Como jogar Matball

Autor do artigo:Gabriel Silva

O Matball, também conhecido como kickball de base grande, é um jogo de equipa de interior em que os jogadores tentam marcar corridas dando a volta às bases depois de chutarem uma bola. Ao contrário do kickball, as bases são grandes tapetes de chão e qualquer número de jogadores pode ficar nelas ao mesmo tempo antes de correr para a próxima. Os jogadores da defesa podem marcar os corredores apanhando a bola, atirando-a ao corredor ou tocando nos jogadores com a bola. Depois de se dividirem em equipas e prepararem o campo, estão prontos para jogar!

Passos

Preparar o jogo

  1. Passo 1 Disponha 4 tapetes de chão a 14 m de distância, em forma de losango.1Estabelecer 4 tapetes de chão a 45 pés (14 m) de distância em forma de diamante. Encontre uma área interior aberta, como um ginásio, para jogar o seu jogo. Escolha tapetes com, pelo menos, 0,61 m × 1,22 m (2 por 4 pés) para que haja espaço para várias pessoas se colocarem em cima deles. Coloque uma das bases no chão e designe-a como base. Coloque as bases a 14-15 m de distância umas das outras para que formem um diamante como um campo de basebol.
    • Pode comprar tapetes de chão online, se ainda não os tiver.
    • As bases, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, são a base, a primeira, a segunda e a terceira. O tapete da segunda base fica mesmo à frente da base.
    • Pode jogar matball no exterior, mas os tapetes podem ficar sujos durante o jogo, dependendo das condições climatéricas.
  2. Passo 2 Marcar o lançador's mound halfway between home and second base.2Marque o monte do lançador a meio caminho entre a base e a segunda base. Coloque um pedaço de fita adesiva ou uma base de borracha no chão, de modo a ficar a cerca de 9,1 m (30 pés) à frente da base. O jogador que está a lançar tem de se colocar no monte ou diretamente atrás dele quando lança a bola para o lançador.
    • Os outros jogadores da equipa defensiva devem permanecer atrás do monte do lançador até que um jogador chute a bola.
  3. Passo 3 Divida o seu grupo em 2 equipas de pelo menos 8 jogadores.3Divida o seu grupo em 2 equipas de pelo menos 8 jogadores. Divida o seu grupo de jogadores em equipas pares, de modo a que haja pelo menos 8 jogadores por equipa. Não há limites para o número máximo de jogadores num jogo de matball. Tente equilibrar as suas equipas de modo a que tenham um nível de competências semelhante. Evite jogar matball com menos jogadores, uma vez que será difícil marcar e jogar em campo com um número reduzido de jogadores.
    • Se estiver a jogar com uma turma de ginástica, divida a turma ao meio.
    • Se estiver a jogar matball numa liga intramural, pode haver um número máximo de jogadores na sua equipa. Consulte as regras intramurais antes de formar a sua equipa.
  4. Passo 4 Determinar quem será o árbitro.4Determine quem será o árbitro. O árbitro decide quem está fora e esclarece quaisquer regras durante o jogo. Se estiver a jogar para uma aula de ginástica, o seu professor de ginástica será normalmente o árbitro. Se não tiveres um supervisor ou professor, podes optar por fazer um rodízio de jogadores para serem árbitros em cada entrada ou podes usar o sistema de honra para chamar os eliminados.
    • Certifique-se de que todos estão familiarizados com as regras do jogo antes de começar, para que ninguém fique confuso quando estiver a jogar.
  5. Passo 5 Atirar uma moeda ao ar para ver quem joga primeiro ao ataque.5Lançar uma moeda ao ar para ver quem joga primeiro ao ataque. Atribua a uma das equipas a cara e à outra a coroa e depois atire a moeda ao ar. O lado que ficar virado para cima determina a equipa que joga ao ataque durante a primeira parte do inning. Antes de começar o jogo, alinhe a equipa ofensiva perto da base pela ordem em que pretende rematar.

