Como jogar futebol fantástico

Autor do artigo:Gabriel Silva

O futebol de fantasia permite-lhe simular ser proprietário ou gestor de uma equipa da NFL ou de uma equipa universitária, acrescentando uma camada extra de fandom à observação regular de futebol. Depois de montar uma equipa, dependerá do que os seus jogadores fizerem nos jogos reais todas as semanas para gerar pontos. De repente, aquele jogo entre os Browns e os Panthers que está empatado a 3-3 no quarto período tornou-se muito mais interessante. Quer seja um novato ou um profissional experiente, nunca é demais rever o Fantasy Football 101. Veja o Passo 1 para mais informações.

Etapas

Escolhendo uma liga

  1. Passo 1 Escolha uma liga que se encaixe no seu tempo e compromisso.
    Escolha uma liga que se encaixe no seu tempo e compromisso. O futebol de fantasia, tal como o futebol normal, baseia-se fortemente na competição. Jogar numa liga permite-lhe construir relações e camaradagem, bem como fornecer um incentivo extra para escolher os seus jogadores de forma sensata. Existem vários tipos de ligas a considerar, por isso tente escolher uma que se adeqúe ao seu empenho, à sua experiência e à sua seriedade.
  2. Passo 2 Considere uma liga padrão frente a frente ou uma liga padrão de pontos.
    Considere uma liga frente a frente normal ou uma liga de pontos normal. No jogo frente a frente, a sua equipa defronta uma equipa diferente todas as semanas e a equipa que receber mais pontos é declarada vencedora. Numa liga de pontos totais, as equipas acumulam pontos ao longo da época de forma contínua. No final da época regular, as equipas com os melhores registos de vitórias/derrotas defrontam-se nos playoffs para decidir o eventual campeão.
    • As ligas frente a frente são divertidas para jogar com os seus amigos, para que se possam divertir a falar mal durante a semana, levando a um playoff de fim de época entre as equipas com os melhores registos.
    • As ligas por pontos são boas para quem gosta de ver os jogos da NFL ao longo do fim de semana, o que lhe permite participar mais na ação quando os seus jogadores estão a jogar e acompanhar os jogadores individualmente. É melhor se tiver menos tempo para se dedicar à época.
  3. Passo 3 Escolha o plantel e as opções de pontuação.
    Escolha o plantel e as opções de pontuação. Pode escolher entre várias formas de acumular pontos pelo desempenho dos jogadores seleccionados, bem como a estrutura do plantel. Normalmente, o treinador principal joga com jogadores individuais e escolhe os melhores para ter mais hipóteses de ganhar.
    • Em termos de pontuação, a maioria das ligas utiliza um estilo de pontuação 'pontos por receção', que atribui pontos não só pelos pontos marcados por jogadores individuais, mas também por estatísticas como recepções, jardas ganhas e sacks. A contagem de pontos não afectará a forma como 'joga' futebol de fantasia, mas poderá afetar a forma como escolhe os jogadores para jogar semana a semana.
    • As opções IDP, Jogadores Defensivos Individuais, utilizam jogadores defensivos numa base individual, bem como unidades defensivas da equipa. Outras ligas utilizam simplesmente defesas de equipa. Os jogadores e posições adicionais a preencher exigem que os proprietários de uma liga IDP façam muito mais pesquisa para determinar que jogadores defensivos devem ser seleccionados e quando, e torna mais difícil determinar que jogadores e posições são mais importantes. No entanto, estas ligas podem ser recompensadoras para os grandes fãs de futebol.
  4. Passo 4 Encontre uma liga que se enquadre nos seus desejos e inscreva-se online.
    Encontre uma liga que se enquadre nos seus desejos e inscreva-se online. Pode inscrever-se em ligas através do ESPN e do Yahoo, provavelmente as duas formas mais populares de jogar. Vá ao separador Fantasy Football e procure ligas padrão abertas que sejam gratuitas, ou contacte amigos que jogam em ligas em que gostaria de participar e peça ao administrador para lhe dar um convite.
    • Pode começar novas ligas, mas tente ganhar alguma experiência em diferentes tipos de jogo e jogar algumas épocas de fantasia antes de tentar começar uma liga própria.

