Como jogar handebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O handebol é um jogo de equipe empolgante e rápido, popular na Europa, que combina as técnicas do futebol e do basquete para criar um jogo único e competitivo. Para jogar handebol em equipe, cada equipe precisa chutar, driblar e passar uma bola para marcar gols sobre a equipe adversária. Para jogar handebol individual ou em duplas, que é mais popular nos Estados Unidos, é preciso marcar gols contra o adversário com a ajuda de uma, duas, três ou quatro paredes. Se você quiser saber como jogar qualquer uma das versões do jogo, veja o Passo 1 abaixo para começar.

Etapas

Jogando handebol de equipe

  1. Etapa 1 Familiarize-se com a quadra.
    Familiarize-se com a quadra. No handebol de equipe, a quadra tem 20 metros (65' 7') por 40 metros (131' 3') de largura. Aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre a quadra:
    • A quadra tem uma linha de área de gol (também conhecida como crease), que é uma linha de 6 metros (19' 8') onde somente o goleiro pode ficar. O gol real tem 2 metros (6,6 pés) de altura e 3 metros (9,8 pés) de largura. Os jogadores só podem pular para a área do gol se soltarem a bola antes de aterrissarem lá.
    • Um semicírculo tracejado a 9 metros (29,5 pés) do gol marca a linha de lance livre.
    • A linha no meio da quadra também é conhecida como linha central.
    • Familiarize-se também com a bola. Tradicionalmente, o handebol é jogado com uma bola de couro de 32 painéis. Para as mulheres, a bola tem 54-56 centímetros (21,3-22,0 pol.) de largura e, para os homens, tem 58-60 centímetros (22,8-23,6 pol.) de largura e é um pouco mais pesada do que a bola feminina.
  2. Etapa 2 Forme uma equipe.
    Forme uma equipe. Cada equipe pode ter sete jogadores na quadra a qualquer momento. Um jogador de cada equipe é o goleiro e os seis restantes são os jogadores de quadra. Cada equipe pode ter um total de 12 jogadores (na América) ou 14 jogadores (na Inglaterra) vestidos e jogando durante um jogo. Os jogadores adicionais podem substituir os jogadores em quadra quando o jogador que estão substituindo deixa a quadra, assim como no basquete, vôlei ou outros esportes com substitutos. As funções dos jogadores que não são goleiros são intercambiáveis durante o jogo.
    • Os jogadores usam uniformes numerados de 1 a 20. Os jogadores de cada equipe devem usar camisas e shorts da mesma cor, enquanto cada goleiro usa uma cor diferente para se destacar dos outros colegas de equipe.
    • Em jogos oficiais, há sempre dois árbitros, um para a quadra e outro para o gol. Suas decisões são definitivas.
  3. Etapa 3 Entenda o objetivo do jogo.
    Entenda o objetivo do jogo. Cada equipe marca pontos lançando a bola no gol da equipe adversária. A equipe que marcar mais pontos vence o jogo. Um jogo pode terminar empatado, a menos que você esteja jogando um torneio, que precisa de um vencedor. Se o jogo estiver empatado após o término do tempo, as equipes jogam períodos de 2 a 5 minutos de prorrogação.
    • Uma equipe pode marcar um gol depois que a bola inteira cruza a linha de gol e cai dentro do gol. É possível marcar um gol em qualquer tipo de arremesso, ou seja, arremesso de meta, arremesso livre, arremesso para dentro ou arremesso para fora (mais informações sobre esses arremessos aparecem abaixo).
  4. Etapa 4 Jogue pelo período de tempo correto.
    Jogue pelo período de tempo correto. Um jogo de handebol tradicional é disputado em dois tempos de 30 minutos com um intervalo de 10 minutos entre eles. Os jogos juvenis ou de torneio são mais curtos, jogados em 2 tempos de 15 ou 20 minutos.
    • O tempo marcado é o tempo corrido do jogo. Os únicos momentos em que o relógio para são para cada equipe ter um tempo de descanso por tempo e se houver uma lesão.
    • No intervalo, as equipes trocam de banco.
  5. Etapa 5 Entenda o que os jogadores de campo podem fazer.
    Entenda o que os jogadores de campo podem fazer. Esses jogadores podem tocar a bola com todas as partes do corpo acima do joelho (o que significa que não podem chutar!). Se tiverem a bola, só poderão permanecer no lugar por três segundos (pense nisso como um ataque de viagem no basquete) e só poderão se mover por três passos com a bola. Se não seguirem essas regras, a bola vai para o outro time. Os jogadores devem decidir rapidamente se vão chutar a bola, driblá-la ou passá-la.
    • Um jogador pode driblar a bola pelo tempo que quiser, desde que mantenha a mão em cima da bola. Depois de driblar, ele ainda recebe a regra usual de três passos/três segundos. Se ele driblar novamente, isso é uma violação de 'drible duplo' e a bola vai para o outro time.
    • Outras infrações que um jogador pode cometer incluem levar a bola para dentro da fenda (a área do goleiro), colocar uma tela ilegal e carregar a bola.
  6. Etapa 6 Compreender os diferentes tipos de arremessos.
    Entenda os diferentes tipos de arremessos. Aqui está o que você precisa saber sobre os diferentes arremessos do jogo:
    • O arremesso de fora. O jogo começa com um arremesso. O arremesso ocorre no centro da quadra. Aqui, o arremessador deve tocar a linha do meio com um pé, enquanto todos os outros jogadores permanecem em seu próprio campo. A equipe que vencer o sorteio e quiser começar com a bola inicia o arremesso.