Jogar ao ataque

  1. Passo 1 Chutar a bola para a frente quando ela's pitched to you.1Chute a bola para a frente quando ela for lançada para si. Coloque-se no tapete da base e espere até o lançador lançar a bola para si. Quando esta se aproximar, dê 1-2 passos em frente antes de chutar a bola com o seu pé dominante. Utilize a parte lateral do pé quando chutar a bola para que esta entre no campo em direção à equipa defensiva. Tente apontar a bola para perto de bases que não tenham nenhum jogador da sua equipa, para que seja menos provável que a bola saia.
    • Se não chutares a bola no primeiro lançamento, tens direito a 1 strike. Após o segundo lançamento, tem de chutar a bola ou será considerado eliminado.
    • Se a bola estiver a saltar durante o lançamento, pode pedir-lhes que a lancem novamente. Isto não conta como um strike.
    • Se a bola bater no teto quando a chuta, a bola está morta e está automaticamente fora.
    • Decidam com o vosso grupo se vão permitir o bunting durante o jogo. O bunting é quando se chuta a bola ligeiramente para que não vá longe e seja mais provável que se chegue à base.
  2. Passo 2 Corra em direção ao primeiro tapete e pare nele para estar seguro.2Corra em direção ao primeiro tapete e pare nele para estar seguro. Depois de chutar a bola, corra o mais rápido que puder em direção à primeira base. Concentre-se apenas em correr em direção ao tapete da primeira base e não em olhar para a bola, pois pode distrair-se. Quando chegar ao tapete, toque-o com pelo menos um dos pés para estar seguro. Quando estiveres no tapete, a pessoa seguinte da tua equipa chuta a bola para continuar o jogo.
    • Se alguém apanhar a bola ou lhe tocar com a bola antes de tocar na base, está fora e tem de voltar ao alinhamento.
    • Tem cuidado para não correres para além do tapete, pois podes ser eliminado mesmo que não toques nele.
    • Não mergulhe ou deslize para os tapetes, pois pode magoar-se.
  3. Passo 3 Avançar para a base seguinte quando a bola for't near it.3Avance para a base seguinte quando a bola não estiver perto dela. Ao contrário do kickball, não é necessário correr para a base seguinte quando o jogador seguinte chuta a bola e mais de um jogador pode estar na mesma base de cada vez. Espera até que a bola seja chutada para longe da base a que tens de chegar antes de começares a correr. Quando sair do tapete, tem de correr para a base seguinte e não pode regressar à base que acabou de deixar.
    • Se ainda estiveres numa base quando fores o próximo a entrar no alinhamento da tua equipa, estás automaticamente eliminado e tens de voltar para a tua equipa. Não podes chutar, apesar de seres o próximo na formação.
    • Tente correr para a base seguinte com outro jogador da sua equipa, uma vez que é mais difícil para a equipa defensiva eliminar todos ao mesmo tempo.
  4. Passo 4 Marque uma corrida voltando à base inicial.4Marque uma corrida voltando à base. Tente correr à volta de todas as bases no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para regressar a casa. Quando tocar na base, a sua equipa marca 1 corrida. Depois de marcares, volta à tua ordem de alinhamento para poderes chutar novamente quando for a tua vez.
    • Se quiser tornar o jogo mais difícil, peça aos jogadores para darem duas voltas às bases antes de marcarem uma corrida. Faça com que os jogadores que estão na sua segunda volta às bases levem uma bandeira ou um pano para que não haja confusão sobre quem está a marcar.
  5. Passo 5 Regresse à sua equipa's lineup if you get tagged out.5Volte para o alinhamento da sua equipa se for eliminado. Enquanto estiver a correr entre as bases, a equipa defensiva tentará eliminá-lo atirando-lhe a bola ou tocando-lhe com ela. Tem sempre em atenção onde está a bola e desvia-te dela se a vires aproximar-se de ti. Tenta sair do caminho ou desviar-te do defensor para evitares ser tocado. Se conseguirem marcar-te, regressa ao alinhamento da tua equipa e marca 1 fora para a tua equipa.
    • O árbitro tem a decisão final sobre se alguém está fora ou seguro. Não discuta a sua decisão.
  6. Passo 6 Mude de lado depois de a sua equipa conseguir 3 eliminações.6Mude de lado depois de a sua equipa conseguir 3 eliminações. Depois de alguém ser eliminado pela terceira vez numa entrada, pare de jogar e mude de lado. A equipa que estava a jogar no ataque passa para a defesa e vice-versa. Se houver pessoas na base quando a equipa consegue o terceiro eliminado, têm de voltar ao alinhamento sem marcar.
    • Se um jogador pontuar quando o terceiro 'out' for marcado, a corrida não conta e o ponto é perdido.