Seleção de jogadores

  1. Passo 1 Participar num sorteio.
    Participe de um sorteio. Tal como no futebol normal, as ligas de futebol de fantasia realizam rascunhos a cada temporada. Os jogadores podem ser 'dispensados' para se tornarem agentes livres e é possível fazer trocas, mas, na maior parte das vezes, a sua equipa será montada a partir dos jogadores que escolher, pelo que é útil ter alguma familiaridade com os grandes nomes e talentos. Existem dois tipos básicos de rascunhos:
    • Num sorteio em serpentina, os proprietários escolhem os jogadores à vez, por uma questão de justiça. Por exemplo, o proprietário que escolhe primeiro nas rondas ímpares escolhe por último nas rondas pares, e assim sucessivamente.
    • Numa seleção em leilão, cada proprietário tem um orçamento imaginário pré-determinado para gastar em jogadores. Os jogadores são listados em estilo de leilão, indo para a equipa do proprietário que licitar mais alto.
  2. Passo 2 Escolhe o maior número possível dos melhores jogadores nas posições mais importantes.
    Escolhe o maior número possível dos melhores jogadores nas posições mais importantes. Um erro que muitos novatos de fantasia cometem é selecionar o seu quarterback favorito logo à partida e depois passar para outras posições. Quando chegam à altura de escolher um apoio, já só resta o terceiro jogador que jogou na universidade em Southeastern Louisiana Tech. Ops.
    • Elabore uma folha de consulta para o dia do sorteio. A sua folha de consulta deve listar as suas escolhas ideais, bem como as reservas e as hipóteses mais remotas. Cubra-a o melhor que puder durante o draft e mantenha um registo das escolhas que conseguir e do dinheiro que lhe restar, bem como das escolhas ideais que forem apanhadas por outra pessoa. Por exemplo, pode ter alguns marcadores de texto à mão para assinalar quem fica com o quê.
    • Normalmente, as equipas que ganham no Fantasy Football têm os seus 5 melhores jogadores nas primeiras 5 escolhas, por isso escolha veteranos fiáveis que produzam pontos todas as semanas nas primeiras 5 escolhas. Se conseguir escolher veteranos de confiança que sejam impopulares devido ao facto de a sua equipa ter tido um ano menos bom ou a lesões nas primeiras 7 a 9 rondas, terá uma equipa ainda mais forte.
    • Escolha cinco RB e WRs nas primeiras cinco escolhas, porque a qualidade cai muito rapidamente e a maioria das equipas da NFL só tem um RB de topo, pelo que, na realidade, só existem 32 RBs de topo. Se olhares para as médias de 3 anos, ainda podes escolher um QB de topo na 6ª ronda. Se um QB de topo cair para a ronda 4, basta escolher o QB de topo na ronda 4.
    • Escolhe o pontapé de saída na 15ª ronda. Deixe que todos os outros escolham o kicker e a defesa, enquanto você consegue um RB e um WR de reserva fortes. Algumas equipas até escolhem kickers e defesas suplentes, o que apenas torna a sua equipa ainda mais fraca.
    • Não aceite nenhum novato, a menos que seja um RB escolhido entre os 5 primeiros do draft. Os novatos desiludem. Dos jogadores escolhidos na primeira ronda do draft da NFL, apenas 9% dos QBs, TEs e WRs novatos têm um desempenho médio no primeiro ano, mas 35% dos RBs têm um bom desempenho no primeiro ano. Isto deve-se ao facto de a posição de RB ser mais fácil de aprender, basta correr através de um buraco na linha da frente.
    • Não aceites jogadores envelhecidos que estão a descer de nível porque estão mais sujeitos a lesões. Os RBs com mais de 29 anos vão-se abaixo muito rapidamente.
  3. Passo 3 Escolha alguns jogadores de longa duração.
