Como dar o passe no hóquei

Autor do artigo:Gabriel Silva

O hóquei é um jogo de equipe, e você não conseguirá levar o disco para a rede sozinho em cada posse de bola! Isso torna o passe um elemento absolutamente essencial de seu jogo. Se você é novo no hóquei ou está tentando descobrir por que todos os passes vão para as arquibancadas, não se preocupe. A mecânica de passar o disco é bastante simples quando você pega o jeito. Receber um passe também é bastante fácil quando você entende a mecânica. Pode parecer difícil agora, mas incorporar algumas dicas simples melhorará drasticamente seu jogo.

Passos

Passe padrão de forehand

  1. Etapa 1 Segure o taco com a mão não dominante na parte superior do cabo.
    Segure o taco com a mão não dominante na parte superior do cabo. Segure a parte superior do taco com a mão não dominante de modo que o mindinho fique pendurado na parte superior do cabo. Envolva sua mão dominante embaixo do taco de modo que suas mãos fiquem um pouco mais afastadas do que a altura dos ombros.
    • O passe padrão de forehand é sua opção no gelo.
    • Isso deve ser confortável, e você deve ser capaz de dobrar os joelhos e segurar o taco contra o gelo em um ângulo confortável.
    • Você deve segurar o taco dessa forma em todos os tipos de passe.
  2. Etapa 2 Incline a lâmina um pouco para baixo e vire-se para o alvo em um ângulo.
    Incline a lâmina um pouco para baixo e vire-se para o alvo em um ângulo. Mova o disco para o seu lado dominante de modo que a lâmina, que é a parte inferior do taco de hóquei, fique voltada para fora, longe de você. Gire as pernas de modo que fique de frente para o alvo em um ângulo de aproximadamente 45 graus. Incline a parte superior da lâmina um pouco para frente para prender o disco contra o gelo.
    • Se a lâmina estiver perpendicular ao chão ou inclinada para trás, o disco voará para o ar quando você o passar.
    • Se você é novo no hóquei, não passe o disco enquanto estiver em movimento. Pare primeiro e fique em uma posição estacionária. Passar enquanto estiver patinando é uma habilidade única, portanto, domine a mecânica enquanto estiver parado primeiro.
  3. Etapa 3 Olhe para o alvo pretendido e segure o bastão à sua frente.
    Olhe para o alvo pretendido e segure o taco à sua frente. Você não conseguirá fazer um passe preciso se estiver olhando para o disco. Quando estiver em posição para fazer o passe, fixe seus olhos no alvo. Se estiver passando para um jogador enquanto ele estiver se movendo, conduza seu alvo de modo que o disco o encontre onde ele estiver patinando. Segure o bastão um pouco à sua frente para que haja espaço entre o cabo e seu peito.
    • Não há problema em olhar para o taco se estiver praticando o passe pela primeira vez e quiser ter certeza de que está movendo a lâmina corretamente, mas, em um jogo, fixe os olhos no alvo quando estiver pronto para passar.
    • Em um jogo, certifique-se de que está passando para alguém que está realmente pronto para receber o disco. A maioria dos jogadores bate com o taco no gelo, segura-o com firmeza à sua frente ou grita para indicar que está livre.
  4. Etapa 4 Puxe sua mão superior para trás e arraste o disco para frente.
    Puxe a mão de cima para trás e arraste o disco para frente. Para iniciar o passe, comece a puxar sua mão superior um pouco para trás. Ao mesmo tempo, gire sua mão dominante para frente. Mantenha a lâmina inclinada para a frente e arraste-a pelo gelo como se estivesse varrendo uma vassoura. Não levante a lâmina do gelo ou o disco sairá voando no ar!
    • A velocidade com que você arrasta a lâmina determina a velocidade do passe. Se for muito lento, ele será interceptado. Se for muito forte, pode ser impreciso. Seu objetivo aqui é um passe afiado, mas suave e controlado.
    • Na verdade, sua mão não dominante faz a maior parte do trabalho quando você chuta ou passa o disco. A principal função de sua mão dominante é estabilizar e guiar o stick.
  5. Etapa 5 Role o disco ao longo da lâmina e jogue-o para frente.
    Role o disco ao longo da lâmina e jogue-o para frente. Ao estender a lâmina à sua frente, gire um pouco a mão não dominante em sua direção para girar o taco em sua mão. Continue estendendo a lâmina em direção ao alvo e deixe o disco rolar do meio da lâmina até a ponta. Isso fará com que o disco gire. Isso não só o ajudará a grudar no gelo, mas também dará um pouco de impulso ao seu passe.
    • Isso é conhecido como 'rolar o pulso', e é por isso que muitos jogadores profissionais de hóquei parecem estar atirando o disco magicamente para todos os lados com um leve movimento do taco.
    • Isso pode parecer um pouco estranho no início, mas você vai melhorar com a prática.
  6. Etapa 6 Siga com seu stick para manter a precisão do passe.
    Siga com seu taco para manter o passe preciso. Se você desacelerar o taco antes de o disco sair da lâmina, isso atrapalhará a trajetória do passe. Continue arrastando a lâmina durante todo o passe e deixe-a parar naturalmente quando o disco estiver em movimento.
    • Isso não é beisebol - você não precisa jogar todo o peso do seu corpo na sequência do passe ou algo parecido. Apenas certifique-se de que não está desistindo antes que o disco esteja fora de seu controle.
    • Não há problema se você levantar o taco do gelo no movimento de acompanhamento após o disco ter saído de seu controle.

