Como executar movimentos de luta livre profissional

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora algumas pessoas ridicularizem a luta livre profissional como 'falsa', a habilidade, o atletismo e o risco de lesões são todos muito reais. Se olhar para além do valor de entretenimento fabricado, pode ficar maravilhado com as manobras intrincadas, poderosas e de alto voo que os lutadores profissionais fazem - e pode querer experimentá-las você mesmo. Este artigo descreve a preparação física e mental e a instrução adequada necessária antes de tentar fazer movimentos de luta livre profissional com segurança, juntamente com descrições de dez manobras clássicas para que você possa entendê-las e apreciá-las melhor, mas não tente nenhum desses movimentos a menos que tenha sido treinado e observado por um profissional.

Passos

Preparando-se

  1. Passo 1: Observe os especialistas.
    Observe os especialistas. Se está interessado em aprender e executar movimentos de luta livre profissional, provavelmente já vê a WWE e/ou outros circuitos de luta livre na televisão. Mas pode querer ajustar a forma como vê.
    • Preste mais atenção à forma como os movimentos são executados. Observe (volte a ver) o posicionamento do corpo e das mãos, os métodos de descolagem e aterragem e a forma como os lutadores 'vendem' o movimento. Esteja atento às medidas de segurança escondidas nos movimentos.
    • Veja também vídeos de espectáculos de luta livre mais antigos. Procure semelhanças e diferenças na técnica e no estilo.
    • Vá a espectáculos de luta livre ao vivo. Mesmo que seja um circuito local ou regional com um calibre mais baixo de performance, ver os lutadores a atuar ao vivo dá-lhe uma noção mais verdadeira da complexidade e do poder das manobras do wrestling profissional. Observe como esses oponentes ostensivos trabalham em conjunto para completar os movimentos com sucesso e segurança. Se tiveres oportunidade, fala com alguns dos lutadores e diz-lhes que estás interessado em aprender. Eles podem ter conselhos valiosos.
  2. Passo 2 Prepare o seu corpo.
    Prepare o seu corpo. O treino de força é obviamente importante, mas também o é o treino de resistência e flexibilidade. Os bons lutadores profissionais não se limitam a bombear ferro, fazem exercícios cardiovasculares intensivos e fazem muitos alongamentos - até mesmo ioga!
    • Melhorar o seu condicionamento físico dar-lhe-á alguma proteção adicional contra lesões.
    • Se estiver no liceu, juntar-se à equipa de luta livre pode fazer sentido, mas a prática de desportos em geral ajudará a melhorar o condicionamento e o controlo do corpo.
    • Alguns exercícios de treino de força a considerar incluem: supino, elevações do queixo, mergulhos, rosca bíceps, pegas de mão, rolos de pulso, rosca de perna, extensões de perna, agachamentos, prensas de perna, encolhimento de ombros e prensas de pescoço de 4 vias.
    • Alguns exercícios de cardio a considerar incluem: Corridas cronometradas de 3 milhas; corridas intervaladas de 10 x 400 metros; corridas de recuperação de 30 minutos; e outras actividades cardiovasculares, como natação e ciclismo.
    • Treine muito, mas dê tempo para a recuperação. É nesta altura que os músculos (incluindo o sistema cardiovascular) recuperam e, no processo, ficam mais fortes.
  3. Passo 3 Conhecer os riscos.
    Conheça os riscos. Observar atentamente os lutadores profissionais deve dar-lhe uma ideia melhor dos pormenores intrincados e do timing preciso necessários para completar com sucesso até mesmo manobras de luta livre aparentemente simples. Vai querer começar a experimentar os movimentos que tem visto os profissionais a fazer, talvez no seu amigo no quintal, mas não os tente até ter sido devidamente treinado.
    • O treino, a preparação e a prática tornarão as manobras de luta livre mais seguras, mas mesmo os profissionais experientes podem ter um fim trágico quando as tentam.

