Como jogar Badminton

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quem não gostaria de jogar o jogo de raquete mais rápido do mundo? O badminton pode ser jogado com dois ou quatro jogadores. O objetivo do jogo é marcar pontos batendo com sucesso a peteca por cima da rede. Apesar de o jogo ter algumas semelhanças com o ténis, as regras do badminton são distintas e é importante conhecê-las antes de iniciar o seu primeiro jogo. Se quiser ser um mestre do badminton ou apenas impressionar aquela garota bonita no parque, então vamos começar.

Passos

Aprendendo as regras

  1. passo 1 compreender o objetivo do jogo.
    Compreender o objetivo do jogo. O badminton, tal como o ténis, é um desporto de raquete que é jogado por dois jogadores ou duas equipas de dois jogadores cada. O objetivo é que o jogador ou a sua equipa chegue primeiro aos 21 pontos. Marca um ponto sempre que serve com sucesso a peteca e a equipa adversária comete uma falta, o que significa que a equipa não devolve adequadamente a peteca.
    • Para ganhar cada jogo, tens de ganhar 21 pontos primeiro e ganhar por dois no processo. Assim, se ambas as equipas tiverem uma pontuação de 20, uma equipa tem de ganhar por 22-20, e assim sucessivamente.
    • Se tu e o teu adversário não conseguirem ganhar por 2 e continuarem até o resultado ser 29, a primeira equipa a marcar 30 pontos ganha.
    • A primeira equipa a ganhar dois jogos ganha o jogo. Se o resultado for 1-1 nos jogos, é necessário jogar um terceiro jogo decisivo.
  2. passo 2 familiarize-se com o campo de badminton.
    Familiarizar-se com o campo de badminton. O campo de badminton tem 13,4 m de comprimento por 6,1 m de largura. Se estiver a jogar a singulares, joga na parte que tem 13,4 m de comprimento mas apenas 5,2 m de largura. A rede deve ser posicionada a meio do campo, feita de malha de três quartos de polegada na marca dos 6,1 m (17 pés (5,2 m) para singulares), 1,5 m acima do solo. Quando estiver a jogar em pares, os 1,5 m extra do lado esquerdo e direito do campo (as linhas laterais dos pares) são considerados como jogo justo para servir e devolver. Eis o que mais precisa de saber:
    • Cada lado do campo tem um campo de serviço direito e esquerdo. O servidor de uma equipa deve servir de um campo de serviço para o campo de serviço na diagonal. Os jogadores têm de mudar de campo depois de cada ponto ter sido marcado.
    • Ao servir em singulares, pode servir para a caixa de serviço diagonal do adversário e para a linha de fundo de singulares nesse lado do campo, mas não para a linha lateral mais larga de pares.
    • Ao servir em pares, o jogador pode servir para a caixa de serviço diagonal da equipa adversária, incluindo a linha lateral de pares, mas não para a linha de serviço longa de singulares.
    • Assim, no serviço de singulares, o campo de receção é mais comprido e estreito e, no serviço de pares, o campo é largo e curto.
    • Depois de a peteca ter sido servida com sucesso, todo o campo de cada equipa passa a estar em jogo. A peteca só tem de permanecer dentro dos limites do campo de pares ou de singulares.