    Escolha alguns jogadores de longo alcance. Agite o seu plantel escolhendo alguns novatos que podem ser grandes. Parte da diversão do futebol de fantasia é ver um jogador adormecido de repente marcar pontos enormes do nada.
    • Os RBs têm a posição mais fácil de aprender e tendem a se destacar no ano 2, 3 ou 4. Os QBs, TEs e WRs tendem a ter sucesso na 3ª, 4ª ou 5ª época, porque as suas posições são mais difíceis de aprender.
    • Evita quase sempre os novatos, a não ser que sejam escolhidos nas primeiras 5 escolhas do draft da NFL. É preferível escolher WRs que estejam na sua 4ª ou 5ª época com a mesma equipa e o mesmo QB, porque devem estar prestes a destacar-se.
    • Evite jogadores com tendência para se lesionarem ou jogadores que acabaram de ser operados, porque podem demorar mais tempo a recuperar do que estava à espera.
    • Evite jogadores que tenham um novo QB a lançar para eles ou que tenham sido trocados por uma nova equipa, porque tendem a perder pontos no primeiro ano com uma nova equipa.
    • Não escolha um QB suplente, um TE suplente, um defesa suplente nem um kicker suplente porque vai sobrar muito depois do draft porque não há espaço suficiente para armazenar estes jogadores (cada equipa só pode ter um total de 6 suplentes e você precisa mais de RBs e WRs suplentes).
    • Se escolheres o TE, o K, o Def e o QB com semanas de bye diferentes, podes desperdiçar apenas uma posição no banco e guardar o banco para os RBs e WRs que podem tornar a tua equipa mais forte.
    • Outra estratégia é pegar em todos os jogadores TE, K, Def e QB com a mesma semana de bye e perder essa semana. Esta não é uma estratégia prática porque as lesões podem mudar a sua equipa, pelo que está a desperdiçar uma semana e ainda terá de fazer malabarismos com as semanas de folga devido a lesões durante outras semanas.
    • Guarde os heróis da sua terra natal até ter resolvido as escolhas mais importantes. Se for um grande adepto dos Dallas Cowboys e quiser escolher vários dos seus jogadores, pode cair numa espécie de armadilha quando todos eles tiverem uma semana de folga ao mesmo tempo. Tenha cuidado para não escolher demasiados jogadores da mesma equipa.
    • Escolha os melhores jogadores nas posições com mais estatísticas. Lembre-se de que não está a criar uma equipa de futebol a sério, por isso não precisa de jogadores de papel. Eles ajudam, mas você quer caras que vão construir muitas estatísticas.
  4. Passo 4: Selecionar agentes livres.
    Escolha agentes livres. Numa liga de futebol de fantasia, um agente livre é qualquer jogador que não esteja atualmente numa equipa da liga (ou seja, não foi escolhido no draft ou foi dispensado por uma equipa em algum momento da época). À medida que a época avança, o desempenho de um jogador na vida real pode inspirá-lo a escolhê-lo como agente livre para a sua liga de fantasia. Geralmente, as escolhas de agentes livres são apresentadas após o jogo semanal de futebol de segunda-feira à noite e processadas no final da semana.
    • Se mais do que uma equipa pretender escolher um agente livre, o jogador é atribuído à equipa com a classificação mais elevada na lista de dispensas. A classificação da equipa é determinada por uma série de factores, incluindo o registo de vitórias e derrotas e o número de agentes livres que a equipa já adicionou. Depois de adicionar um jogador à sua equipa a partir da free agency, volta para o fim da lista de jogadores dispensados. As diferentes ligas podem ter métodos diferentes para calcular estas classificações.
