Como jogar um desempate no tênis

Autor do artigo:Gabriel Silva

No tênis, há jogos, sets e partidas. Para vencer um game, você deve marcar quatro pontos e ter uma vantagem de dois pontos. Para vencer um set, você deve vencer seis ou mais games e ter uma vantagem de dois games. Para vencer a partida, você deve vencer o melhor de três sets ou o melhor de cinco sets, dependendo de onde estiver jogando. No tênis, não há empates. Quando os dois lados estão empatados em seis games cada um, um jogo de desempate será realizado para decidir o vencedor da partida. Os desempates têm suas próprias regras exclusivas que são diferentes das dos jogos normais de tênis. Se quiser competir no tênis, você deve saber o que esperar quando tiver que jogar um jogo de desempate.

Etapas

Servindo em um desempate

  1. Etapa 1 Decida quem vai primeiro.
    Decida quem vai primeiro. Em jogos normais, o sacador troca no final de cada jogo. Em um desempate, a pessoa que sacou primeiro no set sempre saca primeiro. Assim como em um jogo de tênis normal, o primeiro saque será do lado deuce (direito) da quadra.
    • Diferentemente de um jogo de tênis normal, o primeiro sacador em um desempate servirá apenas um ponto. Em jogos de tênis normais, apenas uma pessoa saca durante todo o jogo.
  2. Etapa 2 Servidores alternados.
    Servidores alternados. Depois que o primeiro jogador sacar um ponto, o segundo sacador sacará dois pontos. Durante o restante do desempate, cada sacador servirá dois pontos de cada vez. Lembre-se de que você trocará de sacador após cada saque em que a pontuação total for ímpar.
    • Se o placar for de quatro a três, você trocará de sacador porque o número total de pontos é sete, um número ímpar.
    • Se o placar for de quatro a dois, o sacador terá mais um saque porque o número total de pontos é seis, um número par.
  3. Etapa 3: Sacar do lado da vantagem (esquerdo) do 'hash'.
    Saque do lado da vantagem (esquerdo) do 'hash'. Após o primeiro saque no desempate, cada jogador realizará o primeiro de seus dois saques do lado esquerdo do 'hash'. Em jogos normais de tênis, você sempre saca primeiro do lado direito do 'hash', portanto, pode parecer um pouco estranho mudar isso no desempate.
    • Uma maneira fácil de se lembrar disso é que todo ponto par será sacado do lado da vantagem na quadra. Por exemplo, se o placar estiver quatro a três e você estiver sacando o oitavo ponto do jogo, então você o sacará do lado esquerdo da quadra.
  4. Etapa 4 Faça o segundo saque do lado de empate da quadra.
    Faça seu segundo saque do lado de dois da quadra. Depois de sacar do lado esquerdo da quadra, você se moverá para o lado direito da quadra para executar o segundo saque. A exceção a essa regra é, obviamente, o fato de o primeiro ponto do desempate também ser sacado do lado de dois da quadra.
    • Sempre que sacar um ponto ímpar, você o fará do lado direito da quadra. Por exemplo, se o placar estiver três a três e você estiver sacando o sétimo ponto do jogo, então você sacará do lado direito da quadra.

Mudança de lado em um desempate

  1. Etapa 1 Mantenha seu lado no início do desempate.
    Mantenha seu lado no início do desempate. No tênis, os jogadores só trocam de lado no final dos games ímpares de um set. O desempate é tecnicamente o décimo terceiro game em um set, portanto, ambos os jogadores permanecerão no mesmo lado da quadra em que estavam no décimo segundo game.
    • Em jogos de tênis normais, você trocaria de lado após o primeiro game, o terceiro game, o quinto game e após quaisquer outros games ímpares.
  2. Etapa 2 Troque de lado a cada seis pontos.
    Troque de lado a cada seis pontos. Em jogos de tênis normais, os jogadores mantêm seu lado durante todo o jogo. No entanto, nos jogos de desempate, os jogadores alternam de lado após cada ponto em que a pontuação total for um múltiplo de seis. A troca de lado durante o desempate mantém tudo justo. Um lado da quadra pode estar em desvantagem, especialmente se você estiver jogando fora.
    • Se o placar for cinco contra um, a pontuação total do jogo será seis e os jogadores terão que alternar os lados.
    • Alguns exemplos de desvantagem que você pode ter em um lado específico da quadra incluem: o brilho do sol, o vento soprando em seu rosto e as luzes ofuscantes do local.
  3. Etapa 3 Troque de lado no meio de seu conjunto de serviço.
    Troque de lado no meio do seu set de saque. Como os jogadores trocam de lado da quadra ao final de um número par de pontos (seis) e os sacadores se alternam após os pontos ímpares, quem estava sacando antes da troca de lado sacará seu segundo saque após a troca de lado.
    • Em jogos de tênis normais, a troca de lado ocorre no início de um novo jogo, portanto, sempre há um novo sacador.
  4. Etapa 4 Trocar de lado após o desempate.
    Troque de lado após o desempate. Se houver outro set após o desempate, os jogadores começarão o primeiro game do novo set nas extremidades opostas da quadra de onde terminaram no desempate. Se o placar do desempate for sete a dois, os jogadores trocarão de lado no próximo game, mesmo que tenham sido feitos apenas três saques desde a última troca de lado.
    • A maioria das organizações profissionais em todo o mundo não permite que os desempates sejam jogados no último set de uma partida, portanto, sempre haverá um novo set após um desempate.
    • A U.S. Tennis Association é uma das únicas organizações mundiais de tênis que permite que os desempates sejam jogados no último set de uma partida.