    • Os jogadores podem marcar pontos quando um jogador comete uma falta. Se um servidor obrigar o adversário a cometer uma falta, ser-lhe-á atribuído um ponto. Se o destinatário forçar uma falta ao servidor (de modo a que o servidor não a possa jogar), o destinatário receberá o ponto e tornar-se-á o novo servidor para a jogada seguinte.
  3. passo 3 compreender os princípios básicos do jogo.
    Compreender os princípios básicos do jogo. Eis o que precisa de saber antes de começar o seu jogo de badminton, para além das informações sobre o campo e as regras de pontuação:
    • Atire uma moeda ao ar ou faça outro concurso para decidir qual a equipa que vai servir primeiro e de que lado vai jogar.
    • O primeiro serviço de um jogo de badminton é efectuado da metade direita do campo para o campo que se encontra na diagonal oposta a esse campo. Durante o resto do jogo, se tiver um número par de pontos, serve da direita; se tiver um número ímpar de pontos, serve da esquerda.
    • Se a equipa que serve cometer uma falta, a equipa que recebe ganha um ponto e o serviço passa para esse lado. Se a equipa que serve servir e a equipa que recebe cometer uma falta, a equipa que serve desloca-se de um campo de serviço para o outro e continua a servir. É marcado um ponto após cada serviço (ao contrário do que acontece no voleibol, por exemplo).
    • Em pares, cada equipa tem apenas um 'serviço'. Assim, se um jogador de uma equipa servir e falhar, a bola passa para um jogador da outra equipa, e assim sucessivamente.
    • Quando uma equipa recetora ganha um ponto e recebe o serviço, a equipa não muda de lado, mas serve a partir da posição em que se encontra. Se ganharem o primeiro ponto de serviço, os jogadores trocam de posição da direita para a esquerda.
    • Depois de cada jogo, os adversários mudam de lado do campo e a equipa que ganhou o jogo anterior começa a servir no início do jogo seguinte.
  4. passo 4 compreender como é que um jogador pode cometer uma falta.
    Compreender como é que um jogador pode cometer uma falta. Há várias razões pelas quais uma equipa ou um jogador podem cometer uma falta. Eis as razões:
    • Quando a peteca é servida, a peteca deve ser batida num ponto mais alto ou na cintura do servidor - caso contrário, é uma falta. Se qualquer parte da raquete, no momento do golpe, não estiver mais alta do que qualquer parte da mão do jogador que serve, pode ser atribuída uma falta.
    • Se a equipa que serve não conseguir servir a peteca por cima da rede. A peteca deve ser batida apenas uma vez pelo mesmo jogador para ser considerada justa no badminton. No badminton, só é possível fazer uma tentativa em cada serviço. A única exceção é se a sua equipa receber um let, que é quando a peteca bate na rede e cai no campo do adversário. Nesse caso, tens direito a outra tentativa.
    • Se a peteca bater na rede ou passar por baixo dela em qualquer altura do jogo.
    • Se a peteca bater em si.
    • Se a peteca sair dos limites ou passar à volta ou por baixo da rede para o jogador do outro lado. As petecas que caem na linha podem ser consideradas como fair-play.
    • Se bater com a peteca no chão do seu lado do campo ou se a peteca se tiver estendido para além da linha de serviço mais longa, isto contribui para uma falta.
    • Se o servidor não servir a peteca no campo adversário correto.
