Como jogar badminton melhor

Autor do artigo:Gabriel Silva

O badminton é um esporte divertido e uma ótima forma de exercício. Para ser um jogador de badminton de arrasar, é preciso ter pés rápidos como um raio, técnica forte e um senso de estratégia astuto. Se você já sabe jogar badminton, mas quer melhorar seu jogo, terá de encontrar uma maneira de maximizar seus pontos fortes e explorar os pontos fracos de seu oponente.

Técnicas, exercícios e aquecimento de badminton

Etapas

Dominando o básico

  1. Etapa 1 Na maioria das vezes, tente acertar o centro da peteca.
    Na maioria das vezes, tente acertar o centro da peteca. Você deve acertar o centro redondo da borracha, ou o 'ponto ideal' da peteca, todas as vezes. Você pode praticar essa técnica olhando diretamente para o centro da peteca quando acertar um chute alto. Você também pode praticar com as mãos para tentar sentir a peteca.
  2. Etapa 2 Acerte a peteca no topo de seu arco.
    Acerte a peteca no topo de seu arco. Para se beneficiar da velocidade e da altura geradas pela peteca, acerte-a no topo de seu arco. Isso permitirá que você acerte um overhead matador e tenha mais controle sobre a posição da peteca. Não espere que a peteca se aproxime de você, ou ela perderá impulso e altura.
  3. Etapa 3 Sempre volte para o meio da quadra depois de acertar a peteca.
    Sempre retorne ao meio da quadra depois de acertar a peteca. Volte para o meio do fundo da quadra. Isso tornará mais difícil para o adversário correr atrás de você e acertar a peteca em um lugar que você não possa alcançar. Ficar no meio da quadra enquanto move os pés e se prepara para a próxima tacada o colocará na 'posição de prontidão'.
  4. Etapa 4 Bata a peteca em direção à linha de fundo.
    Bata a peteca em direção à linha de fundo. Acertar a peteca em direção à linha de fundo exige precisão e força, e fará com que seu oponente tenha que se deslocar para trás e acertar a peteca com uma quantidade considerável de força para devolver sua tacada. Se você não tiver certeza de onde acertar a peteca em seguida e a linha de fundo estiver bem aberta, mire-a para lá. No início, aponte a peteca um pouco antes da linha de fundo para que você não cometa uma falta se ela cair fora dos limites atrás da linha de fundo.
  5. Etapa 5 Pratique seu trabalho de pés.
    Pratique seu trabalho de pés. O badminton é como o squash: o sucesso está no trabalho de pés. Se você estiver com os pés chatos na quadra, não conseguirá devolver suas tacadas. Em vez disso, fique na ponta dos pés, mova os pés para cima e para baixo enquanto espera para devolver uma tacada e mova os pés para frente e para trás e de um lado para o outro em pequenos movimentos para se posicionar para devolver a tacada. Não seja preguiçoso e estenda demais a mão para tentar devolver a peteca - em vez disso, faça pequenos movimentos com os pés até que a peteca esteja na posição perfeita. Há alguns exercícios que você pode fazer para ajudá-lo a praticar:
    • Squat jump (salto agachado) - Coloque as duas mãos nas costas e dobre os joelhos o mais baixo que puder. Em seguida, pule o mais alto que puder. Faça esse exercício em 10 repetições. Esse exercício deixará seus joelhos e seu núcleo mais fortes, de modo que, na partida, você possa fazer um salto perfeito.
    • Escada de agilidade - Há uma variedade de exercícios que você pode fazer com esse equipamento. Ele não só o ajudará a melhorar o trabalho com os pés, mas também a aumentar sua resistência.
    • Lunges - Algumas pessoas detestam fazer esse exercício, mas ele realmente ajuda a desenvolver os músculos das pernas, especialmente o quadríceps. Eu recomendaria que vocês fizessem 10 repetições de jump lunges frontais e também 10 repetições de lunges laterais. Certifique-se de fazer grandes estocadas quando estiver fazendo isso. Isso os ajudará a pegar o shuttle com facilidade, especialmente na quadra de frente. Não se esqueça de fazer isso com as técnicas corretas também.
    • Trabalho de pés com sombra ao redor da quadra (com ou sem peteca) - Depois de dominar a técnica de pegar a peteca em todos os cantos da quadra. Peça a um parceiro ou treinador para ajudá-lo a apontar em um canto da quadra e, em seguida, execute o trabalho de pés em direção ao ponto que foi apontado por ele.
  6. Etapa 6 Pratique o saque curto.
    Pratique o saque curto. Quer esteja jogando simples ou em duplas, o saque curto pegará seu adversário desprevenido. Ele não estará esperando e talvez não consiga correr para devolver o saque a tempo. Para fazer o saque curto, você não deve apenas bater a peteca bem de leve, ou ela cairá no seu lado da quadra. Em vez disso, bata-a em um ponto de contato mais alto e deixe-a cair mais perto da raquete em vez de na frente dela.
  7. Etapa 7 Pratique o saque longo em simples.
    Pratique o saque longo em partidas individuais. Em simples, acertar um saque longo até a parte de trás da linha de saque deixará seu adversário desprevenido. Ele pode estar na frente da peteca e errar completamente, ou pode não ter força suficiente para devolver. Para fazer um saque mais longo, deixe a peteca cair à sua frente enquanto você balança a raquete mais para trás, quase na altura do ombro, para gerar mais impulso antes de balançar para a frente e bater na peteca.
  8. Etapa 8 Nunca desista.
    Nunca desista. Sempre tente acertar a peteca.

