Como jogar na defesa no basquete

Autor do artigo:Gabriel Silva

Como disse certa vez o lendário técnico de basquete universitário Bob Knight: 'O bom basquete sempre começa com uma boa defesa'. A defesa de uma equipe pode realmente fazer ou desfazer um jogo, e ser um bom defensor individual pode torná-lo um grande colaborador da sua equipe. Ao se dedicar a melhorar sua defesa, você pode ajudar seu time a sair na frente até mesmo nos jogos mais difíceis e apertados.

Etapas

Praticando uma boa postura defensiva

  1. Etapa 1: Afaste os pés um pouco mais do que a largura dos ombros.
    Afaste seus pés um pouco mais do que a largura dos ombros. Aponte os pés para a frente e coloque-os um pouco mais largos do que os joelhos, que devem estar confortavelmente separados na largura dos ombros. Essa postura já começará a baixar seu centro de gravidade e lhe dará uma base forte.
  2. Etapa 2 Coloque seu peso na sola dos pés e dobre os joelhos.
    Coloque seu peso na sola dos pés e dobre os joelhos. Coloque seu peso na planta dos pés e levante os calcanhares ligeiramente do chão. Dobre os joelhos e abaixe o corpo em uma posição de agachamento forte. Uma boa regra geral é que, se você achar que já está baixo o suficiente, tente abaixar mais.
    • Concentre-se em manter o peso nas pontas dos pés, mas não nos dedos, o que o desequilibrará.
    • Para testar o quão baixa é sua postura, estenda uma mão para baixo. Você deve ser capaz de tocar o chão com os dedos. Você ainda deve ser capaz de se mover com facilidade; se não conseguir, diminua um pouco o agachamento.
    • Manter o peso baixo e centralizado nas pontas dos pés o ajudará a parar rapidamente, acelerar mais rapidamente e reagir melhor à bola.
  3. Etapa 3 Mantenha suas costas retas, mas não totalmente retas.
    Mantenha as costas retas, mas não totalmente retas. Suas costas devem estar niveladas dos ombros aos quadris e ligeiramente arqueadas, mas não totalmente retas. Para ajudá-lo a ter uma noção da postura, estenda as mãos para o chão enquanto levanta o peito. A parte superior do corpo se inclinará um pouco para a frente, mas mantenha o peso equilibrado.
    • Essa postura pode parecer desconfortável no início, mas parecerá mais natural com a prática.
    • Certificar-se de que suas costas estejam retas as protegerá de lesões e as manterá equilibradas.
  4. Etapa 4 Levante as mãos e mantenha-as soltas e ativas.
    Levante as mãos e mantenha-as soltas e ativas. Experimente colocar as mãos para fora, para os lados, ou colocar uma mão aberta, mantendo a outra no quadril do jogador ofensivo ou usando-a para cavar a bola. Independentemente do que fizer, não deixe que suas mãos caiam para os lados.
    • Seu técnico pode ter um posicionamento específico das mãos que deseja que você use, dependendo do grau de agressividade da sua defesa. Caso contrário, concentre-se apenas em manter as mãos levantadas e ativas. Experimente posições diferentes e veja o que parece natural e eficaz.