    • Se qualquer jogador tentar (com ou sem sucesso) obstruir o seu adversário de qualquer forma, isto contribui para uma falta desse jogador.
    • Os pés de qualquer jogador têm de estar completamente dentro do campo de serviço no momento da jogada - caso contrário, será marcada uma falta.
    • Se o jogador conseguir tocar na rede de badminton com qualquer peça de equipamento, incluindo as suas roupas ou qualquer parte do corpo, isso contribui para uma falta.
    • Os balks também contribuem para uma falta de badminton.
  5. passo 5 aprender as formas básicas de golpear a peteca.
    Aprenda as formas básicas de golpear a peteca. A raquete de badminton padrão tem 26 polegadas (66,0 cm) de comprimento e pesa entre 4,5-5,5 onças. A maioria delas é feita de metal e nylon, e você precisará gerar energia suficiente para golpear a peteca com essa raquete leve. As pancadas principais são o forehand e o backhand (como no ténis) e é necessário um pulso leve e rápido para bater eficazmente a peteca. Eis o que precisa de saber sobre como bater a peteca:
    • Tem tudo a ver com o trabalho de pés. Veja a peteca e dê vários passos pequenos para se posicionar de forma a poder bater-lhe facilmente em vez de ter de se esticar demasiado.
    • Terá de praticar o backswing, o swing para a frente e a pancada, e o follow through para acertar no vaivém de forma eficaz. Deve acertar no centro redondo da peteca, não nas penas da peteca.
    • Aperfeiçoe a sua pancada de saída. Esta é a tacada mais comum e o objetivo é acertar a peteca de uma forma que afaste o adversário da rede, o que lhe dá tempo para preparar a próxima tacada.
    • Pratique o seu drop shot. Para acertar esta tacada de forma eficaz, você terá que acertar uma tacada lenta e suave que faça a peteca cair logo acima da rede, tornando-a difícil de ser alcançada pelo seu adversário, não importa o quão rápido ele corra.
    • Esmagar a peteca. Este é um golpe poderoso que você usa para acertar uma peteca que está acima da altura da rede. Terá de levantar a raquete atrás das costas, como se a fosse arranhar, antecipar a peteca que vem na sua direção e depois bater com força, na diagonal, como se a estivesse a esmagar por cima de uma vedação.
    • Conduzir a peteca. Este pode ser um golpe de forehand ou backhand que faz com que a peteca se mova paralelamente ao chão, passando por pouco sobre a rede, tornando difícil para o seu oponente antecipar ou devolver o seu golpe.
    • Reconhecer que os servidores devem ser capazes de perceber quando é que os seus adversários estão prontos para receber a pancada. O servidor não deve servir quando o adversário não parece estar pronto para receber.
      • Ambos os jogadores devem estar de pé dentro dos limites do campo com ambos os pés parados em contacto com o solo até o servidor entregar a bola ao seu adversário. No entanto, os jogadores não devem estar em cima de nenhuma das linhas pintadas no chão - pois estas são consideradas como estando fora da área do campo de saque.
  • Ambos os jogadores devem estar de pé dentro dos limites do campo com ambos os pés parados em contacto com o solo até o servidor entregar a bola ao seu adversário. No entanto, os jogadores não devem estar em cima de nenhuma das linhas pintadas no chão - pois estas são consideradas como estando fora da área do campo de saque.

