Como executar um deslizamento de beisebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quando o jogo está no final da nona rodada e você está perdendo por três corridas, um deslizamento bem executado para o home plate pode significar a diferença entre a vitória e a derrota. Com uma boa postura e um pouco de prática, você conseguirá deslizar de forma confortável e segura - e, com sorte, entrará em segurança também!

Passos

Escorregador de pernas flexionadas

  1. Etapa 1: Sente-se no chão e faça uma figura de quatro com suas pernas.
    Sente-se no chão e faça um 4 com as pernas. Sente-se com as pernas esticadas à sua frente. Dobre uma perna sob o joelho oposto, de modo a formar um 4 com as pernas. Mantenha os dedos do pé da frente apontados para cima. Para escolher qual perna dobrar, experimente as duas e veja qual delas é mais confortável para você.
    • A maioria dos jogadores destros acha mais confortável manter a perna direita reta durante um slide, enquanto muitos canhotos gostam de esticar a perna esquerda. Escolha o que for melhor para você!
  2. Etapa 2 Mantenha seu peso centralizado no bumbum para evitar raspar a lateral.
    Mantenha o peso centralizado no bumbum para evitar raspar a lateral. É fácil e, às vezes, até confortável inclinar-se para o lado ao deslizar, mas você acabará com hematomas e arranhões nas pernas e nas laterais, ou com lesões ainda maiores. Em vez disso, sente-se com o bumbum reto. É onde seu corpo tem mais amortecimento, portanto, é a maneira mais segura - e menos dolorosa - de deslizar.
  3. Etapa 3 Coloque suas mãos no ar para não se machucar.'t jam your wrists.
    Coloque as mãos no ar para não travar os pulsos. Mantenha os braços ligeiramente flexionados e jogue as mãos um pouco acima da cabeça. Isso o ajudará a evitar arrastar as mãos no chão, o que pode arranhar as palmas das mãos ou até mesmo causar uma lesão no pulso ou nos dedos se você bater com força no chão.
    • Quando começar a praticar os slides, você também verá que jogar as mãos para cima o ajudará a manter o equilíbrio.
  4. Etapa 4: Mantenha o tronco firme e coloque o queixo no peito.
    Mantenha o tronco firme e coloque o queixo no peito. Um tronco firme o ajudará a manter o equilíbrio, e o fato de encostar o queixo no peito evitará que você jogue a cabeça para trás e a bata contra o chão. Você pode se inclinar ligeiramente para trás - quando deslizar, o impulso provavelmente o forçará a fazê-lo de qualquer forma - mas não jogue o peito para trás.
  5. Etapa 5 Sente-se nessa posição por alguns minutos e fique confortável nela.
    Sente-se nessa posição por alguns minutos e fique confortável. Você está sentado em uma posição perfeita de deslizamento com as pernas dobradas: uma perna dobrada sob a outra, peso centralizado e inclinado para trás, com as mãos no ar. Observe a sensação e deixe seu corpo se sentir confortável. Você está treinando os músculos para que se lembrem dessa sensação e se sintam confiantes quando começarem a praticar o deslizamento em velocidade.

