Como jogar futebol de salão

Autor do artigo:Gabriel Silva

O futebol de salão pode ser um esporte divertido e fisicamente rigoroso. Embora compartilhe o conceito básico do futebol de campo, há muitas diferenças, inclusive o tamanho do campo, certas regras e técnicas de jogo. Este tutorial lhe mostrará como jogar e melhorar no futebol de salão.

Etapas

Aprendendo as regras do futebol de salão

  1. Etapa 1 Entenda o objetivo do jogo.
    Entenda o objetivo do jogo. O futebol é um jogo relativamente simples, pois o objetivo é simplesmente colocar a bola na área de gol do time adversário. Colocar a bola na área de gol marca um ponto para a equipe e é conhecido como gol.
    • Há dois times em um jogo de futebol e eles se enfrentam em um campo, com as caixas de gol colocadas em extremidades opostas do campo. Portanto, os jogadores devem competir para obter a posse da bola no território do time oposto e, por fim, chutá-la no gol para marcar um ponto.
    • Um jogo típico envolve um time driblando (correndo com a bola nos pés) a bola pelo campo e passando-a entre si para aproximá-la o suficiente para que um jogador chute a gol. A equipe oposta também tenta tomar a posse da bola, de modo que, muitas vezes, a bola se move pelos dois lados do campo.
  2. Etapa 2 Conheça as regras principais.
    Conheça as regras principais. Talvez a regra mais importante do futebol seja que os jogadores (com exceção do goleiro) não podem tocar a bola com as mãos ou os braços enquanto a bola estiver em jogo.
    • Os jogadores também não podem atacar, empurrar, bater ou de outra forma machucar ou sabotar intencionalmente seus adversários.
    • Se a bola sair do campo, a equipe que fez com que a bola saísse perde a posse e a outra equipe tem permissão para chutar ou arremessar a bola de volta ao jogo. No entanto, o futebol de salão é diferente nesse aspecto, pois, dependendo do local, muitas vezes é impossível que a bola saia do campo, pois ela simplesmente ricocheteia nas paredes.
  3. Etapa 3 Conheça as diferentes posições.
    Conheça as diferentes posições. Cada time de futebol é dividido, grosso modo, em defesa e ataque, com diferentes jogadores tendo objetivos específicos, como chutar a bola ou defender. No futebol de salão, há menos diferenciação entre os jogadores, portanto, embora sejam designados para as seguintes posições, eles têm mais flexibilidade e se movimentam pelo campo com mais liberdade do que no futebol de campo.
    • Duas pessoas são designadas para a posição de defesa e ajudam o goleiro a impedir que a equipe adversária marque um gol.
    • Dois outros jogadores começam ficando alguns metros à frente dos defensores e são conhecidos como atacantes. Eles estão na ofensiva, ou seja, trabalham para jogar a bola no lado oposto do campo para marcar um gol.
    • Uma pessoa joga como meio-campista e começa bem na frente e no centro do lado do campo de sua equipe. Essa pessoa joga tanto no ataque quanto na defesa, conforme necessário.
    • As mesmas regras se aplicam a cada jogador, independentemente de sua posição, com a única exceção sendo o goleiro (também conhecido como goalie). O goleiro é a última linha de defesa contra a equipe adversária e pode usar as mãos para pegar ou impedir que a bola entre na área do gol.
  4. Etapa 4 Entenda como um jogo começa e termina.
    Entenda como um jogo começa e termina. Um jogo de futebol começa com um pontapé inicial e termina após um determinado período de tempo, com o time que tiver mais gols ao final designado como vencedor. Uma partida de futebol profissional tem 90 minutos de duração, mas o tempo pode variar dependendo do tipo, se um dos times marcou ou não, e assim por diante.
    • O pontapé inicial é quando as duas equipes se posicionam em suas metades do campo, com a bola no centro do campo e dois jogadores de cada lado. Quando o árbitro dá início ao jogo, os dois jogadores tentam tomar posse da bola primeiro. Um kickoff inicia o jogo e também o reinicia após um gol ter sido marcado.
  5. Etapa 5 Entenda a função do árbitro.
    Entenda a função do árbitro. O árbitro é responsável por supervisionar o jogo e garantir que os jogadores cumpram as regras. O árbitro também sinaliza o início e o fim do jogo e dá a decisão final sobre quem vence.
    • Os árbitros podem dar cartões diferentes quando alguém infringe as regras do jogo, o que é conhecido como 'falta'. Quando o árbitro vê um jogador cometendo uma falta (empurrando outro jogador, por exemplo), ele pode dar ao jogador um cartão amarelo, que indica uma advertência.
    • Se um jogador receber dois cartões amarelos, ele será expulso do jogo e a equipe deverá continuar jogando sem um jogador substituto. Se o árbitro decidir que um jogador cometeu várias faltas ou uma que indique falta de espírito esportivo, ele pode dar ao jogador um cartão vermelho, que o expulsa automaticamente do jogo.

