Como planejar um torneio de vôlei

Autor do artigo:Gabriel Silva

Planejar um torneio de vôlei é uma grande responsabilidade, mas com um planejamento cuidadoso, é possível realizá-lo com sucesso! Comece escolhendo uma data e reservando um local para o torneio. Depois que a data e o local forem confirmados, você poderá começar a reservar equipamentos, contratar dirigentes, encontrar patrocinadores e voluntários e anunciar para as equipes. Antes do início do torneio, certifique-se de preparar as quadras e os equipamentos. A comunicação com os técnicos e jogadores é a etapa final para garantir que o torneio transcorra sem problemas.

Etapas

Tomada de providências

  1. Etapa 1 Escolha uma data para o torneio por processo de eliminação.1Escolha uma data para o torneio por processo de eliminação. Os torneios geralmente são planejados para os fins de semana, portanto, observe o calendário anual e escolha vários fins de semana que possam funcionar. Ao ligar para locais e empresas de aluguel de equipamentos, use o processo de eliminação para decidir qual opção será a mais conveniente e terá mais disponibilidade.
    • Evite planejar um torneio em feriados, fins de semana de três dias e épocas em que o mau tempo possa ser um problema.
  2. Etapa 2 Encontre patrocinadores para o evento.2Encontre patrocinadores para o evento. Entre em contato com algumas empresas locais e com o Conselho de Visitantes da cidade e pergunte se estão interessados em doar dinheiro ou prêmios para as equipes vencedoras em troca de publicidade. Muitas vezes, os Conselhos de Visitantes doam pelo menos US$ 1.000 para torneios maiores que atraem pessoas de fora da cidade.
  3. Etapa 3 Contrate árbitros para arbitrar os jogos.3Contrate árbitros para arbitrar os jogos. Você precisará de dois árbitros qualificados para arbitrar cada jogo. Para facilitar esse processo, você pode delegar esse trabalho e contratar um árbitro principal para reunir e coordenar uma equipe de árbitros.
    • Se o torneio for um evento informal com um orçamento menor, você também pode pedir que cada equipe forneça seus próprios árbitros.
  4. Etapa 4 Peça a voluntários que ajudem na contagem de pontos.4Peça a voluntários que ajudem a registrar o placar. Você precisará ensinar os voluntários a registrar a pontuação antes do torneio, portanto, talvez seja bom se reunir com eles com antecedência. Eles precisarão aprender a controlar os pontos, a entrar e sair jogadores e a controlar os jogadores líberos.
    • Você também deve mostrar a eles como usar o dispositivo de contagem de pontos que eles usarão, seja um flipboard ou um sistema eletrônico.
  5. Etapa 5 Decida se você quer ou não cobrar uma taxa de entrada.5Decida se você quer ou não cobrar uma taxa de entrada. Se precisar de ajuda para cobrir o custo do local e dos equipamentos, talvez seja necessário cobrar uma taxa para atingir o ponto de equilíbrio. Você também pode fazer com que o torneio seja baseado em uma instituição de caridade e doar as taxas cobradas para uma causa específica.
    • Você pode cobrar a entrada das equipes ou dos espectadores uma pequena taxa de admissão, ou ambos.
  6. Etapa 6 Defina o prazo de inscrição de 1 a 2 semanas antes do evento.6Defina o prazo de inscrição de uma a duas semanas antes do evento. Dessa forma, você terá todas as informações necessárias para criar as divisões. Certifique-se de que os técnicos e as equipes estejam cientes do prazo. Se eles manifestaram interesse, mas ainda não se inscreveram, envie lembretes regulares até a data-limite.
  7. Etapa 7 Adicione divisões se você'll be hosting a wide variety of teams.7Adicione divisões se for hospedar uma grande variedade de equipes. Para manter a competição justa e divertida, é importante colocar equipes semelhantes juntas. Se o torneio for aberto à comunidade, provavelmente será necessário criar algumas divisões com base nas equipes que participarão. Observe a idade, o sexo e a experiência de todas as equipes para decidir como as agrupará.
    • Por exemplo, não seria justo colocar uma equipe de ensino médio contra uma equipe de 30 anos. Se houver uma ampla faixa etária entre as equipes, convém criar divisões por idade, como equipes do ensino fundamental, do ensino médio e de adultos.
    • Se houver equipes mistas e de um só sexo, convém criar divisões para essas equipes também.
    • Se estiver organizando um torneio específico, como um evento de equipes femininas do ensino médio, provavelmente não precisará de divisões.
  8. Etapa 8 Crie chaves para o torneio a seguir.8Crie chaves para o torneio a seguir. Escolha entre eliminação simples ou dupla e use um modelo ou gerador de chaves para criar facilmente a ordem dos jogos. Eliminação simples significa que se uma equipe perder um jogo, ela está fora do torneio. A eliminação dupla é um estilo de torneio que permite que as equipes percam 2 jogos antes de serem eliminadas, dando-lhes mais tempo de jogo.
    • Para várias opções de chaves, insira o número de equipes que jogam em https://www.printyourbrackets.com/volleyballbrackets.html.
    • Para torneios informais de um dia inteiro, você pode usar apenas o formato round-robin. O round-robin permite que todas as equipes joguem entre si, ao contrário de um torneio de estilo eliminatório.
  9. Etapa 9 Faça um cronograma com base nas chaves.9Faça uma programação com base nas chaves. Anote o local e o horário de cada jogo, bem como quem jogará em cada jogo. Essas informações são cruciais para as equipes e os espectadores consultarem durante o torneio, portanto, deixe-as facilmente acessíveis. Imprima cópias extras para afixar e ter disponíveis durante o torneio.