Praticando em um tapete

  1. Etapa 1 Prepare um pedaço de papelão ou um escorregador'n'slide in the grass.
    Coloque um pedaço de papelão ou um escorregador na grama. Quando estiver aprendendo a deslizar, é melhor praticar em uma superfície lisa e macia antes de passar para a terra. Coloque um pedaço de papelão plano na grama, com pelo menos 1,5 m de comprimento. Para um treino de deslizamento realmente divertido, monte um escorregador na grama. O plástico macio e a água tornarão mais fácil e divertido praticar seus escorregadores, desde que você não se importe em ficar encharcado!
    • Para usar um pedaço de papelão sem que ele deslize, peça a duas pessoas que segurem os dois cantos da frente. Elas podem apoiar um pé nos cantos e dar um passo para trás com o outro pé para que você não esbarre nelas.
    • Se não se importar em gastar um pouco mais de dinheiro, você também pode comprar um tapete deslizante on-line ou em uma loja de esportes ou de beisebol.
    • Se estiver em uma grama macia, sem muitas ervas daninhas ou plantas, você também pode simplesmente deslizar direto para a grama sem cobertura. No entanto, pode haver queimaduras de grama ou manchas nas roupas, portanto, use papelão se tiver.
  2. Etapa 2 Coloque um cone ou uma base plástica fina sobre o tapete para servir de apoio.
    Coloque um cone ou uma base plástica fina sobre o tapete para servir de 'base'. Coloque um marcador visível para a base perto da extremidade do papelão ou do escorregador. Essa será a base que você terá como objetivo. Você ainda está trabalhando o tempo e a coordenação do seu escorregador, portanto, é melhor usar um objeto macio, em vez da base dura que você usa no campo, para evitar lesões.
    • Se estiver em um tapete, papelão ou grama, você também pode colocar uma luva como base. No entanto, não use uma luva se estiver deslizando em um slip'n'slide, pois ela encharcará o couro.
  3. Etapa 3 Tire os sapatos para evitar que as chuteiras fiquem presas no papelão.
    Tire os sapatos para não prender as chuteiras no papelão. Deslizar com as meias é a maneira mais fácil de deslizar, pois você não precisa se preocupar com o fato de os sapatos tropeçarem no papelão ou na grama. Você também poderá ver e sentir como seus pés estão se movendo, facilitando a realização de ajustes rápidos.
  4. Etapa 4 Coloque um marcador a uma distância de 0,91 a 1,52 m (3 a 5 pés) da base como marca de início do deslizamento.
    Defina um marcador de 0,91 a 1,52 m (3 a 5 pés) de distância da base como uma marca de início de deslizamento. Coloque-o ligeiramente para o lado para que você não o atinja quando começar a deslizar. Esse marcador lhe dirá quando você deve começar a descer no escorregador.
    • Se você não conseguir medir a distância exatamente, dê de 3 a 5 passos largos para longe da base e coloque o marcador lá.
  5. Etapa 5 Corra até a base a 3,0 m de distância, começando a deslizar na marca.
    Corra até a base a 3 m de distância, começando a deslizar na marca. Recue cerca de 3,0 m da base e corra em direção a ela a cerca de ¾ de sua velocidade normal. Você precisa de velocidade suficiente para ganhar impulso para o deslizamento, mas não precisa ir a toda velocidade ainda, se estiver nervoso. Mantenha os olhos na base, mas acompanhe o cone deslizante pelo canto do olho. Quando estiver nivelado com ele, você saberá que é hora de começar a deslizar.
  6. Etapa 6 Incline-se ligeiramente para trás e jogue as mãos para cima.
    Incline-se ligeiramente para trás e jogue as mãos para cima. Antes de começar a dobrar a perna, incline-se um pouco para trás para baixar seu centro de gravidade. Levante um pouco as mãos para não arrastá-las no chão. Concentre-se apenas em começar a se abaixar até o chão em um movimento suave, sem deixar de avançar.
    • Se você tiver dificuldade para se lembrar de manter as mãos levantadas, peça a um amigo, pai ou técnico que jogue uma bola para você enquanto você desliza. A tentativa de pegar a bola enquanto desliza o forçará a manter as mãos no ar.
  7. Etapa 7 Dê impulso com o pé de trás e, em seguida, dobre-o atrás do outro joelho.
    Dê um impulso com o pé de trás e, em seguida, dobre-o atrás do outro joelho. Dê um último passo explosivo com o pé de trás. Esse será o pé flexionado, portanto, se você for um destro natural, provavelmente será o pé esquerdo; se for um canhoto, provavelmente será o direito. Logo após o impulso, coloque o pé embaixo da perna reta.
    • Tente não pular para cima e para dentro do escorregador, mesmo que isso pareça mais natural. Quanto mais alto você empurrar o escorregador, mais forte será o impacto no chão e mais doloroso será!
    • Pense nesse grande passo como um impulso para frente do pé de trás, em vez de um salto no ar.
    • Não dobre o joelho diretamente para trás, embaixo do corpo. Isso colocará uma quantidade perigosa de tensão na articulação.
  8. Etapa 8 Aponte o pé dianteiro para a marca, mantendo-o ligeiramente fora do chão.
    Aponte seu pé dianteiro para a marca, mantendo-o ligeiramente fora do chão. Ao se abaixar para deslizar, mantenha o corpo voltado para a frente para aterrissar sobre o bumbum e não sobre a lateral. Aponte o pé dianteiro em direção à base, mantendo-o alguns centímetros no ar. Quando deslizar para uma base real, isso o ajudará a evitar que seu pé se prenda à base e se machuque.
    • Seu deslizamento ocorrerá muito rapidamente, portanto, não tente pensar em tudo de uma vez. Concentre-se em uma coisa de cada vez: corra, jogue as mãos para cima, dobre a perna, abaixe-se até o bumbum, mire na base. Pode parecer muita coisa para lembrar agora, mas com muita prática isso parecerá uma segunda natureza para você.
  9. Etapa 9 Retorne ao início, recuando e aumentando sua velocidade.
    Retorne ao ponto de partida, recuando e aumentando a velocidade. Corra de volta para onde você começou e, em seguida, dê cerca de 5 passos para trás. Agora tente correr um pouco mais rápido em direção à base. Continue recuando e aumentando a velocidade até que esteja tão longe quanto a distância entre duas bases em um campo e correndo a toda velocidade.
    • Pratique com um técnico para se manter seguro. Um treinador também pode lhe dar dicas e dizer o que você precisa melhorar.
  10. Etapa 10 Pratique o deslizamento na terra assim que've got the form down.
    Pratique o deslizamento na terra depois de dominar a forma. A terra será mais dura e menos lisa do que o papelão, o tapete ou a grama, portanto, é importante manter a mesma forma. Concentre-se em aterrissar sobre o bumbum para não se raspar e lembre-se de manter as mãos no ar. Você também pode ter de ajustar o tempo de seu deslizamento, dependendo de quão macio ou duro é o campo interno.
    • Dê a si mesmo algum espaço extra na primeira corrida e, em seguida, ajuste o início do deslizamento, se necessário.