Colocar a bola em campo

  1. Passo 1 Permaneça atrás do lançador até o jogador chutar a bola.1Fique atrás do lançador até o jogador chutar a bola. Espalhe a sua equipa por trás do monte do lançador para obter uma cobertura uniforme do campo. Tenha pelo menos uma pessoa perto da primeira, segunda e terceira bases para que possam estar suficientemente perto para marcar os jogadores. Não se coloque à frente do monte antes de o jogador chutar a bola, pois isso torna o jogo menos justo. Quando todos os jogadores estiverem atrás do lançador, o jogo pode continuar.
    • Não há apanhador no matball, mas os jogadores podem colocar-se numa posição de apanhador depois de o jogador chutar a bola.
    • Pode designar um jogador como lançador para todo o jogo, ou pode alternar entre os membros da equipa em cada entrada para que todos tenham a oportunidade de tentar.
  2. Passo 2 Fazer rolar a bola na direção do lançador se're pitching.2Rola a bola na direção do lançador se estiveres a lançar. Mantenha-se no monte do lançador ou diretamente atrás dele quando estiver a lançar, caso contrário não conta. Faça rolar a bola em linha reta na direção da base, para que não salte. Tente rolar a bola rapidamente para que a pessoa que está a chutar não tenha muito tempo para se preparar. Depois de rolar a bola, mantenha os pés afastados à largura dos ombros e as mãos para cima para estar pronto para jogar defensivamente.
    • Você pode fingir um arremesso se quiser tentar tirar outro corredor da base. Faça os movimentos de arremesso sem soltar a bola para enganar o corredor e conseguir eliminá-lo.
    • Se lançar a bola e ela saltar várias vezes, poderá ter de a lançar novamente.
  3. Passo 3 Tentar apanhar a bola uma vez's been kicked to get the kicker out.3Tente apanhar a bola depois de ter sido pontapeada para eliminar o pontapeador. Depois de um jogador chutar a bola, observe para onde ela vai e tente passar por baixo dela se estiver perto de si. Grite 'Eu apanho!' quando estiver prestes a apanhar a bola para que os outros jogadores defensivos não vão atrás dela. Se apanhares a bola antes de ela tocar no chão, o jogador que a pontapeou é expulso.
    • Depois de apanhar uma bola, verifique se há outros jogadores a correr entre as bases, pois pode eliminá-los na mesma jogada.
  4. Passo 4 Toca nos corredores com a bola para os eliminares.4Toque nos corredores com a bola para os eliminar. Quando um corredor estiver fora da base, passe a bola a um jogador próximo para que ele possa marcar a pessoa que está a correr. Quando um jogador não estiver a tocar na base e estiver perto de si, segure a bola e toque no jogador com ela ou atire-lhe a bola para o eliminar.
    • Não pode ficar diretamente no caminho do corredor quando este tem de chegar à base seguinte.
    • O corredor continua a ser eliminado mesmo que atires a bola e ela salte antes de o atingir.
    • Não atire a bola para a cara de alguém, pois pode magoá-lo.
  5. Passo 5 Devolver a bola ao lançador após o pontapé para continuar o jogo.5Devolver a bola ao lançador após o pontapé para continuar o jogo. Se o jogador que está a chutar estiver seguro numa base ou se o jogador for eliminado, atire a bola de volta para o lançador. Quando o lançador tiver a bola, os jogadores ofensivos não se podem mexer até o jogador seguinte chutar a bola. Espera até que todos os jogadores defensivos estejam atrás do lançador antes de passares a bola para o próximo lançador.
    • Se a equipa ofensiva tiver conseguido o seu terceiro 'out', não é necessário devolver a bola ao lançador, uma vez que mudará imediatamente de lado.
  6. Passo 6 Jogue o jogo durante 7 entradas ou 40 minutos.6Jogar o jogo durante 7 entradas ou 40 minutos. Quando ambas as equipas tiverem a oportunidade de jogar no ataque e na defesa, o turno termina. Continue a alternar entre o ataque e a defesa até jogar cada lado 7 vezes. Se já estiver a jogar há 40 minutos, termine o turno em que está a jogar antes de fazer a contagem final.
    • Podes jogar tantas vezes quantas quiseres, se estiveres a jogar por diversão.

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

Avisos

  • Evite chutar a bola em direção ao teto, pois é um fora automático e pode danificar luzes ou aberturas de ventilação.
  • O Matball não é um desporto de contacto. Não tente esbarrar em ninguém durante o jogo, pois você pode machucar alguém e terá que ficar de fora pelo resto do jogo.

Coisas de que vai precisar

  • 4 tapetes de chão
  • Bola de chutar
  • Fita adesiva ou base de borracha