Como escolher uma bola de boliche

Autor do artigo:Gabriel Silva

A bola de boliche moderna é muito mais sofisticada e individualizada do que era há vinte anos. Bolas diferentes têm níveis de desempenho extremamente diferentes e as diferenças geralmente são altamente técnicas. Ainda mais complicado, não há sequer um melhor tipo de bola; cada bola é projetada para um tipo diferente de jogador.

Etapas

Escolhendo a bola certa para seu corpo

  1. Etapa 1 Escolha um peso confortável.
    Escolha um peso confortável. As bolas de boliche vêm em uma variedade de pesos, variando de 2,7 kg (6 libras) a 7,3 kg (16 libras). Escolha uma bola que seja pesada o suficiente para que você possa rolar efetivamente pela pista de boliche sem se esforçar.
    • Mais pesada não é necessariamente melhor. Lembre-se de que você arremessará a bola duas dúzias de vezes e o que parece ser um peso confortável no início pode não ser tão confortável no final da noite.
    • Para praticar, tente balançar um peso em casa da mesma forma que balançaria uma bola de boliche. Se, após 23 vezes, seu braço estiver cansado, esse nível de peso é muito alto para você. Você quer usar a força total do braço durante todo o jogo.
    • Como regra geral, você deve ser capaz de manusear uma bola de boliche com cerca de 10% do seu próprio peso corporal. Infelizmente, a baixa qualidade de aderência das bolas da casa nas pistas de boliche pode tornar o arremesso mais extenuante. Ao trabalhar com uma bola que não seja especificamente ajustada para você, pode ser necessário usar uma bola mais leve.
  2. Etapa 2 Encontre uma bola que se ajuste a seus dedos.
    Encontre uma bola que caiba em seus dedos. Cada bola de boliche tem orifícios para o polegar, o dedo médio e o anelar. Escolha uma bola com orifícios que permitam que seus dedos sejam inseridos e removidos livremente, sem que fiquem tão soltos que você perca o controle da bola. Encontre uma bola em que a distância entre os furos (span) seja confortável para você. Experimente várias bolas até obter um ajuste confortável.
    • Nas bolas domésticas, o tamanho dos furos normalmente está relacionado ao peso da bola. As bolas de boliche mais pesadas têm furos maiores, enquanto as mais leves têm furos menores. A variedade limitada de opções pode dificultar a busca de uma bola que tenha o peso e os parâmetros de dedo certos para você, mas você deve continuar tentando até encontrar o melhor ajuste.
    • Ao comprar sua própria bola, a loja profissional deve personalizar a extensão e os furos dos dedos de acordo com o tamanho de sua mão. Qualquer loja de qualidade deve ajustar uma bola exatamente às suas necessidades sem muito esforço de sua parte.
    • Uma loja profissional também deve vender inserções para os dedos, que podem ser úteis ao usar bolas de outras pessoas. Elas podem ser transferidas de uma bola para outra para melhorar sua aderência e dar a todas as suas bolas uma sensação consistente. Eles se tornaram muito populares nos últimos anos.
  3. Etapa 3 Escolha entre uma bola de boliche para destros ou canhotos.
    Escolha entre uma bola de boliche para destros ou canhotos. A única diferença entre as duas é que o dedo anelar é perfurado 3,175 mm (1/8 de polegada) mais longe do orifício do polegar em uma bola para canhotos. A maioria das bolas disponíveis para aluguel nas pistas de boliche são bolas para destros. Se quiser usar uma bola para canhotos, talvez seja necessário solicitar uma especificamente.