Defesa da bola

  1. Etapa 1 Volte para a defesa assim que sua equipe arremessar.
    Volte para a defesa assim que sua equipe arremessar. Sua equipe pode ter uma defesa de transição específica, mas, em geral, o primeiro jogador a recuar deve correr para o aro para evitar um lay-up fácil. O segundo jogador atrás deve pressionar o jogador com a bola e os três jogadores restantes devem cobrir os jogadores ofensivos.
    • A comunicação é fundamental durante uma transição! Diga aos seus colegas de equipe se você está cobrindo a cesta, a bola ou um jogador livre.
    • Sua função no ataque pode ser correr em direção à rede para pegar o rebote após um arremesso. Nesse caso, você só voltaria a correr na defesa se não conseguisse o rebote e o outro time conseguisse a bola.
  2. Etapa 2 Pressione o jogador com a bola imediatamente.
    Pressione o jogador com a bola imediatamente. Se você perceber que o jogador com a bola não tem ninguém atrás dele, corra até ele imediatamente para pressionar a bola. A maior ameaça para a defesa é um jogador ofensivo com uma via aberta para passar ou driblar, e a melhor maneira de impedir isso é pressionar o mais rápido possível.
    • Trabalhe dentro do plano de jogo da sua equipe. Se o técnico designar você para um jogador, tente ficar com ele o máximo possível. No entanto, se um jogador tiver a bola sem nenhuma pressão, ataque-o assim que possível.
  3. Etapa 3 Incline seu corpo para forçá-lo a ir para a linha lateral.
    Incline seu corpo para forçá-los em direção à linha lateral. Deslize o pé mais próximo da linha lateral alguns centímetros atrás do outro. A ponta do pé de trás deve estar alinhada com o calcanhar do outro pé. Incline o peito levemente nessa direção.
    • Essa postura angulada, chamada de alinhamento 'calcanhar/ponta do pé/ponto de empurrar', impede que o manipulador da bola drible até o meio da quadra. Em vez disso, você o empurrará em direção à linha lateral, à linha de base ou aos seus colegas de equipe na defesa.
  4. Etapa 4 Mantenha-se sempre mais baixo do que o outro jogador.
    Mantenha-se sempre mais baixo do que o outro jogador. É importante permanecer em sua postura defensiva baixa, mesmo quando estiver se movendo com o manipulador de bola. Mantenha seu corpo sempre mais baixo do que o do adversário, abaixando a cabeça e o tronco de modo que seus olhos fiquem na altura dos ombros.
    • Em vez de se levantar quando tiver de se movimentar, mantenha-se abaixado e se movimente de um lado para o outro.
    • Para ajudá-lo a manter-se abaixado, coloque-se em posição e imagine que está jogando em um ginásio com o teto logo acima da sua cabeça. Se você se endireitar ou balançar para cima e para baixo ao se movimentar, baterá a cabeça no teto.
    • Permanecer em uma postura defensiva baixa lhe dá grande equilíbrio e permite que você reaja rapidamente à bola.
  5. Etapa 5: Mantenha seus olhos no manipulador de bola's chest or waist.
    Mantenha seus olhos no peito ou na cintura do manipulador de bola. Parece natural olhar para a bola de basquete ou para o rosto do outro jogador quando se está jogando na defesa da bola, mas isso facilita para que ele o engane olhando para outro lado ou usando um pump fake. Em vez disso, olhe para a seção média do jogador - do peito até a cintura.
    • É extremamente difícil para um jogador ofensivo fintar com a seção média, o que a torna uma ótima maneira de rastrear seus movimentos.
  6. Etapa 6 Use uma das mãos para acompanhar a bola e a outra para bloquear a pista de passe.
    Use uma mão para rastrear a bola e a outra para bloquear uma via de passe. Fique a um braço de distância do manipulador da bola e estenda um braço a alguns centímetros de distância da bola, usando-o para acompanhar os movimentos da bola. Mantenha a outra mão abaixada e levemente para o lado para distrair o manipulador da bola e cortar a pista de passe.
    • Não alcance a bola. Isso o deixará desequilibrado e dará ao manipulador da bola a chance de passar por você, e você também poderá ser chamado para uma falta se atingir o braço dele.
  7. Etapa 7 Comunique-se com seus colegas de equipe o tempo todo.
    Comunique-se com seus colegas de equipe o tempo todo. Converse com seus colegas de equipe durante toda a posse de bola defensiva para que eles saibam onde você está e o que está acontecendo no campo que eles não conseguem ver. Algumas frases que você pode usar para se comunicar na defesa incluem:
    • 'Bola, bola, bola!' - use essa frase quando estiver correndo para a frente para pressionar a bola.
    • 'Deny, deny, deny' - use isso se estiver defendendo um jogador que está a um passe de distância da bola.
    • 'Screen right' (Tela para a direita) ou 'Screen left' (Tela para a esquerda) - use isso para dizer a um colega de equipe que uma tela está vindo de um lado. Em uma tela, um jogador ofensivo corre para tentar bloquear a defesa que está protegendo outro jogador ofensivo.