Dominar as pancadas

  1. passo 1 dominar a pega.
    Domine a pega. O punho é a forma como segura a raquete e afectará cada pancada que dá. Existem duas pegas básicas no jogo, uma para o forehand e outra para o backhand. Eis o que precisa de saber:
    • A pega de forehand: Segure a raquete com a mão que não está a jogar, apontando o cabo na sua direção com a face da raquete perpendicular ao chão. Coloque a sua mão no cabo como se estivesse a apertar a mão. Procure uma forma de V entre o polegar e o indicador. Apoie a pega nos seus dedos para obter mais flexibilidade. Encurte o punho e coloque-o mais perto do eixo para um maior controlo da raquete quando estiver a bater o vaivém a partir do campo e do meio do campo.
    • A pega de backhand: Segure a raquete como se estivesse a segurar uma pega de forehand. Depois, rode-a no sentido dos ponteiros do relógio, de modo a que a forma em V que formou se desloque para a direita. Coloque o polegar contra o chanfro traseiro do punho para obter mais alavancagem e potência, apoiando a raquete nos seus dedos. Mais uma vez, utilize uma pega mais comprida para os lançamentos e uma pega mais curta para o jogo na rede. Relaxe o polegar e utilize mais força do braço para os desmarques, porque a extensão do polegar é extremamente limitada na pega de backhand de campo curto e tem mais tempo para se preparar para um desmarque de backhand do que para um bloco de meio do campo ou para um golpe na rede, o que significa que a alavancagem do polegar não é tão importante.
  2. passo 2 dominar o serviço alto e baixo.
    Dominar o serviço alto e baixo. Há muitas formas de bater um serviço de badminton, desde o serviço alto ao serviço de backhand. Aqui estão alguns serviços que precisa de saber:
    • O saque alto. Este é um excelente serviço para fazer recuar o adversário no jogo individual; é um pouco mais complicado no jogo de pares. Para este serviço, é necessário utilizar um forehand por baixo da mão. Relaxa, dobra os joelhos e coloca-te 0,6-0,9 m atrás da linha de serviço curta. Lidera com a perna que não é a da raquete, colocando a perna da raquete atrás dela. Mova a raquete para trás, quase até ao ombro, e depois balance-a para a frente. Segure a peteca pelas penas e deixe-a cair ligeiramente à sua frente. Bata na peteca com a face plana da sua raquete e siga até que a sua raquete atinja todo o caminho até ao lado da sua cabeça que não é a raquete.
    • O serviço baixo. Este serviço é mais frequentemente utilizado em duplas. Pode usar o forehand ou o backhand para este movimento.
      • Para o serviço de forehand, coloque-se 0,6-0,9 m atrás da linha de serviço, leve a raquete para trás ao nível da cintura e comece a balançar para a frente. Segure a peteca pelas penas e aproxime-a para a encontrar com a raquete em vez de a deixar cair. Bata a peteca num ponto mais alto, mas ainda abaixo da cintura, e empurre-a com a face da raquete, tentando fazê-la passar ao lado da fita da rede.
      • Para o serviço de backhand, basta conduzir com a perna da raquete e a perna que não é da raquete atrás, com os pés a apontar para o adversário. Utilize um backswing curto e depois traga a raquete para a frente, segurando a peteca na ponta das penas à frente do nível da cintura. Em seguida, empurre a peteca com a face da raquete e tente fazê-la passar pela fita da rede. Encurte a pega para obter mais controlo.
  3. passo 3 dominar o serviço de flick e drive.
    Domine o serviço de flick e drive. Eis o que precisas de saber:
    • O serviço com movimento. Utilize-o para um serviço rápido, mas faça-o com moderação. Use um forehand ou um backhand, agindo como se fosse empurrar a peteca num saque baixo típico, mas, em vez disso, use o pulso para passar rapidamente a peteca.
    • O serviço de condução. Este é um serviço de ataque perfeito para singulares ou pares. Isto fará com que o vaivém viaje num ângulo mais plano e a um ritmo mais rápido. Utilize um forehand com o antebraço, ficando um pouco mais afastado da linha de serviço, liderando com a perna que não é a da raquete, colocando a raquete um pouco abaixo do nível da cintura, trazendo-a para trás e paralela à cintura. Balance a raquete para a frente e siga-a enquanto deixa cair o vaivém ligeiramente de lado em relação ao seu corpo, atingindo-o e deixando-o passar a rede num ângulo mais plano.
  4. passo 4 domine o forehand.
    Domine o forehand. Quando vir que o vaivém está a vir baixo e à sua frente, terá de bater esse forehand para vencer o seu adversário. Eis o que tens de fazer:
    • Deixar cair a cabeça da raquete para baixo e para trás. Certifique-se de que a raquete se estende atrás de si.