Escolhendo a bola certa para seu estilo

  1. Etapa 1 Escolha entre velocidade e gancho.
    Escolha entre velocidade e gancho. Se você tiver problemas para levar a bola pela pista em altas velocidades, certos tipos de bola podem melhorar sua velocidade, embora isso ocorra às custas do gancho. Como regra geral, as bolas mais brilhantes produzem menos atrito e, portanto, podem se mover mais rapidamente. As bolas com aparência opaca produzem mais atrito e, portanto, são mais fáceis de enganchar.
    • Enganchar uma bola é fazer com que ela balance para a direita ou para a esquerda após o arremesso. Isso cria a trajetória ideal para um strike, mas é uma técnica que, normalmente, apenas jogadores de boliche habilidosos conseguem executar corretamente
    • As bolas de uretano são boas para jogadores que querem aumentar a velocidade, mas manter um pouco de gancho em seu arremesso.
    • As bolas de resina, reativas e de partículas são melhores para aderência e gancho do que para velocidade. São boas para especialistas que desenvolveram uma boa velocidade de bola e agora querem dominar o gancho.
    • As bolas de plástico são boas para iniciantes porque tendem a ir em linha reta sem perder o controle. Entretanto, elas não são ideais para velocidade ou gancho.
    • Em uma loja profissional, bolas feitas de qualquer substância podem ser polidas para reduzir o atrito, aumentando assim a velocidade e diminuindo o gancho.
    • De 60 a 80% do desempenho de uma bola depende de seu covertock (o exterior rígido). Esse é o recurso personalizável mais importante da bola.
  2. Etapa 2 Escolha uma bola com o núcleo certo para seu gancho.
    Escolha uma bola com o núcleo certo para seu gancho. Depois da cobertura, a característica mais importante de uma bola de boliche é seu núcleo. Quanto mais pesado for o núcleo, mais rápido a bola começará a enganchar. Um núcleo mais leve fará com que a bola gire mais para baixo na pista. Não existe o melhor núcleo, apenas o núcleo que se encaixa no lançamento.
    • O design do núcleo varia significativamente de uma bola para outra, o que torna essa questão complexa. Você deve conversar com um funcionário da loja profissional sobre o design do núcleo de qualquer bola em que esteja interessado.
    • O núcleo é uma área dentro da bola que compensa o desequilíbrio de peso criado pelos furos dos dedos. Como ele fica dentro da bola, não é possível vê-lo e pode ser difícil entender o efeito que ele tem no arremesso. É por isso que é importante consultar um profissional sobre o núcleo de sua bola.
  3. Etapa 3 Escolha uma bola apropriada para as condições da pista.
    Escolha uma bola apropriada para as condições da pista. Determine se a sua pista de boliche é seca ou oleosa. Isso o ajudará a decidir se deve escolher uma bola polida ou áspera. Uma pista oleosa causará mais derrapagem e, se sua bola começar a derrapar fora de controle, você deve mudar para uma bola menos polida. As bolas de resina, reativas e de partículas têm a aderência necessária para pistas oleadas.
    • Não há uma maneira fácil de determinar como a pista está lubrificada. Você pode perguntar à equipe, mas muitas vezes seu único recurso real é jogar a bola algumas vezes e ver como ela derrapa.
    • Normalmente, as pistas são lubrificadas de forma desigual. Geralmente, elas são mais lubrificadas no centro do que nas bordas. Isso ajudará a bola a manter o controle antes de deslizar para a sarjeta. Às vezes, a pista é mais lubrificada na parte da frente do que na parte de trás, fazendo com que a bola derrape mais cedo. Portanto, a mudança para uma bola que produz mais atrito também deve ser determinada pelo fato de a posição do óleo estar prejudicando seu jogo.
    • Limpe sua bola antes de cada arremesso se a pista estiver oleosa. Use uma toalha seca para limpar sua bola.
  4. Etapa 4 Selecione uma cor.
    Selecione uma cor. As bolas de boliche estão disponíveis em uma grande variedade de cores. Algumas bolas estão disponíveis em várias cores, padrões de redemoinho ou até mesmo desenhos que brilham no escuro. A cor de uma bola não afetará fisicamente a forma como a bola se desloca, mas uma bola que o deixe orgulhoso pode lhe dar a confiança necessária para jogar melhor.

Encontrando sua bola

  1. Etapa 1 Não procure além do beco.
    Não procure além da pista de boliche. As bolas da casa na pista de boliche não são bolas de alto desempenho. Especificamente, é muito difícil conseguir um arremesso com gancho usando uma dessas bolas. No entanto, essas bolas podem ser boas para iniciantes porque têm muito controle e são boas para arremessos em linha reta. Se estiver começando e não quiser gastar muito dinheiro, essas bolas podem ser uma excelente opção.
    • Até mesmo os especialistas ocasionalmente lançam o tipo de bola de poliéster que é usado como bola da casa nos locais de boliche. Especificamente, os profissionais as usarão para pegar spares, porque, ao fazer isso, uma tacada precisa e reta é normalmente preferível a um gancho. Da mesma forma, se você ainda estiver lutando para manter a bola fora da sarjeta, essas são provavelmente as melhores bolas para você.
  2. Etapa 2 Imite outros jogadores de boliche.
    Imite outros jogadores de boliche. Quando assistir ao boliche, preste atenção ao que os profissionais estão usando. Na pista, converse com alguns dos melhores jogadores de boliche sobre a escolha da bola de boliche deles. Fique particularmente atento às escolhas de um jogador de boliche que tenha um estilo semelhante ao seu.
    • O problema com essa técnica é que não existe uma única bola melhor no mercado. Para encontrar a bola certa, é preciso encontrar uma que se adapte ao seu físico e estilo. Portanto, seguir o exemplo de outra pessoa só funcionará se vocês tiverem estilos semelhantes.
    • Como alternativa, você também pode perguntar aos jogadores de boliche em que loja eles compraram a bola. Essa pode ser a informação mais relevante, porque a loja profissional será responsável por ajustar a bola às suas mãos e deve lhe dar muitas orientações sobre o tipo mais adequado ao seu estilo. Procure uma loja com uma equipe experiente, possivelmente até mesmo funcionários que já foram jogadores de boliche profissionais.
  3. Etapa 3 Encontre uma boa loja profissional.
    Encontre uma boa loja profissional. Pergunte a outros jogadores de boliche e procure na Internet uma loja de boliche com uma equipe altamente qualificada. Muitas lojas empregam funcionários que já foram jogadores de boliche profissionais ou semiprofissionais bem-sucedidos. Como as bolas de boliche se tornaram tão avançadas tecnologicamente nos últimos anos, é importante ter a orientação de um especialista. A loja profissional também personalizará sua empunhadura, que pode ser um dos elementos mais importantes para se obter um jogo de qualidade.
    • Até a década de 1980, a maioria das bolas de boliche era bastante padronizada. Atualmente, as bolas de boliche têm diferentes texturas e tipos de núcleo, o que tem um impacto substancial no estilo de jogo. Você deve procurar a ajuda de um especialista para determinar qual tipo se adapta melhor ao seu estilo.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • Se suas mãos forem consideravelmente maiores ou menores do que as de alguém com sua força típica, talvez seja necessário encomendar uma bola de boliche especial ou usar uma bola um pouco fora de sua zona de conforto.
  • A maioria dos jogadores de boliche canhotos amadores joga com bolas para destros sem nenhuma dificuldade.

Avisos

  • Dor no pulso ou no ombro durante ou após o lançamento é uma indicação de que a bola está muito pesada. Se isso acontecer, mude para uma bola mais leve.

O que você precisará

  • Toalha seca para secar a bola se a pista for oleosa.