Diferenciação das regras de futebol de salão e de campo

  1. Etapa 1 Conheça as diferentes posições.
    Conheça as diferentes posições. O futebol de salão e o de campo variam em alguns aspectos cruciais (principalmente devido ao tamanho menor do campo no futebol de salão), incluindo as diferentes posições em que os jogadores podem estar. No futebol de salão, há apenas 6 jogadores, incluindo o goleiro, em cada equipe.
    • Os jogadores que normalmente seriam considerados defensores ou atacantes têm mais flexibilidade em suas funções e podem desempenhar funções tanto ofensivas quanto defensivas. Basicamente, todos os jogadores (inclusive o goleiro) têm mais liberdade para se movimentar na arena e são menos limitados a uma função específica no jogo.
  2. Etapa 2 Aprenda as regras específicas do futebol de salão.
    Aprenda as regras específicas do futebol de salão. Como o futebol de salão é jogado em uma área menor e fechada, há certas regras que diferem do futebol de campo. Muitas dessas regras são semelhantes às de outros esportes de arena.
    • Os jogadores podem ser substituídos em qualquer momento do jogo.
    • Por exemplo, no futebol de salão, o jogo continua sem nenhuma penalidade ou interrupção se a bola atingir as paredes que cercam o campo. O jogo simplesmente continua com cada jogador correndo para tomar posse da bola. Essa prática é conhecida como 'jogar fora das paredes'.
    • Somente se a bola passar por cima das paredes e sair completamente do campo é que há uma paralisação e a equipe que não derrubou a bola tem permissão para arremessá-la ou chutá-la de volta (como no futebol de campo). Entretanto, algumas arenas cobertas têm paredes que cercam completamente a área e, nesse caso, é impossível que a bola saia dos limites.
  3. Etapa 3 Saiba quais regras são iguais às do futebol de campo.
    Saiba quais regras são as mesmas do futebol de campo. Embora existam muitas diferenças entre o futebol de salão e o de campo, o objetivo geral e os métodos de jogo são mais semelhantes do que diferentes. Portanto, conhecer as semelhanças o ajudará a aprender a mecânica do futebol de salão mais rapidamente.
    • Por exemplo, as regras padrão de não contato se aplicam ao futebol de salão. Não se pode bater, chutar intencionalmente ou obstruir fisicamente outro jogador durante o jogo.
    • O método para marcar um gol também é o mesmo. Para marcar um gol, o jogador deve chutar a bola na área de gol do time adversário, passando por cima da linha do gol, entre as traves e por baixo do travessão.
    • Se o árbitro marcar uma falta por infringir uma regra (como usar as mãos), aplica-se a mesma regra de um tiro livre por parte da equipe adversária.
  4. Etapa 4 Decida a duração da partida.
    Decida a duração da partida. Os jogos profissionais de futebol de salão são disputados por sessenta minutos de cada vez, em intervalos de um quarto, com três minutos de descanso entre cada quarto e um intervalo de quinze minutos no intervalo. No entanto, em jogos casuais e ligas não profissionais, a quantidade de tempo de jogo e os intervalos são diferentes, portanto, informe-se com antecedência ou, se estiver criando seu próprio jogo com amigos, decida com antecedência como dividir o tempo de jogo.
    • Se um jogo de futebol de salão profissional estiver empatado, pode haver dois tempos extras de quinze minutos de jogo com o acordo de que a equipe que marcar um gol primeiro vence o jogo.

Adaptação para jogar em ambientes fechados

  1. Etapa 1 Obtenha o equipamento certo.
    Obtenha o equipamento certo. Assim como no futebol de campo, você precisará de um par de caneleiras, meias longas e tênis. Entretanto, em vez de chuteiras de futebol de campo, você precisará de um par de chuteiras de futebol de salão, que se diferenciam por terem solas planas.
    • Tênis leves ou tênis de corrida também podem funcionar, mas você não terá a mesma velocidade e facilidade de movimento.
  2. Etapa 2 Pratique jogar com a bola dentro de casa.
    Pratique jogar com a bola em ambientes fechados. Se você é um jogador de futebol de campo que está se adaptando a jogar em ambientes fechados, passe algum tempo se acostumando a fazer malabarismos com a bola em ambientes fechados. Quer esteja jogando em astroturf ou em uma superfície dura e lisa, a bola terá muito menos tração e você provavelmente terá de mover os pés mais rapidamente para controlar a bola pelo campo.
  3. Etapa 3 Jogue rápido.
    Jogue rápido. O futebol de salão tem um ritmo mais acelerado do que o futebol de campo, o que o manterá em forma e também aprimorará suas habilidades de jogo, mas será preciso se acostumar com o ritmo acelerado.
    • Concentre-se em fazer passes rápidos e movimentos pequenos e controlados com os pés até que jogar mais rápido se torne natural.
    • Seja mais comunicativo verbalmente. Como o jogo é muito rápido e você está em um espaço fechado, espere conversar mais com seus colegas de equipe. Muitas vezes, você pode dar um passe e se encontrar em uma ótima posição para receber a bola novamente. Nesses momentos, é melhor gritar 'passe' ou informar aos seus colegas de equipe onde você está posicionado.