    • Apanha os melhores jogadores que foram suspensos nas primeiras 4 semanas e que foram deitados fora por um novato. Apanhe-o e guarde-o, as 4 semanas passam depressa.
    • Apanhe os melhores jogadores que foram deitados fora porque a pessoa tinha demasiados jogadores na mesma semana de descanso. Muitas vezes pode apanhar um Defesa, QB ou TE de topo porque alguém tinha demasiados deles e teve de arranjar espaço para os seus garanhões que estão todos no banco na mesma semana de folga.
    • Jogadores que se lesionam e são descartados antes de saírem os relatórios dos médicos. Muitas vezes estes jogadores regressam dentro de 1 a 3 semanas e foram afastados demasiado cedo porque as notícias sobrevalorizaram a lesão.
    • Escolha e jogue contra uma defesa que vai defrontar um QB novato, onde o QB está a jogar pela primeira vez ou o QB novato está constantemente a jogar mal.
    • Escolha Defesas com muitos tackles em vez de uma defesa que teve uma pontuação alta porque fez uma interceção para um Touchdown. Os TDs não são fiáveis, os tackles são mais consistentes.
    • Escolhe uma defesa de topo após 2 ou 3 semanas, porque são as mais fortes. Deite fora a sua defesa atual se ela não estiver a jogar bem, porque pode sempre escolher outra defesa de topo mais tarde, à medida que os jogadores de uma equipa se habituam a jogar juntos e começam a jogar melhor.
    • Se o seu rematador ou defesa começar subitamente a jogar mal durante algumas semanas seguidas, escolha um rematador ou defesa que tenha jogado bem nas últimas 4 semanas. Normalmente, há lesões que fizeram com que a equipa jogasse mal e que em breve serão divulgadas nas notícias. Simplesmente substitua a defesa forte pela defesa fraca. Veja contra quem a equipa vai jogar nas próximas 3 semanas e evite os defesas que vão jogar contra ataques fortes.
    • Se tiveres um WR de reserva que vai jogar contra defesas fortes nas próximas 3 a 4 semanas, deita-o fora e deixa que alguém o vá buscar. Mas não deites fora os craques, mantém-nos. Muitos adversários serão levados a jogar com estes jogadores e, depois de terem tido um mau desempenho durante 3 ou 4 semanas, deitam-nos fora e você pode ir buscá-los novamente! É espantoso como muitas pessoas não olham para as defesas durante as 3 ou 4 semanas seguintes.
    • Após a primeira semana de jogo, escolha um RB de topo no fio de dispensa em vez de um WR de topo, porque os WRs não são fiáveis de semana para semana e é difícil encontrar RBs de saída.
    • Após a primeira semana de jogo, escolha QBs e RBs de destaque, pois eles serão rapidamente comprados após a primeira semana.
    • O waiver wire é geralmente profundo para QBs, TEs, Kickers e Defesas, por isso não é necessário manter os backups nas primeiras semanas. Abasteça-se de RBs e WRs que estejam a ter bons resultados. Os que não estiverem a ter um bom desempenho podem ser deitados fora e, mais tarde, pode escolher QBs, TEs e DEFs de reserva. Não escolha um K de reserva porque isso desperdiça um lugar no plantel.
  5. Passo 5 Troque jogadores.
    Troque jogadores. Tal como no futebol normal, os proprietários de Fantasy podem trocar jogadores. Algumas ligas têm prazos específicos para as trocas. Podem também ter todos os proprietários da liga a votar se uma troca pode ou não prosseguir.
    • As trocas nas ligas de fantasia podem ser controversas e podem exigir a intervenção de um árbitro de trocas de fantasia. Existem vários sites de árbitros de trocas onde uma terceira parte objetiva decide sobre a validade e a justiça de uma determinada troca.