Passe de empurrão

  1. Passo 1 Aponte o dedo do pé da frente em direção ao alvo.
    Aponte o dedo do pé da frente em direção ao alvo. Você pode fazer um passe de empurrão com o ombro apontando para o alvo, mas também pode fazer esse passe simples com o peito voltado para o alvo. De qualquer forma, aponte o dedo do pé dominante em direção ao alvo para um passe de forehand ou o dedo do pé não dominante para um passe de backhand.
    • Esse estilo de passe é muito mais rápido de executar do que um passe de forehand padrão, mas você não terá tanta força no disco. O passe de empurrão é ótimo para fazer passes rápidos em movimento ou se você quiser um pouco mais de precisão em seu passe.
  2. Etapa 2 Incline a lâmina um pouco para baixo para segurar o disco e mantê-lo pressionado.
    Incline a lâmina um pouco para baixo para segurar o disco e mantê-lo pressionado. Como no passe de forehand, o disco voará para fora do gelo se sua lâmina estiver plana ou inclinada para cima. Incline-a um pouco para frente para fixar o disco no gelo e manter o controle.
  3. Etapa 3 Deslize a lâmina para frente e empurre o disco até o alvo.
    Deslize a lâmina para frente e empurre o disco até o alvo. Use os braços para arrastar o disco em uma linha reta em direção ao alvo. Empurre a lâmina para frente, mantendo-a ligeiramente inclinada para baixo. Ao soltar o disco, continue empurrando o disco para cima em direção ao alvo para seguir adiante.
    • Diferentemente do passe de forehand padrão, você não desliza o disco para trás para ganhar vantagem e aumentar a velocidade. Você também não rola o disco para fora da ponta de sua lâmina.
    • Sua parte inferior do corpo não faz muita coisa durante o passe de empurrão. Trata-se apenas de um movimento rápido de arrasto para frente.

Outros passes comuns

  1. Passo 1 Faça um passe de backhand se você're facing your nondominant direction.
    Faça um passe de backhand se estiver virado para sua direção não dominante. Se você for destro e estiver virado para a esquerda (ou vice-versa), posicione o disco próximo ao calcanhar do seu taco. Varra o disco em direção ao seu alvo como se estivesse desenhando uma lua crescente no gelo. Deixe o disco rolar para fora da frente de sua lâmina e gire em direção ao alvo para fazer o passe de backhand.
    • Isso será muito estranho se você for novato no hóquei, mas continue assim. É como arremessar uma bola de basquete com a mão esquerda - fica mais fácil quanto mais se pratica.
    • Você não terá tanto impacto sobre o disco quando fizer um passe de backhand. Ainda assim, pode haver momentos em que um defensor bloqueie uma rota e você seja forçado a fazer um desses passes, portanto, é uma ótima ferramenta para se ter em seu conjunto de habilidades.
  2. Etapa 2 Faça um passe de flip (pires) para passar por cima de um adversário ou obstáculo.
    Realize um passe de flip (pires) para passar por cima de um oponente ou obstáculo. Se alguém deslizar em sua linha de visão ou um bastão aleatório acabar no gelo, talvez você precise lançar o disco no ar. Para fazer isso, você passará o disco da mesma forma que faz normalmente, com duas pequenas alterações. Em vez de inclinar a lâmina para frente, incline-a para trás de modo que a parte superior da lâmina esteja apontando ligeiramente para trás. Ao levar o bastão para a frente, levante a lâmina do gelo para colocar o disco no ar.
    • O flip pass e o saucer pass são a mesma coisa.
    • Na maioria dos casos, você não quer que o disco seja lançado a mais de 20 a 25 cm do gelo. Se desejar, você pode elevá-lo levantando a lâmina em um ângulo mais alto ao fazer o passe.
  3. Etapa 3 Use um drop pass para passar o disco para um jogador atrás de você.
    Use um drop pass para passar o disco para um jogador atrás de você. Se você estiver manuseando o disco, os defensores estiverem em cima de você, mas tiver um colega de equipe se aproximando atrás de você, use o drop pass para passar o disco para ele. Para fazer isso, mova o disco para a parte de trás de sua lâmina. Em seguida, deslize o disco suavemente atrás de você para que seu colega de equipe possa assumir o controle.
    • Esse é um ótimo passe para fazer em movimento quando estiver na zona defensiva do adversário, já que passar o disco por trás dificultará o controle do goleiro.
  4. Etapa 4 Engane seus oponentes ao se agachar e fazer um passe de movimento.
    Engane seus oponentes se agachando e fazendo um passe rápido. Normalmente, você inclina as pernas e aponta os dedos dos pés na direção em que deseja passar. Se estiver enfrentando um oponente diretamente e quiser mantê-lo na ponta dos pés, posicione-se de modo que seus patins fiquem diretamente voltados para ele. Em seguida, faça um movimento rápido de 'flicking' para passar o disco para a direita ou para a esquerda. Ao se posicionar e passar o disco rapidamente, seu oponente terá mais dificuldade para descobrir para onde você está passando.
    • Esse é provavelmente o único momento em que você deve confiar em sua visão periférica para fazer o passe. Se você olhar diretamente para o alvo, vai telegrafar a direção em que está passando.

