Como jogar basquete: Regras, dicas e muito mais

Autor do artigo:Gabriel Silva

Interessado em se tornar o próximo Michael Jordan? Ou talvez você simplesmente queira conhecer as regras para poder acompanhar o jogo? Em ambos os casos, você está no lugar certo. Neste artigo, detalharemos todas as regras do grande jogo de basquete. Vamos até ajudá-lo a aprender os fundamentos do drible, do arremesso e da defesa.

O que você deve saber

  • O basquete é jogado por 2 equipes com 5 jogadores cada. Você marca pontos colocando a bola no aro.
  • Drible ou passe para mover a bola. Os jogadores não podem dar mais de dois passos depois de pegar a bola antes de arremessá-la ou passá-la.
  • Os pontos marcados dentro do arco redondo no chão valem 2 pontos. Se você arremessar e acertar a bola fora do arco, valerá 3 pontos.
  • Os jogos de basquete são divididos em 4 quartos de duração variável, dependendo do nível de jogo. Quando o jogo termina, a equipe com o maior número de pontos vence.

Etapas

Regras básicas

  1. Etapa 1 Aprenda a terminologia básica do jogo.
    Aprenda a terminologia básica do jogo. Da NBA aos jogos casuais de quintal, cada jogo de basquete tem alguns termos que você deve aprender se quiser acompanhar o jogo. Isso inclui:
    • Aro/cesta: Se a bola entrar no aro com a rede, a equipe ofensiva pontua. O vidro, ou tabela, é a parte de trás do aro.
    • Drible: Quicar a bola fora da quadra (o chão). Os jogadores devem driblar para mover a bola. Se você não driblar e mover os pés, é uma falta de deslocamento.
    • Lance livre: Quando um jogador sofre uma falta durante o arremesso, ele pode arremessar lances livres. Esses lances valem 1 ponto cada.
    • Bola de pulo: É assim que se inicia o jogo. A bola é lançada no ar e os jogadores tentam derrubá-la para sua equipe. Esse evento é chamado de 'tip off
    • A pintura: Também conhecida como interior, é a área mais próxima do aro. Ela é delimitada por um retângulo. Os dois quadrados grandes perto da parte inferior são o bloqueio. A linha superior é a linha de lance livre.
    • O arco: também conhecido como linha de três pontos, é a linha redonda no chão que circunda a pintura. Fazer a bola por trás dessa linha vale 3 pontos, não 2.
    • Jumper/jump shot: É qualquer chute fora da linha de fundo. Outros tipos de arremessos incluem enterradas, em que você joga a bola no aro, e layups, em que você ataca o aro e tenta soltar a bola com cuidado.
  2. Etapa 2 Divida os jogadores em duas equipes de cinco jogadores cada.
    Divida em duas equipes com 5 jogadores cada. O basquete é jogado por 2 equipes. Apenas 5 jogadores podem jogar em cada equipe ao mesmo tempo, mas é possível substituir jogadores do banco, que é onde os outros jogadores esperam. Para um jogo casual, não há problema em usar 2 equipes de 3 ou 2 equipes de 2, etc. As posições padrão são:
    • Armador: Normalmente o jogador mais rápido da equipe, o armador leva a bola para a quadra. Um bom armador é ótimo em dribles e passes.
    • Armador: O armador fica próximo à parte superior da quadra com o armador. Normalmente, ele é o melhor atirador externo da equipe, como o nome indica.
    • Atacante pequeno: O pivô é geralmente um jogador versátil que é igualmente bom em chutes, dribles, passes e defesa.
    • Atacante potente: O power forward é um jogador alto que deve ser bom em brigar na área de pintura, pegar rebotes e chutar perto do aro.
    • Central: Normalmente o jogador mais alto da equipe, a principal função do pivô é rebater a bola e bloquear arremessos.
  3. Etapa 3 Marque pontos chutando a bola na cesta.
    Marque pontos chutando a bola no aro. No basquete, um jogador ofensivo pode marcar de 1 a 3 pontos com um arremesso, dependendo de onde o arremesso é feito no chão. O vencedor do jogo é aquele que marcar mais pontos até o final do jogo.
    • Fora do arco, qualquer arremesso de jump vale 3 pontos. Algumas quadras externas e quadras menores não têm essa linha.
    • Dentro do arco, cada arremesso vale 2 pontos.
    • Se você sofrer uma falta durante o arremesso, você arremessa lances livres. Cada lance livre vale 1 ponto. Você ganha 2 lances livres para um arremesso de 2 pontos ou 3 lances livres para um arremesso de 3 pontos. Se você fizer o arremesso em que sofreu a falta, ele valerá 2 ou 3 pontos e você terá 1 lance livre extra.
  4. Etapa 4 Movimente a bola driblando ou passando-a.
    Movimente a bola driblando ou passando-a. Quando você tem a bola, precisa ficar parado com um pé plantado no chão para girar. No entanto, você pode se movimentar driblando. Para driblar, bata a bola para cima e para baixo no chão. Você também pode passar a bola para outro colega de equipe, o que é uma ótima maneira de despistar os defensores ou levar a bola rapidamente para a cesta.
    • Se você parar de driblar, não poderá voltar a driblar. Driblar novamente é uma falta conhecida como drible duplo.
    • Se estiver conduzindo para arremessar, você pode pegar a bola e dar dois passos sem driblar antes de arremessar ou passar. Mais de dois passos é uma falta chamada de traveling.
    • Você ainda pode pular para arremessar ou passar, mas quando voltar para baixo, precisará ter se livrado da bola.
    • Quando começar a driblar, você deve driblar constantemente enquanto se move, até passar, chutar ou parar de driblar para plantar o pé de pivô.

