Como arremessar uma bola de beisebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O beisebol é um dos passatempos americanos mais adorados. No entanto, você ainda pode aprender a arremessar, não importa em que lugar do mundo esteja! Aprender a arremessar corretamente requer dedicação, compreensão da mecânica do arremesso e amor pelo jogo. Observação: Todas as instruções são para um arremessador destro. Se você for canhoto, siga os mesmos passos, mas espelhe cada ação.

Passos

Aprendendo as empunhaduras

  1. Escolha sua empunhadura. Há muitas maneiras diferentes de segurar a bola (mostradas abaixo). Mantenha a bola dentro da luva enquanto estiver fazendo isso e não comece o movimento até que tenha uma pegada confortável. É importante aprender as diferentes empunhaduras porque elas o ajudarão a lançar a bola de diferentes maneiras.
  2. Etapa 2 Experimente a bola rápida de quatro costuras.
    Experimente a bola rápida de quatro costuras. Esses arremessos são os mais rápidos do beisebol, com média de cerca de 95 mph (153 km/h). Abra levemente os dedos com as pontas pouco acima do cadarço da bola.
  3. Etapa 3 Experimente a bola rápida de dois arremessos.
    Experimente a bola rápida de duas costuras. Esse arremesso será um pouco mais lento e menos preciso do que o de quatro costuras, mas também se curva ao atingir o rebatedor, tornando-o mais difícil de ser atingido. Para segurar, segure a bola ao longo das costuras com os dedos indicador e médio.
  4. Etapa 4 Experimente a Changeup.
    Experimente a Changeup. Esse arremesso se move bastante no ar. Coloque o polegar e o indicador em um círculo e, em seguida, use os outros três dedos para centralizar a bola de beisebol.
  5. Etapa 5 Experimente a Curveball....
    Experimente a Curveball. Mantenha o dedo indicador e o médio direito e apertados um ao lado do outro nas costuras. Arremesse como faz normalmente, mas estale o pulso ao lançar a curva.
  6. Etapa 6 Experimente o Slider....
    Experimente o Slider. Uma slider parece uma bola rápida até o último segundo, quando se curva para um lado. Segure a bola com os dedos indicador e médio na costura em seu ponto mais largo.
  7. Etapa 7 Experimente o Split Finger.
    Experimente o Split Finger. Esse arremesso parecerá uma bola rápida, mas cairá quando se aproximar do rebatedor, dificultando a rebatida. Você precisa de mãos grandes para lançar esse arremesso com eficiência. Segure a bola como se fosse uma bola rápida de dois seios. Gire a bola em sua direção, de modo que seus dedos fiquem ao longo da costura em forma de ferradura. Espalhe os dedos para o lado de fora das costuras e coloque o polegar diretamente sob a bola.
  8. Etapa 8 Experimente a Forkball.
    Experimente a Forkball. Essa bola é quase impossível de ser rebatida quando bem lançada. Prenda a bola entre o indicador e o dedo médio.
  9. Etapa 9 Experimente a Knuckleball....
    Experimente a Knuckleball. Essa bola vai se mexer à medida que se move em direção ao rebatedor. Cave suas unhas no meio das costuras da bola.

