Como jogar o modo carreira do FIFA 23

Autor do artigo:Gabriel Silva

Bem-vindo ao mundo do FIFA 23! Quer sejas um fã de futebol regular ou um novato, pode ser um desafio gerir um clube no jogo se nunca jogaste o jogo antes. Mas este guia definitivo irá fornecer-te tudo o que precisas de saber sobre os fundamentos do jogo e ajudar-te a compreender que recursos podes utilizar para construir uma equipa campeã. Desde a definição das configurações do clube até ao mercado de transferências, este guia abrangente cobrirá todos os elementos-chave do jogo. Então, qual é o impedimento para ganhar o próximo troféu com o seu time dos sonhos?

Passos

Criar o teu clube

  1. CriarGestor.png
    Crie um modo carreira. Vá para Modos> Jogar> Nova carreira. Depois, terás a opção de criar um novo treinador ou criar um novo jogador. Neste artigo, vamos falar de jogar como treinador. Por isso, podes criar um novo treinador e dar-lhe uma aparência ou podes selecionar a opção Jogar como treinador real para jogares como um treinador real que existe no mundo real.
  2. Clube Existente.png
    Cria e/ou escolhe o teu clube. Podes criar um clube completamente novo e personalizar diferentes aspectos do mesmo, como o Nome, o Estádio, etc., ou podes escolher uma equipa que exista no mundo real. Se escolheres o mundo real, terás de adaptar a maior parte das suas características, como o nome, o estádio, o financiamento e as expectativas da direção.
  3. CriarClube.png
    Navegar pelas ligas. Se decidir que quer jogar com um clube existente, pode navegar por diferentes ligas em todo o mundo e escolher o clube pretendido. Em seguida, verá uma secção chamada Expectativas da Direção. Estas são as coisas a que a direção desse clube específico quer que dê prioridade enquanto gere o clube. Também verá outras informações, como a breve descrição do clube, o orçamento de transferências, o valor do clube, as camisolas e o nome do estádio. O orçamento de transferências é uma das informações mais importantes a ter em conta, pois geralmente significa quanto podes gastar na compra de jogadores.
  4. Definições de Carreira.png
    Define as configurações gerais do modo carreira.
    • Dificuldade do jogo: escolhe a dificuldade do jogo com que te sentes confortável. Se tiveres completado o primeiro treino depois de abrires o jogo pela primeira vez, o jogo selecciona automaticamente a dificuldade do jogo com base nas tuas capacidades.
    • Duração do intervalo: significa a duração do jogo antes do intervalo. Assim, o tempo total do jogo será o dobro do que seleccionares aqui (Ex. 6*2 = jogos de 12 minutos).
    • Moeda: Escolha a moeda que será utilizada no jogo para os contratos dos jogadores, salários, etc.
    • Competições europeias: estas são as competições continentais em que queres participar. É automaticamente elegível para as ligas nacionais.
    • Janela de transferências: opção para comprar e vender jogadores.
    • Ofertas de emprego internacionais: se quiseres ter a opção de gerir um país enquanto geres o clube ou apenas gerir um país.
    • Rigor negocial: o grau de dificuldade das negociações com os jogadores.
    • Aquisição financeira: com quanto dinheiro queres começar para gastar em transferências.
  5. Pré-épocaT.png
    Decidir sobre os torneios de pré-época. A seguir, tens a opção de jogar em torneios de pré-época. Estes podem ser úteis para testar os seus jogadores enquanto a janela de transferências (quando os jogadores podem ser comprados e vendidos) está aberta, para que possa determinar quem manter e quem vender. No entanto, esta não é uma grande fonte de rendimento, pelo que não é recomendável jogar apenas pelo prémio em dinheiro.
  6. Página inicial.png
    Pronto! Você criou o seu primeiro clube no Modo Carreira do FIFA 23! Mas ainda precisas de saber como gerir o clube. Afinal de contas, és o treinador do clube. Escusado será dizer que provavelmente passarás 2 a 3 vezes mais tempo a gerir, a definir estratégias e a negociar com clubes e jogadores do que apenas a jogar. Vamos então entrar na parte de gestão do jogo!