      • Após o apito, o jogador com a bola no centro da quadra passa a bola para um companheiro de equipe e o jogo começa.
      • Sempre que um gol é marcado, o time adversário recebe a bola para outro arremesso. Um arremesso também ocorre após o intervalo.
    • O arremesso. Se a bola sair do jogo, a equipe que não tocou na bola por último recebe um arremesso.
    • O lance livre. Um lance livre é dado após uma interrupção no jogo e ocorre onde quer que o jogo tenha sido interrompido. O jogo pode ser interrompido quando um jogador está segurando, empurrando, batendo, tropeçando ou machucando o jogador do outro time e recebe uma penalidade.
    • O arremesso do árbitro. Um arremesso do árbitro é solicitado quando a bola toca em qualquer coisa que esteja acima da quadra depois que várias regras são violadas durante a posse simultânea da bola. Nessa situação, o árbitro fica no centro da quadra e arremessa a bola verticalmente, entre dois jogadores de equipes adversárias, e eles devem saltar e pegar a bola ou bater na bola para um membro de suas próprias equipes. Os outros membros da equipe devem estar a pelo menos 3 metros (9,8 pés) de distância do arremesso.
    • O arremesso de 7 metros. Esse arremesso é dado quando uma falta destrói uma chance clara de gol, o goleiro leva a bola de volta para sua própria área, um jogador de quadra joga a bola para seu próprio goleiro ou um jogador de defesa entra em sua própria área de gol. Para esse arremesso, todos os jogadores precisam estar fora da linha de lance livre e o jogador que fizer o arremesso tem três segundos para chutar a bola.
    • O arremesso de meta. Esse é dado quando a bola rebate no goleiro e ultrapassa a linha de fundo ou quando a bola é lançada sobre a linha de fundo pela equipe que está atacando. Para esse arremesso, o goleiro arremessa a bola de sua área e não precisa seguir a regra dos três passos/3 segundos.
  7. Etapa 7 Conheça as violações das regras.
    Conheça as violações das regras. Há muitas maneiras de cometer uma violação de regra. Se uma equipe comete uma violação, isso significa que a outra equipe recebe a bola, seja como arremesso, lance livre ou arremesso do goleiro. Veja a seguir as diferentes violações:
    • Jogo passivo. Isso significa manter a bola em posse de uma equipe sem tentar atacar ou marcar. Basicamente, isso significa ficar parado com a bola.
    • Colocar um adversário em perigo com a bola.
    • Puxar, bater ou socar a bola das mãos de um adversário.
    • Fazer contato com a bola abaixo do joelho.
    • Mergulhar no chão para pegar uma bola que está rolando ou não se move.
    • Esticar os braços ou as pernas para empurrar, segurar, obstruir, tropeçar ou atingir o adversário ou para atacar um jogador defensivo.
  8. Etapa 8 Entenda como funcionam as punições progressivas.
    Entenda como funcionam as punições progressivas. Essas punições ocorrem quando algo que um jogador faz justifica mais do que apenas um lance livre, como qualquer violação de regra que vise um adversário em vez da bola. Aqui estão os estágios das punições progressivas:
    • Uma advertência/cartão amarelo. Cada jogador só pode receber uma advertência por uma violação de regra e cada equipe só pode receber um total de três advertências.
    • Uma suspensão de 2 minutos. Isso é dado para violações graves e repetidas das regras, substituição ilegal e conduta antidesportiva. Você não precisa de uma advertência antes para receber uma violação de 2 minutos. Por essa violação, o jogador fica de fora por 2 minutos e não é substituído, de modo que sua equipe tem de jogar com um jogador a menos.
    • Desqualificação/cartão vermelho. Um jogador recebe isso como equivalente a três suspensões que duram 2 minutos cada. Após a primeira suspensão de 2 minutos, o jogador pode ser substituído.
    • Exclusão. A exclusão é dada por agressão e o jogador é excluído pelo resto do jogo. Essa é uma infração grave e a equipe desse jogador fica em grande desvantagem, pois terá de jogar com um jogador a menos pelo resto do jogo.
  9. Etapa 9 Melhore seu jogo.
    Melhore seu jogo. Há muitas dicas e truques que podem ajudá-lo a se destacar como jogador de handebol, mas a coisa mais importante que você pode fazer é continuar jogando. Aqui estão algumas coisas em que você pode trabalhar para melhorar seu jogo:
    • Para ser um jogador de handebol mestre, você e sua equipe devem trabalhar para passar a bola um para o outro o máximo que puderem. Isso é mais rápido do que driblar e pode levá-lo ao gol mais rapidamente.
    • Quando estiver defendendo, você pode trabalhar para manter as mãos levantadas de modo a bloquear chutes e oportunidades de passe para a outra equipe.
    • Quando estiver driblando, tente usar uma mão para driblar enquanto protege a bola com a outra mão para mantê-la protegida da equipe adversária.
    • E o mais importante: continue praticando! Quanto mais você jogar, melhor será no handebol.
  • Após o apito, o jogador com a bola no centro da quadra passa a bola para um companheiro de equipe e o jogo começa.
  • Sempre que um gol é marcado, a equipe adversária recebe a bola para outro arremesso. Um arremesso também ocorre após o intervalo.

