Como jogar beisebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Entediado de jogar basquete? Cansado de jogar beisebol? A solução é um híbrido: BASEketball! Originalmente inventado no filme BASEketball, estrelado pelos criadores de South Park, Trey Parker e Matt Stone, o BASEketball evoluiu de um jogo fictício para um esporte popular na vida real! Pode ter começado como uma piada, mas o BASEketball tem regras exatamente como os esportes dos quais se originou.

Etapas

Como montar suas equipes

  1. Etapa 1 Recrutar seus jogadores.
    Recrute seus jogadores. Você precisará de duas equipes, cada uma com o mesmo número de jogadores. Nos regulamentos do BASEketball intramural da faculdade, cada equipe pode ter no máximo seis (6) jogadores. É claro que você pode jogar com o número de pessoas que recrutar.
  2. Etapa 2 Decida as funções.
    Decida as funções. Cada equipe precisará de uma mistura de jogadores ofensivos e defensivos. Em uma equipe de seis jogadores, você precisará de três jogadores ofensivos e três defensivos.
    • Na defesa, dois jogadores atuam no 'campo externo' e um fica ao lado do atirador para tentar 'psych outs', o que será explicado na Parte 3.
    • No ataque, três jogadores estão em campo: um será o arremessador e, assim como no beisebol, os outros dois são corredores nas bases.
  3. Etapa 3 Determine o número de entradas.
    Determine o número de entradas. No beisebol, há nove entradas, cada uma delas um período de jogo em que um time joga no ataque e o outro na defesa. Você pode usar todos os nove, ou pode escolher o número que desejar.

Preparação do jogo

  1. Etapa 1 Obtenha uma cesta de basquete.
    Adquira uma cesta de basquete. Você pode usar um aro montado em um prédio ou um aro independente. Apenas certifique-se de ter cerca de 6 metros de espaço livre na frente dele para montar a quadra.
  2. Etapa 2: Prepare a quadra.
    Faça o desenho da quadra. O giz de calçada é ótimo para isso, pois pode ser lavado e vem em cores diferentes. Uma quadra de basquete combina elementos do beisebol e do basquete, usando um espaço com cerca de metade do tamanho de uma quadra de basquete. Imagine-a como um diamante de beisebol dentro de uma meia quadra retangular de basquete.
  3. Etapa 3 Desenhe quatro bases quadradas dispostas em um formato de diamante (♦).
    Desenhe quatro bases quadradas dispostas em um formato de diamante (♦). O 'topo' do diamante deve ficar bem na frente da cesta de basquete. A 'base' do diamante, também conhecida como 'home base', deve estar a cerca de 6 a 7 metros de distância da cesta e localizada diretamente em frente a ela. Talvez você queira aumentar um pouco a home base ou usar uma cor diferente de giz para distingui-la.
    • Assim como no beisebol, a 1ª base está localizada no diamante à direita da home base, e a 3ª base está localizada no diamante à esquerda da home base.
  4. Etapa 4 Marque vários pontos de arremesso.
    Marque vários pontos de tiro. Use giz de cores diferentes para distingui-los, se você tiver. Os vários locais de arremesso se estendem para fora da cesta em uma forma aproximadamente triangular, com os pontos mais próximos da cesta mais próximos uns dos outros e mais afastados à medida que se distanciam da cesta. Espalhe cada fileira de quadrados de modo que um fique no meio do 'diamante' (mais ou menos alinhado com a cesta e a base) e os outros fiquem inclinados para cada lado, fora do diamante. Os quadrados devem formar uma linha aproximada de modo que o quadrado triplo fique um pouco atrás do quadrado duplo, que fica um pouco atrás do quadrado simples, etc.
    • Desenhe dois quadrados de 'bunt' bem na frente do aro, em cada lado. Os quadrados de bunt devem estar alinhados com a 2ª base (bem na frente do aro).
    • Desenhe três quadrados simples na linha de lance livre (cerca de 15 pés do aro).
    • Desenhe três quadrados duplos entre a linha de lance livre e a linha de 3 pontos (entre 15 e 20 pés do aro).
    • Desenhe três quadrados triplos na linha de 3 pontos (a pouco mais de 6 metros do aro)