Explorando os pontos fracos de seu oponente

  1. Etapa 1 Entenda seu oponente's game.
    Entenda o jogo de seu oponente. Quando estiver jogando contra um novo oponente, seja em uma competição ou durante um jogo amistoso em um passeio com a família, você deve avaliar o jogo do oponente mesmo durante o aquecimento. Você deve observar alguns aspectos principais: se seu oponente é um jogador mais agressivo ou defensivo, se o forehand ou backhand dele é o golpe dominante e quaisquer pontos fracos, como trabalho de pés lento ou devoluções fracas de drop shot, que você possa explorar.
  2. Etapa 2 Faça seu oponente se movimentar pela quadra.
    Faça seu oponente se movimentar pela quadra. Não acerte todos os seus arremessos no mesmo local da quadra, pois seu oponente será capaz de prever seu próximo movimento todas as vezes. Em vez disso, misture as coisas acertando um drop shot seguido de um chute para a linha de base, ou movendo seu oponente do lado direito para o lado esquerdo da quadra. Mover-se da frente para o fundo da quadra é particularmente complicado, a menos que seu oponente tenha pés muito ágeis.
  3. Etapa 3: Chute em direção ao adversário's backhand.
    Chute na direção do backhand de seu oponente. Muitos jogadores são mais fracos no backhand, portanto, tente chutar na direção do backhand do adversário e veja se isso faz com que ele devolva menos chutes. Em caso afirmativo, continue a explorar o backhand do adversário.
    • Seu backhand é o lado esquerdo para jogadores destros e o lado direito para jogadores canhotos.
  4. Etapa 4 Dê uma tacada curta simples.
    Dê uma tacada curta simples. Quando estiver na rede, bata a peteca curta, por pouco não passando para o lado do adversário. Isso fará com que seu oponente corra e o pegará desprevenido. Essa é uma ótima técnica se seu oponente estiver posicionado perto da linha de fundo. Se o adversário souber que você vai dar uma tacada curta, você precisará passar a peteca por cima do adversário ou para o outro lado e, se não fizer isso, o adversário voará com a peteca perto da linha de fundo.
  5. Etapa 5 Mude a direção da peteca.
    Mude a direção da peteca. Se o adversário acertar a peteca diretamente em você, acerte a peteca em uma direção diferente em vez de acertá-la de volta no adversário, onde ele espera que ela vá. Isso funcionará especialmente bem se a peteca tiver gerado muito impulso. Se você for rápido, poderá mudar a direção da peteca e não dar tempo suficiente para o adversário reagir a uma peteca que se move rapidamente.
  6. Etapa 6 Bata um drop shot seguido de um chute para o fundo da quadra.
    Dê um drop shot seguido de um chute para o fundo da quadra. Se você tiver dominado o drop shot, use-o para fazer seu oponente correr até a frente da quadra. Em seguida, devolva a próxima tacada até o fundo da quadra. Isso não apenas forçará seu oponente a ser rápido, mas também o pegará desprevenido. Essa também é uma ótima maneira de cansar seu oponente.
    • Para fazer um drop shot, bata levemente na peteca de modo que ela apenas cruze a rede.
  7. Etapa 7 Faça com que seu oponente jogue em seu estilo de jogo.
    Faça com que seu oponente jogue de acordo com seu estilo de jogo. Se você gosta de ficar perto da rede, saque curto, acerte arremessos de fundo e faça o que puder para garantir que seu oponente não consiga acertar o shuttle para a linha de fundo. Se você se sente mais confortável na linha de fundo, então saque longo e acerte golpes longos e rápidos para que seu oponente não tenha a chance de levá-lo em direção à rede. Faça com que o adversário perca todo o controle enquanto você joga seu estilo de jogo e maximiza seus pontos fortes.