Como vencer o desempate

  1. Etapa 1 Seja o primeiro a marcar sete pontos.
    Seja o primeiro a marcar sete pontos. Você só precisa marcar quatro pontos para vencer um jogo de tênis normal. No entanto, em um desempate, é preciso marcar sete pontos para obter a vitória. A forma como os pontos são contados em um desempate também é diferente da forma como são contados em um jogo de tênis normal.
    • Em um jogo de tênis normal, os pontos são contados como: amor (zero), 15 (um), 30 (dois) e 40 (três).
    • Em um jogo de desempate, os pontos são simplesmente contados como: um, dois, três, quatro e assim por diante.
  2. Etapa 2 Ganhe por dois.
    Ganhe por dois. Assim como em um jogo normal de tênis, é preciso atingir uma vantagem de dois pontos sobre o adversário para vencer o desempate. O jogo continuará pelo tempo que for necessário para que um jogador obtenha uma vantagem de dois pontos sobre o outro.
    • Se o placar for sete a seis, o jogador com seis pontos tem mais uma chance de empatar o placar.
  3. Etapa 3 Seja agressivo.
    Seja agressivo. Os tiebreakers são mentais e podem ser situações de alto estresse. Você pode se sentir tentado a jogar pelo seguro, mas provavelmente terá mais sucesso se entrar no modo de ataque. Mantenha a intensidade de seus saques e seja imprevisível. Tente obter uma vantagem inicial entrando na cabeça de seu oponente.
    • Por exemplo: Se você e seu oponente forem destros, seria mais seguro sacar a bola no meio da quadra para que ele tenha de devolvê-la usando o backhand. Entretanto, ele pode ser pego de surpresa se você sacar na direção do forehand mais forte dele.
    • Os tiebreakers geralmente são decididos por erros mentais. Force seu oponente a cometer erros, impossibilitando-o de saber onde você vai bater a bola em seguida.
  4. Etapa 4 Fique em forma.
    Fique em forma. Se você e seu oponente estiverem em igualdade de condições, o desempate pode durar muito tempo. O jogo pode ir e voltar várias vezes até que um jogador finalmente ganhe uma vantagem de dois pontos. Certifique-se de fazer bastante exercícios aeróbicos para aumentar sua resistência. A última coisa que você quer fazer é perder o fôlego no meio de uma partida acirrada. Exercícios cardiovasculares básicos, como corrida, ajudarão a aumentar sua resistência geral, mas o tênis é um esporte que exige explosões rápidas de energia. Certifique-se de fazer exercícios que ajudem seu corpo a desenvolver resistência especificamente para o tênis.
    • Faça exercícios de espelho. Um parceiro corre para cima e para baixo na quadra e se movimenta de um lado para o outro enquanto diz para onde está se movendo. Um parceiro do outro lado da quadra faz o possível para espelhar os movimentos do primeiro parceiro. Se o primeiro parceiro disser 'esquerda', ele embaralhará para a esquerda da quadra e o outro parceiro embaralhará para a direita. Troque de parceiro após sessenta segundos e faça esse exercício pelo menos cinco vezes.
    • Faça exercícios de lado a lado. Um alimentador bate uma bola para o lado esquerdo da quadra, outra para o meio, outra para a direita e depois volta. Um corredor tenta perseguir e devolver cada bola. Cada jogador deve ser corredor por cerca de cinco minutos. O alimentador deve ter algumas bolas extras para que o exercício possa ser executado sem problemas.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como funciona o desempate no tênis?
    Um desempate é jogado no final de um set quando o placar está empatado em 6-6. O vencedor é o primeiro jogador a chegar a 7 e liderar por dois pontos, por exemplo, 7-5, 9-7 ou 10-8. O jogador A inicia o desempate com um ponto de serviço começando na quadra de duque. O jogador B tem então dois pontos de saque que começam no lado da vantagem (lado esquerdo da quadra). Ambos os jogadores fazem dois saques alternadamente até que um jogador chegue a 7. Depois de jogados 6, 12 e 18 pontos, os jogadores trocam de lado. Isso serve para garantir que um jogador não se beneficie das condições favoráveis.
  • Pergunta
    Quando o desempate termina, os jogadores trocam de lado na quadra?
    Os jogadores trocam de lado depois de um tie breaker ou de qualquer outro jogo com número ímpar.
  • Pergunta
    O placar do desempate é relatado como 7-6 (4). O que significa o (4)?
    Significa quantos pontos o perdedor do desempate marcou. Portanto, nesse caso, a pontuação do desempate foi 7-4.

Vídeo

Dicas

  • Seja agressivo. Tente construir uma grande vantagem logo de cara para entrar na cabeça de seu oponente.
  • Esteja em forma. Os tiebreakers podem ser brutais. Certifique-se de não ficar sem energia.

Avisos

  • Não pense demais. Tente não se concentrar na pressão para não cometer erros.