Como realizar um Dyno em uma academia de escalada em rocha

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um movimento dinâmico, conhecido na comunidade de escalada em rocha pelo termo coloquial 'dyno', é um movimento dramático e impressionante que permite ao escalador saltar de uma rocha para outra. Esse movimento não deve ser confundido com o ato de arremessar ou se esticar para segurar; um dyno é um evento do tipo tudo ou nada. Ele exige muita prática técnica e nenhuma hesitação. Não saber os passos corretos de como executar um dyno pode resultar em lesão ou morte, portanto, conhecer os passos corretos com horas de prática é muito necessário antes de executar esse movimento em uma academia ou ao ar livre.

Etapas

  1. Etapa 1 Escolha o tênis certo.
    Escolha o tênis certo. Os sapatos de escalada são incrivelmente importantes no esporte. Deixar de usar o tipo certo de calçado prejudicará seu desempenho na escalada. Os tênis normais não fornecem ao escalador solas pegajosas que podem ganhar tração e praticamente 'grudar' em pequenas rochas e paredes. Você pode descobrir que, se usar tênis normais, escorregará da parede, ao passo que, se usar os tênis de escalada corretos, seus pés não escorregarão em lugar algum.
  2. Etapa 2 Aplique um pouco de giz em ambas as mãos.
    Aplique um pouco de giz em ambas as mãos. Assim como acontece com os tênis, as mãos são naturalmente escorregadias devido ao suor e aos óleos produzidos pelas glândulas sebáceas. Para combater esse problema e diminuir o risco de escorregões, aplique uma quantidade generosa de giz em ambas as mãos. Se achar conveniente, adicione um pouco à pedra que estiver segurando. Uma pegada firme só aumentará sua eficiência nessa manobra.
  3. Etapa 3: Avalie a rota.
    Examine a rota. Uma boa habilidade geral que todos os escaladores devem ter o hábito de usar é a de examinar a rota. Reserve alguns segundos ou minutos no chão e observe a via que está planejando escalar. Faça anotações mentais sobre quais agarras usar, quais evitar e como manobrar seu corpo. Pense nisso como um rascunho antes de escrever seu trabalho final. Ele serve apenas para ajudá-lo a percorrer a via.
  4. Tenha um observador. Não importa se é a sua primeira vez na escalada em rocha ou se você já está há dez anos no esporte, é sempre aconselhável errar por excesso de cautela. Erros acontecem com todos - isso nos torna humanos. Caso você perca o salto ou escorregue e caia, um observador pode ajudar a orientar sua descida com segurança. Isso ajudará a minimizar o risco de lesões.
  5. Prenda uma almofada de impacto. A maioria das academias de escalada é equipada com cobertura de borracha ou almofadas de espuma sob as áreas de escalada. Caso contrário, ou se você estiver escalando ao ar livre, é altamente recomendável usar uma almofada de impacto. Essas almofadas portáteis fornecem ao escalador um solo macio e amortecido que absorve a energia cinética da queda e minimiza o risco de lesões. Pense nisso: cair em uma almofada de espuma é muito mais confortável do que cair em pedras irregulares e sujeira.
  6. Etapa 6 Coloque suas mãos no suporte.
    Coloque suas mãos no suporte. Aproxime-se da rocha da qual deseja fazer o dyno. Se você é novo na escalada em rocha, tente fazer o dyno em jarros ou alças. À medida que você se tornar mais instruído e experiente no esporte, poderá usar agarras mais duras e menos tolerantes. O objetivo é escolher uma rocha com um bolsão profundo e muita área de superfície. Quanto mais área de superfície suas mãos cobrirem, maior será a força que você poderá usar para se empurrar da rocha.
  7. Etapa 7 Coloque seus pés nas rochas apropriadas.
    Coloque seus pés nas rochas apropriadas. Seus pés devem estar posicionados para baixo e longe do suporte que você está agarrando. Você deve se assemelhar a um sapo pronto para atacar. O objetivo desse movimento é enrolar seu corpo como uma mola; quanto mais apertada a mola, mais longe você saltará.
