Como jogar futebol americano

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se alguma vez se interrogou sobre os princípios básicos de como jogar (ou pelo menos seguir) o futebol americano, não está sozinho. O futebol americano pode parecer um monte de caras batendo uns nos outros repetidamente até que você entenda alguns dos fundamentos e comece a ver a estratégia envolvida.

Passos

Entendendo as regras e a terminologia

  1. Passo 1 Conheça o ponto principal do jogo.
    Conheça o ponto principal do jogo. O objetivo do futebol americano é marcar pontos transportando a bola de um ponto de partida num campo com 120 jardas de comprimento e 53,3 jardas de largura para uma área especialmente marcada com 10 jardas de profundidade em cada extremidade do campo, chamada end zone. Cada equipa utiliza a zona final à sua frente para marcar pontos, ao mesmo tempo que tenta impedir a equipa adversária de chegar à zona final atrás de si. Cada zona final tem uma estrutura em forma de Y, denominada 'field goal', que está posicionada na linha final. As balizas de campo são utilizadas para marcar pontos com pontapés especiais.
    • A zona final que uma equipa está a defender é normalmente referida como a 'sua' zona final. Assim, uma equipa que tenha 70 jardas (64,0 m) para percorrer antes de marcar um touchdown está a 30 jardas (27,4 m) da sua end zone.
    • As equipas trocam a posse da bola de acordo com regras estritas. A equipa que tem a posse da bola é designada por 'ataque'; a outra equipa é designada por 'defesa'.
  2. Passo 2 Aprender as divisões de tempo.
    Aprender as divisões de tempo. O futebol está dividido em quatro quartos de 15 minutos cada, com um intervalo entre o segundo e o terceiro períodos chamado 'halftime', que normalmente tem 12 minutos de duração. Enquanto o relógio está ativo, o jogo é dividido em segmentos ainda mais curtos chamados 'jogadas' ou 'downs'.
    • Uma jogada começa quando a bola é movida do chão para as mãos dos jogadores e termina quando a bola bate no chão ou quando a pessoa que segura a bola é placada e o seu joelho ou cotovelo toca no chão. Quando uma jogada termina, um árbitro coloca a bola na marca da jarda que corresponde à sua opinião sobre o local onde a progressão do jogador com a bola foi interrompida. Cada equipa tem 4 downs e, dentro desses downs, tem de percorrer dez jardas a partir da linha de scrimmage (o ponto de partida). Se a equipa não o conseguir fazer dentro dos 4 downs, a equipa ofensiva tem de entregar a bola à equipa adversária. Se a equipa ofensiva conseguir levar a bola 10 jardas nos 4 downs, tem mais 4 downs para mover a bola 10 jardas. As equipas têm 30 segundos para entrar em formação e iniciar a jogada seguinte.
    • O tempo de jogo pode ser interrompido por várias razões diferentes: Se um jogador correr para fora dos limites, se for assinalada uma penalidade, se for lançada uma bandeira ou se um passe for lançado mas não for apanhado por ninguém (um passe incompleto), o relógio pára enquanto os árbitros resolvem tudo.
    • As penalidades são assinaladas pelos árbitros, que lançam bandeiras amarelas para o campo quando vêem uma infração. Isto permite que todos no campo saibam que foi assinalada uma penalidade. As penalidades resultam normalmente na perda de 5 a 15 jardas de posição de campo por parte da equipa infratora. Existem muitas penalidades, mas algumas das mais comuns são 'offside' (alguém estava do lado errado da linha de scrimmage quando a bola foi lançada), 'holding' (um jogador agarrou outro jogador com as mãos, e um dos jogadores não tem a bola, em vez de o bloquear corretamente), 'false start' (quando um jogador se move antes de a bola ser lançada), 'Unsportsmanlike conduct' (quando um jogador faz algo que não demonstra bom espírito desportivo) e 'clipping' (alguém contactou um jogador adversário que não o portador da bola por trás e abaixo da cintura).
  3. Passo 3 Aprender o fluxo do jogo.
    Aprenda o fluxo do jogo. O futebol americano é composto por dois elementos estruturais básicos que orientam o jogo. Estes são o kickoff e o sistema de downs.