Como se tornar um ótimo jogador em ambientes internos

  1. Etapa 1 Pratique o chute com precisão.
    Pratique o chute com precisão. Nas arenas de futebol de salão, os gols geralmente são embutidos nas paredes e também são menores. Por isso, é importante chutar com a maior precisão possível.
    • Pratique o chute sozinho ou com um amigo. Tente chutes diferentes, como sempre mirar logo abaixo da trave (exigindo que o goleiro pule para bloquear o chute).
  2. Etapa 2 Utilize as paredes a seu favor.
    Utilize as paredes a seu favor. Talvez a maior diferença entre o futebol de salão e o de campo seja o fato de você poder jogar fora da parede. Os jogadores profissionais de futebol de salão usarão as paredes a seu favor, chutando a bola contra a parede para passar por um adversário que esteja avançando.
    • Pratique chutar a bola intencionalmente contra a parede para passá-la para alguém ou para passar pelo time oposto. No entanto, seja paciente consigo mesmo, pois essa é uma habilidade muito complexa que exigirá muita prática para ser desenvolvida ao longo do tempo.
  3. Etapa 3 Fique em forma.
    Fique em forma. O futebol de salão é muito mais desafiador fisicamente do que o de campo, pois as jogadas são mais rápidas e cada jogador é envolvido mais ou menos constantemente durante todo o jogo.
    • Correr (incluindo sprints), levantar pesos e fazer outros exercícios que desenvolvam os músculos e também aumentem a velocidade o ajudarão a melhorar como jogador de futebol de salão.
  4. Etapa 4 Aprenda pequenas jogadas para enganar a equipe adversária.
    Aprenda pequenos movimentos para enganar a equipe adversária. Os pequenos movimentos são vitais no futebol de salão, pois você quer estar sempre em vantagem ao enganar o outro time. Ter um conjunto de truques na manga o tornará um jogador de futebol melhor e dará uma vantagem ao seu time.
    • Por exemplo, ao chutar a bola, tente fazer um chute com o dedo do pé. Como a distância não é um fator tão importante no chute, chutar a bola com os dedos dos pés fará com que a bola salte repentinamente para cima, o que pode enganar o goleiro para que ele não a bloqueie a tempo.
    • Em vez de passar a bola diretamente para o local onde o jogador da equipe está, passe a bola para o espaço onde é mais provável que o jogador tenha a posse da bola. O jogador conseguirá ver o percurso da bola e provavelmente chegará a tempo de tomar a posse antes que a equipe adversária possa roubar a bola.
    • Outra habilidade excelente é o Drag Back. Para fazer um Drag Back, role a bola para trás sob seu pé (em vez de driblá-la para frente) e aproxime-a de você. Ao fazer isso, você estará protegendo a posse de bola e também dando a si mesmo mais oportunidades de mover a bola em uma direção diferente ou de fazer um passe rápido.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Isso é diferente do futebol na grama?
    O futebol de salão é um pouco diferente do futebol comum - o futebol de salão tem paredes na parte externa do campo e, às vezes, as redes e os campos são menores. Você pode rebater a bola nas paredes para contornar um defensor. Além disso, quase todos os campos de futebol de salão têm grama artificial, mas apenas alguns campos externos têm grama artificial.
  • Pergunta
    É possível jogar sem os calçados e equipamentos certos e sem um time?
    Você deve ter o equipamento certo se quiser jogar futebol. Chuteiras e uma bola para praticar devem ser tudo de que você precisa se estiver apenas começando. Procure equipes locais em que possa jogar.
  • Pergunta
    Por que o futebol é jogado com 11 pessoas?
    Porque 11 é a quantidade perfeita de pessoas em um campo médio. Se não houvesse um número suficiente de jogadores, seria difícil distribuir o campo e os jogadores se cansariam rapidamente. Se houvesse muitos jogadores, o campo ficaria lotado e seria difícil jogar nele.

Dicas

O que você precisará

  • Caneleiras
  • Um time
  • Camisetas (para distinguir as equipes)
  • Calçados adequados
  • Uma bola