Manuseio da bola

  1. Etapa 1: Segure a bola firmemente com os joelhos dobrados.
    Segure a bola firmemente com os joelhos dobrados. Se tiver o controle da bola no ataque, você precisa se agachar em uma posição baixa para guardar e proteger a bola enquanto dribla. Em uma postura adequada para driblar, você deve estar agachado, com os joelhos flexionados e separados na largura dos ombros, apoiado na planta dos pés.
    • Enquanto estiver aprendendo, rebata a bola constantemente com cada mão, alternando entre a esquerda e a direita para ter a sensação de manuseá-la com ambas as mãos.
    • Coloque os cotovelos para fora se você pegar a bola e um defensor pular em sua direção para bloqueá-lo.
    • Se estiver tentando pegar a bola, fique com os joelhos dobrados e as mãos para cima para dar ao passador um bom alvo.
  2. Etapa 2 Driblar a bola...
    Drible a bola com a ponta dos dedos para manter o controle. Quando os iniciantes tocam a bola de basquete pela primeira vez, é comum dar um tapa ou cortá-la com a palma da mão. Em vez disso, empurre a bola para baixo com as pontas dos dedos para manter o controle. Quando se acostumar com a sensação, tente driblar sem olhar para a bola!
    • Basta começar a quicar a bola, ficando parado no início. Flexione o pulso para quicar a bola e tente manter o cotovelo na altura do quadril, movendo-o o mínimo possível.
    • Mantenha o drible baixo para poder controlar a bola com mais facilidade.
  3. Etapa 3 Tente manter a bola na altura da cintura ao driblar.
    Tente manter a bola mais ou menos na altura da cintura quando estiver driblando. É difícil controlar a bola no início, e os jogadores iniciantes geralmente têm dificuldade em manter a bola no chão. Se você driblar muito alto, será fácil para os defensores agarrarem a bola. Se você driblar muito baixo, será difícil controlar a bola. Tente manter a bola em sua cintura.
    • Não há problema em mudar a altura do drible dependendo da situação. Por exemplo, se um defensor estiver próximo, você pode driblar mais baixo. Se não houver ninguém por perto, não há problema em driblar mais alto.
  4. Etapa 4 Mantenha a cabeça erguida e saiba onde está a bola.
    Mantenha a cabeça erguida e saiba onde está a bola. É difícil saber para onde ir e para onde passar quando se está com os olhos fixos no tênis. Se estiver driblando, procurando passar ou tentando pegar a bola, mantenha os olhos abertos e preste atenção onde a bola está.
    • Sua cabeça deve estar girando o tempo todo. Acompanhe a bola, saiba onde estão seus colegas de equipe e procure aberturas para tirar vantagem.
  5. Etapa 5 Pratique fazer diferentes...
    Pratique fazer diferentes tipos de passes para seus colegas de equipe. O passe é uma das habilidades mais importantes do jogo. Sinta-se à vontade para fazer passes que vão direto para o seu companheiro de equipe sem que ele precise se mover para isso. Os tipos de passes incluem:
    • Passes no peito: Segure a bola com firmeza com as duas mãos. Coloque os cotovelos para fora. Traga-a para dentro do peito e, em seguida, jogue as duas mãos para fora para passar a bola sem deixá-la tocar o chão.
    • Passes com salto: Os passes com quique são idênticos ao passe no peito, mas você intencionalmente joga a bola no chão para que ela quique uma vez antes de chegar ao companheiro de equipe.
    • Passes por cima da cabeça: Agarre a bola com firmeza e puxe-a para trás de sua cabeça. Em seguida, arremesse a bola para frente, por cima da cabeça, em direção ao companheiro de equipe.
    • Passes de quadra inteira: Se você precisar levar a bola para o outro lado da quadra rapidamente sem ser muito preciso, puxe a bola para trás e arremesse-a como se fosse uma bola de futebol.