    • O pontapé de saída inicial - No início do jogo, o árbitro principal atira uma moeda ao ar e o capitão da equipa da casa diz qual o lado da moeda que ficará virado para cima. Se estiver correto, esse capitão pode escolher entre chutar ou receber o pontapé de saída inicial ou permitir que o capitão da equipa visitante faça essa escolha. Uma vez decididas as equipas que chutam e recebem o pontapé de saída, o capitão da equipa que perdeu o lançamento da moeda decide qual a baliza que a sua equipa vai defender durante a primeira parte. Esta jogada inicial é designada por pontapé de saída e, normalmente, envolve um pontapé longo no campo de uma equipa para a outra, com a equipa que pontapeou a bola a correr em direção à equipa que recebe a bola, a fim de evitar que esta corra com a bola durante muito tempo em direção à zona final da equipa que pontapeou. Após o intervalo, há um segundo pontapé de saída da equipa que não efectuou o pontapé de saída inicial. Durante a segunda parte, as zonas finais que cada equipa defende são as opostas à zona final que a equipa defendeu na primeira parte.
    • Downs - A palavra 'down' é sinónimo da palavra 'chance' ou 'jogada' no futebol americano. O ataque tem direito a quatro 'downs' para mover a bola pelo menos 10 jardas (9,1 m) em direção à zona final. Cada jogada termina num novo 'down'. Se o objetivo de 10 jardas (9,1 m) do primeiro 'down' for atingido antes de o quarto 'down' terminar, a contagem é reposta no primeiro 'down', normalmente designado por '1st and 10' para indicar que as 10 jardas (9,1 m) padrão são novamente necessárias para repor o primeiro 'down'. Caso contrário, os 'downs' são contados de um a quatro. Se passarem quatro 'downs' sem voltar ao primeiro 'down', o controlo da bola passa para a outra equipa.
      • Isto significa que uma equipa que mova a bola 10 ou mais jardas em cada jogada nunca estará no segundo down. Sempre que a bola é movida 10 jardas (9,1 m) ou mais na direção correcta, a jogada seguinte é um primeiro 'down' com 10 jardas (9,1 m) para avançar.
      • A distância necessária para voltar ao primeiro 'down' é cumulativa, pelo que correr 4 jardas (3,7 m) no primeiro 'down', 3 jardas (2,7 m) no segundo e 3 jardas (2,7 m) no terceiro é suficiente para que a jogada seguinte seja novamente um primeiro 'down'.
      • Se uma jogada terminar com a bola atrás da linha de scrimmage, a diferença em jardas é adicionada ao número total de jardas necessárias para um primeiro 'down'. Por exemplo, se o quarterback for placado 7 jardas (6,4 m) atrás da linha de scrimmage com a bola nas mãos, a jogada seguinte será registada como '2ª e 17', o que significa que têm de ser percorridas 17 jardas (15,5 m) nas três jogadas seguintes para se chegar a um primeiro 'down'.
      • Em vez de jogar o quarto 'down', o ataque pode optar por fazer um 'punt', que é um pontapé longo que transfere o controlo da bola para a outra equipa, mas é provável que a obrigue a começar mais à frente no campo do que teria feito de outra forma.
  4. Passo 4 Aprender sobre a composição de uma equipa.
    Aprender sobre a composição de uma equipa. Cada equipa pode ter onze jogadores em campo ao mesmo tempo. Os diferentes membros da equipa ocupam diferentes posições e têm diferentes funções no campo. A maioria das equipas de competição é composta por três equipas distintas de jogadores, cada uma das quais é colocada em campo para desempenhar um tipo de tarefa.
    • A equipa ofensiva inclui os seguintes jogadores:
      • O quarterback, que lança um passe para um running back, fullback, wide receiver ou tight end, ou entrega a bola a um corredor. O quarterback também pode correr com a bola.
      • A linha ofensiva, composta pelo centro, dois guardas e dois tackles, que defendem coletivamente os outros jogadores da defesa enquanto a bola está a ser entregue ou passada. O center está diretamente à frente do quarterback e 'snaps' (atira a bola para trás) a bola para ele. Os guardas estão em ambos os ombros do centro e os tackles alinham-se nos ombros dos guardas
      • Os wide receivers, que correm sobre a linha de scrimmage e apanham a bola se estiver a ser lançado um passe.
      • O running back, que recebe a bola do quarterback e corre em direção à zona final.
      • Os tight ends, que ajudam a defender as extremidades exteriores da linha e que também podem apanhar a bola em caso de passe.
    • A equipa defensiva é composta pelos seguintes jogadores:
      • Linebackers, que defendem contra jogadas de passe e também correm através da linha e fazem blitz ao quarterback.
      • A linha defensiva, que mantém a pressão sobre a linha ofensiva. Podem também fazer blitz ao quarterback.
      • Cornerbacks e safeties, que defendem os jogadores que tentam receber um passe ou que tentam correr com a bola pelo campo, passando pela linha defensiva. Também podem fazer blitz ao quarterback.
    • A terceira equipa é a equipa especial utilizada sempre que a bola é pontapeada. A sua função é permitir que a pessoa que pontapeia a bola faça um pontapé limpo sem ser incomodada pela outra equipa.
  5. Passo 5: Registe a sua pontuação.
    Acompanhe a sua pontuação. O objetivo do jogo é marcar mais pontos do que a equipa adversária. Em caso de empate, é normalmente jogado um período de prolongamento adicional de 15 minutos. A pontuação é a seguinte:
    • Um touchdown, quando a bola é transportada com êxito para a zona final adequada por um jogador (ou apanhada por um jogador que se encontra na zona final adequada), vale 6 pontos.
    • Um ponto extra, em que um jogador pontapeia a bola entre os postes da baliza depois de a sua equipa ter marcado um touchdown, vale 1 ponto. Quando a jogada de touchdown é seguida de uma jogada de passe ou corrida para a zona final em vez de um pontapé, a jogada é designada por conversão de dois pontos e vale 2 pontos.
    • Um golo de campo, ou seja, quando um jogador chuta a bola entre os postes da baliza sem ter marcado um touchdown na jogada anterior, vale 3 pontos. Os golos de campo são normalmente vistos como tácticas de último recurso no final de jogos renhidos.
    • Um safety, em que um jogador está tão longe no campo que se encontra na sua própria zona final e é posteriormente placado enquanto segura a bola, vale 2 pontos.
  • Isto significa que uma equipa que mova a bola 10 ou mais jardas em cada jogada nunca estará no segundo down. Sempre que a bola é movida 10 jardas (9,1 m) ou mais na direção correcta, a jogada seguinte é um primeiro 'down' com 10 jardas (9,1 m) para avançar.
  • A distância necessária para voltar ao primeiro 'down' é cumulativa, pelo que correr 4 jardas (3,7 m) no primeiro 'down', 3 jardas (2,7 m) no segundo e 3 jardas (2,7 m) no terceiro é suficiente para que a jogada seguinte seja novamente um 'first down'.
  • Se uma jogada terminar com a bola atrás da linha de scrimmage, a diferença de jardas é adicionada ao número total de jardas necessárias para um primeiro 'down'. Por exemplo, se o quarterback for placado 7 jardas (6,4 m) atrás da linha de scrimmage com a bola nas mãos, a jogada seguinte será registada como '2ª e 17', o que significa que têm de ser percorridas 17 jardas (15,5 m) nas três jogadas seguintes para voltar a ser um primeiro 'down'.
  • Em vez de jogar o quarto 'down', o ataque pode optar por fazer um 'punt', que é um pontapé longo que transfere o controlo da bola para a outra equipa, mas é provável que a obrigue a começar mais à frente no campo do que teria feito de outra forma.
  • O quarterback, que lança um passe para um running back, fullback, wide receiver ou tight end, ou entrega a bola a um corredor. O quarterback também pode correr com a bola.
  • A linha ofensiva, composta pelo center, dois guards e dois tackles, que defendem coletivamente os outros jogadores da defesa enquanto a bola está a ser entregue ou passada. O center está diretamente à frente do quarterback e 'snaps' (atira a bola para trás) a bola para ele. Os guardas estão em ambos os ombros do centro e os tackles alinham-se nos ombros dos guardas
  • Os wide receivers, que correm sobre a linha de scrimmage e apanham a bola se estiver a ser lançado um passe.
  • O running back, que recebe a bola do quarterback e corre em direção à zona final.
  • Os Tight ends, que ajudam a defender as extremidades exteriores da linha e também podem apanhar a bola em caso de passe.
  • Linebackers, que defendem contra jogadas de passe e também correm através da linha e fazem blitz ao quarterback.
  • A linha defensiva, que mantém a pressão sobre a linha ofensiva. Também podem fazer blitz ao quarterback.
  • Cornerbacks e safeties, que defendem os jogadores que tentam receber um passe ou que tentam correr com a bola pelo campo, passando pela linha defensiva. Também podem fazer blitz ao quarterback.