Jogando no ataque

  1. Etapa 1 Pegue uma bola de basquete e faça uma disputa de arremessos para ver quem tem a posse de bola primeiro.
    Pegue uma bola de basquete e faça uma disputa de arremessos para ver quem fica com a posse de bola primeiro. Quem fizer o primeiro arremesso da linha de falta (uma linha horizontal que passa entre a primeira e a terceira base) ficará com a bola.
  2. Etapa 2 Escolha um quadrado de arremesso.
    Escolha um quadrado de chute. O jogador que teve a posse da bola na Etapa 1 escolhe um quadrado para chutar. O quadrado escolhido determina o número de bases concedidas se o jogador acertar o chute: os jogadores solteiros ganham uma base, os duplos, duas, os triplos, três.
    • Os quadrados de bunt fazem com que os corredores avancem uma base cada, mas eles não podem ir para a base inicial em um bunt. O bunt também resulta em um 'sacrifice out'. Se a sua equipe já tiver dois outs, você não poderá fazer um bunt.
  3. Etapa 3 Faça um arremesso.
    Faça um arremesso. Você deve permanecer dentro do quadrado de arremesso enquanto estiver arremessando. Pisar fora do quadrado conta como um 'out'. Se você errar um arremesso, ou seja, se não conseguir acertar a cesta ou a tabela do aro, isso será contado como um fora. Um jogador considerado 'fora' não pode arremessar novamente pelo restante do período. Se você acertar o arremesso, o número de bases é concedido com base no quadrado de onde você está arremessando.
    • Não é possível arremessar duas vezes do mesmo quadrado. Uma vez que a tacada tenha sido dada de um quadrado, a equipe não poderá usá-lo novamente pelo resto do inning. Pode ser útil usar pequenos objetos, como sacos de feijão, para marcar os quadrados usados.
    • Se o seu arremesso não entrar no aro, mas fizer contato com o alvo, talvez seja possível usar um 'put back'. No basquete, um 'put back' ocorre quando um jogador consegue pegar o rebote de um arremesso perdido pelo seu próprio time. Se você ou um colega de equipe conseguir 'devolver' o arremesso, você marca.
  4. Etapa 4: correr as bases.
    Percorrer as bases. Depois de uma tacada bem-sucedida, os jogadores devem correr pelas bases, como no beisebol. Um arremesso marcado em um único quadrado faz com que o corredor avance uma base, e assim por diante.
  5. Etapa 5 Complete um ciclo de arremessos.
    Complete um ciclo de arremessos. Uma característica exclusiva do BASEketball é que cada jogador deve arremessar em uma ordem específica em cada entrada. Se um jogador arremessar uma bola simples na primeira vez, ele deverá tentar uma bola dupla na próxima vez em que estiver 'no bastão', e uma bola tripla na próxima vez. Se o primeiro arremesso for um home run, um único arremesso deverá ser feito na próxima vez.

Jogando na defesa

  1. Etapa 1 Posicione seus jogadores.
    Posicione seus jogadores. Dois jogadores atuam no 'campo externo', perto do aro, para tentar rebotes. O terceiro jogador defensivo fica perto do arremessador e tenta um 'psych out'.
  2. Etapa 2 Faça um 'psych out' em seus adversários.
    Faça um 'psych-out' em seus adversários. Os 'psych-outs' são uma marca registrada do basquetebol e são usados para atrapalhar a concentração do arremessador. Somente um jogador pode jogar a tática de 'psych-out' por vez; não há formação de dupla equipe. A defesa 'psych-out' pode usar adereços, gritar e todo tipo de comportamento bobo como tática de desvio, mas não deve tocar a bola ou o arremessador, limitar sua linha de visão ou prejudicar sua visão (como colocar as mãos na frente do rosto dele). É claro que muito do jogo é bom espírito esportivo, portanto, certifique-se de não ferir os sentimentos de ninguém!
  3. Etapa 3 Rebote de chutes perdidos.
    Rebote de chutes perdidos. O ataque pode tentar um 'put-back' se o arremessador errar um chute. A defesa também pode tentar rebater um chute perdido usando uma 'jogada dupla' se a defesa tiver corredores na base. Se a defesa rebater o arremesso, o arremessador e o jogador mais próximo da base são ambos considerados eliminados.
    • Se a defesa errar o arremesso durante uma jogada dupla, o ataque poderá 'dar um pontapé' no arremesso perdido para converter a jogada. Um 'tip in' válido deve ser feito com os dois pés fora do chão (portanto, você terá de pular para tentar um)
    • Somente duas tentativas de conversão podem ser feitas durante uma jogada. Se nenhum chute for bem-sucedido após duas tentativas, a jogada será considerada 'morta'.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • Divirta-se. O BASEketball não é um esporte profissional, portanto, adapte as regras e a jogabilidade conforme necessário. Se algumas mudanças tornarem o jogo mais divertido para você e seus amigos, vá em frente!
  • Seja paciente. Assim como outros esportes, o BASEketball pode ser complicado de se pegar o jeito no início. Relaxe e não leve isso muito a sério. Você melhorará quanto mais jogar!

O que você precisará

  • Bola de basquete
  • Cesta de basquete
  • Giz de calçada
  • Qualquer coisa que você queira para os Psych Outs
  • Sacos de feijão ou outros itens para marcar os quadrados de arremesso usados
  • Amigos para jogar