Entrar no ringue de treino

  1. Passo 1 Ir a uma escola de luta livre.
    Vá a uma escola de luta livre. Se não conhecer nenhuma na sua área, contacte a comissão desportiva do seu estado para obter ajuda na procura de uma.
    • Procure uma escola com um historial de treino eficaz e seguro. Aqui está um exemplo em que iniciar uma conversa com lutadores num espetáculo local pode compensar.
    • Seja realista com os seus objectivos. Se sonha em tornar-se uma superestrela da WWE, a sua escola de luta livre local quase de certeza que não o vai conseguir. A maioria dos profissionais treina em grandes escolas na Flórida, dirigidas por antigos profissionais com um longo historial. Mas isso não significa que uma escola de luta livre local não possa proporcionar uma experiência instrutiva e divertida que pode transformar-se em algo maior se provar que tem o material certo.
  2. Passo 2 Saiba o que esperar.
    Saber o que esperar. Cada escola de luta livre será diferente, mas espere sessões regulares de instrução com outros aspirantes a lutadores. Vocês trabalharão juntos para desenvolver suas habilidades dentro do ringue, é claro, mas também fora dele - coisas como criação de personagens e entrevistas.
    • Espere, e na verdade exija, opiniões honestas sobre suas habilidades. É pouco provável que os instrutores de wrestling tenham vergonha de dar a sua opinião, por isso vais precisar de ter uma pele grossa. Pensa nisto como amor duro - fazer estes movimentos de forma segura e eficaz requer sempre precisão.
  3. Passo 3 Aprender a competir em segurança.
    Aprenda a competir em segurança. Se achar que a segurança não é a primeira prioridade na sua escola de luta livre, considere a hipótese de encontrar uma nova escola. Não arrisque desnecessariamente a sua saúde ou a dos seus colegas.
  4. Passo 4: Estar na mesma página que o seu adversário.
    Esteja em sintonia com o seu adversário. Quando começares a praticar movimentos, lembra-te que os movimentos de luta livre profissional bem sucedidos requerem sempre uma execução bem sucedida por ambas as partes. Comece devagar e construa um fator de familiaridade e confiança com os seus adversários no ringue de treino.
    • Os lutadores profissionais tendem a pensar nos seus companheiros de ringue mais como colegas de equipa do que como adversários. Eles precisam de praticar e executar juntos para terem sucesso, tal como uma equipa de basquetebol.