Dominar as bases do jogo

  1. Passo 1 Lute para avançar com jogadas de corrida.
    Lute para avançar com jogadas de corrida. Geralmente, o tipo mais comum de jogada visto no futebol americano é a jogada de corrida. As jogadas de corrida tendem a produzir menos jardas por jogada do que as jogadas de passe, mas têm muito menos probabilidades de transferir acidentalmente o controlo da bola para a outra equipa. Têm a vantagem adicional de tirar a bola das mãos do quarterback rapidamente, antes que uma defesa agressiva possa chegar à sua posição e custar à equipa jardas extra. Se a bola cair durante uma jogada de corrida, chama-se um fumble. Uma bola perdida pode ser apanhada pela outra equipa ou pela equipa que a perdeu para ganhar ou recuperar o controlo da mesma.
    • O quarterback normalmente entrega a bola a um colega de equipa (normalmente um running back) para executar uma jogada de corrida, mas também pode optar por correr a bola sozinho. Ser capaz de pensar rapidamente e avaliar a situação à medida que esta muda é uma competência vital para um quarterback, que o ajuda a decidir quando deve correr a bola sozinho.
    • As jogadas de corrida têm a vantagem de serem difíceis de ver em pormenor a partir de trás da linha defensiva. Muitas vezes, o ataque tentará enganar a defesa parecendo entregar a bola a dois ou até três corredores diferentes. Quando o estratagema funciona, o único corredor que realmente tem a bola pode, por vezes, passar pela defesa antes que esta se aperceba do que aconteceu e correr até ao fim do campo para um touchdown fácil.
  2. Passo 2: Fure a defesa com jogadas de passe.
    Passar pela defesa com jogadas de passe. Um pouco menos comum do que a jogada de corrida, a jogada de passe é uma óptima forma de recuperar rapidamente as jardas perdidas... se o passe for completado. As jogadas de passe curtas também são frequentemente utilizadas em combinação com jogadas de corrida, para manter a defesa alerta. A grande vantagem de uma jogada de passe é a sua capacidade de contornar completamente uma defesa terrestre difícil. Os passes incompletos (em que ninguém apanha a bola depois de ser lançada) param o relógio e terminam a jogada.
    • O quarterback precisa normalmente de mais tempo para lançar um passe do que o necessário para uma jogada de corrida, pelo que a linha ofensiva tem de ser excecionalmente inflexível enquanto o quarterback percorre o campo à procura de um recetor aberto, a fim de evitar que seja sackado (placado atrás da linha de scrimmage enquanto ainda segura a bola). Uma vez detectada uma abertura, o quarterback tem de calcular a distância a que deve lançar a bola para que o recetor a possa apanhar em movimento.
    • Se um passe for apanhado pela defesa, chama-se interceção. Um fumble é quando a bola se solta das mãos do ataque e a defesa ganha o controlo da bola (e passa a ser o ataque). Igualmente importante, a jogada não termina quando a bola é interceptada. O jogador defensor que interceptou a bola pode (e muitas vezes fá-lo) dar a volta e correr com a bola pelo campo para um touchdown emocionante.
  3. Passo 3 Combine jogadas de passe e de corrida.
    Combine jogadas de passe e de corrida. A sua equipa ofensiva deve planear a utilização de uma mistura de jogadas de corrida e de passe para manter a defesa a adivinhar. Pratique algumas formações diferentes com a sua equipa e torne-se bom a executá-las.
    • O quarterback, em especial, deve praticar o lançamento da bola com precisão, bem como aprender a fazer falsos handoffs convincentes para os running backs.
    • Regra geral, é mais seguro começar com algumas jogadas de corrida até a sua equipa ter uma ideia de como a defesa reage. Uma equipa defensiva que seja excelente a intercetar a bola pode não ter muito para fazer no chão, ou vice-versa.
    • Ajuste a sua mistura em conformidade. Se estiver a jogar na defesa, observe atentamente as posições dos jogadores e tente antecipar se a jogada será uma jogada de corrida, um passe curto ou um passe longo, de modo a poder defender-se dela da forma mais eficaz possível. E lembre-se, nada pára uma jogada de qualquer tipo tão rapidamente como o sacking do quarterback, por isso, se vir uma abertura, vá em frente.
  4. Passo 4 Pratique muito.
    Pratique muito. De longe, a melhor maneira de melhorar o futebol é praticar regularmente. O jogo utiliza um conjunto de capacidades especiais que não se vêem em muitos outros sítios da vida, pelo que é necessário um trabalho consistente para melhorar a forma como se joga.
    • Se possível, pratique com a sua equipa. Pratique segurar a bola, apanhar a bola e correr com ela; pratique a observação dos outros jogadores para que possa mudar o que está a fazer com base no que está a acontecer noutras partes do campo.
    • O treino de força e resistência também é muito importante.
    • Não se esqueça de praticar em conjunto a estratégia e as jogadas especiais, como os golos de campo, para que possa entrar em campo e trabalhar como um todo inteligente quando chegar o dia do jogo.
  5. Passo 5 Estudar a estratégia.
    Estratégia de estudo. Este guia enumera apenas os elementos mais básicos do jogo. As formações e estratégias das equipas vão muito além da informação aqui apresentada. Leia algumas delas e pense em como a sua equipa pode usá-las para ganhar vantagem no campo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Devo tentar jogar futebol se sei jogar mas não pratiquei muito?
    Sim. Dá o teu melhor!
  • Pergunta
    Sou uma rapariga de 11 anos e quero muito jogar futebol, mas as outras pessoas acham que é uma loucura. O que é que devo fazer?
    Podes jogar! Não te preocupes com o que os outros pensam.
  • Pergunta
    O que devo fazer se sou uma rapariga e quero inscrever-me no futebol, mas ninguém acha que sou capaz?
    Ignora-os. Continua a praticar e prova que estão errados! Se gostas mesmo de futebol, não deixes que as outras pessoas te impeçam de jogar.