Chute

  1. Etapa 1: Posicione-se em direção à...
    Posicione-se na direção da cesta toda vez que arremessar a bola. É importante que você esteja alinhado, o que significa que você deve apontar os dois pés diretamente para o aro. Alinhe os quadris sobre os pés, que devem estar separados na altura dos ombros. Dessa forma, seus arremessos serão mais precisos.
    • Quando estiver se preparando para fazer um arremesso, pare de driblar e pegue a bola com as duas mãos, e fique de frente para o aro. Pratique seu passo de levantamento. Dê um último drible e gire os quadris em um único movimento.
  2. Etapa 2 Equilibre a bola em sua mão dominante.
    Equilibre a bola em sua mão dominante. Sua mão de arremesso é a mão dominante. Mantenha o cotovelo de arremesso apertado contra o quadril e mantenha a bola equilibrada nas pontas dos dedos na parte inferior da bola de basquete. Segure a bola com a outra mão. Levante a bola de modo que ela fique nivelada com seu queixo e dobre os joelhos.
    • Você não arremessa com as duas mãos, mas usa a mão não dominante para manter a bola equilibrada enquanto arremessa.
    • Para praticar o movimento do chute, deite-se no chão com a bola e segure-a para cima com a mão de chute. Pratique rolar a bola diretamente para cima no ar por alguns centímetros com backspin.
  3. Etapa 3 Role a bola para fora da ponta dos dedos ao estender o chute.
    Role a bola para fora da ponta dos dedos ao estender o chute. Estenda o cotovelo de chute para cima e para frente. Gire o pulso para frente, como se estivesse tentando alcançar um pote de biscoitos em uma prateleira alta. Deixe a bola saltar para frente quando seu braço se estender até o final, rolando para trás ao soltá-la. Continue a seguir com a mão, colocando-a no pote de biscoitos, depois de soltar a bola.
    • O 'follow through' é muito importante. Ele dá um efeito de backspin na bola, o que aumenta as chances de a bola entrar quando atinge o aro ou a tabela.
  4. Etapa 4 Empurre a bola com os pés, saltando para cima enquanto arremessa.
    Dê impulso com os pés, saltando para cima enquanto arremessa. Ao mesmo tempo em que estende o cotovelo para começar a arremessar, agache-se e pule com as pernas ao soltar a bola. Quando seu braço estiver prestes a atingir o ponto mais alto, você deverá estar no ponto mais alto no ar.
    • Não pule para frente em direção ao aro; pule diretamente para cima.
    • Seus braços o ajudam a mirar quando você arremessa, mas a força vem das pernas. Quanto mais forte você pular ao arremessar, mais longe a bola irá.
  5. Etapa 5 Tente colocar a bola um pouco acima do aro e dentro da cesta.
    Procure colocar a bola logo acima do aro e dentro da cesta. Alguns técnicos lhe dirão para tentar colocar a bola logo acima do aro da cesta. Mantenha os olhos no alvo e tente fazer tudo em um movimento fluido. A mira pode ser difícil de entender no início, mas você se acostumará a escolher a potência e o arco certos para cada arremesso.
    • Ao praticar, comece perto da rede para se acostumar com a sensação.
    • Você também pode tentar tentar acertar a bola no vidro se estiver em um ângulo em relação ao aro.
  6. Etapa 6 Praticar layups...
    Pratique os layups driblando até a rede e pulando enquanto chuta. As bandejas são uma parte importante do basquete. Os bons jogadores de basquete devem ter os layups tão bem definidos que nunca perderão um em um jogo. Veja como fazer isso:
    • Comece no canto da linha de lance livre em seu lado dominante. Drible em direção ao aro a partir de um ângulo e puxe para cima quando chegar perto da penúltima linha do lado da marca da linha.
    • Pegue a bola enquanto dá dois passos longos com a bola. Empurre para cima com o pé não dominante para se lançar no ar.
    • Com uma mão, role a bola para cima em direção ao aro. Faça a bola quicar na tabela.

