Como executar o estrangulamento Guillotine

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um movimento importante na autodefesa, no jiu-jítsu e nas artes marciais mistas é o estrangulamento guilhotina, no qual os braços são usados para envolver o pescoço do oponente e imobilizá-lo. Seja você um iniciante ou um artista marcial avançado, aprenda a aperfeiçoar esse movimento simples em seu oponente de grappling de forma segura e eficaz, em pé ou no chão.

Passos

Execução do estrangulamento em pé

  1. Etapa 1 Pegue seu oponente's head down.1Abaixe a cabeça de seu oponente. Espere até que seu oponente faça um movimento em direção às suas pernas para agarrar a cabeça dele. Ou, se ele estiver com a cabeça levemente inclinada em sua direção, estenda a mão e puxe a cabeça dele para baixo, colocando as mãos atrás do pescoço dele e puxando para baixo. Coloque a cabeça dele na altura do seu peito, com o rosto voltado para o chão.
    • Aguarde qualquer momento em que o oponente venha em sua direção com a cabeça voltada para a parte externa do seu corpo. Essa é a posição ideal para você executar o estrangulamento.
  2. Etapa 2 Envolva seu braço ao redor do pescoço do oponente.2Envolva seu braço em volta do pescoço do oponente. Com a cabeça dele ainda virada para baixo, envolva um de seus braços na parte de trás da cabeça do oponente. Envolva-o completamente de modo que seu antebraço fique contra o pescoço dele.
    • Vire a palma da mão em direção ao seu próprio peito para manter a pressão firme.
  3. Etapa 3 Agarre o braço que está sufocando com a outra mão.Agarre seu braço de estrangulamento com a outra mão. Com a outra mão, segure o pulso do braço que você envolveu o oponente. Mantenha essa pegada firme para que o oponente não consiga tirar a cabeça da amarração criada por seus braços.
    • Você também pode tentar uma pegada do tipo xícara e pires, fechando a mão do braço que está sufocando em um punho e segurando esse punho com a palma aberta da outra mão.
    • Outra variação é usar uma pegada de corrente, na qual os dedos de cada mão são colocados em concha para agarrar a outra.
    • Você também pode segurar as costas de seu oponente enganchando seu braço sob o dele para alcançar as costas e segurando seu bíceps com o braço de estrangulamento. Ou então, segure o tríceps ou o trapézio (parte superior do ombro) e segure seu próprio bíceps ou pulso com o braço de estrangulamento.
  4. Etapa 4 Puxe a cabeça para cima.4Puxe a cabeça para cima. Mantenha a pegada ao redor do pescoço do oponente e puxe para cima com as duas mãos. Imagine que está tentando esticar o oponente.
    • Empurre os quadris para a frente, aperte os cotovelos em direção ao corpo e inspire para concluir a imobilização e o alongamento do oponente.
    • Você também pode dar um passo à frente com um pé e girar os quadris na direção desse pé para prendê-lo nessa posição.
  5. Etapa 5 Mova o oponente para o chão (opcional).5Mova o oponente para o chão (opcional). Para continuar o estrangulamento, sente-se no chão com a cabeça do oponente ainda dentro do estrangulamento. Coloque-o em uma posição de guarda, ou seja, envolva as pernas nas costas do oponente enquanto ele está em cima de você.
    • Puxe com as mãos e empurre com as pernas, como se estivesse esticando o oponente.

Execução do estrangulamento no chão

  1. Etapa 1 Posicione-se para se sentar.1Posicione-se para se sentar. Se seu oponente estiver no chão, coloque-o na posição de guarda envolvendo suas pernas em volta dele quando estiver de costas para o chão.
    • Coloque os pés apoiados no chão e coloque uma mão no chão atrás de você. Prepare-se para mover os quadris de volta para a posição sentada.
  2. Etapa 2 Agarre o oponente's right wrist.2Pegue o pulso direito do oponente. Alcance o pulso direito do oponente com a mão esquerda enquanto ele ainda estiver na posição de guarda.
    • Seu oponente tentará contra-atacar esse movimento colocando a mão direita atrás de suas costas, onde você não pode alcançá-la. Isso coloca a cabeça e o corpo do oponente mais perto de você, o que é ideal para iniciar o estrangulamento.
  3. Etapa 3 Envolva seu braço direito ao redor do pescoço.3Envolva seu braço direito ao redor do pescoço. Coloque-se totalmente em uma posição sentada. Envolva seu braço direito na parte de trás da cabeça de seu oponente e em volta de seu pescoço.
    • Mantenha a mão direita perto da barriga para apertar a pegada.
    • Se possível, mantenha sua mão fora do campo de visão do oponente.
  4. Etapa 4 Segure seu pulso direito.4Segure seu pulso direito. Coloque sua mão esquerda sob o queixo do oponente. Use-a para agarrar seu pulso direito (seu braço de estrangulamento). Mantenha essa pegada firme para que o oponente não consiga escapar de seus braços.
    • Para uma pegada mais firme, tente girar os quadris e o corpo ligeiramente para a direita em direção à cabeça do oponente. Isso deve criar menos espaço e, portanto, uma pegada mais firme.
  5. Etapa 5 Coloque seu oponente de volta na guarda.5Coloque seu oponente de volta na guarda. Coloque seu oponente de volta na posição de guarda envolvendo suas pernas ao redor da seção média dele. Mantenha a cabeça dele no estrangulamento criado por seus braços.
    • Puxe para cima com os braços e empurre para baixo com as pernas para esticar o oponente e finalizar o estrangulamento.

