Como jogar Quadribol Muggle

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você adora a série de livros Harry Potter, escrita por J.K. Rowling, provavelmente aproveitaria a chance de jogar Quadribol. Embora a versão Muggle desse esporte não envolva vassouras voadoras, ainda é uma maneira divertida de se exercitar e celebrar sua série de livros favorita.

O que você deve saber

  • Para jogar, você precisará de um cabo de vassoura para cada jogador e quatro bolas: 1 quaffle (uma bola de vôlei), 2 bludgers (bolas de queimada) e 1 snitch (uma bola de tênis).
  • Os jogadores marcam pontos lançando a quaffle em um dos aros do adversário, o que vale 10 pontos, ou capturando o snitch, que vale 30 pontos.
  • Se um jogador acertar um oponente com um bludger, ele estará fora; esse jogador deve correr e tocar um dos aros antes de voltar a jogar.
  • Há diferentes posições no Quadribol Muggle - o buscador persegue o pomo, os goleiros defendem os aros, os perseguidores tentam marcar gols e os batedores usam os balaços para atrapalhar os adversários.

Etapas

Aprendendo as regras

  1. Etapa 1 Fique em suas vassouras.
    Fique em suas vassouras. No Quadribol, você deve segurar suas vassouras entre as pernas o tempo todo, com uma mão na vassoura. Cada jogador deve ter uma vassoura na qual permaneça o tempo todo.
  2. Etapa 2 Use quatro bolas.
    Use quatro bolas. No Quadribol, você precisa de quatro bolas para jogar. Há uma bola de vôlei, conhecida como quaffle. Há duas bolas de dodgeball, conhecidas como bludgers. Há uma bola pequena, como uma bola de tênis, que é amarrada a um jogador. Essa é o pomo.
  3. Etapa 3 Aprenda a marcar pontos.
    Aprenda a marcar pontos. Os jogadores tentam passar a quaffle (bola de vôlei) pelos aros nas extremidades do campo. Passar uma quaffle por um aro significa marcar 10 pontos para aquela equipe. A única outra maneira de marcar pontos é pegar o pomo, agarrando a bola presa ao jogador que o carrega. A equipe que pegar o pomo ganha 30 pontos.
    • A taça pode ser passada entre jogadores da mesma equipe.
  4. Etapa 4 Aprenda como funcionam os balaços.
    Aprenda como funcionam os balaços. Os jogadores das equipes adversárias atiram balaços uns nos outros. Se alguém for atingido por um bludger, deverá desmontar de sua vassoura e marcar um dos aros na extremidade do campo antes de poder voltar ao jogo.
  5. Etapa 5 Aplique as penalidades conforme necessário.
    Marque as penalidades conforme necessário. No Quadribol, há sempre um árbitro. Se você for o árbitro, é importante que fique atento e marque as penalidades se os jogadores não estiverem seguindo as regras. Se você marcar uma penalidade, caberá a você decidir por quanto tempo o jogador deve ser retirado do jogo. As seguintes situações podem resultar em uma penalidade:
    • Não manter o cabo de vassoura em posição (ou seja, entre as pernas com uma mão no cabo) é uma falta.
    • Deixar de desmontar a vassoura e marcar o aro depois de ser atingido por um balaço é considerado falta.
    • Se qualquer jogador, além do apanhador, tocar o pomo, isso é falta.
    • Qualquer tipo de jogo bruto, como empurrar ou bater, pode resultar em uma falta.