Vídeo

Dicas

  • Embora o comprimento total de um campo de futebol americano normal seja de 120 jardas, o campo de jogo tem apenas 100 jardas. Os restantes 20 metros incluem as zonas finais.
  • Para manter a bola segura durante a corrida, coloque a palma de uma mão na ponta de um dos lados da bola e coloque a outra ponta na dobra do interior do braço, onde está o cotovelo. Depois, puxe o braço para dentro de modo a que a bola fique bem encostada ao seu corpo. Quando estiveres prestes a ser atingido por outra pessoa, coloca a tua mão livre em cima da bola e segura-te bem. É melhor perder jardas e ficar com a bola do que ganhar jardas e acabar por se atrapalhar.
  • Apanhe a bola longe do seu corpo, com as mãos, e depois aproxime-a. Isto ajuda a evitar que a bola bata no seu corpo quando a tenta apanhar.

Dicas dos nossos leitores

  • Pratique o desarme com boa técnica - mantenha a cabeça levantada e os ombros para a frente. Isto ajuda a evitar lesões em si e nos outros. Use equipamento de proteção durante os treinos e os jogos.
  • Desenvolva a sua capacidade atlética treinando regularmente. O futebol exige força, resistência e agilidade. Trabalhe nestes aspectos para melhorar o seu desempenho.
  • Estude os livros de jogo e as estratégias para compreender as formações e as jogadas. Saber o que a sua equipa deve fazer em cada jogada ajudá-lo-á a executá-las.
  • Comunique com os colegas de equipa no campo. Aponte as defesas em que repara e diga aos receptores quando a bola está a chegar.
  • Faça passes precisos, apontando para os receptores abertos que não estejam cobertos pela defesa. Tente evitar intercepções.
  • Mantenha-se concentrado nos seus objectivos para cada jogada durante o jogo. Não se distraia.

Avisos

  • O futebol americano é um desporto duro, por isso prepare-se para ser atingido. Se preferir não jogar futebol de contacto total, considere o tap football, em que dá um toque no adversário, ou o flag football, em que os jogadores são considerados 'placados' quando um jogador adversário lhes puxa uma fita ou uma bandeira de pano.
  • É normal ficar com nódoas negras e desgastado ao jogar futebol, mas se sentir alguma dor grave ou persistente, pare de jogar e consulte um médico primeiro.
  • Está provado que jogar futebol está ligado à encefalopatia traumática crónica (CTE), que pode levar à demência, depressão e agressividade.