Como executar um chute giratório em gancho

Autor do artigo:Gabriel Silva Desportos de combate

Antes da década de 1970, os pontapés giratórios eram menos populares no Taekwondo e eram considerados demasiado arriscados para serem usados por todos, exceto pelos competidores mais experientes. Nessa altura, os pontapés laterais e os pontapés redondos eram dominantes para os knockouts, e os pontapés giratórios pareciam demasiado lentos e óbvios. Mas com a evolução significativa do Taekwondo desde então, incluindo o advento do trabalho de pés moderno e o refinamento das manobras estratégicas, os pontapés giratórios tornaram-se os pontapés mais poderosos e perigosos no arsenal do competidor de tae kwon do. O Sanshou também usa pontapés giratórios, que é uma arte muito mais eficiente e eficaz quando comparada com o Taekwondo. No entanto, com a ascensão dos pontapés giratórios veio a ascensão de pontapés como o pontapé lateral giratório e o pontapé de costas. Estes pontapés são de facto eficazes, mas são facilmente vulneráveis a contra-ataques durante ou logo após a execução dos pontapés. A questão surgiu em muitos competidores de Taekwondo, dedicados ao longo da vida e ainda apenas um novato: Haverá por aí um pontapé giratório que seja eficaz e não tão vulnerável a contra-ataques? A resposta é sim, e esse pontapé é o Pontapé de Gancho Giratório - quando executado corretamente, pode facilmente derrubar um adversário.

Passos

  1. Certifique-se de que você pode fazer um Chute Gancho corretamente em primeiro lugar. Se você não sabe e só quer ir direto para o Chute Gancho Giratório, então continue lendo, pois ele também conterá como fazer um Chute Gancho, entrelaçado com os aspectos giratórios desse movimento eficaz e eficiente.
  2. Põe-te na posição de combate. Para este pontapé, descobri que é melhor se os joelhos estiverem um pouco mais dobrados e se as pernas estiverem mais afastadas, porque assim conseguirá pontapear muito mais alto. A inclinação para trás da perna que não está a pontapear também influencia a altura do pontapé.
  3. Punhos cerrados e fortes, pernas a cravarem-se no chão de forma estável, preparem-se para virar. Se vai pontapear com a perna direita, avance com a perna esquerda. Se vais dar um pontapé com a perna esquerda, avança com a perna direita. Se chutar com a perna direita, a perna direita deve estar à sua frente e a perna traseira ou esquerda atrás, que vai trazer para a frente, o que vai iniciar o aspeto giratório do pontapé de gancho. E vice-versa com a outra perna.
  4. Para rodar mais rapidamente e com mais confiança, tendo assim mais impulso e força no pontapé, comece a balançar os braços com o passo da perna que não está a pontapear à sua frente.
  5. Agora, já rodou cerca de 180 graus e está a olhar por cima do ombro da perna que dá o pontapé. Algumas pessoas que executam este pontapé cometem o erro de não olhar por cima do ombro com confiança e, por conseguinte, não olhar para os olhos do adversário com confiança, olhando antes para o chão. Não faças isso! Isto não só faz com que pareças estúpido, tímido e inseguro, como também prejudica o teu alvo e o teu objetivo de nocautear: a cabeça do adversário. Além disso, há um risco maior de cair de cara no chão.
  6. Agora vem o pontapé propriamente dito. Vamos rever brevemente o pontapé de gancho. É realmente auto-explicativo. O pontapé segue o movimento de um anzol. Para isso, imaginem um anzol. Ou o gancho preso à mão perdida de um capitão pirata. Há um pontapé de gancho fs e bs e fs e bs em praticamente todos os outros pontapés, mas neste caso vamos falar do pontapé bs, por isso não o confundam com o pontapé de gancho giratório fs. Se não conseguir distinguir um gancho giratório fs de um gancho giratório bs, talvez isto o ajude: Se estiver a executar um pontapé de gancho giratório fs com a perna direita, então está a girar para a esquerda em vez de para a direita e a executar o pontapé a partir daí. E vice-versa com a outra perna. Mas com o pontapé de gancho giratório bs, o que estamos a rever neste exercício, está a girar para a direita e a executar o pontapé a partir daí. Agora, mais uma vez, vamos ao pontapé propriamente dito. O bs Hook Kick (estacionário). Este é o pontapé com a perna direita. Então, está em posição, perna direita à frente, perna esquerda atrás. O mesmo conceito com os punhos a cobrir a cara. Apoiando a maior parte do seu peso na perna que não está a dar o pontapé (esquerda), começa a levantar a perna que está a dar o pontapé (direita) num movimento de gancho, com a ponta afiada e brilhante a terminar à direita. Utiliza-se o calcanhar ou a bola do pé para infligir danos na cabeça do adversário. Isto pode acontecer naturalmente, mas recomenda-se que, ao iniciar o pontapé, vire a perna que não está a pontapear, que está de pé, ligeiramente mais para a esquerda, para que a perna que está a pontapear possa ter mais espaço para fazere a wider and therefore more effective arch in its kick.
  7. Agora de volta ao Pontapé de Gancho Giratório. O movimento é feito em 180 graus, olhando por cima do ombro, com os punhos cerrados até ao peito. A partir daqui, levante a perna que está a dar o pontapé de saída e faça um pontapé de gancho como fizemos no passo 6. Como estás a rodar, terás mais impulso no teu pontapé de gancho e podes até virar o teu adversário se lhe deres um pontapé na cabeça com força suficiente, com uma grande varredura, quase empurrando.
  8. Depois de ter feito isto, traga o seu pé de pontapé de volta para o seu lado, e a sua outra perna irá naturalmente rodar juntamente com ele, mas desta vez quando estiver de volta à posição, a sua perna direita estará atrás de si e a sua perna esquerda estará à sua frente.
  9. A partir daqui, podes acabar com o teu adversário com um pontapé circular na barriga do teu adversário - ou melhor, na cabeça do teu adversário novamente. Quando voltares a baixar as duas pernas, será como no Passo 2 e podes preparar-te para outro pontapé de gancho giratório, mas, nesta altura, o adversário já estará no chão, sem querer saber de ti.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso aumentar a minha força de remate?
    Um pontapé mais potente pode ser dado com exercícios como sprints de curta distância, lunges e agachamentos profundos. Se tiveres um colete com pesos, coloca-o para aumentar a resistência. A melhor coisa a fazer é a repetição - quanto mais dominar a mecânica, menos esforço terá de fazer.
  • Pergunta
    Como é que eu pratico?
    Pratique o pontapé numa área ampla com muito espaço. Faça um aquecimento e alongue-se primeiro. Continue a fazer o movimento até o conseguir.
  • Pergunta
    Como posso dar pontapés mais altos?
    Tente inclinar-se mais para trás e aumentar a flexibilidade das suas pernas. Utilize um exercício como a abertura de pernas.