Defesa

  1. Etapa 1 Entenda por que jogar...
    Entenda por que jogar na defesa é muito importante. É fácil ficar animado para chutar a bola, mas é na defesa que se ganham campeonatos! Quando sua equipe não está com a bola, seu objetivo é impedir que os adversários marquem gols. Interrompa passes, tente roubar a bola, se possível, e bloqueie chutes. É sua função ser irritante e perturbar a outra equipe. Há alguns tipos de defesa:
    • Homem a homem: Essa é a defesa típica. Cada jogador é designado a proteger outro jogador e ele o acompanha.
    • Zona: Cada jogador é designado a uma área do campo para cobrir e defender, independentemente de quem esteja lá. A zona mais comum é a '2-3', em que os armadores ficam na parte superior e os atacantes e o pivô ficam na parte inferior, perto do aro.
    • Meia quadra: É quando uma equipe defende apenas a parte da quadra que está mais próxima do aro.
    • Quadra inteira: É quando uma equipe defende toda a quadra - geralmente porque está tentando roubar a bola ou exaurir a outra equipe.
  2. Etapa 2 Adote a postura defensiva adequada com os braços para fora.
    Adote a postura defensiva adequada com os braços para fora. Abaixe-se e abra-se. Agache-se com os pés mais afastados do que a largura dos ombros e coloque os braços esticados ao lado do corpo. Fique na ponta dos pés e faça movimentos laterais para proteger o adversário.
    • Quem você enfrenta depende de onde está a bola. Se o jogador que você estiver protegendo tiver a bola, fique de frente para ele. Caso contrário, divida a diferença enfrentando o jogador designado e a bola.
  3. Etapa 3 Pratique seus movimentos laterais para se manter ágil.
    Pratique seus movimentos de lado a lado para manter-se ágil. A coisa mais difícil de jogar na defesa é permanecer em seu agachamento defensivo e grudar no adversário como se fosse cola. É difícil mover-se de um lado para o outro rapidamente, portanto, quanto mais experiente você for em fazer o passo de embaralhamento de um lado para o outro, melhor será seu jogador de defesa.
    • Pratique correr lateralmente, dando um grande passo para o lado em uma direção, cruzando o pé de trás logo atrás do pé da frente e empurrando novamente. Em seguida, volte para o outro lado.
  4. Etapa 4 Mantenha-se em pé, a menos que você're going for a block.
    Mantenha-se em pé a menos que esteja indo para um bloqueio. Os jogadores de basquete iniciantes costumam pular com muita frequência. Mantenha-se em pé a menos que tenha 100% de certeza de que o adversário está arremessando. Quanto mais aéreo você estiver na defesa, mais vulnerável estará como defensor.
    • Quando um jogador ofensivo finge que está arremessando para tentar fazer com que o adversário pule, isso é chamado de 'pump fake'.
  5. Etapa 5 Pegue os rebotes...
    Pegar rebotes ao encaixotando seu adversário. Outra parte essencial da defesa é treinar-se para pegar os rebotes quando eles vierem. Se o adversário tiver feito um arremesso que falhou, não deixe que ele tenha uma segunda chance. Quando a bola estiver no ar, coloque-se entre seu adversário e o aro. Coloque seu bumbum para fora, fique de frente para a bola e empurre para trás para encurralar seu oponente.
    • Pule para cima para encontrar a bola no ar quando ela estiver caindo.
  6. Etapa 6 Evite faltas comuns para não dar vantagem a seus adversários.
    Evite faltas comuns para não dar vantagem a seus adversários. Embora a investida contra um defensor possa lhe render uma falta no ataque, a maioria das faltas que acontecem é marcada na defesa. Em suas tentativas de ser uma presença perturbadora na quadra, você também precisa saber onde fica a linha e evitar ultrapassá-la. As faltas comuns incluem:
    • Bloqueio: É quando você move seu corpo para bloquear o drible de um jogador quando ainda não está no caminho dele.
    • Alcançar: quando alguém está driblando, você não pode bater no antebraço ou agarrar o braço da pessoa. Isso é uma falta de alcance.
    • Por cima das costas: Ao tentar rebater a bola, você não pode pular sobre um adversário à sua frente.
    • Falta técnica/flagrante: Trata-se de um conjunto de infrações graves que incluem comportamento agressivo, insultos ao árbitro, etc. A equipe adversária recebe automaticamente lances livres e a posse da bola por essas infrações.