Arremessando a bola

  1. Etapa 1: Coloque-se na posição de 'wind-up'.
    Coloque-se na posição de 'wind-up'. Coloque os dois pés afastados na largura dos ombros, em pé, em linha reta, em cima do monte, com os dedos dos pés pendurados na frente, e olhe diretamente para o receptor, com os dedos dos pés apontados para ele e os calcanhares na borracha. Segure a luva na frente do peito, com os cotovelos apoiados nos dois lados do tronco. Alguns arremessadores preferem ficar em pé com a perna de passada ligeiramente atrás da outra perna. Isso é opcional e pode não funcionar para todos.
    • Você deve começar na posição de alongamento quando houver corredores nas bases. Coloque os pés de modo que fiquem voltados para a terceira base se você arremessar com a mão direita ou para a primeira base se arremessar com a mão esquerda. A posição alongada é uma maneira mais rápida de arremessar e você pode manter mais equilíbrio, o que resulta em mais controle. Seu pé direito deve ser colocado contra a borracha, com o outro pé uma ou duas polegadas à frente. Isso permitirá que você faça uma rotação completa dos quadris, o que o fará arremessar com mais força. Se você começar com a perna de passada ligeiramente para trás, basta deslocar o peso para a perna de trás.
  2. Etapa 2 Dê um pequeno passo com o pé esquerdo para a esquerda.
    Dê um pequeno passo com o pé esquerdo para a esquerda. Desloque o peso para o pé esquerdo, permitindo que você levante o pé direito e o coloque ao lado da borracha (ou gire o pé direito para essa posição, o que for mais confortável), de modo que o lado direito do pé direito fique pressionado contra o monte.
  3. Etapa 3 Levante a perna esquerda até o ponto em que a coxa fique paralela ao chão ou mais alta.
    Levante a perna esquerda até o ponto em que a coxa fique paralela ao chão ou mais alta. Seu corpo deve ter começado a se mover com o pé direito na etapa anterior e, ao final dessa etapa, seu corpo deve estar voltado para a terceira base em vez de para o home plate.
  4. Etapa 4: Abra os braços em um movimento semicircular para baixo.
    Abra os braços em um movimento semicircular para baixo. Seu braço da frente deve permanecer fechado e o cotovelo da frente deve estar em um ângulo confortável (45-90 graus). Seu braço de arremesso deve atingir o que é chamado de 'ponto ideal', que é o ponto em que o braço de arremesso está no ponto mais baixo durante o movimento. Normalmente, é o ponto em que seu braço está quase perpendicular ao chão, com uma leve flexão no cotovelo. Certifique-se de que seu corpo permaneça voltado para a terceira base durante essa etapa e que você tenha atingido o ponto ideal antes de continuar para a próxima etapa.
  5. Etapa 5 Abaixe a perna o mais próximo possível do chão sem tocá-la e, em seguida, caminhe para fora.
    Abaixe a perna o mais próximo possível do chão, sem tocá-la, e depois caminhe para fora. Faça isso ao mesmo tempo em que move os braços (a etapa anterior). Para abaixar a perna, dobre o joelho direito até que a perna esquerda esteja próxima do chão sem tocá-lo. Não caminhe para fora até que tenha abaixado a perna esquerda sem tocá-la. Não caminhe para fora até que tenha abaixado totalmente a perna esquerda, ou você perderá muita força. Sua perna dianteira deve ter uma curvatura 'para baixo e para fora' em direção à casa. Enquanto faz isso, comece a levantar o braço de arremesso para fora do ponto ideal de modo que fique paralelo ao solo, sem permitir que o cotovelo caia em direção ao quadril.
  6. Etapa 6 Aterrisse o pé dianteiro em um ângulo fechado.
    Aterrisse o pé dianteiro em um ângulo fechado. Em outras palavras, se a aterrissagem do pé apontando para a base for um ângulo de 90 graus, aterrissar o pé apontando para um ângulo de 75 graus. Isso colocará seu corpo em uma posição de força. A posição de força é aquela em que as pernas estão totalmente estendidas com os quadris e os braços ainda fechados, prontos para arremessar o braço em direção à base.
  7. Etapa 7 Empurre com o pé de trás, saindo da posição de força.
    Empurre com o pé de trás, fora da posição de força. Puxe para frente com o pé dianteiro, girando desse ângulo de 75 graus para um ângulo de 90 graus. Certifique-se de fazer esse pivô antes de abrir a parte superior do corpo e puxar o braço esquerdo em direção à primeira base. O giro antecipado permite gerar força com os quadris e criar mais ação de chicote para o braço direito. Seu cotovelo de arremesso deve estar alinhado com os ombros (horizontalmente, é claro) durante essa etapa.
    • O erro mais comum que os arremessadores cometem é abrir os braços antes dos quadris, o que retira a força gerada pelas pernas, fazendo com que os arremessadores tenham menos velocidade e aumentem o estresse aplicado aos braços.
  8. Etapa 8 Estenda o braço de arremesso o máximo que puder e deixe a bola deslizar pelo pulso.
    Estenda o braço de arremesso o máximo que puder e deixe a bola deslizar pelo pulso. Não estale o pulso, pois isso pode causar lesões. Seu pulso não deve guiar a bola, mas sim a bola guiar seu pulso.
    • Durante o movimento, é bom estar atento ao seu pulso. Ao mover o braço a partir do ponto ideal, o pulso deve ser puxado para trás, fazendo com que a bola fique na mão. Em seguida, ao soltar a bola, ela deve deslizar para fora do pulso, terminando com o pulso totalmente flexionado.
  9. Etapa 9 Siga adiante.
    Siga em frente. Estenda o braço o máximo que puder e permita que a perna de trás se levante com o impulso para a frente e coloque-a no monte para ficar em uma posição de campo.

