Como jogar críquete indoor

Autor do artigo:Gabriel Silva

O críquete indoor é uma variante empolgante do jogo clássico de críquete. Com duração de apenas 90 minutos, é uma excelente maneira de os jogadores de críquete mais jovens entrarem no esporte. Até mesmo jogadores de críquete experientes podem jogar críquete indoor para praticar quando está muito frio para sair ou apenas como um novo desafio. Leia este artigo e experimente o críquete indoor!

Etapas

Críquete indoor internacional

  1. Etapa 1 Prepare a arena de jogo.
    Prepare a arena de jogo. Qualquer pavilhão esportivo multiuso com espaço suficiente pode ser usado para isso. O ideal é que uma quadra de críquete coberta tenha 30 metros × 12 metros. Uma rede apertada, com cerca de 4,5 metros de altura, deve cercar completamente a arena de jogo, a alguns metros de cada lado e da extremidade do campo. O campo é a faixa central entre os wickets e deve ter 22 jardas (20,12 m) de comprimento, exatamente como no críquete convencional. Observe que a prega dos não atacantes (ou prega de corrida) fica a apenas 11 metros da prega do atacante. Isso basicamente significa que o batedor só precisa correr até a metade do campo para correr. Todas as outras dobras estão na posição normal.
  2. Etapa 2 Certifique-se de que você tem todo o equipamento.
    Certifique-se de que você tem todo o equipamento.
    • No críquete convencional, os tocos são fincados no chão. Como isso não é possível dentro de casa, você precisa colocar um conjunto de tacos de plástico com mola em cada extremidade do campo. Esses tocos voltarão imediatamente à posição de pé quando forem derrubados.
    • Para o boliche, é usada uma bola de críquete modificada, com um centro mais macio. Ao contrário da bola vermelha ou branca usada no formato tradicional, uma bola amarela deve ser usada no críquete indoor para que seja claramente visível em ambientes internos contra fundos variados. Para uma partida amadora, pode-se usar apenas uma bola de tênis.
    • Para rebater, são aceitáveis os tacos de críquete tradicionais ao ar livre e os tacos de críquete indoor especializados, que são mais leves. As luvas também podem ser de algodão leve, sem acolchoamento protetor na parte externa. Os uniformes da equipe e equipamentos de proteção adicionais (como cotoveleiras) também podem ser usados.
  3. Etapa 3 Forme as equipes.
    Forme as equipes. As duas equipes de críquete indoor geralmente são formadas por 8 jogadores cada. Todos podem jogar 2 overs e bater em parceria por 4 overs. Portanto, haverá 16 overs em um turno. Se você quiser um jogo mais rápido ou tiver menos jogadores, cada equipe pode ser reduzida a 6 jogadores e cada turno durará 12 overs em vez de 16. Se houver 8 jogadores em cada equipe, a bola será lançada 8 vezes em um over. Em partidas de seis jogadores, é seguida a regra usual de 6 bolas por over.
  4. Etapa 4 Inicie a pontuação.
    Comece a marcar. Assim como no críquete ao ar livre, uma equipe baterá primeiro e a outra equipe entrará em campo. No segundo turno, os papéis serão invertidos. Se o seu time estiver batendo primeiro, o objetivo é marcar o maior número possível de corridas. No críquete indoor, há duas maneiras de marcar: corridas físicas e corridas de bônus. Para corridas físicas, ambos os batedores devem completar uma corrida de uma prega para a outra, ou seja, da prega do atacante para a prega do não atacante (ou vice-versa). Como mencionado anteriormente, o batedor só precisa correr até a metade do campo e não por todo o comprimento. As corridas de bônus podem ser marcadas quando a bola atinge uma rede e variam, dependendo da parte da rede atingida.
    • Atingir a bola na Zona A (a rede frontal, ou seja, a rede atrás do wicket keeper) não lhe renderá nenhuma corrida de bônus.
