Como jogar 21 (basquete)

Autor do artigo:Gabriel Silva

O 21 é uma versão simplificada do basquete que mantém a maioria das regras padrão. Você pode jogá-lo em praticamente qualquer lugar que tenha acesso a uma cesta de basquete. É muito fácil aprender como se preparar, como jogar o jogo ou como lidar com as regras. Você pode jogar de acordo com as regras básicas ou misturar um pouco as coisas depois de pegar o jeito.

Nota: Se estiver procurando dicas sobre como jogar Blackjack, dê uma olhada neste artigo.

Passos

Preparando-se para jogar

  1. Etapa 1 Encontre outros jogadores.
    Encontre outros jogadores. Reúna duas ou mais pessoas. Cada pessoa é sua própria equipe. Cada um registra sua própria pontuação.
  2. Etapa 2 Designe a linha de lance livre.
    Designe a linha de lance livre. Em uma quadra de basquete regulamentar, essa é uma linha horizontal reta. Normalmente, ela fica a 4,6 m da cesta. No entanto, se estiver jogando em uma quadra de garagem ou menor, você pode improvisar.
  3. Etapa 3 Designe a linha de 3 pontos.
    Designe a linha de 3 pontos. Esse é o grande semicírculo que envolve a linha de lance livre em uma quadra regulamentar. Normalmente, ela fica a 7,24 m (23,75 pés) da cesta. Sinta-se à vontade para improvisar em uma quadra menor.
  4. Etapa 4 Estabeleça as regras.
    Estabeleça as regras. Todo jogo de 21 tem suas regras básicas. Entretanto, você e os outros jogadores podem fazer ajustes para criar um desafio ou facilitar as coisas para os iniciantes. Algumas regras comuns são:
    • Os chutes regulares valem 2 pontos cada. Você pode fazê-los em qualquer lugar da quadra, exceto na linha de lance livre ou de 3 pontos.
    • Os arremessos de 3 pontos valem 3 pontos cada. Faça-os da linha de 3 pontos.
    • Os arremessos de lance livre valem 1 ponto cada. Faça-os da linha de lance livre.

Jogando o jogo

  1. Etapa 1 Determine quem dá o primeiro chute.
    Determine quem dá o primeiro chute. Revezem-se chutando na borda do aro. A primeira pessoa a acertar o aro toma posse da bola. Você pode ajustar essa regra de modo que seja necessário colocar a bola na cesta para ter a posse.
  2. Etapa 2 Inicie o jogo.
    Comece o jogo. O jogador com a posse de bola arremessa a bola na linha de 3 pontos. Todos os outros jogadores tentam impedi-lo de fazer a cesta. Isso é chamado de 'busting-in' ou 'breaking-in' da bola. Um arremesso bem-sucedido dá ao adversário 2 pontos.
  3. Etapa 3 Obtenha arremessos extras.
    Faça arremessos extras. Cada arremesso de 2 pontos que você faz lhe dá direito a um arremesso de 1 ponto da linha de lance livre. Depois de fazer três arremessos seguidos, um dos seus adversários pode marcá-lo em uma partida individual. Se você acertar esse arremesso, ganhará 2 pontos.
    • Se errar o lance livre, tente impedir que seus adversários coloquem a bola de volta na cesta.
  4. Etapa 4 Limpar a bola.
    Limpe a bola. Drible a bola fora da linha de 3 pontos. Isso acontece se alguém errar o arremesso de 2 pontos e um de seus adversários rebote a bola. O jogador com a bola não pode arremessar antes de liberar a bola.
  5. Etapa 5 Continue o jogo.
    Continue o jogo. Faça mais arremessos de 1, 2 e 3 pontos até que alguém chegue a 21 pontos. Nas regras básicas, o primeiro jogador a chegar a 21 pontos vence. Você pode encerrar o jogo com isso ou fazer uma revanche.

Jogando com novas regras

  1. Etapa 1 Penalize os arremessos de ponta.
    Penalize os tip-ins. Em um tip-in, um jogador arremessa a bola em direção à cesta, mas erra. Enquanto isso, outro jogador salta, pega a bola e marca um gol antes que ela atinja o chão. Torne o jogo mais desafiador reduzindo a pontuação do arremessador 'de ponta' (aquele que errou o arremesso).
    • Você pode reduzi-la para 13 ou um número menor se o jogador tiver menos de 13 pontos. Para tornar o jogo ainda mais interessante, reduza a pontuação para zero.
  2. Etapa 2 Don't stop at 21 points.
    Não pare em 21 pontos. Estabeleça uma regra segundo a qual o vencedor deve ter pelo menos 21 pontos e liderar por um número definido de pontos. Por exemplo, você pode concordar em continuar além dos 21 pontos até que alguém lidere por 2, 4 ou mais pontos.
  3. Etapa 3 Penalize um lance livre perdido.
    Penalize um lance livre perdido. Às vezes, um jogador terá de fazer um arremesso de lance livre para chegar aos 21 pontos. Se ele errar, sua pontuação será revertida para 13 pontos.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    O que fazer se você estiver nervoso antes de um jogo?
    Não se preocupe com isso - na verdade, é bom ficar nervoso! Sentir-se nervoso significa que você está pronto para o jogo.

Vídeo

Dicas

  • Não tente proteger o arremessador. Tente pegar um rebote.

Avisos

  • Uma bola de basquete no rosto machuca, portanto, tome cuidado!