Defesa do drible e do chute

  1. Etapa 1 Recue se o manipulador da bola tentar driblar em direção à rede.
    Recue se o manipulador da bola tentar driblar em direção à rede. Quando o manipulador da bola tentar conduzir ou driblar com força em direção à rede, recue rapidamente em sua posição defensiva de passo largo. Mantenha-se abaixado e mova-se com eles, tentando manter a almofada à distância de seus braços para permanecer na jogada.
    • Seja paciente. Não tente alcançar ou tentar roubar a bola, a menos que o manipulador da bola perca o controle ou cometa um grande erro.
  2. Etapa 2: Force o manipulador da bola para a linha lateral mais próxima.
    Force o manipulador de bola para a linha lateral mais próxima. Comece a inclinar seu corpo mais para a linha lateral à medida que o manipulador da bola dribla. Você quer usar seu corpo para bloquear o caminho do marcador, o que significa ficar de costas para o aro e forçá-lo a se afastar dele.
    • Isso o ajudará a conter o manipulador da bola até que ele cometa um erro ou que seus colegas de equipe possam ajudar.
  3. Etapa 3 Tente afastar a bola durante um drible.
    Tente afastar a bola durante um drible. Use a mão mais próxima da bola para afastá-la com um movimento curto e rápido, chamado de cavada. Não tente alcançar a bola com a mão que está bloqueando o passe para rebatê-la - você pode acertar o braço do manipulador da bola e ser acusado de falta.
    • Só tente uma cavada se o jogador estiver tentando passar por você e você não tiver como contê-lo, ou se ele estiver segurando a bola com folga e você vir uma oportunidade.
  4. Etapa 4 Marque uma falta de carga se você puder.
    Marque uma falta de carga se você puder. Uma carga ocorre quando um defensor é atingido no tronco pelo manipulador da bola enquanto está parado, ou se movendo para trás ou para os lados, com os dois pés no chão. Para fazer uma carga, permaneça em sua posição defensiva baixa e deixe o jogador ofensivo driblar em sua direção, em vez de carregar a bola.
    • Tenha cuidado ao fazer uma carga! Você pode ser chamado de bloqueador se estiver se movendo em direção à bola, se não estiver com os dois pés no chão ou se for atingido em algum lugar que não seja o tronco.
    • Mova-se com o driblador e permaneça em sua faixa de drible para tentar cometer a falta.
    • Fique bem abaixado e dobre o antebraço na frente do peito, mantendo-o forte e próximo a você para absorver parte da pancada. A parte superior do seu corpo balançará naturalmente para trás, ajudando-o a vender a chamada.
  5. Etapa 5 Defender um chute...
    Defender um chute bloqueando a visão do arremessador. Se você vir o manipulador de bola se levantar para um arremesso, coloque a mão no rosto dele para distraí-lo e atrapalhar sua visão do aro. Isso permite forçar um arremesso perdido sem cometer falta ou ser enganado se o manipulador da bola estiver realmente fingindo.
    • Essa é considerada uma tática melhor do que pular e golpear a bola de basquete durante um arremesso, o que pode resultar em falta se você acertar o braço do arremessador ou, se ele estiver fingindo, dar a ele uma pista aberta para driblar ou passar.

