outro, virado para o lado que está chutando, a um metro de distância um do outro no círculo central. O técnico ou árbitro joga a bola entre eles e o primeiro a pegar a bola decide se quer o primeiro passe central ou pode escolher para que lado quer chutar.
  2. Etapa 2 Comece o jogo com um passe central.
    Comece a jogar com um passe central. O Center (C) fica no círculo central e passa a bola para um colega de equipe que esteja no terço central da quadra. Depois que cada gol é marcado, o jogo recomeça com outro passe central.
  3. Etapa 3 Marque um gol.
    Marque um gol. Você pode marcar um gol chutando a bola através do anel de gol do seu time enquanto estiver dentro do círculo de gol. O GK e o GD do outro time estarão protegendo essa rede. Os jogadores do GA e do GS podem marcar gols.
  4. Etapa 4 Siga as regras principais e secundárias do jogo para evitar penalidades.
    Siga as regras maiores e menores do jogo para evitar penalidades. Há 2 árbitros na quadra, que tomam decisões durante o jogo e marcam as penalidades.
    • As regras principais proíbem o contato (acidental ou deliberado), a obstrução do jogo e a intimidação dos adversários. Se alguém infringir uma regra principal, o jogador infrator deverá ficar fora de jogo enquanto o outro time faz um passe ou arremesso de onde ocorreu a infração.
    • As regras menores proíbem segurar a bola por mais de 3 segundos, pisar enquanto estiver de posse da bola, sair da área designada para a posição (offsides) ou arremessar a bola para além de um terço da quadra. Caso ocorra uma infração a uma regra menor, a outra equipe recebe um passe livre do local onde ocorreu a infração.
  5. Etapa 5 Jogue netball por 4 quartos, cada um com 15 minutos de duração.
    Jogue netball por 4 quartos, cada um com 15 minutos de duração. Há um intervalo de 5 ou 10 minutos no intervalo e um intervalo de 3 minutos após o primeiro e o terceiro quartos. Você também pode ter 4 quartos com 6 minutos de duração.
  6. Etapa 6 Vença o jogo.
    Ganhe o jogo. Você ganha o jogo marcando mais gols do que o outro time antes do fim do jogo. É mais fácil falar do que fazer!

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Quando estou com a bola, posso pular na ponta dos pés para arremessá-la?
    Seus pés devem permanecer no chão o tempo todo, caso contrário, isso é uma penalidade contra seu time (é conhecido como pisar). Rolar na ponta dos pés sem tirar o pé do chão é aceitável, a menos que o árbitro diga o contrário.
  • Perguntas
    O netball é um esporte complicado?
    Se você for um iniciante, pode ser difícil nas primeiras semanas, enquanto estiver aprendendo o jogo.
  • Pergunta
    A bola pode ser arrancada dos adversários sem tocar em suas mãos?
    A bola não pode ser arrancada da mão de um jogador se ele a tiver claramente em seu poder.

Dicas

  • Quando você pegar a bola, coloque um pé no chão. Para algumas pessoas, é mais fácil fingir que um pé está colado no chão.
  • A hidratação é uma parte vital da preparação pré-jogo, juntamente com a hidratação durante o jogo, e é um primeiro passo importante para uma boa recuperação.
  • Sempre grite pela bola.

Dicas de nossos leitores

  • Se você é um arremessador, pratique seus arremessos de salto e sua precisão. Dobre os joelhos ao arremessar para arquear melhor a bola. Os saltos divididos podem posicioná-lo mais perto da trave. O arremesso requer muita prática, portanto, esforce-se.
  • Está jogando na defesa? Fique a um braço de distância do manipulador de bola e observe o núcleo da bola, não apenas agitando os braços. Se ele fizer um pivô, embaralhe-se com ele - é mais difícil para ele enganá-lo ou passar por você.
  • Examine a quadra antes de receber um passe para que você já saiba para onde ir com a bola. Faça o passe dentro de 3 segundos para o primeiro companheiro de equipe aberto que encontrar. Se necessário, finja uma vez para sacudir alguém.
  • Além dos jogos e treinos, faça alguns exercícios extras em equipe. Trabalhe na sincronização perfeita dos passes ou na defesa contra jogadas diferentes. Estar em sincronia eleva todos.
  • Quando pegar a bola, aterrisse com os dois pés. Dessa forma, você pode girar em qualquer um dos pés sem ser chamado de pisoteado. Dobrar os joelhos também ajuda a absorver o impacto.
  • Passe e pegue a bola com as mãos, nem muito baixo nem muito alto. Os passes com o peito lhe dão controle e precisão. Faça contato visual antes de passar.