    • Se a bola atingir a rede na Zona B (redes laterais entre a extremidade do atacante e a metade do campo), você receberá 1 corrida de bônus.
    • Se a bola atingir a rede na Zona C (redes laterais entre a extremidade do lançador e a metade do campo), você ganha 2 corridas de bônus.
    • Ao acertar a bola na Zona D (a rede de fundo, ou seja, a rede atrás do lançador), você poderá marcar 4 ou 6 corridas de bônus, dependendo de como a bola atingir a rede de fundo. Se a bola atingir a rede depois de quicar, você ganha 4 corridas de bônus. Se a bola atingir a rede sem quicar no chão, você marcará 6 corridas de bônus.
    • Se a bola atingir a Zona B ou C na Zona D, você ganha 3 corridas de bônus.
    • Lembre-se de que pelo menos uma corrida física deve ser feita para que as corridas de bônus sejam marcadas. As corridas de bônus obtidas serão adicionadas às corridas físicas. Por exemplo, se você acertar a bola na rede frontal para obter 1 corrida de bônus e fizer 2 corridas físicas, você marcará um total de 3 corridas com a bola.
  5. Etapa 5 Quando's your turn to field, ensure that all the players are in the correct fielding positions.
    Quando for sua vez de entrar em campo, certifique-se de que todos os jogadores estejam nas posições corretas de campo. A quadra de críquete coberta é dividida em quadra da frente e quadra de trás e é obrigatório que 4 jogadores da equipe de campo estejam presentes em cada metade da quadra quando a bola for lançada. Lembre-se de que o wicket keeper está incluído nos jogadores de campo da quadra da frente e o lançador está incluído nos jogadores de campo da quadra de trás.
  6. Etapa 6 Restringir a equipe rival's total.
    Restrinja o total da equipe rival. Uma maneira eficaz de fazer isso é dispensar os batedores adversários o mais rápido possível. As expulsões ocorrem da mesma forma que no críquete convencional, com algumas diferenças.
    • Ao contrário do críquete convencional, o batedor continua a bater depois de ser eliminado no críquete indoor. Cada dupla de batedores baterá por 4 overs, independentemente de quantas vezes você os dispensar. No entanto, 5 corridas serão deduzidas do total da equipe batedora para cada eliminação. Se o jogador for eliminado, as corridas físicas ou de bônus que poderiam ter sido concedidas naquela bola não serão contadas.
    • O batedor é declarado eliminado se rebater a bola e um jogador de campo pegá-la antes que ela toque o solo, como no críquete ao ar livre. Além disso, um jogador também pode ser dispensado se a bola for pega após rebater em uma rede, desde que não tenha tocado o solo anteriormente (exceto quando um 'seis' é atingido).
    • O batedor também pode ser eliminado pelo método de Mankad, que é muito menos comum no críquete ao ar livre. Isso acontece quando o lançador completa a ação de lançamento sem realmente soltar a bola e quebra os tocos no final do lançamento sem soltá-la. Se o não atacante estiver fora da prega, ele é declarado eliminado.
    • Leg before wicket (lbw) é uma forma válida de eliminação no críquete indoor, mas não ocorre com tanta frequência quanto no críquete outdoor.
  7. Etapa 7 Vença a partida.
    Vencer a partida. Os dois turnos duram 16 overs completos (ou 12 em partidas de seis jogadores) e a equipe que tiver a maior pontuação após os dois turnos terem sido jogados é a vencedora da partida. Se os totais estiverem empatados, o sistema skin pode ser seguido. Nesse sistema, as parcerias de rebatidas de cada turno são comparadas entre si e a mais alta das duas é declarada a vencedora do 'skin'. Se a terceira dupla de rebatedores (5º e 6º jogadores) da sua equipe marcar, digamos, 20 pontos, e a terceira dupla de rebatedores da outra equipe marcar 15, então a sua equipe ganha o 'skin'. A equipe que ganhar o maior número de skins dentre as quatro skins disponíveis será declarada vencedora se os totais estiverem empatados.