Jogando na defesa fora da bola

  1. Etapa 1 Negar o passe quando você're one pass away from the ball.
    Negue o passe quando estiver a um passe de distância da bola. Quando estiver defendendo um jogador ofensivo que não tenha a bola, mas que esteja perto o suficiente para um passe, permaneça em sua posição defensiva com um braço e um pé na linha de passe. Mantenha o peito voltado para o adversário e olhe por cima do ombro do lado da bola para ver a bola de basquete.
    • Em algumas situações ou estratégias defensivas, o técnico pode querer que você ajude o defensor na bola em vez de cortar o passe. Nesse caso, você ficará atrás do defensor da bola para bloquear a pista de drible.
  2. Etapa 2 Permaneça em seu jogador se ele're on the ball-side corner.
    Fique de olho em seu jogador se ele estiver no canto do lado da bola. O chute de três pontos no canto é extremamente perigoso para a defesa. Se estiver defendendo o jogador nesse arremesso de canto, você pode sair rapidamente para bloquear a pista de passe, mas deve sempre retornar ao seu jogador imediatamente.
    • Fique no canto mesmo que o manipulador da bola esteja dirigindo para o aro. Se você tentar ajudar nessa jogada, o manipulador da bola poderá fazer um passe simples para o jogador do canto, que poderá fazer um arremesso fácil.
  3. Etapa 3 Criar um
    Crie um 'triângulo defensivo' para vigiar a bola e seu jogador. Se estiver protegendo um jogador que está mais distante da bola e não pode ser alcançado por um único passe, posicione-se de modo que possa ver o jogador e a bola de basquete pelos cantos dos olhos. Mantenha as mãos para fora e ativas, com uma apontando para a bola e a outra para o jogador.
    • Tente ficar o mais próximo possível da bola de basquete e, ao mesmo tempo, fique perto o suficiente do seu jogador para poder defendê-lo se ele receber um passe rápido.
  4. Etapa 4 Ajuste sua posição o tempo todo.
    Ajuste sua posição o tempo todo. Certifique-se de nunca ficar parado quando estiver na defesa. Quando a bola de basquete ou seu jogador se mover, ajuste sua posição para que possa reagir rapidamente a qualquer jogada. Mantenha-se em sua posição defensiva e certifique-se de que sempre pode ver a bola e o jogador que está cobrindo.
    • Não se deixe levar pela atenção à bola e esqueça que você também tem um trabalho a fazer! Um bom ataque sempre será capaz de tirar vantagem de um defensor preguiçoso ou distraído.