Deslizamento durante os jogos

  1. Etapa 1 Corra a toda velocidade em direção à base.
    Corra a toda velocidade em direção à base. Mantenha seus passos suaves e firmes, com o corpo ligeiramente inclinado para a frente. Você precisa manter a velocidade para poder continuar avançando quando atingir o solo. A menos que esteja se movendo a uma boa velocidade, você não irá a lugar algum quando atingir o solo.
    • Seu impulso será transferido para o slide, levando-o para a base rapidamente e sem desperdício de movimento.
  2. Etapa 2 Procure e ouça os sinais de deslizamento de seu técnico da terceira base.
    Olhe e ouça os sinais de deslizamento de seu técnico da terceira base. Quando estiver correndo nas bases, o técnico da terceira base tem a melhor visão do campo. Ele estará gritando para você continuar correndo ou parar em uma base, e se você precisa deslizar ou não. Se você ouvi-lo gritar 'Down' ou 'Slide', saberá que um arremesso está chegando à sua base e que você precisa deslizar para evitar a marcação.
    • Jogadores mais avançados podem dar uma olhada por cima do ombro para localizar a bola e determinar se precisam deslizar ou não. No entanto, isso pode ser difícil de fazer e o deixará mais lento, portanto, é melhor olhar e ouvir o seu técnico até que você se sinta mais confortável nas pistas de base.
    • Você também pode decidir deslizar com base na situação do jogo. Por exemplo, se você estiver na primeira base e uma bola rasteira for rebatida no campo interno, você deve deslizar para a segunda base para tentar interromper a jogada dupla.
    • Você também pode deslizar se estiver correndo rápido e não quiser ultrapassar a sacola por acidente, ou se precisar evitar contato com outro jogador.
  3. Etapa 3 Mire longe do jogador adversário, se possível.
    Aponte para longe do jogador adversário, se possível. Em uma situação de deslizamento, o jogador adversário geralmente estará na base esperando a bola para marcá-lo como eliminado. Se ele estiver esperando em um lado da base, tente deslizar para a frente da base ou para o outro lado. Se ele estiver parado diretamente na frente da base, tente deslizar para o lado. Decidir em que ponto da base deslizar pode ajudá-lo a evitar a marcação e a entrar em segurança.
  4. Etapa 4 Comece o deslizamento a uma distância de 0,91 a 1,52 m (3 a 5 pés) da base.
    Comece a deslizar a uma distância de 0,91 a 1,52 m da base. Comece a abaixar seu corpo, dobrando uma perna e apontando a outra em direção à sacola. Lembre-se do quanto você praticou o deslizamento e deixe que seus instintos assumam o controle. Mantenha suas mãos e o pé dianteiro no ar para evitar lesões.
  5. Etapa 5 Evite a marcação se puder, mas mantenha o foco em sua forma de deslizar.
    Evite a marcação se puder, mas concentre-se em sua forma de deslizar. Enquanto você desliza, o outro jogador tentará marcá-lo, batendo com a luva ou movendo o corpo para que você não consiga chegar à base. Você pode tentar mover ligeiramente as pernas para evitar uma marcação, mas o mais importante é manter a forma correta para não se machucar.
    • Tente não inclinar todo o seu corpo para longe da marcação. Você provavelmente se machucará e poderá até se inclinar demais e rolar para longe da bolsa, facilitando a marcação do jogador.