Construir o teu plantel

  1. SQUADMenu.png
    Decide sobre a gestão da tua equipa. Na barra superior, verás diferentes barras de menu para navegar. Vai a Plantel e terás opções para criar diferentes formações ou gerir o teu plantel ou a tua academia de jovens. Seleccione a opção Gestão da equipa e será levado a criar os seus planos de jogo. Cria a formação desejada com base nos teus jogadores e no teu estilo de jogo.
  2. Tácticas.png
    Vai a Tácticas e personaliza o teu plano de jogo. Não existe uma tática geral para todos. Cada jogador, equipa, treinador, formação e, dependendo da oposição, requer o seu próprio conjunto de tácticas e estratégias para abordar os jogos. Personalize para criar a melhor tática para a sua equipa. Agora, vai a Funções, onde seleccionarás os teus jogadores para desempenharem diferentes funções, como Capitania, Cobrança de livres, Penaltis, etc.
  3. Instruções do jogador.png
    Vá para Instruções. Esta é também uma parte crucial da gestão de uma equipa. Esta opção significa basicamente que está a dizer a cada jogador para executar determinadas tarefas diferentes enquanto tem a posse de bola, ataca ou defende. Instrua cada jogador para obter o melhor deles, dependendo da sua posição, estilo de jogo, capacidades, tática da equipa e estratégia de gestão.
  4. Folhas de Equipa.png
    Aceda às opções 'Folha de equipa' em Plantel. Poderá criar várias equipas com formação, tácticas, etc., ou pode também adaptar as folhas de equipa de outros clubes.
  5. SquadHub1.png
    Verificar outras opções. Outra opção que verá em Plantel é o Centro de Plantel. Aqui podes ver informações sobre as suas competências, características, capacidades e informações sobre o contrato. Falaremos sobre outras informações mais tarde. Por agora, vamos falar sobre a opção Desenvolvimento.
  6. Plano de Desenvolvimento1.png
    Verifique a secção 'Desenvolvimento'. Em Desenvolvimento, vais querer atribuir a cada jogador os seus próprios Planos de Desenvolvimento para melhorar as suas capacidades e habilidades com base no seu estilo de jogo e no deles.
  7. DevPlan2.png
    Maximiza as capacidades dos teus jogadores em todos os aspectos. Não deixe os Planos de Desenvolvimento em 'Equilibrado', exceto em casos especiais (como um jogador antigo ou um jogador que já tenha atingido o seu potencial máximo). Em Crescimento é onde selecciona o Plano de Desenvolvimento. Também pode alterar a Posição do jogador, que é uma opção mesmo ao lado de Crescimento. Depois de selecionar o plano de crescimento, verá quanto tempo demorará no topo da barra de progresso. À direita, verá quatro aspectos principais dos seus jogadores que serão afectados. A ideia geral é maximizar onde o seu jogador joga e quais as funções que desempenha na sua equipa. Se um aspeto for elevado, escolha um plano diferente, porque os jogadores não poderão ter um desempenho superior ao seu potencial.
  8. YouthDev.png
    Explorar as opções da Juventude. A última opção do plantel é o Desenvolvimento dos jovens. Estes são os jogadores jovens que estão no teu clube e que podes promover à equipa sénior se achares que são suficientemente bons ou podes libertá-los se não estiveres satisfeito com as suas estatísticas. Se um jogador é bom, mas não o suficiente para jogar na equipa sénior, mas acha que ele pode melhorar, seleccione o plano de desenvolvimento que funciona melhor. O Desenvolvimento aplica-se da mesma forma que à equipa principal.