Jogando bem

  1. Etapa 1 Pratique seus fundamentos...
    Pratique seus fundamentos para aprimorar suas habilidades. Se quiser ser um jogador de basquete melhor, pratique os fundamentos. Dribles, arremessos e habilidades defensivas são a melhor maneira de passar o tempo se tornando um bom jogador. Não pratique passes extravagantes nem abaixe o aro para praticar enterradas de 360º.
  2. Etapa 2 Passe com frequência e mantenha a bola em movimento.
    Passe com frequência e mantenha a bola em movimento. Os bons times de basquete conseguem manter a bola em movimento o tempo todo. Isso mantém os jogadores da defesa fora de equilíbrio. Quando seu time tiver a bola, mantenha os passes rápidos e nítidos para movimentar a bola e encontrar uma pista aberta para o aro.
    • É um equívoco comum pensar que o basquete precisa ser jogado por jogadores virtuosos que afundam sem parar e roubam a bola. Os bons jogadores passam a bola.
  3. Etapa 3 Aprender a definir as escolhas
    Aprenda a definir as escolhas para seus colegas de equipe no ataque. À medida que você aprende a trabalhar em equipe, você vai querer começar a elaborar jogadas. A base da maioria das jogadas é o pick and roll. Para fazer uma escolha, fique parado e ereto. Coloque sua mão sobre a virilha. Em seguida, seu colega de equipe o usará como um obstáculo para tirar o defensor de cima dele.
    • Se o jogador defensor bater em você, ele será acusado de falta.
    • Depois que o seu colega de equipe driblar você, saia e procure uma abertura para pegar a bola. Essa é a parte do 'roll' do pick and roll.
  4. Etapa 4 Aprenda a fazer cortes para se abrir para a bola.
    Aprenda a fazer cortes para se abrir para a bola. Quando seus colegas de equipe estiverem com a bola, não fique parado! Movimente-se para manter seus defensores atentos. Se você tiver uma abertura em que o defensor o perca, levante as mãos para sinalizar que quer a bola.
    • Tente não se frustrar se seus colegas de equipe não o encontrarem quando você estiver aberto. É difícil acompanhar tudo o que está acontecendo quando você está com a bola.