Deslizamentos especiais

  1. Etapa 1 Tente o deslizamento em gancho para evitar uma marcação.
    Tente o hook slide para evitar uma marcação. O hook slide, também chamado de backdoor slide, é essencialmente o mesmo que o bent-leg slide - a única coisa que você mudará é a direção do seu corpo. Você começará o deslizamento um pouco mais tarde e apontará para além da sacola, não diretamente para ela. Deslize além da base e agarre-a com a mão ao passar por ela.
    • Esse deslize é ótimo para ser usado se você perceber que o jogador já está com a bola e pronto para eliminá-lo. Em vez de deslizar diretamente em direção a ele, agarre-o com a mão enquanto passa. Em vez de deslizar direto para ele, usar um deslizamento em gancho lhe dá uma chance maior de evitar a marcação e ficar seguro.
  2. Etapa 2 Use um deslizamento pop-up para se recuperar rapidamente.
    Use um deslizamento pop-up para se levantar rapidamente. Para fazer um slide pop-up, comece o slide um pouco mais tarde. Assim que o pé dianteiro atingir a base, coloque a chuteira dianteira no saco e use o impulso para empurrar para cima a panturrilha da perna dobrada. Se você tiver impulso extra, passe rapidamente os pés pela base, trocando o pé que está tocando o saco.
    • Não use as mãos para se empurrar para cima. Você deve ser capaz de subir usando apenas a força das pernas e o impulso.
    • Use esse deslizamento se você já tiver se comprometido com um deslizamento, mas puder ver que estará definitivamente seguro - se a bola for derrubada, por exemplo. Ao subir rapidamente, você poderá ganhar uma base extra.
  3. Etapa 3 Aprenda o deslizamento de cabeça quando você're more experienced.
    Aprenda o deslizamento de cabeça quando tiver mais experiência. Esse slide é mais rápido do que o bent-leg porque trabalha com seu impulso natural. Entretanto, também é mais perigoso do que o bent-leg, com o risco de prender os dedos ou bater a cabeça se você não tiver a forma correta. Para fazer um deslizamento de cabeça, corra a toda velocidade, incline-se para frente e mergulhe horizontalmente, aterrissando sobre os calcanhares das mãos e o peito. Mantenha as palmas das mãos para baixo, mas os dedos fora do chão para evitar esmagá-los na base. Enfie os dedos dos pés dos tênis na terra se precisar parar o escorregador.
    • Só use esse deslizamento se seu técnico o ensinar e o aconselhar a usá-lo. O deslizamento de cabeça não é permitido na Little League para jogadores com menos de 13 anos, a menos que você esteja voltando para uma base, em uma jogada de pick-off ou em uma bola voadora capturada, por exemplo. A partir dos 13 anos, você pode deslizar de cabeça enquanto avança para uma base, desde que seu técnico permita.
    • Também é útil conhecer o deslizamento de cabeça para jogadas defensivas. A técnica é basicamente a mesma se você estiver mergulhando para pegar uma bola no campo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como faço para arremessar uma bola de beisebol com força?
    Isso é principalmente uma função da força. Você arremessará com mais força à medida que ficar maior. Entretanto, sua técnica de arremesso também desempenha um papel importante. Você deve literalmente permitir que todo o seu corpo 'caia' em direção ao alvo, deixando a gravidade puxar a parte superior do corpo em direção ao chão como se estivesse 'tombando'. Isso adiciona impulso ao seu braço de arremesso. Torcer os quadris durante o arremesso também aumenta a força do arremesso. Por fim, 'siga adiante'. Continue o movimento de arremesso depois de soltar a bola. Isso significa terminar o arco que sua mão faz ao arremessar até que ela esteja apontando para o chão. Isso alivia um pouco a tensão em seu braço.
  • Perguntas
    A que distância da bolsa devo iniciar um deslizamento de cabeça?
    Na maioria das vezes, você não deve fazer deslizamentos de cabeça (a menos que seja em um pick-off). O motivo pelo qual você realmente não deve fazer isso é porque há muitas lesões potenciais nos dedos. A cerca de 2,5 metros de distância é quando você deve começar a estender os braços e executar o slide.
  • Pergunta
    Como faço para mergulhar na base?
    Mantenha os braços estendidos de modo a aterrissar sobre eles antes que as mãos atinjam o solo. Se suas mãos atingirem o chão primeiro, elas podem interromper o deslizamento e fazer com que você caia de cara na terra.

Vídeo

Dicas

  • Além da sua velocidade, o tipo de superfície em que você está jogando pode afetar a distância total obtida com o slide. Na grama ou no gramado, você encontrará menos resistência, enquanto a terra batida cria um arrasto que pode diminuir um pouco o seu impulso.
  • Para reduzir os choques, contusões e arranhões, certifique-se de usar calças que cubram toda a perna.
  • Bater na terra várias vezes consome muita energia, portanto, espere até o final do treino para fazer seus exercícios de deslizamento.

Avisos

  • O deslizamento é uma técnica que deve fazer parte do repertório de todo jogador de beisebol, mas pode causar lesões se não for executada corretamente. Quando estiver aprendendo a deslizar, certifique-se sempre de que um técnico ou pai esteja presente para observá-lo e ajudá-lo se você se machucar.