Fortalecimento e prática de habilidades defensivas

  1. Etapa 1 Fortaleça sua postura...
    Fortaleça sua postura com agachamentos e e sentadas na parede. Se estiver tendo dificuldade em manter uma postura defensiva baixa durante toda a posse de bola defensiva, trabalhe a força das pernas com a realização de wall sits e agachamentos baixos. Comprometa-se a trabalhar suas pernas pelo menos 4 a 5 vezes por semana para tornar sua postura mais baixa e mais forte.
    • Para fazer uma postura sentada na parede, apoie as costas em uma parede e deslize para baixo até que os joelhos fiquem em um ângulo de 90 graus. Permaneça na posição pelo máximo de tempo que puder e trabalhe para durar mais tempo a cada vez.
    • Para fazer um agachamento, fique em pé, com os pés um pouco mais afastados do que a largura dos ombros. Abaixe o corpo até que os joelhos estejam dobrados em um ângulo de 90 graus. Fique em pé e repita por pelo menos 10 repetições.
  2. Etapa 2 Trabalhe o trabalho de pés com cordas de pular e escadas de agilidade.
    Trabalhe seu trabalho de pés com cordas de pular e escadas de agilidade. O trabalho rápido com os pés é uma ferramenta essencial de todo bom defensor. Para melhorar sua rapidez, comece pulando corda por 10 minutos por dia. Depois, passe a fazer exercícios com uma escada de agilidade para trabalhar seu equilíbrio e velocidade.
    • Com uma corda de pular, tente primeiro o salto simples básico, concentrando-se em tirar os pés do chão o mais rápido possível. Em seguida, tente mover-se de um lado para o outro em cada salto ou mover os pés para frente e para trás.
    • Com uma escada de agilidade, corra e bata os dois pés em cada quadrado com o peito voltado para a frente, depois vire para o lado e faça a mesma coisa. Procure outros exercícios de escada de agilidade on-line para um desafio extra.
    • Se você não tiver uma escada de agilidade, faça a sua própria com giz na calçada ou colocando varas longas como 'degraus'.
  3. Etapa 3 Faça pranchas
    Faça pranchas para aumentar a força de seu núcleo. Um núcleo forte o ajudará a manter o equilíbrio, o que é importante para um bom defensor. Pratique uma prancha inclinada regular todos os dias até conseguir mantê-la por 60 segundos e, em seguida, tente uma prancha lateral para trabalhar os músculos oblíquos.
  4. Etapa 4 Faça um exercício de footwork para trabalhar a movimentação rápida e a pressão.
    Faça um exercício de footwork para trabalhar a movimentação rápida e a pressão. Corra da linha de base até um cone no nível da linha de lance livre. Diminua a velocidade e fique em uma posição defensiva, depois recue até um cone a alguns metros da linha de base e deslize para o outro lado da quadra. Corra para outro cone e, em seguida, deslize pela parte superior da quadra para terminar.
    • Você pode fazer esse exercício com seus colegas de equipe ou sozinho. Tente fazer o percurso de 3 a 5 vezes, fazendo o máximo que puder a cada vez.
  5. Etapa 5 Experimente um exercício de defesa individual para testar suas habilidades.
    Experimente um exercício de defesa individual para testar suas habilidades. Como jogador de defesa, segure a bola e fique na linha de lance livre com o jogador de ataque. Entregue a bola a ele para iniciar o exercício. O jogador ofensivo deve atacar o aro e fazer um arremesso em 2 ou 3 dribles, enquanto você tenta impedi-lo.
    • Passar a bola para o jogador ofensivo significa que você deve iniciar o exercício bem próximo a ele, forçando-o a reagir rapidamente aos movimentos dele.
    • Nesse exercício, concentre-se em manter o jogador ofensivo à sua frente, permanecendo em sua posição defensiva e desafiando cada arremesso que ele fizer.
  6. Etapa 6 Faça um exercício de espelhamento para trabalhar o posicionamento.
    Faça um exercício de espelhamento para trabalhar o posicionamento. Posicione-se em frente a outro jogador em linhas paralelas da chave. Como o jogador ofensivo, ele se moverá para cima e para baixo na chave e tentará se separar de você, o jogador defensivo. Você tentará ficar diretamente alinhado com ele, independentemente do que ele faça.
    • Peça ao jogador ofensivo para usar fintas ou mudar rapidamente de ritmo para atrapalhar seu espelhamento.
    • Mantenha-se abaixado e com as mãos ativas durante todo o exercício.
  7. Etapa 7 Pratique sua defesa em todos os exercícios e jogos.
    Pratique sua defesa em todos os exercícios e jogos. Ofereça-se para ser o defensor nos exercícios, defenda o melhor jogador do outro time e esforce-se constantemente para ficar em uma postura ou posição melhor, dentro ou fora da bola. Ao se dedicar à sua defesa, você pode fazer uma grande diferença em cada jogo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Se o atacante tiver a bola, a que distância o defensor deve estar?
    Se o atacante for muito bom no chute, então não dê muito espaço a ele. Se o atacante não conseguir arremessar bem, ele terá apenas duas opções: passar ou ir direto a você com um chute.
  • Pergunta
    E se o adversário for rápido e difícil de proteger?
    Grandes jogadores ofensivos serão rápidos e difíceis de proteger, mas você precisa treinar para ser mais rápido. Se não houver outra opção, um pequeno golpe sujo aqui e ali pode ajudar muito. Esse era o principal princípio do 'Bad Boy Pistons' (um dos maiores adversários que Jordan e Pippen tiveram de enfrentar). Um empurrãozinho ou um tapinha é uma boa maneira de desacelerar um homem, mas se você não estiver disposto a jogar um pouco sujo, sugiro que se esforce mais.
  • Pergunta
    Meu pai é igualmente bom com as duas mãos ao driblar. Como posso protegê-lo?
    Abaixe-se e mantenha as mãos para fora. Não se esforce totalmente para alcançá-lo, pois ele passará por você. Tente empurrar a bola para fora e aplicar pressão.

Dicas

  • Para ampliar seu conhecimento defensivo, pergunte ao seu técnico qual defesa seu time usa. Pode ser cabeça a cabeça, zona, combinação ou outra defesa. Peça que ele explique por que escolheu essa defesa e o que você pode fazer para ser um jogador melhor nela.
  • Fique sempre alerta enquanto estiver defendendo. Isso o ajuda a se mover mais rapidamente e a acompanhar a pessoa que está protegendo.