Domínio de técnicas mais avançadas

  1. Etapa 1 Corte suas jogadas na rede.
    Corte suas tacadas na rede. Isso fará com que a peteca gire e caia em uma direção imprevisível. Para cortar sua tacada para a rede, inicie o movimento para frente como faria normalmente e, em seguida, mova a raquete para dentro enquanto corta a raquete perpendicularmente ao centro do birdie. Seu oponente esperará que você acerte o birdie diretamente para frente, enquanto ele, na verdade, girará para o outro lado da quadra.
  2. Etapa 2 Corte suas tacadas de saída.
    Corte seus drop shots. Para fazer isso, corte a raquete ou mova-a perpendicularmente sobre o centro da peteca quando ela estiver no ar. Isso fará com que a peteca perca muito de seu impulso e caia rapidamente no lado do adversário perto da rede.
  3. Etapa 3 Esmague a peteca.
    Esmague a nave auxiliar. Smashing é quando você atinge a peteca com toda a sua força no topo de seu arco. Aponte a mão livre para a peteca para acompanhar sua trajetória e, em seguida, gire a raquete sobre a cabeça, atingindo o centro do birdie e esmagando-o na quadra do adversário. Isso é semelhante ao saque no tênis.
    • Quando estiver batendo a peteca, a mira é tão importante quanto a força. Não bata a peteca às cegas com toda a força que puder - você deve tentar mirá-la o mais longe possível do adversário ou na direção do corpo do adversário para que ele seja pego de surpresa.
  4. Etapa 4 Pule antes de esmagar a lançadeira.
    Pule antes de esmagar a lançadeira. Depois de dominar o smash padrão, você pode praticar o salto enquanto esmaga a lançadeira. Isso lhe dará ainda mais impulso e fará com que a peteca caia na quadra do adversário ainda mais rápido. Basta pular um ou dois pés para cima, apontando o peito e o corpo na direção em que deseja que a peteca vá, e esmagá-la no centro de seu arco.
  5. Etapa 5: Não't smash the shuttle every time.
    Não esmague a peteca toda vez. O smash deve ser usado em um momento em que a peteca esteja alta no ar e você tenha bastante tempo para se aproximar - ele deve terminar o ponto a seu favor. Se você bater a peteca em todas as oportunidades, cansará os braços e correrá o risco de batê-la na rede em momentos inoportunos.
  6. Etapa 6 Sempre planeje sua próxima jogada.
    Sempre planeje sua próxima jogada. Um jogador iniciante fica feliz quando acerta a peteca sobre a rede. Um jogador avançado entende que um bom jogo de badminton é como um jogo de xadrez - você deve sempre posicionar sua tacada com sabedoria para mover seu oponente para o local exato onde você quer que ele esteja para que você possa acertar a próxima tacada. Planeje sempre sua próxima jogada e pense sempre um passo à frente de seu oponente.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como faço para me defender de um smash?
    Normalmente, se seu oponente acertar um smash diretamente em você, instintivamente você tentará rebatê-lo na mesma posição, o que provavelmente fará com que a peteca atinja a rede. Em vez disso, saia rapidamente do caminho e acerte a peteca de lado, o que reduzirá o risco de acertar a rede e também o defenderá do smash.
  • Pergunta
    Como posso parar de ficar tão nervoso ao jogar em um torneio?
    Respire fundo e tente não pensar em coisas negativas. Não se preocupe em vencer a rodada, concentre-se apenas em dar o seu melhor. Quanto mais calmo você estiver, melhor jogará (e mais enervará seu oponente).
  • Perguntas
    Sou muito preguiçoso e lento, o que devo fazer?
    Praticar, praticar, praticar. Comece praticando com seus pais, parentes e amigos próximos. Depois, quando sentir que já tem alguma habilidade, comece a frequentar cursos de badminton. Não importa se você for lento no início; sua velocidade melhorará com a proficiência.

Vídeo

Dicas

  • Os jogadores avançados sabem como usar o engano, portanto, tente não adivinhar de antemão qual será a próxima tacada.
  • Ao escolher um parceiro de dupla, ambos devem ter força e habilidades semelhantes. Mesmo que suas jogadas não sejam excelentes e você seja ruim na defesa, é importante que seu parceiro possa ajudar a melhorar sua tomada de decisões e que vocês possam trabalhar juntos para superar seus pontos fracos.
  • A comunicação é fundamental em duplas. Solicite as tacadas e diga ao seu parceiro para 'deixar' as tacadas que estão saindo. Use a comunicação visual, permitindo que o jogador que não consegue ver seu parceiro tome as decisões táticas. Por exemplo, quando você estiver na frente de seu parceiro, decida quais tacadas devem ser tomadas e para onde se mover. Faça isso rapidamente, para que seu parceiro não fique na dúvida.

O que você precisará

  • Shorts de prancha
  • 2 a 4 jogadores
  • Quadra de badminton
  • Rede de badminton
  • Raquete
  • Peteca(s)
  • Bons tênis esportivos