Montagem da quadra

  1. Encontre um espaço grande o suficiente. O quadribol requer um campo de pelo menos 36 jardas (33 m) por 66 jardas (60 m). Embora o quadribol dos magos seja jogado em um campo oval, o quadribol dos trouxas é normalmente jogado em um campo retangular. Você pode jogar em um parque local ou ver se um campo local usado para partidas esportivas está aberto ao público. Lembre-se de que esse é o comprimento de uma partida de quadribol regulamentar e não precisa ser seguido à risca quando se joga por diversão. Se não se importar com menos espaço, você pode jogar Quadribol em um parque menor ou até mesmo no quintal de alguém.
    • Os postes do gol são colocados em uma linha a 18 jardas (16 m) da linha central.
    • A zona do goleiro começa a 12 jardas (11 m) da linha central e vai até o final do campo.
  2. Obtenha canos para as traves do gol. Você precisa de 6 canos ou postes; 2 de cada comprimento: 0,91 m (3 pés), 1,4 m (4,5 pés) e 1,8 m (6 pés). Você pode encontrá-los em uma loja de ferragens local, loja de artesanato ou até mesmo em algumas lojas de brinquedos. Talvez seja necessário usar uma tesoura ou uma faca para cortar os canos que não tenham o comprimento correto. Se quiser fincar os postes no chão, faça-os cerca de 0,076 m (0,25 pés) mais longos ou use um pedaço de vergalhão como âncora.
  3. Etapa 3 Amarre os bambolês em seus canos ou varas.
    Amarre os bambolês em seus canos ou varas. Não há um tamanho padrão para os bambolês. Apenas certifique-se de que sejam grandes o suficiente para que uma bola de vôlei possa passar por eles. Use barbante ou fio para amarrar os bambolês aos canos ou varas.
  4. Etapa 4 Coloque as traves do gol.
    Coloque as traves do gol. Os canos ou bastões que você acabou de fazer são as traves do gol. Deve haver três postes de gol em cada extremidade do campo. Coloque a trave de 1,8 m no centro, com a trave de 1,4 m à direita e a trave de 0,91 m à esquerda. Mantenha o espaçamento entre as traves uniforme, cerca de 2,3 m (7,5 pés).

Atribuição de funções

  1. Etapa 1 Selecione um capitão.
    Escolha um capitão. Cada equipe deve ter um capitão que é responsável por decidir quais jogadores assumem quais funções. Você pode escolher um capitão com base em quem é o mais equilibrado ou pode fazer algo como tirar a sorte. O capitão poderá escolher qual função no jogo (ou seja, perseguidor, batedor etc.) ele quer desempenhar.
  2. Etapa 2 Escolha seus perseguidores.
    Escolha seus perseguidores. Cada equipe de Quadribol deve ter três chasers. Os chasers são responsáveis por arremessar ou chutar as bolas de vôlei através dos aros no final do campo.
  3. Etapa 3 Selecione seus batedores.
    Selecione seus batedores. Cada equipe deve ter dois batedores. Os batedores são responsáveis por lançar os bludgers (bolas de queimada) nos jogadores da equipe adversária. Isso expulsará temporariamente os jogadores do jogo, dando vantagem à sua equipe.
  4. Etapa 4 Escolha um goleiro.
    Escolha um goleiro. Cada equipe precisa de um goleiro. A função do goleiro é proteger os aros no final da rede e impedir que a outra equipe marque gols.
  5. Etapa 5 Designe um buscador.
    Designe um buscador. A função do apanhador é pegar o pomo. Cada equipe deve ter um único apanhador.
  6. Etapa 6 Selecione uma pessoa para carregar o pomo.
    Selecione uma pessoa para carregar o pomo. No Quadribol, o jogo termina quando o apanhador pega o pomo. A equipe que pegar o pomo recebe 30 pontos. No quadribol muggle, uma pessoa usa uma faixa na cintura com uma bola pequena, como uma bola de beisebol, presa à faixa. A bola é o pomo e a pessoa que a carrega deve se esquivar dos buscadores da outra equipe.
  7. Etapa 7 Designe um árbitro.
    Designe um árbitro. Encontre alguém para ser o árbitro do jogo. A função do árbitro é iniciar o jogo jogando a taça (bola de vôlei) para o alto e marcando os pênaltis. Escolha alguém que tenha bom senso e seja geralmente justo durante os jogos e outros eventos.
  8. Etapa 8 Use camisetas da mesma cor.
    Use camisas da mesma cor. Para diferenciar as equipes, ambas devem ter uma cor para vestir. Uma equipe pode usar camisetas amarelas e a outra pode usar camisetas azuis, por exemplo.
  9. Etapa 9 Adicione acessórios de cores diferentes para diferenciar suas funções.
    Adicione acessórios de cores diferentes para diferenciar suas funções. Acessórios de várias cores devem ser usados para diferenciar a função específica de cada jogador em um determinado time. Você pode optar por coisas como faixas de moletom e bandanas. As cores escolhidas para representar as diferentes posições ficam a seu critério.
  10. Etapa 10 Siga a regra de gênero máximo se você're playing league Quidditch.
    Siga a regra de gênero máximo se estiver jogando Quadribol da liga. Se estiver formando um time oficial de Quadribol, como o da sua escola, é preciso seguir a regra de gênero máximo. Cada equipe só pode ter no máximo quatro jogadores que se identifiquem com o mesmo gênero em campo simultaneamente. No entanto, quando a pessoa que carrega o pomo entra no jogo, esse número aumenta para cinco.
    • O gênero de uma pessoa é o gênero com o qual ela se identifica, que pode não ser necessariamente o gênero que lhe foi designado no nascimento. O quadribol recebe jogadores de todos os gêneros e identidades de gênero.