Vídeo

Dicas

  • Ao começar a girar, usar os braços para balançar em um movimento de mergulho para cima e para baixo, em vez de apenas colocá-los em punhos, vai realmente ajudá-lo a girar melhor, portanto, ter mais impulso e força em seu chute.
  • Certifique-se de chutar apenas com o calcanhar e a bola do pé - não com, por exemplo, a lateral do pé. Se seguir os passos acima e acabar por pontapear o seu adversário com a lateral do pé em vez de com a bola ou o calcanhar do pé, já não será um pontapé de gancho giratório. Em vez disso, seria um pontapé crescente giratório.

Avisos

  • Quando se tenta pontapear o adversário diretamente com o calcanhar e não com a bola do pé, é mais difícil manter o equilíbrio e corre-se um risco maior de cair e de se magoar. No entanto, usar o calcanhar é muito mais eficaz do que usar a bola do pé.
  • Este pontapé, tal como todos os outros pontapés giratórios, tem uma pontaria menos precisa porque estes pontapés dependem principalmente da visão periférica; a visão periférica da maioria das pessoas não é assim tão nítida. Embora possa estar a apontar para a cabeça de alguém com um pontapé destes, pode acabar por falhar, mesmo que seja por poucos centímetros, e ficar aberto e vulnerável a um contra-ataque. Estes pontapés giratórios não dependem apenas de uma boa visão periférica para uma pontaria e um ataque perfeitos, mas também dependem muito da posição dos pés e da distância ou proximidade do adversário. Há muitos casos em vários desportos, como o Kickboxing, em que um lutador tenta dar um pontapé de gancho na cabeça do adversário para o derrubar, mas está demasiado perto do adversário e acaba por ficar com o pé enganchado no ombro do adversário; a partir daqui, pode facilmente agarrar a perna do outro lutador e fazer com que ele tropece. Por isso, se alguma vez fores tentar dar um pontapé destes, certifica-te sempre de que praticas muito e que tens a pontaria, a visão periférica, o pé e a distância a que estás do teu adversário perfeitos, caso contrário podes falhar e o tiro pode sair pela culatra, acabando por cair no chão desmaiado em vez do teu adversário.
  • Pratica este movimento lentamente no início e depois aumenta a velocidade. Rodar muito depressa ou muito devagar pode fazer com que se bloqueie e escorregue, caia e se magoe.