Familiarizar-se com os movimentos chave

  1. Passo 1 Estude e visualize estes golpes, mas não os faça de uma forma muito simples.'t perform them without proper training.
    Estuda e visualiza estes movimentos, mas não os executes sem o devido treino. Use as descrições e passos abaixo como referência para se familiarizar com os meandros de dez manobras clássicas do wrestling profissional que seriam ensinadas na escola de wrestling.
    • Pense nesta secção como a leitura de manuais de utilizador antes de pedir a um amigo experiente que o ensine a utilizar ferramentas eléctricas. É uma ajuda de preparação, não uma alternativa à orientação de um especialista relativamente a algo que pode causar danos a si ou a outros.
  2. Etapa 2 Conheça o Suplex.
    Conheça o Suplex. Existem inúmeras variações deste movimento essencial, que consiste em levantar o adversário por cima da cabeça, arquear as costas e bater-lhe nas costas enquanto cai.
    • Por trás, prenda os braços à volta da cintura do adversário
    • Dobrar os joelhos, abrir as ancas e levantar o adversário.
    • Arqueia as costas e atira-o por cima da tua cabeça para as costas dele enquanto cais.
    • Para passos mais pormenorizados com imagens, ver também Executar Suplexes no Pro Wrestling.
  3. Passo 3 Estuda a lança.
    Estuda a lança. A lança é um ataque simples mas eficaz, semelhante ao método (agora ilegal) de placagem do futebol americano, que consiste em espetar a cabeça no peito do adversário para o derrubar.
    • Corra em direção ao seu oponente em pé.
    • Baixa o teu corpo e lança-te contra a sua secção média. Tente atingi-lo no abdómen com o ombro, mantendo a cabeça para o lado.
    • Utilize os braços para o ajudar a atirar-se ao tapete.
    • Veja também Lança como um lutador.
  4. Passo 4 Aumenta os teus conhecimentos sobre o Andre Slam.
    Aumenta os teus conhecimentos sobre o Andre Slam. Este é um movimento simples de levantar e bater, imortalizado por Hulk Hogan e Andre the Giant na Wrestlemania III.
    • De frente para o teu adversário de pé, agarra um braço com a tua mão fraca e levanta-o com o teu braço forte entre as pernas dele.
    • Baixe a cabeça enquanto o levanta para os seus ombros.
    • Gire-o para o lado do seu braço forte e continue o giro enquanto o derruba.
    • Veja também Executar um Andreslam no Pro Wrestling.
  5. Passo 5 Aprender os
    Aprende o que fazer e o que não fazer com o DDT. Esta manobra consiste em colocar o teu adversário (que está de frente para ti) num headlock e depois atirá-lo de cara ao tapete enquanto ambos caem.
    • De frente para o seu adversário, coloque-o num headlock frontal, envolvendo o seu braço à volta da cabeça dele ao lado de uma das suas ancas.
    • Caia para trás e enfie o rosto dele no tapete.
    • Adicione um toque especial à sua queda para torná-la única.
    • Veja também: Executar um DDT no Pro Wrestling.
  6. Passo 6 Desvende os mistérios do Cutter.
    Corte os mistérios do Cutter. Conhecido em variações populares como Diamond Cutter ou RKO, este movimento consiste em puxar o maxilar do adversário para o seu ombro (por trás) e atirá-lo de cara ao chão.
    • Coloque a mão na parte de trás do pescoço do oponente em pé. Torce de modo a ficares à frente dele e com o braço à volta da sua cabeça.
    • Puxe o queixo dele para o ombro do braço à volta da cabeça.
    • Chuta as pernas para a frente, caindo de costas e batendo com a cara dele no tapete.
    • Veja também Executar um Cutter Move no Pro Wrestling.
  7. Passo 7: Agarre-se ao Boston Crab.
    Agarre-se ao Boston Crab. Este é um movimento clássico de tap-out quando o seu adversário está de costas - você vira-o, agacha-se sobre ele e puxa as suas pernas para cima e para trás.
    • Com o seu oponente de barriga para baixo, fique por cima dele, pegando em seus quadris e de frente para seus pés. Se ele estiver de costas, levante-lhe as pernas, de frente para ele, e passe por cima dele enquanto o vira e se vira.
    • Agarre cada uma das pernas e prenda-as na barriga da perna entre os bíceps e as costelas superiores.
    • Levante e puxe cada perna para cima e na sua direção enquanto se agacha sobre a parte inferior das costas dele.
    • Ver também Fazer um Boston Crab.
  8. Passo 8 Seja esperto com o Sharpshooter.
    Seja esperto com o Sharpshooter. Uma das finalizações mais populares quando o adversário está de costas no meio do ringue, combina elementos do Boston Crab e do Figura Quatro Leg Lock.
    • Seguir os passos para o Boston Crab, exceto que em vez de colocar as pernas do adversário em cima das suas, colocar uma perna entre os seus joelhos.
    • Cruza as pernas dele sobre esse joelho e começa a levantar, puxar e agachar.
    • Ver também Fazer o Sharpshooter.
  9. Passo 9 Ilumina o Combo Move do Feiticeiro Brilhante.
    Ilumina o Shining Wizard Combo Move. As muitas variações deste movimento partilham um golpe na cabeça do adversário com um joelho ou uma perna, seguido de uma pancada na cabeça do adversário contra o tapete.
    • Com o teu adversário deitado num canto do ringue, corre para ele e atinge-o no queixo com o joelho ou a perna. Podes lançar o joelho dele com o outro pé. Este movimento, por si só, constitui o Feiticeiro Brilhante.
    • Coloca o teu braço à volta do pescoço dele, colocando a cabeça dele ao teu lado e o seu corpo agachado atrás de ti. Corra alguns passos para a frente, arrastando-o consigo.
    • Chute as pernas para a frente e, ao cair, enfie o rosto dele no tapete.
    • Veja também Executar um Combo Move Shining Wizard no Pro Wrestling.
  10. Passo 10 Faça um giro em torno do Hurricanrana.
    Faça um giro em torno do Hurricanrana. O Hurricanrana é um movimento muito atlético que envolve saltar sobre os ombros do seu oponente e, em seguida, virar para baixo enquanto puxa seu oponente para o tapete.
    • Corra em direção ao seu oponente em pé e salte para cima e para fora, de modo que cada uma das suas pernas caia sobre um dos ombros dele.
    • Quando isso acontecer, cruze os tornozelos atrás da cabeça dele e gire o corpo para um lado.
    • Utilize este movimento de torção para o rodar, enquanto ele cai de costas e você também cai.
    • Veja também Fazer um Hurricanrana no Pro Wrestling.
  11. Passo 11 Desvende os mistérios do 619 Move.
    Desvende os mistérios do 619 Move. O movimento mais acrobático discutido aqui, o 619 envolve balançar através das cordas enquanto se segura, e então golpear seu oponente no rosto com seus joelhos enquanto balança para trás.
    • Coloque seu oponente na posição em que ele fica sobre a corda do meio, de frente para o público.
    • Corre em direção a ele, mas para um lado ou para o outro.
    • Saltar de pé entre as cordas superior e intermédia. Agarra a corda de cima com uma mão e a corda do meio com a outra enquanto passas.
    • Usa a elasticidade das cordas para te atirares de volta para o ringue. Posiciona e dobra as tuas pernas de forma a que os teus joelhos batam na cara do teu adversário.
    • Ver também 'Perform a 619 Move in Pro Wrestling'.
    • Se o ponto já não foi suficientemente esclarecido, este movimento, assim como os outros descritos aqui, não é brincadeira. Podes ser gravemente ferido ou morto, mesmo que saibas o que estás a fazer.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como é que eu posso inventar um finalizador?
    Pensa em finalizações que tenhas visto e que te tenham tocado. Se puder, encontre uma variação de uma delas e trabalhe nela. Tenta mantê-lo seguro, não queres partir nenhum pescoço. Algumas pessoas podem julgar-te pelo teu movimento, mas mantém-te fiel ao que achas que o movimento deve ser. E CONHECE SEMPRE OS TEUS LIMITES FÍSICOS.
  • Questão
    É seguro praticar estes movimentos?
    Sim, é seguro, mas é melhor certificar-se de que tem um parceiro ou um assistente de segurança.
  • Pergunta
    Como é que posso criar uma imagem de luta livre?
    Para criares uma imagem de luta livre, basta pensares na tua personalidade natural, só que mais dramática. Decide se queres ser o 'heel' ou o 'face'. Para ajudar nas tuas capacidades de microfone, deves ver vídeos de bons wrestlers a fazer promos e reconhecer os ângulos que usam. Depois de descobrir isso, tudo o que resta é o seu estilo e um bom lema.

Dicas

Avisos

  • A luta livre pode ser muito perigosa, então tenha cuidado!
  • Antes de tentar fazer estes movimentos, deve receber formação supervisionada por um profissional.
  • Seja confiante!