Como jogar Lacrosse

Autor do artigo:Gabriel Silva

O Lacrosse teve origem num desporto nativo americano. Nessa forma, era uma batalha entre, por vezes, centenas de membros de tribos, e muitas vezes tornava-se violenta. Hoje em dia, o lacrosse é um desporto em rápido crescimento, que deve tanto à delicadeza e aos truques como à força bruta e à violência. Se alguma vez esteve interessado em aprender a jogar, veio ao sítio certo. Continue lendo para mais informações.

Passos

Aprender as habilidades essenciais

  1. Passo 1 Pegar num pau.
    Ponha as mãos num pau. Se você está apenas aprendendo a jogar, vá até a loja de artigos esportivos local, e você pode encontrar um taco básico por cerca de 30 dólares. Se conheceres alguém que tenha um taco velho e que não se importe de te emprestar o dele, melhor ainda. Compreenda que os jogos masculinos e femininos diferem significativamente, o que significa que o taco masculino é muito diferente do feminino.
    • Existem dois componentes principais de um taco:
      • A cabeça. Esta é a peça (normalmente de plástico) no topo do stick com a qual a bola é controlada.
      • O eixo. Tradicionalmente feito de madeira, o cabo é atualmente feito de ligas metálicas fortes e tem pesos e resistência variáveis.
  2. Passo 2 Segurar o stick corretamente.
    Segurar o stick de forma correcta. Se a sua mão dominante for a direita, coloque a mão esquerda a cerca de 3 ou 5 cm da parte inferior do cabo e a mão direita mais perto do topo, a cerca de 10 cm da parte inferior da cabeça. Troque as mãos se a sua mão dominante for a esquerda.
  3. Aprender a fazer o 'cradle'. O 'cradling' é o equivalente do lacrosse ao drible no basquetebol. Normalmente, o jogador faz o 'cradle' quando corre com a bola, para que o adversário não consiga tirar a bola do seu stick. Basicamente, o 'cradling' consiste em usar um movimento de ondulação com o pulso para balançar a bola para a frente e para trás enquanto corre.
    1. Aprende-se melhor em frente a um espelho. Coloque a bola no bolso da cabeça, de modo a que a bola fique na malha, segurando a sua mão dominante alguns centímetros abaixo da cabeça. Segure o stick ao longo do corpo de forma confortável.
    2. Comece com a cabeça virada para o espelho para poder ver a bola. Agora, coloque a cabeça ao longo do rosto enquanto enrola o pulso dominante na direção do corpo.
    3. Quando o seu pulso dominante estiver enrolado o mais possível para dentro, comece a puxar o pulso para fora e o braço de volta para a posição inicial.
    4. Se conseguires manter a bola na caçapa enquanto completas este movimento, estás a fazer o craddle com sucesso. Continue a praticar até apanhar o jeito. Se precisar de ajuda (não se preocupe, é difícil), tente ver alguns vídeos de pessoas a jogar lacrosse.
  4. Passo 4 Aprender a passar.
    Aprenda a passar. O passe é fundamental no Lacrosse. É utilizado para mover a bola para cima do campo, apanhar o adversário fora de posição enquanto bate num colega de equipa para uma assistência, ou simplesmente para se livrar da pressão. Para passar a bola:
    1. Baixa a tua mão dominante até um pouco acima do centro do eixo. Mantenha a sua mão não dominante perto da parte inferior do eixo.
    2. Traga a haste do taco para trás, rodando os ombros para o seu lado dominante. Não o deixes enganchar no pescoço.
    3. Mantendo a cabeça perto da orelha, e utilizando um movimento reto, mova o pulso da sua mão superior enquanto puxa a mão inferior na sua direção.
    4. Certifica-te de que segues o movimento até ao fim. Um movimento correto fará com que a parte superior do eixo se mova diretamente sobre a parte inferior do eixo numa linha reta.
    • Nota: eventualmente, aprende como o seu stick lança e pode ajustar a forma como lança para ser mais preciso.
    • Nota: a melhor coisa que pode fazer para ajudar a melhorar as suas capacidades é aproximar-se de uma parede de tijolo e jogar 'wall ball'. Neste caso, coloca-se a alguns metros da parede e atira a bola contra ela. A bola salta para trás e pode praticar a sua captura.
  5. Passo 5 Aprender a apanhar.
    Aprenda a apanhar. Isto tem tudo a ver com a coordenação mão-olho. Com a mão dominante junto à parte inferior da cabeça (para os destros, a mão direita está em cima e a esquerda em baixo; para os esquerdinos, a mão esquerda está em cima e a direita em baixo), observe a bola a viajar pelo ar e a entrar no seu bolso. Certifique-se de que não está a embalar a bola quando esta entra no seu stick. Em vez de ficar em cima do taco, basta soltar a mão de cima; à medida que a bola entra no taco, deixa que o impulso da bola empurre o taco um pouco para trás. Mais uma vez, a bola de parede vai ajudar muito.