Jogar semana a semana

  1. Passo 1 Jogue com os jogadores com maior potencial de sucesso no seu jogo dessa semana.
    Jogue com os jogadores com o maior potencial de sucesso no seu jogo nessa semana. De semana para semana, durante a época da NFL, poderá colocar jogadores em todas as posições principais, escolhendo os seus titulares para a semana. O desempenho deles no jogo ganhará pontos no seu jogo.
    • Certifique-se de que o jogador está disponível. Normalmente, estes jogadores são marcados com um 'A' de ativo. Se estiverem lesionados ou se a sua equipa estiver de folga, ficarão inactivos e terá de os substituir por outros jogadores.
    • Uma estatística particularmente útil para ver quando está a tentar decidir qual dos seus QBs e quais dos seus RBs deve jogar, é a força do adversário do jogador na semana seguinte. Se tiveres o indiscutivelmente fantástico Peyton Manning no teu plantel, mas também o igualmente fantástico Tom Brady, vê com quem cada um deles vai jogar nessa semana. Se o Manning jogar contra a melhor equipa do país, mas o Brady tiver uma equipa na sarjeta, será útil ter isso em conta.
  2. Passo 2 Organize o seu plantel.
    Organize o seu plantel. A maioria das ligas tem um número pré-determinado de jogadores que um proprietário deve ter em uma lista, e cada jogador é atribuído a uma posição. Também pode haver 'titulares', que devem ser usados em cada jogo, bem como jogadores que são colocados no banco para jogos específicos. Os proprietários têm de escolher os titulares para os jogos de cada semana antes de um prazo.
  3. Passo 3 Acumular pontos.
    Acumule pontos. Assista ao jogo e veja como os seus jogadores se saem! Cada liga individual terá o seu próprio sistema de pontuação. No entanto, uma coisa permanece igual: as acções reais dos seus jogadores em campo nessa semana determinarão quantos pontos a sua equipa ganha em comparação com a equipa do seu adversário. Quando o dia de jogos terminar, poderá entrar na página da sua liga e ver como se saiu.
  4. Passo 4 Tenha em atenção as próximas semanas de folga.
    Tenha cuidado com as próximas semanas de folga. Se tem um bom plantel inicial que está a funcionar bem, o que vai fazer daqui a duas semanas quando os seus jogadores titulares das posições de habilidade ficarem de fora? Quem é que os vai substituir? Elabore uma equipa que não seja dizimada por uma má semana de férias e comece já a planear essas semanas de ausência. Certifique-se de que tem reforços suficientes sem byes sobrepostos.
  5. Passo 5 Pense em trocas à medida que a época avança.
    Pense nas trocas à medida que a época avança. À medida que o draft avança, faça uma lista de jogadores que consideraria trocar ou por quem trocaria. Para um jogador que queira realmente ter no seu plantel, desenvolva previamente uma estratégia de troca para o caso de ele ir para outro jogador.
  6. Etapa 6: Passe a época em branco.
    Passe a época. O futebol fantástico basicamente dá à sua obsessão regular pela NFL uma dimensão adicional, dando-lhe mais apego aos jogadores individuais. De repente, se tiver o Golden Tate na sua equipa de futebol de fantasia, terá um grande interesse na forma como os Seahawks jogam, mesmo que nunca tenha estado em Seattle. Observe, verifique as estatísticas e divirta-se.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Sou a escolha da quarta ronda. Devo escolher primeiro o running back ou o wide receiver?
    Acho que queres dizer a quarta escolha no teu snake draft. Não é tão simples como dizer: 'Devo escolher um RB ou WR primeiro?' Veja o sistema de pontuação da sua liga: é PPR ou Standard? Além disso, isso dependerá de quem foi escolhido nas posições 1, 2 e 3.
  • Questão
    Quando a época regular termina e os jogadores que tenho não jogam nos playoffs, o que é que faço?
    Os playoffs na vida real acontecem depois do fim da época de futebol de fantasia, por isso não tens de te preocupar com isso.
  • Questão
    Posso jogar este jogo em qualquer altura do ano?
    Não, só podes jogar durante a época da NFL.

Vídeo

Dicas

  • As ligas Dynasty destinam-se aos proprietários sérios de futebol de fantasia e requerem um compromisso ao longo de várias épocas. Após o sorteio inicial na época inaugural de uma liga dynasty, um número predeterminado de jogadores permanece no mesmo plantel de uma época para a outra, a não ser que sejam trocados ou dispensados. Todos os anos, após a época inicial, é realizado um sorteio para os novatos da NFL, pelo que os proprietários de ligas de fantasia têm de estar mais em sintonia com o talento na faculdade do que um proprietário numa liga de sorteio normal.
  • Ter e agir com base em informações exclusivas e oportunas é a diferença mais importante entre ganhar e perder no futebol de fantasia.
  • No draft, você deve ter uma folha com a lista de estatísticas, uma cópia das regras, papel e uma caneta.

Avisos

  • Conheça as regras de pontuação da sua liga antes de selecionar certos jogadores.