    • Mantenha os joelhos dobrados e prontos para se mover.
    • Avance com o pé da raquete.
    • Mantenha o braço quase direito enquanto balança a raquete, estalando o pulso no último segundo possível antes de atingir o vaivém.
    • Tenha uma face da raquete aberta e balance a raquete para cima para gerar impulso. Siga até que a raquete atinja o ombro oposto.
  5. passo 5 domine o backhand.
    Domine o backhand. Para bater um backhand, tem de esperar que o vaivém se aproxime do seu lado do backhand. Eis o que deve fazer:
    • Mova-se com o pé esquerdo e passe o pé direito à frente do corpo (se for destro e o seu backhand estiver do lado esquerdo), certificando-se de que o seu ombro direito está virado para a rede.
    • Dobre o cotovelo direito e passe a mão direita ao longo do corpo para se preparar para balançar a raquete, movendo o peso para o pé esquerdo de trás, mantendo o pé direito solto e flexível.
    • Desloque o seu peso para o pé da frente, endireitando o cotovelo à medida que balança a raquete para a frente até a face da raquete ligar com o vaivém, seguindo para mover a raquete para a frente, passando pelo seu ombro direito.
  6. passo 6 aprenda a cortar as suas pancadas.
    Aprenda a cortar as suas pancadas. O slice pode ajudar a abrandar o shuttle ou a mudar a sua direção. Esta é uma habilidade mais avançada que fará com que seja difícil para o seu adversário saber para onde está a ir ou ser capaz de devolver o vaivém. Eis o que podes fazer:
    • Corte os seus remates à rede. Inicie o movimento para a frente como habitualmente e, em seguida, mova a raquete para dentro enquanto a corta perpendicularmente ao centro do birdie, cortando assim a peteca e fazendo-a rodar para o outro lado do campo em vez de se mover para a frente, como o seu adversário esperaria que fizesse.
      • Se o serviço da peteca da raquete do servidor fizer com que o birdie toque na rede e depois passe por cima, o jogo tem de parar e a jogada termina. No entanto, se a peteca tocar na rede e depois passar mais à frente na jogada, a pancada é boa e o pássaro pode continuar a ser jogável.
    • Corte as suas tacadas de queda. Basta cortar a raquete, movendo-a perpendicularmente ao centro da peteca quando ela estiver no ar. Isto irá abrandar a peteca, fazendo-a cair rapidamente no lado do adversário perto da rede.
  7. passo 7 aprender a fazer uma pancada aérea.
    Aprenda a bater uma bola aérea. Também conhecida como smash shot, esta tacada permite-lhe usar a sua força e atingir a peteca no topo do seu arco. Para fazer isso, aponte a sua mão livre para cima, perto da peteca, e depois balance a raquete sobre a sua cabeça com a mão da raquete, esmagando o centro do birdie antes que ele caia, direcionando-o para a quadra do seu oponente.
    • A pontaria é importante aqui - tente apontar a peteca para um sítio que seja difícil para o seu adversário alcançar.
  8. passo 8 reconhecer alguns dos erros óbvios cometidos durante o serviço que podem (e podem)'t) be considered a fault.
    Reconheça alguns dos erros óbvios cometidos durante o serviço que podem (e não podem) ser considerados uma falta.
    • Os servidores devem ser capazes de fazer passar a ave na sua pancada. Se o pássaro tentar ser atingido, mas não for atingido, não pode ser atribuída uma falta. (As coisas acontecem aos melhores de todos).
    • Se a ave for mantida na raquete durante a execução da pancada ou se a ave for atingida duas vezes, trata-se de uma falta.
  • Para o serviço de forehand, coloque-se 2-3 pés (0,6-0,9 m) atrás da linha de serviço, leve a raquete para trás ao nível da cintura e comece a balançar para a frente. Segure a peteca pelas penas e aproxime-a para se encontrar com a raquete em vez de a deixar cair. Bata a peteca num ponto mais alto, mas ainda abaixo da cintura, e empurre-a com a face da raquete, tentando fazê-la passar ao lado da fita da rede.
  • Para o serviço de backhand, basta conduzir com a perna da raquete e a perna que não é da raquete atrás, com os pés a apontar para o adversário. Utilize um backswing curto e depois traga a raquete para a frente, segurando a peteca na ponta das penas à frente do nível da cintura. Em seguida, empurre a peteca com a face da raquete e tente fazê-la passar pela fita da rede. Encurte a pega para ter mais controlo.
  • Se o serviço da peteca da raquete do sacador fizer com que a ave toque na rede e depois passe por cima, o jogo tem de parar e a jogada é terminada. No entanto, se a peteca tocar na rede e depois passar mais à frente na jogada, a pancada é boa e o pássaro pode continuar a ser jogável.