  6. Pratique as suas bolas de terra. Saiba que os jogos se ganham e se perdem com bolas rasteiras. Ao aproximar-se da bola, dê um passo em direção a ela usando o pé adequado: se o stick estiver na mão direita, posicione o pé direito perto da bola, e vice-versa. Afunde as ancas e coloque a cabeça do stick paralela ao solo. A parte de trás do stick também deve ficar baixa. Passa e traz a cabeça para a tua cara. Procure imediatamente a saída para um colega de equipa.
  7. Passo 7 Aprender a rematar.
    Aprender a rematar. É necessário rematar o baixo para marcar golos. Mova a sua mão dominante para baixo um pouco mais do que faria para passar. Efectue o mesmo movimento básico do passe, mas desta vez com mais força. Há muitos tipos diferentes de chutes no lacrosse - 3/4, lateral, por baixo -, mas, por enquanto, concentre-se nos chutes por cima.
    • Tente direcionar os remates para os cantos da baliza. O guarda-redes tem mais dificuldade em defender-se de remates que não sejam direccionados para ele, por isso, aponte para o canto superior direito, superior esquerdo, inferior direito e inferior esquerdo. Tente também rematar contra a anca do lado fraco do guarda-redes. Por isso, se o guarda-redes for destro, dispare contra a anca esquerda. Rematar contra a anca do lado fraco do guarda-redes dificulta-lhe a tarefa de parar a bola, principalmente porque é necessária muita velocidade e reflexos rápidos para o guarda-redes estender os braços com o stick para o lado oposto do corpo, quer mova o stick para cima ou para baixo.
    • Experimente os remates com ressalto. Os remates com ressalto são aqueles em que a bola bate no chão antes de chegar à baliza. Os remates com ressalto são difíceis de defender para o guarda-redes, por isso, utilize-os.
  8. Passo 8 Aprender a passar, apanhar, embalar e rematar com as duas mãos.
    Aprender a passar, apanhar, embalar e rematar com as duas mãos. Nada impressiona mais um treinador do que ser ambidestro! Aprender a utilizar as duas mãos requer paciência, porque não acontece de um dia para o outro. Utilizar a mão livre nos jogos melhorará seriamente o seu jogo.
    • Uma boa forma de aprender as suas capacidades de mão livre é observar o que a sua mão dominante está a fazer. Espelhe a forma como está a passar. Faça os mesmos movimentos.
    • Depois de fazer isto, passe uma semana a praticar utilizando apenas a sua mão não dominante. Durante os treinos de linha, 6v6, fast break, qualquer coisa. Utiliza apenas a tua mão não dominante. Isto será muito frustrante, mas continua a fazê-lo.
  9. Passo 9 Aprende a defender.
    Aprende a defender. Não há uma única forma de defender, mas o seu objetivo na defesa é recuperar a bola sem que a outra equipa marque. Pode fazê-lo verificando, mantendo o stick levantado e interceptando passes
    1. Rapazes a controlar
      1. Controlo de remate: bater legalmente no stick da outra pessoa com o seu, fazendo com que a bola saia.
      2. Controlo corporal: atingir legalmente a outra pessoa com o seu próprio corpo, provocando a saída da bola.
    2. Verificação das raparigas
      1. Modificado - um 'toque' rápido (bater e largar) na cabeça do stick de outra rapariga. Só se pode fazer isto quando a cabeça da rapariga está abaixo do ombro
      2. Full (Varsity)- um 'toque' (bater e largar) na cabeça do stick de outra rapariga. Pode ser verificado em qualquer altura em que o stick da rapariga não esteja na sua 'bolha' (à volta da sua cabeça).
    • Intercetar um passe. Antecipar o destino de um passe e apanhá-lo em pleno ar ou batê-lo no chão.
  10. Passo 10 Aprender a ler o campo e saber quando sair da bola.
    Aprender a ler o campo e saber quando sair da bola. À medida que for participando em mais jogos de lacrosse, é importante observar os membros mais experientes da equipa a movimentarem-se sem a bola. Mesmo os jogadores que não têm a bola desempenham um papel muito importante numa posse de bola. É preciso saber quando cortar, criar espaço para passar e rematar e afastar os defesas da pessoa que tem a bola. Devem também aprender como e quando devem marcar os seus colegas de equipa.
  • A cabeça. É a peça (geralmente de plástico) no topo do stick com que se controla a bola.
  • O cabo. Tradicionalmente feito de madeira, o cabo é atualmente feito de ligas metálicas fortes e tem pesos e resistência variáveis.
  1. Poke-checking: bater legalmente no stick da outra pessoa com o seu próprio stick, fazendo com que a bola saia.
  2. Body-checking: bater legalmente no stick da outra pessoa com o seu próprio corpo, provocando a saída da bola.
  1. Modificado - um 'toque' rápido (bater e largar) na cabeça do stick de outra rapariga. Só se pode fazer isto quando a cabeça da rapariga está abaixo do ombro
  2. Full (Varsity)- um 'toque' (bater e largar) na cabeça do stick de outra rapariga. Pode ser verificado em qualquer altura em que o stick da rapariga não esteja na sua 'bolha' (à volta da sua cabeça).