Como jogar handebol individual ou em duplas

  1. Etapa 1 Decida se está jogando handebol chinês ou americano.
    Decida se está jogando handebol chinês ou americano. Esses dois jogos são disputados com uma bola muito menor do que a do handebol de equipe. A maioria dos jogos oficiais é jogada com uma 'bola pequena' ou uma 'bola ás', enquanto os jogos de rua são comumente jogados com uma 'bola grande', que tem o tamanho aproximado de uma bola de raquete.
    • Há três versões do jogo (quatro paredes, três paredes e uma parede), e o jogo pode ser jogado por dois jogadores, três jogadores ou quatro jogadores.
    • A versão chinesa é a mais fácil das duas, na qual os jogadores rebatem a bola no chão uma vez antes de ela atingir a parede, enquanto na versão americana ela não rebate. Se a bola não chegar em um único quique (chinês), ou se quicar (americano), é a vez de o outro jogador 'sacar'.
  2. Etapa 2 Decida suas regras.
    Decida quais são suas regras. Um exemplo seria se você quer DBA (Double bounce American, em que, se a bola quicar duas vezes, você deve bater na bola americana, usada em chinês) ou DBC (American only, quando a bola quicar duas vezes, bater na bola chinesa).
    • Talvez você queira excluir o flagging, em que o oponente pode distraí-lo, mas não interferir na bola, ou, se estiver em um time com alguém, talvez queira fazer defesas em equipe (em que uma pessoa do time bate na bola para cima, ela quica e, em seguida, a outra pessoa bate na bola para cima).
    • Isso também vale para os salvamentos automáticos. Você pode ter salvamentos próprios para qualquer equipe ou para si mesmo). Você pode até chamar Kings (nenhuma das regras; apenas bater na bola. Não se esqueça dos 'slams', em que você pode bater o mais forte que puder).
  3. Etapa 3 Jogue até ganhar.
    Jogue até ganhar. Normalmente, um jogador ganha o jogo se marcar 7 pontos, mas você pode misturar as coisas se estiver jogando um jogo mais casual. Aqui estão algumas outras coisas que você deve ter em mente quando estiver pontuando o jogo:
    • Geralmente, há uma pontuação definida para quando há um shutout (quando o oponente tem 0 pontos o tempo todo).
    • A pontuação definida para shutouts quando se joga com 7 pontos é 5. Depois que a pontuação definida é decidida, um jogador começa o jogo com um 'voleio' (arremessando a bola de forma chinesa ou americana, dependendo do que estiver jogando).
    • Agora a outra pessoa deve acertá-la. Isso decide quem recebe a bola primeiro.
    • A pessoa que errar a bola depois que ela quicar duas vezes (uma vez se estiver jogando Kings) não sacará primeiro.
    • O jogo continua da mesma forma, só que não há voleio, apenas saque.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O que acontece durante um arremesso de sete metros?
    A pessoa que arremessa fica na marca de 'sete metros' e espera que o árbitro dê um sinal. Quando ele o faz, o arremessador dispara.
  • Pergunta
    Posso tocar a bola com minha outra mão?
    Se você a acertar do chão e pegá-la com as duas mãos, terá três passos antes de soltar a bola. Não é possível andar com a bola na mão por mais de 3 passos sem rebatê-la do chão, passar para um colega de equipe ou chutar em direção ao gol.
  • Pergunta
    Existe algum jogador de ataque no handebol?
    Quase todo mundo vai para o ataque quando seu time está com a posse de bola, mas nem todos os jogadores são treinados para o ataque. Por exemplo, os defensores podem marcar gols, mas não o fazem com tanta frequência.

Vídeo

Dicas

  • Pratique sozinho ou com amigos. Não se preocupe com o placar.
  • Jogue nos escanteios, mas esteja pronto para saltar se a bola for rebatida para baixo. Jogar nos cantos lhe dá uma área ampla para jogar, portanto, não importa para onde a bola vá, você estará pronto.
  • Tente 'matar'. Matar é quando você bate na bola e ela fica baixa e passa por cima, e o outro jogador erra a bola ou, quando ele a acerta, ela não chega à parede. Compare isso com ser 'ensinado' no basquete de rua.

Avisos

  • Conheça suas habilidades.
  • Não voleie constantemente com o braço lateral. Isso não é saudável para o braço quando é feito constantemente e pode levar a lesões graves no braço.
  • Ao permitir slams (ou em qualquer momento), observe onde a bola está. Às vezes, ela pode se deslocar em alta velocidade.

O que você precisará

  • Handebol
  • Quadra com uma bola/quatro paredes
  • Alguém para jogar com você