Dominar a estratégia

  1. passo 1 certifique-se de que regressa sempre à the stance of readiness after each shot.
    Certifique-se de que regressa sempre à 'posição de prontidão' após cada lançamento. Depois de devolver o remate, volte para o meio do campo, para que, se o remate for para a sua esquerda ou direita, tenha mais tempo para reagir e correr para o remate e devolvê-lo. Mantenha-se na ponta dos pés e desloque-se ligeiramente para a esquerda e para a direita, para que a sua energia e impulso continuem activos e possa estar pronto para correr para a jogada seguinte.
    • Esta postura significa que os seus pés devem estar nivelados com os ombros e paralelos e os dedos dos pés devem estar apontados para a rede.
    • Mantenha os joelhos ligeiramente dobrados e a raquete na mão com o braço à frente do corpo.
    • Não fique de pé como se estivesse normalmente de pé, ou o seu corpo ficará demasiado rígido para se mover bem.
  2. passo 2 prepare-se para se deslocar para qualquer lado e em qualquer altura.
    Prepare-se para se deslocar para qualquer lado a qualquer momento. Esteja preparado para correr até à rede, atravessar o campo, recuar até à linha de serviço de trás ou alcançar o vaivém a partir de qualquer posição. O elemento surpresa também é importante aqui, por isso esteja atento aos truques do seu adversário.
  3. passo 3: tenta o overhead sempre que possas.
    Faz o overhead sempre que possas. O overhead smash é a pancada mais poderosa do jogo, pois permite-lhe acertar no vaivém com a maior força e rapidez possíveis, dificultando ao máximo a devolução da pancada pelo adversário. Procure oportunidades de acertar esta pancada quando o vaivém estiver a ser devolvido bem alto no ar.
  4. passo 4 mantenha os seus adversários a correr.
    Mantém os teus adversários a correr. Não bata a peteca de volta para o seu adversário todas as vezes, ou estará apenas a facilitar que ele bata a peteca de volta. O seu objetivo deve ser mover o seu adversário ou adversários para cima e para baixo no campo ou para trás e para a frente no campo, para que fiquem cansados e não tenham a oportunidade de devolver corretamente a peteca.
  5. passo 5 tenha um método para a sua loucura.
    Tenha um método para a sua loucura. Não se limite a tentar devolver a peteca e esperar que o seu adversário faça asneira; tenha uma ideia de onde vai bater, como vai bater e porque vai bater de uma determinada forma. Se apenas bateres cegamente no vaivém, não irás muito longe.
  6. passo 6 explorar o adversário's weaknesses.
    Explore os pontos fracos do seu adversário. Se quer ganhar, tem de fazer o seu adversário jogar o seu jogo e deixá-lo o mais desconfortável possível. Se o seu adversário tiver um backhand fraco (como a maioria dos principiantes tende a ter), bata o vaivém repetidamente para o backhand dele. Se ele for lento com os pés, desloque-o. Se o adversário gosta de jogar perto da rede, bata as suas pancadas longas e fortes. Se o seu adversário gostar de jogar em smash shot, não bata a peteca no ar. Esteja atento aos pontos fortes e fracos do seu adversário para que possa ganhar o mais facilmente possível.
    • É importante observar atentamente o adversário. Quer esteja a começar um jogo ou apenas a jogar por diversão, esteja atento aos pontos fortes e fracos do seu adversário o mais cedo possível.
  7. passo 7 misturar.
    Misture. Embora seja bom apontar sempre para o overhead, ou bater sobretudo forehands cruzados porque é a sua melhor pancada, é uma boa ideia, se fizer sempre a mesma coisa, os seus adversários vão começar a perceber rapidamente. É importante manter o elemento surpresa, para que os seus adversários sejam apanhados desprevenidos e nunca saibam o que esperar quando jogam contra si.
    • Isto inclui onde serves, que pancadas preferes e onde costumas bater o vaivém.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Em que posição devo ficar no badminton individual?
    Deves ficar no meio do campo, porque a partir daí poderás acertar em todas as pancadas - à rede, à direita, à esquerda ou por cima.
  • Questão
    Para jogar badminton, devo usar o pulso ou o braço ao balançar a raquete?
    Use o pulso quando estiver a tentar bater suavemente. Se quiser bater, use o braço primeiro para gerar velocidade e depois use o pulso no final.
  • Questão
    Que marca de raquetes devo utilizar?
    Existem várias marcas de badminton de qualidade, mas algumas delas destacam-se, nomeadamente Yonex, Victor, Ashaway, Carlton, Li Ning, Forza, Fleet, Karakal e Wilson.

Vídeo

Dicas

  • Mantenha-se concentrado quando estiver a jogar.
  • Não baixe a guarda, mesmo que pense que não há hipótese de eles devolverem a sua pancada, há sempre uma hipótese de eles darem a volta.
  • Esteja preparado.

Avisos

  • Se estiveres a usar uma peteca com penas verdadeiras, tem em atenção que as penas podem partir-se.

O que é necessário

  • Raquetes de badminton para cada pessoa
  • Uma peteca
  • Um campo
  • Uma rede de badminton