Conhecer as regras do jogo

  1. Passo 1 Compreender que os homens's and women's game is significantly different.
    Compreender que o jogo dos homens e o das mulheres são significativamente diferentes. Embora os conceitos básicos sejam os mesmos, o lacrosse feminino difere bastante do lacrosse masculino. Este artigo centrar-se-á principalmente nas regras do jogo masculino.
  2. Passo 2 Compreender o objetivo do jogo.
    Compreender o objetivo do jogo. O objetivo do lacrosse é marcar mais pontos do que os seus adversários no final de quatro quartos, que duram 15 minutos cada. Marca-se um ponto lançando a bola para além da linha de golo da baliza do adversário.
  3. Passo 3 Conhecer as posições do lacrosse.
    Conhecer as posições do lacrosse. 10 jogadores de lacrosse entram em campo para um jogo: 3 atacantes, 3 médios, 3 defesas e 1 guarda-redes. Cada um deles tem funções diferentes:
    • Homens de ataque: normalmente ficam na metade do campo do adversário e são responsáveis por criar avanços rápidos, movimentar a bola na metade do campo do adversário e marcar golos.
    • Médios: deslocam-se ao longo do campo, ajudam a atacar e a defender e são responsáveis pelo confronto direto.
    • Defesas: normalmente ficam no seu meio campo e impedem os jogadores adversários de atacar. Os defesas têm normalmente, mas nem sempre, paus mais compridos do que os outros jogadores.
    • Guarda-redes: defende a baliza da sua equipa, tentando impedir a outra equipa de marcar. Tem uma cabeça maior do que o normal no seu stick para defender a sua baliza.
  4. Passo 4 Depois de cada golo, e no início de cada quarto, comece com um confronto direto.
    Depois de cada golo, e no início de cada quarto, comece com um faceoff. Um faceoff no lacrosse é semelhante a um faceoff no hóquei, exceto que os dois jogadores de lacrosse ficam de mãos e joelhos e posicionam os seus sticks paralelamente um ao outro. Em seguida, disputam a bola quando o árbitro apita.
  5. Passo 5 Conhecer o jogo básico.
    Conhecer a jogada básica. Depois de ganhar o faceoff, a equipa com a bola passa a bola até estar suficientemente perto da baliza adversária para rematar. Entretanto, os defesas tentam impedir a equipa atacante de marcar. Um remate que passe pelo guarda-redes e entre na baliza conta como um ponto. Quando um golo é marcado, a bola é levada de volta para o meio-campo, onde se realiza novamente um confronto direto.
  6. Passo 6 Os jogadores ofensivos não podem entrar na área da prega à volta do adversário's goal.
    Os jogadores ofensivos não podem entrar na área da prega à volta da baliza do adversário. A prega é um círculo grande que está claramente marcado. Se um jogador ofensivo entrar ilegalmente na dobra da baliza, a posse de bola é perdida para a equipa adversária.
    • Não existe um período mínimo de tempo durante o qual uma equipa tem de ter a posse da bola antes de marcar. Os golos podem acontecer e acontecem rapidamente.
    • Não é necessário um número mínimo de passes para que um jogador possa rematar. Teoricamente, um jogador pode percorrer o campo sozinho sem nunca passar a bola e, mesmo assim, marcar um golo.
  7. Passo 7 Compreender as regras associadas ao tempo de jogo.
    Compreender as regras associadas ao tempo. Existem três regras associadas à temporização, e ambas envolvem a promoção da bola para a frente.
    1. Depois de o guarda-redes ganhar a posse da bola, deve passá-la ou movê-la para fora da fenda no espaço de 4 segundos. Se não o fizer, a bola é transferida para a outra equipa.