Recebimento do passe

  1. Etapa 1: Segure o bastão para fora ou sinalize que você está recebendo o passe.'re ready for a pass.
    Segure o bastão para fora ou sinalize que está pronto para o passe. Ninguém vai passar com você se você não deixar que saibam que você está aberto! Bata o bastão no gelo algumas vezes ou mantenha a lâmina do bastão estendida à sua frente enquanto faz contato visual com o jogador que está com a posse de bola.
    • Você também pode gritar 'puck' (disco) ou 'open' (aberto) para que eles saibam que você quer o disco.
    • Você pode receber passes do lado do forehand ou do backhand. Se puder escolher, receber com o lado do forehand parecerá mais natural.
  2. Etapa 2: Encoste a lâmina no gelo e gire-a na direção do disco.
    Prenda a lâmina contra o gelo e gire-a na direção do disco. Mantenha a lâmina de seu taco pressionada contra o gelo. Se você pegar o disco com a lâmina elevada, terá muita dificuldade para manter o controle. Oriente a lâmina de modo que ela fique perpendicular ao jogador que está de posse do disco. Quanto menos mudanças você precisar fazer no taco quando o disco estiver no gelo, mais fácil será pegá-lo.
    • Você pode pegar um passe com qualquer lado da lâmina. Sempre que possível, pegue-o com o lado curvo voltado para o disco. É um pouco mais fácil manter o controle com esse lado.
  3. Etapa 3 Incline a lâmina do seu taco de hóquei para frente para evitar ricochetes.
    Incline a lâmina do seu taco de hóquei para frente para evitar ricochetes. Quando o disco estiver indo em sua direção, mova sua mão superior em direção ao disco um pouco para inclinar a lâmina do seu taco. Inclinar a lâmina para a frente criará um ângulo mais estreito para o disco e minimizará as chances de que ele simplesmente ricocheteie do seu taco em alguma direção aleatória. Acompanhe o disco com os olhos enquanto ele se desloca até você.
    • Não há problema algum se você precisar patinar em direção ao disco para pegá-lo, mas evite mover seu stick para todos os lados, se puder. Quanto menos ajustes você precisar fazer com o stick, mais fácil será pegar o passe e fazer a transição imediata para o manuseio.
  4. Etapa 4 Amorteça o disco puxando sua lâmina para trás ao pegá-lo.
    Amorteça o disco puxando a lâmina para trás ao pegá-lo. Quando o disco se conectar com a lâmina de seu bastão, guie-o lentamente para trás para desacelerá-lo gradualmente. Mesmo que você guie o disco apenas alguns centímetros para trás, será muito mais fácil controlá-lo. Quando o disco estiver preso contra o gelo e o seu taco, você terá a posse do disco!
    • Se ajudar, imagine isso como se você estivesse pegando um ovo que alguém jogou para você.
    • Se o disco quicar no seu bastão e você puder dar alguns passos naturalmente para trazê-lo de volta ao controle, faça isso. Se não conseguir pegá-lo antes de outra pessoa, esqueça isso e volte para o ataque ou para a defesa, dependendo da equipe que estiver com a posse do disco.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • Evite dar tapas ou balançar o disco como se estivesse em um filme quando passar o disco. Você só vai fazer com que ele voe por todos os lados.