Treinar os teus jogadores

  1. Dia de Treino.png
    Aceda ao Calendário semanal. Poderá definir as regras do seu horário para a sua equipa. Geralmente, o Dia de Descanso antes do Jogo, o Dia de Recuperação depois do Jogo e o Treino Intermitente do Plano Semanal dão os melhores resultados, pois equilibram a Forma Física, a Nitidez e o Moral dos nossos jogadores.
  2. Exercícios.png
    Treinar.png
    Considerar os dias de treino. Durante os dias de treino, deves fazer os exercícios de treino e tentar obter a melhor nota possível. Se fizeres todos os treinos ao fim de algum tempo, não terás de voltar a fazer os exercícios manualmente. Podes simplesmente simulá-los e os teus jogadores obterão a melhor nota recebida nas sessões anteriores.
  3. Pressnew.png
    Ter em conta a moral da equipa. Este é um aspeto importante, uma vez que afecta grandemente os seus jogadores, o que, por sua vez, afecta os treinos e os jogos que disputam. Por isso, não se esqueça de dar conferências de imprensa e de dizer coisas positivas que aumentem a confiança da sua equipa, mesmo que perca jogos.

Comprar e vender jogadores

  1. Olheiros.png
    Seleccione Scouts no menu Transferir. Esta é a opção s. Estas são as pessoas que trabalham para procurar bons jogadores com base nas tuas instruções, onde quer que os designes. Um olheiro com classificação 5* de experiência trará mais jogadores, mas poucos deles serão baseados nas tuas instruções, e um olheiro com classificação 5* de julgamento trará menos jogadores, mas mais deles serão baseados nas tuas instruções. Isto também se aplica aos escuteiros jovens.
  2. ScoutingNet.png
    Atribuir uma rede de prospeção. Podes atribuir uma rede de olheiros em qualquer país e definir uma duração para procurar o tipo de jogadores que desejas. Quanto mais longa for a duração, maior será o número de jogadores que o teu olheiro te irá reportar, mas isso irá custar-te mais.
    • Isto também se aplica aos olheiros jovens.
  3. Comprar jogador.png
    Mover jogadores para a lista restrita. A partir do Relatório do olheiro, podes mover os jogadores que desejas para a Lista restrita para comprar ou emprestar. Aqui há duas etapas que precisam ser executadas para comprar um jogador, enquanto há apenas uma para empréstimos.
    • Para comprar um jogador, primeiro tens de negociar com o clube e pagar a taxa de transferência com uma cláusula de libertação, se aplicável. Geralmente, é necessário pesquisar o jogador antes de abordar o clube para o comprar. A oferta deve basear-se no valor de mercado do jogador e na forma como o seu desempenho recente afectou o seu valor. Também é possível pagar ao clube a cláusula de libertação para comprar imediatamente o jogador sem negociação, mas esta é geralmente uma má prática.
  4. Negociação do jogador.png
    Negociar. Se tiver um acordo com o atual clube do jogador, pode avançar para a negociação com o jogador. Aqui, tem de negociar com o jogador o salário semanal, a função no plantel, a duração do contrato e os bónus. Mais uma vez, o salário pedido pode ser mais alto ou mais baixo, dependendo do desempenho recente do jogador.
  5. Vender jogador.png
    Vender um jogador. Vender um jogador é o mesmo procedimento que comprar um jogador, só que está do outro lado da mesa. Se o seu jogador estiver a ter um bom desempenho e for bem cotado na sua posição, pode vendê-lo ainda mais alto do que o seu valor de mercado. Apresente uma oferta que faça sentido e seja vantajosa para ambas as partes.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Se este é o teu primeiro modo carreira, recomenda-se que comeces com um clube que tenha menos expectativas. Mesmo que saibas jogar o jogo, é provável que não saibas gerir um clube. Se não souberes gerir um clube, é provável que sejas despedido se não cumprires as expectativas da direção ou se não cumprires as normas do clube, que são bastante difíceis de seguir para os grandes clubes como noob.