  8. Etapa 8: Olhe para o seu destino.
    Olhe em direção ao seu destino. Um grande medo que a maioria dos escaladores tem, o medo de cair, vem do fato de não confiarem em seu próprio corpo. Ao olhar para o seu destino e visualizar o salto e se agarrar a ele, você está construindo confiança com seus apêndices. Quanto mais isso for feito, menor será a probabilidade de quedas acidentais e erros devido à hesitação.
  9. Etapa 9 Ganhe impulso.
    Ganhe impulso. Sem realmente soltar a rocha principal, lance seu corpo para a frente em direção à rocha que deseja agarrar e, em seguida, caia de volta à posição original 'sentada'. Nem suas mãos nem seus pés devem se levantar das rochas em que estão. O objetivo desse movimento é criar impulso. Você está criando energia cinética que impulsionará o salto em direção ao seu destino final.
  10. Etapa 10 Mova-se para baixo.
    Mova-se para baixo. Quando estiver pronto, em sua última 'estocada', caia de volta para a posição sentada, mas permita-se dar uma 'queda' ainda maior. A melhor maneira de descrever esse movimento é puxar um elástico para trás o máximo que puder antes de soltá-lo. Isso cria mais energia cinética. Isso cria mais energia cinética e, à medida que você empurra e puxa a face da rocha, também cria um impulso maior.
  11. Etapa 11 Puxe para baixo com força a rocha na qual está se segurando e empurre os pés para fora com toda a força que puder.
    Puxe para baixo com força a rocha na qual está se segurando e empurre o pé para fora da rocha com toda a força que puder. É um movimento combinado de 'empurrar/puxar', como se você estivesse usando as mãos e os pés para pular das respectivas rochas. Quanto maior a quantidade de força aplicada, mais longe você saltará.
  12. Etapa 12 Solte.
    Solte. Quando estiver no topo do último movimento, solte tudo. Estenda seu(s) braço(s) para agarrar a rocha alvo. Haverá uma fração de segundo em que você estará completamente no ar, mas não entre em pânico. Mantenha-se concentrado em seu objetivo e não se engasgue com o salto. Confie no seu corpo o suficiente para saber o que ele está fazendo.
  13. Etapa 13: Segure seu alvo.
    Segure seu alvo. Com uma ou duas mãos, agarre a agarra-alvo. Alguns escaladores acham mais fácil se agarrar com uma mão, outros preferem duas. Se estiver usando apenas uma mão, use a outra mão e os pés para estabilizar o corpo, pois você ainda estará balançando com o impulso e a energia da mola. Mantenha o corpo estável para não ficar balançando.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Não aplique giz em seus tênis de escalada. Isso, na verdade, tira a aderência e a tração de suas solas de borracha resistentes e aumenta o risco de escorregões acidentais.
  • O giz em pó é recomendado em vez de blocos de giz ou giz de meia, pois é mais fácil de aplicar nas mãos. Um saco de giz não é recomendado durante o boulder porque, mesmo sendo leve, ele ainda adicionará peso ao escalador e esse peso acabará prejudicando seu desempenho.
  • Não cubra suas mãos com giz. Aplique uma quantidade generosa, mas suficiente para que o rosa das palmas das mãos ainda apareça. O excesso de giz anulará a aderência natural de suas mãos e do giz, e você escorregará da rocha.

Avisos

  • A escalada em rocha é um esporte inerentemente perigoso. O risco de lesões e morte está sempre presente. Esse movimento não é para iniciantes no esporte. A execução incorreta pode resultar em lesões ou morte. Se você for um novato, as instruções devem ser praticadas em um ambiente seguro (de preferência em um ginásio de escalada coberto) com uma almofada de proteção e um observador. É altamente recomendável não ultrapassar 10' de altura se estiver praticando; quanto mais próximo do chão, menor a chance de se machucar.