Variações divertidas

  1. Etapa 1 Jogar
    Jogar 'cavalo' para ver quem é o arremessador mais criativo. Se não quiser jogar uma partida completa de basquete, o 'porco' ou o 'cavalo' são ótimas maneiras de se divertir na quadra e trabalhar seu arremesso ao mesmo tempo. Para jogar, dê um chute. Se você errar, o próximo jogador arremessa. Quando alguém faz uma bola, os adversários precisam fazer a mesma jogada.
    • Se um jogador errar uma tacada que outra pessoa fez, ele recebe uma letra (um H para começar, se estiver jogando 'horse'). O primeiro jogador a soletrar completamente HORSE perde.
  2. Etapa 2 Tentativa
    Tente '21' se você tiver um número ímpar de jogadores. O 21 é o jogo perfeito para jogar quando você tem um número ímpar de jogadores. No 21, cada jogador joga contra todos os outros jogadores, em uma tentativa de ser o primeiro a marcar 21 pontos. Cada arremesso dentro do arco vale um ponto, e cada arremesso fora vale dois.
    • Depois de marcar uma cesta, o jogador arremessa lances livres. Eles valem 1 ponto cada. Eles arremessam até errarem ou acertarem 5 seguidos.
  3. Etapa 3 Jogar
    Jogue 'knockout' para praticar seus lances livres e layups. Um bom jogo para praticar lances livres e jogar com um grupo grande de pessoas é o knockout. Todos os jogadores se alinham na linha de lance livre. A primeira pessoa da fila chuta um lance livre. Se o arremesso for perdido, o jogador deve pegar o rebote e continuar arremessando a bola até acertar o arremesso. Assim que uma cesta é marcada, o jogador volta para o final da fila.
    • Assim que a bola do primeiro jogador tocar o aro, o segundo jogador poderá arremessar. Se o segundo jogador da fila marcar uma cesta antes do primeiro jogador, o primeiro jogador será eliminado.
    • Assim que um jogador marcar um gol, a próxima pessoa na fila poderá arremessar.
  4. Etapa 4 Dar
    Experimente o 'baseketball' para um exercício de arremesso divertido e competitivo. O basequetball é como um exercício de arremesso mais beisebol (e talvez um pouco de conversa fiada!). Basicamente, duas equipes se alternam para tentar marcar pontos em três 'bases' diferentes, enquanto a outra equipe tenta eliminá-las. Cada chute perdido é um fora.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso driblar melhor no basquete?
    Tente driblar a bola rente ao chão. Além disso, pratique driblar a bola com as duas mãos.
  • Pergunta
    O que você deve aprender primeiro no basquete?
    Comece aprendendo o trabalho de pés e as posturas adequadas. Por exemplo, para fazer uma postura defensiva adequada, você deve aprender a deslizar os pés sem cruzá-los.
  • Pergunta
    Quais são as características de um grande jogador de basquete?
    Os melhores jogadores que treinei são estudantes do jogo. Eles são ótimos ouvintes. Eles estão na frente da fila em todos os exercícios. São o que eu chamo de jogadores de 'colarinho azul', ou seja, são humildes, ganham com elegância e perdem com respeito. O bom espírito esportivo é, em última análise, uma das três ou quatro principais características de um grande jogador.

Vídeo

Dicas

  • Os jogos profissionais de basquete são divididos em 4 quartos de 12 minutos cada, totalizando 48 minutos. Entretanto, as ligas mais jovens e amadoras costumam ser mais curtas. Os jogos de pickup podem ser jogados indefinidamente.