Variante do Reino Unido

  1. Etapa 1 Obter o equipamento necessário.
    Obtenha o equipamento necessário. Os tacos de críquete, os uniformes da equipe e os equipamentos de proteção são semelhantes aos usados no críquete ao ar livre. Assim como no críquete convencional, é usada uma bola dura e um campo de comprimento total (22 jardas). Se necessário, um tapete pode ser estendido no chão da arena para reproduzir as condições de jogo de um campo externo. Como o jogo é em um ambiente fechado, são usados tocos dobráveis com mola em vez de tocos comuns. Qualquer salão de esportes de tamanho adequado ou sala interna de formato semelhante pode servir como arena de jogo.
  2. Etapa 2 Entenda os princípios básicos.
    Entenda os princípios básicos. O lado que está rebatendo deve marcar corridas batendo na bola, enquanto o lado que está em campo tenta restringir a pontuação total e dispensar o jogador. Ambos os lados têm a chance de bater. A equipe que tiver a maior pontuação no final da partida vence. Essas regras básicas são as mesmas no críquete interno e externo.
  3. Etapa 3 Jogue bem como a equipe de campo.
    Jogue bem como a equipe de campo. Todos os seis jogadores da equipe não precisam arremessar. Pode haver um máximo de dez overs de seis bolas em um turno. Cada over ocorre na mesma extremidade do campo, que é a faixa central entre os wickets. Um arremessador pode arremessar no máximo três overs. Além dos métodos convencionais de expulsão, um batedor pode ser declarado eliminado se a bola for apanhada, quicando diretamente na parede lateral (mas sem tocar o piso ou o teto).
  4. Etapa 4 Marque pontos para a sua equipe.
    Marque pontos para a sua equipe. As regras do cricket indoor são quase idênticas às do cricket outdoor. No entanto, há algumas exceções, principalmente no que se refere à forma de pontuar.
    • Se você rebater a bola e ela atingir imediatamente a parede traseira ('parede limite') atrás do lançador sem tocar o chão ou qualquer parte da parede ou do teto, você marcará seis corridas. Se ela tocar o piso, mas não tocar nenhuma outra parede ou o teto, você receberá quatro corridas.
    • Se a bola atingir uma ou mais das paredes laterais, será concedida uma corrida, mesmo que a bola atinja posteriormente a parede limite.
    • Se você golpear a bola de forma que ela atinja diretamente o teto, ela será imediatamente declarada uma bola morta. Isso significa que não haverá rejeição e nenhuma corrida será marcada nesse lançamento. A bola não será rebatida. Entretanto, se a bola atingir o teto depois de bater em uma parede, ela ainda estará em jogo.
    • Quando os batedores completam uma corrida fisicamente, ou seja, correm de uma prega para a outra, duas corridas serão marcadas. Essas duas corridas podem ser marcadas além de uma corrida por atingir uma parede lateral, mas não são contadas quando um limite (seis ou quatro) é atingido.
    • Depois de atingir um total pessoal de vinte e cinco corridas, o batedor deve se retirar. No entanto, se o restante da equipe for dispensado antes de dez overs serem completados, o batedor poderá retornar. Se cinco wickets forem perdidos em dez overs, o último jogador continuará batendo e o quinto jogador que foi eliminado permanecerá como corredor.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Qual é o tamanho de uma bola de críquete de ação?
    A bola, quando nova, não deve pesar menos de 5½ onças/155,9 g, nem mais de 5¾ onças/163 g, e não deve medir menos de 813/16 pol/22,4 cm, nem mais de 9 pol/22,9 cm de circunferência.
  • Pergunta
    Quem inventou o críquete?
    As origens do críquete não são totalmente conhecidas, mas jogos semelhantes ao críquete foram jogados em Kent já em 1300, conforme documentado nos relatos domésticos do Rei Eduardo I. A primeira partida de críquete registrada foi jogada em Kent em 1646, e a primeira descrição de um jogo de críquete é de 1706.
  • Pergunta
    O que acontece se você errar a bola três vezes seguidas no críquete indoor?
    Depende do tipo de críquete que estiver jogando. Se for um jogo de críquete de primeira classe, não há nenhuma regra contra isso. Em algumas partidas de cricket de rua, você pode ser retirado do jogo.

Vídeo

Dicas

  • Na versão do Reino Unido, a melhor maneira de marcar um gol é acertar uma bola contra a parede do fundo.
  • Se estiver jogando na África do Sul, lembre-se de que são deduzidas 3 corridas por uma eliminação em vez de 5.
  • Para evitar os limites, os dois melhores jogadores de campo geralmente são posicionados na frente da parede do fundo.

O que você precisará

  • 2 conjuntos de tocos de plástico com mola para trás
  • Uma bola de tênis (com ou sem revestimento duro de bola de críquete) se estiver jogando a versão internacional
  • Uma bola de críquete, se estiver jogando a versão do Reino Unido
  • Tacos de críquete (podem ser especializados na versão internacional)
  • Capacetes, protetores de perna e outros equipamentos de proteção
  • Uniformes da equipe (opcional)
  • Um tapete para o campo (opcional)