Jogando o jogo

  1. Etapa 1 Coloque-se na posição inicial com suas vassouras.
    Coloque-se na posição inicial com suas vassouras. Faça com que as equipes adversárias fiquem de pé em cada lado do campo com suas vassouras entre as pernas. Os jogadores permanecerão parados até que o árbitro inicie o jogo.
  2. Etapa 2 Solte as bolas para iniciar o jogo se você're the ref.
    Solte as bolas para iniciar o jogo se você for o árbitro. Se você for o árbitro, inicie o jogo ficando próximo à borda do campo. Solte os bludgers (bolas de queimada) e a quaffle (bola de vôlei) no campo. Os jogadores podem então entrar no campo e começar o jogo.
  3. Etapa 3 Defenda os aros se você're a keeper.
    Defenda os aros se você for um goleiro. Se for um goleiro, fique perto dos aros do seu time. Tente derrubar a quaffle (bola de vôlei) se ela chegar perto dos aros. É sua função garantir que a outra equipe não marque muitos pontos.
  4. Etapa 4 Tente marcar pontos se você're a chaser.
    Tente marcar um gol se você for um perseguidor. Se você for um perseguidor, persiga a goles (bola de vôlei) durante todo o jogo. Mova a quaffle pela quadra arremessando-a ou chutando-a e, em seguida, arremesse-a ou chute-a através dos aros da outra equipe.
    • Você só pode arremessar a goles pela frente dos aros.
  5. Etapa 5 Interrompa os jogadores se você're a beater.
    Interrompa os jogadores se você for um batedor. Se você for um batedor, sua função é arremessar bludgers (bolas de queimada) nos outros jogadores. Se um jogador for atingido por um bludger (bola de queimada), ele ficará temporariamente fora do jogo.
    • Outros batedores podem ser atingidos com bludgers pela equipe adversária. Entretanto, os batedores não podem atingir o jogador que está carregando o pomo com um balaço.
    • Caso um balaço saia dos limites, o árbitro poderá recuperá-lo rapidamente.
  6. Etapa 6 Pare de jogar temporariamente se você're hit by a bludger.
    Pare de jogar temporariamente se você for atingido por um balaço. Caso seja atingido por um balaço (dodgeball), solte as bolas que estiver segurando. Você também precisa desmontar sua vassoura. Você deve marcar um dos aros na quadra antes de poder voltar para a vassoura e continuar jogando.
    • Todos os jogadores, inclusive os batedores das outras equipes, precisam parar de jogar se forem atingidos por um bludger. A única exceção é a pessoa que carrega o pomo, pois ela não é tecnicamente um jogador de nenhuma das equipes.
  7. Etapa 7 Peça a alguém para registrar o placar.
    Peça a alguém para registrar o placar. Você ou outro jogador deve acompanhar a pontuação. Cada vez que um goleiro passa a quádrupla (bola de vôlei) pela rede da outra equipe, ele marca 10 pontos para sua equipe. O pomo, quando capturado, vale 30 pontos.
  8. Etapa 8 Solte o pomo depois de 17 minutos.
    Solte o pomo depois de 17 minutos. Após 17 minutos de jogo, o jogador que estiver carregando o pomo deve ser liberado no campo. A função do portador é correr pelo campo tentando escapar dos dois buscadores.
    • O jogador que carrega o pomo não tem permissão para sair do campo durante o jogo, mas precisa se esforçar para fugir dos apanhadores. É por isso que é importante escolher alguém muito ágil para carregar o pomo.
  9. Etapa 9 Persiga o pomo se você're the seeker.
    Persiga o pomo se você for o apanhador. Se você for o apanhador, seu trabalho é pegar o pomo quando isso ajudar sua equipe a vencer. O jogo termina quando o pomo é capturado.
    • Lembre-se de que o pomo é a bola presa à cintura do portador. Você deve agarrar a bola para pegar o pomo.
  10. Etapa 10 Termine o jogo quando o pomo for pego.
    Termine o jogo quando o pomo for pego. Na maioria das circunstâncias, um jogo de Quadribol termina quando o pomo é capturado. Trinta pontos são atribuídos à equipe que pegou o pomo e a pontuação é totalizada.
  11. Etapa 11 Continue o jogo para resolver um empate.
    Continue o jogo para resolver o empate. Em raras ocasiões, o placar terminará empatado depois que o pomo for capturado. Se esse for o caso, simplesmente continue jogando. A próxima equipe a marcar 10 pontos usando a goles vencerá o jogo.