    2. Quando a defesa ganha o controlo da bola na sua metade defensiva, tem 20 segundos para passar ou correr com a bola para o meio-campo.
    3. Depois de passarem a bola para lá do meio-campo, têm 10 segundos para colocar a bola na área de ataque, que está claramente marcada como uma caixa grande.
  8. Passo 8 Compreender outras regras de jogo únicas.
    Compreender outras regras de jogo únicas. Ambas envolvem a posse de bola:
    1. Se um jogador rematar e a bola sair dos limites, a equipa com um jogador mais próximo da linha final ganha a posse da bola. Neste caso, o stick de um jogador conta como uma extensão do seu corpo.
    2. Nos últimos dois minutos do jogo, a equipa que lidera deve jogar exclusivamente dentro da sua área de ataque. Se não o fizer, considera-se atraso de jogo e, nesse caso, a equipa perde a posse de bola.
  9. Passo 9 Compreender a posse de bola e os foras-de-jogo.
    Compreender a posse de bola e os foras de jogo. Quando o faceoff está a ser disputado, os atacantes de uma equipa têm de estar na linha de restrição ofensiva e os defensores de uma equipa têm de estar atrás da linha de restrição defensiva. Quando a posse de bola é obtida por qualquer uma das equipas, tanto os homens do ataque como os da defesa podem deslocar-se para o meio-campo, mas ambas as equipas têm de ter três jogadores acima do meio-campo e quatro defesas atrás do meio-campo.
    • Fora de jogo. O fora de jogo defensivo ocorre quando há menos de quatro jogadores de uma equipa atrás da sua linha de meio-campo. O fora de jogo ofensivo ocorre quando há menos de três jogadores de uma equipa acima da sua linha de meio-campo.
      • Os defesas podem passar o meio-campo e os atacantes podem deslocar-se para trás, desde que outro jogador fique atrás ou à frente do meio-campo em seu lugar. Isto permite a possibilidade de um defesa transportar a bola para além do meio-campo, por exemplo, se um médio ficar atrás para atuar como 'defensor'.
  10. Passo 10 Avaliar as penalizações.
    Avalie os penalties. As penalidades normalmente mandam os jogadores para uma área designada chamada 'caixa de penalidades', onde não podem jogar e têm de ficar sentados durante um período de tempo. Existem dois tipos de faltas no lacrosse:
    • Faltas pessoais. Estas incluem cortes, tropeções, controlos cruzados ilegais e controlos por trás. Um jogador é normalmente penalizado com 1 minuto, embora as penalizações possam ser aumentadas para 2 ou 3 minutos ou mesmo expulsão em caso de faltas graves.
    • Faltas técnicas. Normalmente não resultam em penalizações, mas sim numa perda de posse de bola. Incluem foras de jogo, violações de dobras, empurrões por trás, dedadas e afastamentos.
  • Os defesas podem passar o meio-campo e os atacantes podem deslocar-se para trás deste, desde que outro jogador fique atrás ou à frente do meio-campo no seu lugar. Isto permite a possibilidade de um defesa levar a bola para além do meio-campo, por exemplo, se um médio ficar atrás para atuar como 'defensor'.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Que tipo de proteção se usa no jogo de lacrosse?
    Há muitas protecções que devem ser usadas no jogo de rapazes. Estas incluem o capacete, as luvas, as cotoveleiras e as protecções para o peito.
  • Questão
    Posso começar a jogar lacrosse no liceu ou é demasiado tarde?
    Sim, não é demasiado tarde.
  • Pergunta
    Porque é que é necessário usar uma proteção bucal?
    O uso de um bocal protege o maxilar, a boca e os dentes se for atingido na cara por uma bola, um stick ou um jogador.