Outras noções básicas de arremesso

  1. Etapa 1 Lembre-se de manter o equilíbrio.
    Lembre-se de manter o equilíbrio. O arremesso é, na verdade, uma série de movimentos que o arremessador faz sem pensar. A chave para um ótimo arremesso é o equilíbrio - sem equilíbrio, seu arremesso provavelmente ficará um pouco desequilibrado.
  2. Etapa 2 Tente ser consistente.
    Tente ser consistente. Para ser mais eficaz, tente manter um ângulo de arremesso consistente em todos os seus arremessos. Alguns arremessadores arremessam mais com a mão sobre a bola curva ou mergulham para o braço lateral ao arremessar um slider. Embora isso possa lhe dar melhor controle ou comando sobre o arremesso, pode facilmente fazer com que o rebatedor não saiba qual arremesso você está fazendo. Ter um ângulo de braço consistente mantém o rebatedor na dúvida.
    • Concentre-se em lançar strikes de forma consistente antes de tentar melhorar sua velocidade.
  3. Etapa 3 Evite que seu braço de arremesso fique muito dolorido.
    Evite que seu braço de arremesso fique muito dolorido. Comece devagar. Envolva o braço e o peito com gelo para retardar o acúmulo de ácido lático (o acúmulo de ácido lático causa dor).
    • Corra por 30 minutos após o arremesso. Isso fará com que seu sangue circule e ajudará a expulsar o ácido lático que pode se formar em seu braço.
    Tom Seaver, lenda do beisebol e arremessador do Hall da Fama

    Dominar a mecânica do arremesso é crucial, mas o foco mental também desempenha um papel fundamental. Aproxime-se de cada arremesso com um objetivo e visualize o local e o movimento desejados. Coloque-se no campo com confiança, prepare-se e avance com todo o seu corpo em direção à base.

Punhos de beisebol

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso melhorar meu arremesso?
    Fazer elevações frontais e laterais com faixas de resistência pode ajudar a aumentar sua potência de arremesso.
  • Pergunta
    O que faz um arremesso deslizar?
    Qualquer arremesso de ruptura, como um slider, muda sua trajetória por causa do giro que o arremessador dá na bola quando a solta. É literalmente o atrito com o ar e a 'elevação' que ele cria que faz com que a bola se mova para a esquerda, para a direita, para cima ou para baixo quando se aproxima do home plate.
  • Pergunta
    Alguma dica para evitar que a bola vá muito para fora ou para dentro?
    Você só precisa praticar. Depois de arremessar várias vezes, você se acostumará a soltar a bola no momento certo.

Vídeo

Dicas

  • Jogue a bola, não mire. Se você se concentrar demais em lançar strikes, isso pode facilmente atrapalhar sua memória muscular, o que pode fazer com que você lance mais bolas do que strikes.
  • Mantenha sempre a cabeça focada em seu alvo.
  • Não segure a bola com muita força, ou você não será tão preciso ou rápido, a menos que esteja lançando determinados arremessos.

Avisos

  • Não arremesse demais. Quando seu braço começar a se sentir cansado, não tente arremessar sem parar. Um braço cansado pode se tornar um braço machucado muito rapidamente.
  • Quando estiver se aquecendo para arremessar, seja no início da temporada ou durante um jogo, faça isso aumentando gradualmente a velocidade do braço. Não comece a sessão de bullpen arremessando com sua força máxima, pois seu braço precisa se aquecer antes de poder suportar a força quando estiver arremessando com sua força máxima.
  • Ao lançar esses arremessos, certifique-se de estar sob a supervisão correta. Se você arremessar um arremesso de forma inadequada, ou se arremessar continuamente com uma falha grave, isso poderá resultar em uma lesão que encerrará sua carreira.

O que você precisará

  • baseball
  • luva
  • monte/borracha
  • alvo/placa de casa
  • parceiro para pegar seus arremessos (a uma distância de 60 pés e 6 polegadas no nível da Liga Principal ou 46 pés na Liga Infantil)
  • parada traseira para quaisquer arremessos selvagens que o apanhador não consiga alcançar