Como usar a estratégia básica

  1. Etapa 1 Fique atento à pontuação como um buscador.
    Fique atento à pontuação como um buscador. Não faz sentido pegar o pomo até que isso resulte na vitória da sua equipe. Portanto, se você for o apanhador, fique de olho no placar. Não persiga o pomo até que pegá-lo garanta a liderança da sua equipe.
  2. Etapa 2 Atribua funções com base na habilidade.
    Atribua funções com base na habilidade. Funções diferentes exigem conjuntos de habilidades diferentes. Se você for o capitão, atribua funções com base nas habilidades específicas de cada jogador.
    • O apanhador precisa perseguir o pomo, portanto, escolha alguém que seja muito rápido. Se alguém correr em uma pista de atletismo, por exemplo, poderá ser o buscador.
    • Os jogadores com experiência em basquete ou vôlei podem ser bons perseguidores, pois isso envolve perseguir, chutar, arremessar e passar uma bola.
    • Qualquer pessoa que tenha jogado dodgeball ou um jogo semelhante seria um bom batedor, pois seria capaz de acertar os jogadores com balaços.
    • Se alguém tiver experiência como goleiro em um jogo como futebol ou hóquei, será um bom goleiro.
  3. Etapa 3 Don't get hung up on the different sized hoops if you're a chaser.
    Não se preocupe com os aros de tamanhos diferentes se você for um caçador. Embora os aros sejam de tamanhos diferentes, os tamanhos não estão relacionados a pontos. Qualquer aro vale 10 pontos para a sua equipe. Portanto, não se preocupe tanto com o aro pelo qual você arremessa a bola. Isso só vai distraí-lo. Concentre-se em fazer a bola passar por qualquer aro que esteja acessível a você.
  4. Etapa 4 Mire nos perseguidores em áreas abertas, se você quiser.'re a beater.
    Mire nos perseguidores em áreas abertas se você for um batedor. Se você acertar seu próprio jogador com um bludger por engano, isso prejudicará sua equipe. É fácil acertar o jogador errado se estiver jogando um balaço em uma área lotada do campo. Procure perseguidores em áreas abertas, sem muitos outros jogadores por perto. Esses são os alvos mais fáceis de atingir como batedor.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como faço para participar de um teste de Quadribol?
    Verifique se você está em boa forma física e se consegue pegar ou arremessar uma bola. O mais importante é não se intimidar com o tamanho de alguns jogadores e não subestimar outros jogadores por serem pequenos (pessoas pequenas podem ser ótimos perseguidores), e se divertir. A maioria das equipes se preocupa em chegar à copa nacional, mas se preocupa mais em se divertir e criar uma boa atmosfera. Procure vídeos no YouTube, especialmente da equipe de quadribol Illinois State Firebirds, para ver um bom exemplo do que as pessoas fazem e como interagem.
  • Perguntas
    Esse jogo é fácil de jogar?
    Sim. É um jogo intenso se jogado corretamente, mas é fácil de aprender.
  • Pergunta
    Há uniformes para usar quando se joga Quadribol?
    Sim. Você deve usar algum equipamento de proteção e, se quiser, fazer uma roupa de equipe para usar durante o jogo.

Vídeo

Dicas

  • A bola de vôlei usada como quádrupla pode ser esvaziada para facilitar a pegada, já que os Feitiços de Pegar não existem de fato.
  • O quadribol não tem turnos ou períodos como outros esportes. Ele é jogado em uma única rodada.