Vídeo

Dicas

  • Mantém a cabeça levantada, tem cuidado com os homens que se aproximam e que te vão cortar ou atingir.
  • A bola de homem é quando a bola está no chão e dois jogadores de uma equipa se encontram com um jogador da equipa adversária. O jogador de uma equipa grita 'homem' porque é o que está mais perto do homem. O jogador com o homem tenta manter o ataque afastado da bola, para que o outro jogador possa chegar a ela e eliminá-la do seu território.
  • Treinar muito e jogar muito. Os jogos raramente são ganhos apenas pela habilidade. A força de vontade vence a habilidade em qualquer altura. É preciso ter fome de vitória e estar determinado a vencer de uma forma segura e boa.

Avisos

  • O Lacrosse é um desporto de contacto que envolve pessoas com bastões de metal a atirarem bolas de borracha densas umas às outras. Use sempre equipamento de proteção e jogue com segurança.
  • Se não quiser correr esses riscos, não jogue lacrosse. E, se quiser praticar um desporto de contacto, tome as medidas adequadas.
  • Nunca se esqueça de usar um protetor. Uma cinta sem copa não é suficiente, porque se for atingido onde dói, ficará gravemente ferido. Um copo solto permite que o próprio copo bata contra os testículos, causando dor e possíveis lesões. Pode usar calções de compressão por cima da cinta de ligas e depois os calções de lacross soltos por cima.

Material necessário

  • Bastão de lacrosse
  • Bola
  • Chuteiras
  • Capacete
  • Almofadas de proteção, incluindo uma boquilha e, se fores um rapaz, uma correia de proteção.
  • Um treinador (é possível ter aulas com um treinador. Se quiser praticar lacrosse como passatempo, não é essencial ter um treinador profissional. Por vezes, um colega jogador de lacrosse pode ser tudo o que precisa, a menos que queira levar o desporto mais longe e jogar em competição)
  • Uma equipa (depois de ter aprendido as bases; por vezes, existem equipas locais na sua área, por isso, verifique se tem vontade de se juntar a uma equipa)
  • Luvas
  • Um campo marcado ou um espaço aberto para praticar, de preferência um campo utilizado especificamente para o lacrosse e com balizas.