Como jogar Horse (o jogo de basquete)

Autor do artigo:Gabriel Silva

O Horse é um jogo muito divertido que todo jogador de basquete ou criança com uma cesta no quintal pode aproveitar. Horse é um jogo de arremesso de basquete em que os jogadores se revezam para arremessar na cesta de diferentes locais. Se alguém acertar um arremesso, mas todos os outros errarem, essas pessoas recebem uma letra para a palavra 'HORSE'. A última pessoa que ficar de pé vence! Prepare seus melhores arremessos, pois o cavalo é uma ótima chance de exibi-los! Você precisará de pelo menos dois jogadores, mas não há limite para o número de jogadores que podem participar.

Etapas

Estabelecimento das regras básicas

  1. Etapa 1 Decida a ordem do jogo.
    Decida a ordem do jogo. Você pode jogar horse com dois ou mais jogadores, mas deve concordar com uma ordem para quem joga primeiro, depois o segundo e assim por diante. Tente jogar uma moeda ou pedra, papel e tesoura para descobrir quem escolhe a ordem.
    • Se não conseguirem decidir, revezem-se no arremesso do mesmo ponto. A primeira pessoa a fazer uma cesta pode escolher sua posição. Continue esse processo até que a ordem tenha sido classificada.
  2. Comece com o primeiro jogador dando um chute no aro. O primeiro jogador pode arremessar de qualquer lugar da quadra ou até mesmo de fora dos limites! Ele também pode acrescentar 'regras extras' a esse chute, mas deve anunciá-las antes de chutar.
    • Por exemplo, o jogador pode dizer 'estou arremessando com os olhos fechados' ou 'estou arremessando pelas costas'. Eles têm uma tentativa de fazer a cesta.
    • Se uma regra for chamada e o jogador conseguir acertar a bola, mas não cumprir todas as regras da tacada que declarou, a tacada não conta.
  3. Deixe o próximo jogador tentar igualar a tacada ou criar uma nova. O segundo jogador na ordem agora tem a oportunidade de chutar. Ele deve criar um novo arremesso ou tentar copiar o arremesso que acabou de ser feito pelo jogador à sua frente.
    • Se o primeiro jogador fizer uma cesta, o segundo jogador terá de copiar tudo o que o primeiro jogador fez, inclusive a posição em que ele estava.
    • Se o primeiro jogador errar a cesta, o segundo jogador poderá arremessar de qualquer lugar, usando as regras que quiser inventar.
  4. Continue jogando e tentando novos arremessos. Sempre que for a sua vez, se a pessoa antes de você tiver feito uma cesta, você deverá copiar exatamente o arremesso dela. Se a pessoa antes de você errar, é sua vez de inventar um novo arremesso.
    • A ordem funciona em um loop, de modo que, quando o último jogador tiver feito seu arremesso, a bola voltará para o primeiro jogador.
  5. Receba uma carta quando falhar em um desafio de chute. Se alguém tentar o chute feito pela pessoa que o antecedeu e errar a cesta, receberá a letra H. Cada vez que alguém cometer esse erro, receberá uma nova letra, eventualmente soletrando H-O-R-S-E. Quando você escreve a letra completa 'HORSE' (cavalo), perde o jogo.
    • Ao tentar um arremesso após uma letra ter sido dada, você não recebe uma letra por errar. Se errar a cesta, o jogo simplesmente passa para o próximo jogador sem nenhuma penalidade.
    • Você também pode jogar de modo que um jogador ganhe uma letra cada vez que todos os outros falharem em um desafio. Nesta versão, o primeiro a obter a palavra 'HORSE' (cavalo) vence.
  6. Invente um novo arremesso se todos tiverem sucesso. Se você inventar um arremesso e todos os outros jogadores fizerem a cesta com sucesso, você poderá inventar um novo arremesso.
    • Aqui, é uma ótima ideia tentar tornar os arremessos mais desafiadores se todos acertarem o arremesso na primeira vez.
  7. Jogue até restar apenas uma pessoa. Quando alguém soletrar a palavra 'HORSE' (cavalo) com suas letras, esse jogador sai do jogo. Os outros jogadores continuam jogando na mesma ordem, mas pulam a vez do jogador eliminado.
    • Eventualmente, restará um jogador no jogo depois que todos os outros tiverem sido eliminados. Essa pessoa é a vencedora.

Como criar lances interessantes

  1. Dê uma tacada sem olhar. Se as coisas estiverem um pouco fáceis demais e ninguém estiver recebendo cartas, você pode dar um empurrãozinho nas coisas tentando alguns chutes malucos. Uma das melhores maneiras de começar é com um chute sem olhar.
    • Para fazer esse chute, dê uma boa olhada na cesta e visualize onde planeja chutar a bola antes de fechar os olhos.
    • Se conseguir acertar o arremesso, terá uma chance muito grande de colocar uma letra nos adversários.
  2. Arremessar sentado. Esse chute é realmente difícil porque você usa a parte inferior do corpo para ajudá-lo quando chuta normalmente. Isso significa que, ao se sentar, a única força que você pode obter é a dos braços.
    • Não há muito que você possa fazer para ter uma chance melhor de acertar a bola aqui, basta mirar em um arco regular e usar a tabela.
  3. Execute um chute por trás das costas. Esse chute é bastante simples de tentar, mas muito difícil de ser bem-sucedido. Com um braço, envolva a bola em suas costas e jogue-a para cima em direção ao aro.
    • Tente usar as pernas para ajudá-lo a obter alguma força para esse arremesso, caso contrário, você estará usando apenas as mãos/braços e isso se tornará ainda mais difícil.
  4. Tente arremessar com a mão oposta. A maioria das pessoas prefere uma mão à outra e esse arremesso testa sua habilidade com a mão mais fraca. Prepare-se como faria normalmente e dê o seu melhor, mas geralmente é muito difícil!

Vídeo

Dicas

  • Sempre parabenize o vencedor e não se vanglorie se você ganhar. Seja um bom esportista ou as pessoas não vão querer jogar com você novamente.
  • Você também pode jogar esse jogo com outras palavras além de horse (cavalo). Tente usar pig (porco), loser (perdedor), etc. ou uma de suas próprias palavras inventadas!

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Se o primeiro jogador conseguir e o segundo jogador conseguir, de quem é a vez de atirar em seguida?
    Se houver um terceiro jogador, ele terá de dar a mesma tacada. Se houver apenas dois jogadores, o primeiro jogador cria um novo desafio.
  • Pergunta
    Preciso soletrar horse ou posso usar uma palavra diferente?
    Fique à vontade para usar qualquer palavra. Quanto mais longa for a palavra, mais longo será o jogo, obviamente.
  • Pergunta
    Devo dizer que a 'pessoa' é um cavalo se eu ganhar?
    Não. O jogo consiste em arremessar cestas e, se você errar, recebe um H, O, R, S ou E. Se tiver a palavra inteira 'HORSE', você perde. Portanto, você não precisaria chamar a pessoa que perde de cavalo, mas fique à vontade!