Uso do estrangulamento em combate

  1. Etapa 1 Use o estrangulamento guilhotina para forçar a submissão.1Empregue a guilhotina para forçar a finalização. Use a guilhotina no jiu-jítsu, em outros treinamentos de artes marciais ou em defesa pessoal quando quiser forçar o oponente a se submeter. O estrangulamento apertado força o oponente a bater (render-se) ou a sofrer desconforto ou lesão extrema.
    • As situações ideais para usar esse estrangulamento são quando o oponente se lança em direção às suas pernas, quando ele se move para escapar da posição de guarda no chão ou em qualquer outro momento em que a cabeça dele esteja baixa e próxima o suficiente do seu corpo para posicionar o braço do estrangulamento atrás do pescoço.
  2. Etapa 2 Faça desse movimento um estrangulamento com sangue ou com ar.2Torne esse movimento um estrangulamento de sangue ou de ar. Decida se você quer que esse estrangulamento restrinja o fluxo de sangue do oponente ou se quer que ele restrinja o fluxo de ar. Essa mudança depende do posicionamento de seu braço ao redor do pescoço do oponente.
    • Para um 'estrangulamento de sangue', certifique-se de colocar o osso radial na parte interna do pulso contra a artéria carótida do oponente, localizada em ambos os lados do pescoço.
    • Para um 'estrangulamento com ar', coloque a pressão total do antebraço contra a traqueia do oponente, localizada na parte frontal do pescoço.
    • Ambos os métodos forçarão o oponente a se submeter, pois ele perderá a consciência rapidamente por sufocamento ou falta de fluxo sanguíneo.
  3. Etapa 3 Tente uma variação inversa.3Tente uma variação inversa. Tente uma variação do estrangulamento guilhotina segurando a parte de trás da cabeça de seu oponente com uma mão. Em seguida, coloque seu braço de estrangulamento sob o pescoço do oponente. Coloque a mão do braço que está sufocando no outro bíceps e, em seguida, estenda o braço que não está sufocando em direção ao ombro oposto.
    • Esse método difere do estrangulamento guilhotina padrão pelo fato de o braço estrangulador não envolver a parte de trás até a frente do pescoço do oponente, mas sim alcançar diretamente a frente do pescoço. Seu braço que não está estrangulando alcança o ombro oposto para criar uma pegada firme.
    • Use essa variação sempre que for executar um estrangulamento guilhotina normal. Você pode preferir essa versão se a cabeça do oponente não estiver próxima ou abaixada o suficiente para que você envolva facilmente o braço sobre o pescoço como em uma guilhotina normal.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo executar um estrangulamento guilhotina com segurança? Certifique-se de que a pessoa que está aplicando e recebendo a técnica conheça e entenda o protocolo do jiu-jítsu/judô de 'bater para fora' de uma técnica. Quando uma técnica atingir um ponto de eficácia (mas antes que o dano seja causado), o aluno que estiver recebendo a técnica dará um tapinha em si mesmo, no parceiro ou no tatame para indicar que 'se submeteu' e, assim, reconhecer a eficácia da técnica.
  • PerguntaComo evitar lesões com um estrangulamento guilhotina? Nunca aplique a técnica de forma balística ou de maneira rápida, estalando ou sacudindo. Em vez disso, a técnica deve ser aplicada com uma pressão firme e constante que seja aplicada gradualmente. Isso não impedirá a eficácia da técnica, mas permitirá que ela seja aplicada de forma segura e repetitiva no treinamento.
  • PerguntaO que devo fazer se eu for mais baixo do que meu oponente e ele passar os braços em volta do meu centro quando eu passar os braços em volta do pescoço dele? Se isso acontecer, envolva suas pernas ao redor do tronco dele. Quando estiver com o braço em volta do pescoço do adversário, aperte-o com força. Se você apertar o braço e as pernas ao redor do oponente com força, a altura e a aderência dele serão ineficazes.

Vídeo

Dicas

  • No chão, se não conseguir se sentar, você pode usar o pé esquerdo no quadril direito do oponente para se colocar em uma posição melhor e envolver o braço direito para aplicar o estrangulamento guilhotina.

Advertências

  • Nunca execute esse ou qualquer outro movimento de artes marciais ou luta livre sem treinamento e supervisão adequados.
  • Não aplique pressão total nesse estrangulamento. Ele pode causar inconsciência, nervos presos, pescoço quebrado, sufocamento ou até mesmo a morte se não for executado no nível correto de contenção para grappling recreativo.