Configuração dos locais do torneio

  1. Etapa 1 Encontre um local adequado para o torneio's size needs.1Encontre um local que atenda às necessidades de tamanho do torneio. Você precisará de pelo menos uma quadra de vôlei de tamanho normal, embora duas ou mais possam ser preferíveis, dependendo do tamanho do torneio. Verifique a disponibilidade de ginásios de escolas, igrejas e centros comunitários locais e, em seguida, reserve o local para o fim de semana que você escolher.
    • Certifique-se também de que o local tenha acesso a banheiros e água potável suficientes para o número de participantes previsto.
  2. Etapa 2 Prepare todas as quadras com filas e assentos.2 Prepare todas as quadras com linhas e assentos. Antes do início do torneio, você precisará colocar fita adesiva nas quadras se as linhas não estiverem claras ou presentes. Também será necessário instalar assentos para espectadores e equipes ao longo das laterais das quadras, sejam cadeiras dobráveis ou arquibancadas.
    • Se o local não tiver arquibancadas, você pode alugá-las ou pegá-las emprestadas de uma escola local ou de uma empresa de aluguel de assentos para eventos.
  3. Etapa 3 Forneça redes e bolas de vôlei, se houver't provided.3Fornecer redes e bolas de vôlei se não forem fornecidas. Você pode alugar equipamentos de quadra ou pedir emprestado às escolas locais. Certifique-se de que as redes estejam montadas e as bolas de vôlei estejam devidamente infladas antes do início dos jogos.
  4. Etapa 4 Verifique as alturas das redes para ter certeza de que estão de acordo com o código.4Verifique a altura das redes para ter certeza de que estão de acordo com as normas. Chegue ao local do torneio com 60 a 90 minutos de antecedência e faça uma última verificação. Use uma fita métrica para confirmar se as alturas das redes estão ajustadas de acordo com a idade e o sexo das equipes. Peça a alguém para ajudá-lo a ajustar as redes que não estiverem na altura necessária.
    • As redes masculinas precisam ter 2,43 metros (8,0 pés), enquanto as redes femininas devem ser colocadas a 2,24 metros (7,3 pés).
    • Para as divisões juvenis, a rede deve ter 2,0 m (6,5 pés).
  5. Etapa 5 Coloque um kit de primeiros socorros e uma pessoa certificada em primeiros socorros em cada local.5Estabelecer um kit de primeiros socorros e alguém certificado em primeiros socorros em cada local. Caso algum dos jogadores se machuque, você precisará ter alguém que possa assumir o controle da situação. Ter um profissional médico em cada local seria ainda melhor, mas qualquer pessoa certificada em primeiros socorros serve.
  6. Etapa 6 Certifique-se de que cada mesa de contagem de pontos esteja equipada com formulários e suprimentos.6Certifique-se de que cada mesa de contagem de pontos esteja equipada com formulários e suprimentos. Imprima cópias das folhas de pontuação, folhas de acompanhamento de líbero, listas de equipes e folhas de escalação para cada mesa de pontuação. Abasteça cada mesa com várias canetas, lápis, pastas de arquivo para organização, clipes de papel, livros de regras extras, tesouras e fita adesiva.
    • Certifique-se de ter alguns suprimentos extras à mão para reabastecer as mesas durante o torneio.
  7. Etapa 7 Afixe a programação do torneio e as grades de resultados no local do evento.7Ponha a programação do torneio e as grades de resultados no local do evento. Imprima cópias extras e cole-as nas principais áreas do local. Preencha as grades de resultados à medida que o torneio avança para que os espectadores e as equipes possam verificar facilmente as vitórias e derrotas.

Coordenação com jogadores e técnicos

  1. Etapa 1 Anuncie o torneio para as equipes interessadas.1Anuncie o torneio para as equipes interessadas. Você pode oferecer vagas para equipes recreativas, equipes escolares ou equipes de igrejas. Publique nas mídias sociais e distribua panfletos pela cidade para atrair equipes locais. Entre em contato com os técnicos de equipes localizadas em locais mais distantes, ligando e enviando e-mails com algumas informações básicas.
  2. Etapa 2 Mantenha a comunicação com os técnicos.2Mantenha a comunicação com os técnicos. Durante o período que antecede o torneio, entre em contato com os técnicos regularmente. Forneça a eles as informações que precisarão passar às suas equipes, como datas, local, cronogramas, inscrições, pagamentos, contatos importantes, formulários e liberações e requisitos de seguro.
    • Para facilitar o acesso a essas informações, você pode criar um site com todos os detalhes e links relacionados ao torneio.
  3. Etapa 3 Reúna toda a papelada e os formulários para as equipes assinarem.3Reúna toda a papelada e os formulários para as equipes assinarem. A última coisa que você quer é que alguém se machuque e se veja em uma confusão legal! Imprima formulários de isenção de seguro e de liberação médica suficientes para que todos os membros da equipe assinem antes de jogar. Além disso, você deve imprimir formulários de relatório de incidentes para manter junto com os kits de primeiros socorros, caso alguém se machuque.
    • Você pode encontrar modelos para esses formulários on-line.
  4. Etapa 4 Prepare uma estação de check-in no dia do torneio.4Monte uma estação de check-in no dia do torneio. Designe um voluntário para coordenar uma área de check-in de registro para as equipes que chegarem ao torneio. Certifique-se de que as isenções de seguro e os formulários de liberação médica estejam disponíveis na estação para os jogadores preencherem na chegada. Além disso, peça a todos os técnicos que façam o check-in e verifiquem a lista de jogadores da equipe.
    • Em torneios menores, essa estação também pode funcionar como uma área de contato para os espectadores ou jogadores que tiverem dúvidas. Os torneios maiores podem precisar de uma estação separada para receber perguntas e preocupações.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Para obter uma lista de verificação exaustiva, consulte o 'The Tournament Director's Guidebook' da Junior Volleyball Association.