Como passar uma bola de basquete

Autor do artigo:Gabriel Silva

O basquete é um jogo de equipe e, embora aquele que marca os pontos geralmente seja o centro das atenções, a pessoa que o auxilia é igualmente importante. De fato, alguns dos melhores jogadores da história do basquete eram pessoas que conseguiam passar a bola com eficiência, como Magic Johnson, que obteve a incrível marca de 10.141 assistências durante sua carreira na NBA. Assim como driblar e arremessar, passar a bola é uma parte fundamental do basquete que você deve dominar para se tornar melhor. Os passes mais comuns que você precisará saber são os passes de peito e os passes aéreos, embora existam passes mais avançados que você também pode aprender.

Passos

Execução de um passe de peito

  1. Passo 1 Segure a bola em ambos os lados com as pontas dos dedos apontadas para o queixo.1Segure a bola em ambos os lados com as pontas dos dedos apontadas para o queixo. Coloque os dedos em cada lado da bola com os polegares atrás da bola e os dedos afastados. Os cotovelos devem estar à sua frente e apontados para o chão. Ajuste os quadris de modo que fiquem retos e os joelhos ligeiramente flexionados.
    • A rotação permitirá que você passe a bola para pessoas que não estejam diretamente à sua frente.
    • Certifique-se de praticar como segurar a bola, mas não a segure na sua frente por muito tempo em um jogo, pois ela pode ser facilmente roubada.
  2. Etapa 2 Leve a bola em direção ao seu peito.2Traga a bola em direção ao peito. Dobre os cotovelos e certifique-se de que eles estejam bem próximos ao corpo. A bola deve estar próxima ou tocando seu peito. Certifique-se de manter a mesma pegada na bola. Encontre um companheiro de equipe aberto e posicione a parte superior do corpo na direção dele.
    • Você deve ter controle total sobre a bola ao levá-la em direção ao peito e ela deve estar protegida dos defensores.
    • Se você não tiver uma boa pegada, tente colocar as mãos mais afastadas em cada lado da bola de basquete.
  3. Etapa 3 Dê um passo com seu pé dominante e arremesse a bola.3 Dê um passo com seu pé dominante e arremesse a bola. Siga até o seu companheiro de equipe estendendo totalmente os braços. Ao arremessar a bola, certifique-se de girar os pulsos de modo que os polegares apontem para baixo, o que adiciona rotação à bola. Tente fazer o menor arco possível na bola quando ela for lançada. Quanto mais direto for o passe, menor será a probabilidade de um defensor interceptá-lo.
    • O passe deve ser lançado no peito do companheiro de equipe, não na cabeça ou nos pés dele.
    • Tente lançar o passe com precisão e força.
  4. Etapa 4: Faça a bola quicar em vez de jogá-la no ar para fazer um passe de quique.4Bata a bola em vez de jogá-la no ar para fazer um passe de quique. Embora pareça ser um passe diferente, o passe de quique é realizado exatamente da mesma forma que o passe de peito, exceto pelo fato de que você quica a bola no chão uma vez antes de ela chegar ao seu companheiro de equipe. Para executar um passe de ressalto, rebata a bola ½ a ¾ do caminho do seu companheiro de equipe, e é uma ótima maneira de enganar o adversário. A bola deve quicar e chegar em algum lugar ao redor do peito do seu companheiro de equipe.
    • Use um passe de ressalto se houver um defensor entre você e um colega de equipe.
    • Esse passe é mais lento do que a maioria dos passes, portanto, certifique-se de não estar muito longe do seu companheiro de equipe ao usá-lo, ou ele poderá ser interceptado.

Execução de um passe por cima

  1. Etapa 1 Coloque uma mão em cada lado da bola com os dedos afastados.1Coloque uma mão em cada lado da bola com os dedos afastados. Embora algumas pessoas prefiram lançar um passe por cima com uma mão, a utilização das duas mãos lhe dará mais controle sobre a bola. Certifique-se de que seu polegar esteja atrás da bola e que seus dedos estejam segurando firmemente as laterais.
    • Use um passe por cima da bola se houver uma grande distância entre você e seu companheiro de equipe, se houver a possibilidade de um avanço pela quadra ou se precisar passar a bola por cima da cabeça dos defensores.
    • A pegada usada em um passe por cima da cabeça é a mesma que você usaria em um passe de peito ou de ressalto.
  2. Etapa 2 Leve a bola para cima de sua cabeça.2Traga a bola para cima de sua cabeça. Levante a bola sobre a cabeça de modo que seus dedos apontem para o teto. Os cotovelos devem estar apontados para frente, à sua frente, com as pernas levemente flexionadas e os quadris alinhados. Certifique-se de que seu pé dominante esteja ligeiramente atrás do outro pé.
    • Não coloque a bola atrás de sua cabeça. Essa é a oportunidade perfeita para o time adversário roubar a bola por trás de você.
    • Certifique-se de ter identificado seu alvo antes de colocar a bola sobre sua cabeça.
  3. Etapa 3 Dê um passo à frente com seu pé dominante e arremesse a bola.3Passe à frente com seu pé dominante e arremesse a bola. Solte a bola trazendo os braços para baixo e estalando os pulsos para a frente. Mantenha os cotovelos para dentro e mire no peito de seu alvo. Se você precisar realmente levar a bola para longe da quadra, um arco grande na bola é bom, especialmente porque você quer mantê-la sobre a cabeça dos defensores. Se estiver mais perto do seu companheiro de equipe, deve limitar o arco, pois ele pode ser facilmente roubado por um defensor.
    • Quanto maior for o passo, mais força você colocará no passe.
    • Para obter mais precisão, use os pulsos, em vez dos braços.

Realização de passes avançados

  1. Etapa 1 Faça um passe acima da cabeça com uma mão para um passe de beisebol.1Arremesse um passe por cima com uma mão para um passe de beisebol. O passe de beisebol é usado quando se deseja arremessar a bola de basquete longe na quadra para um companheiro de equipe aberto. Pegue a bola de basquete com uma das mãos e leve-a ligeiramente para trás da cabeça, acima do ombro. Dê um passo com o pé não dominante e arremesse com a mão dominante, da mesma forma que faria com uma bola de beisebol.
    • Os passes de beisebol podem ser facilmente derrubados da sua mão porque você não tem controle total sobre a bola.
    • Só use um passe de beisebol se realmente precisar que a bola de basquete percorra uma distância maior.
  2. Etapa 2 Faça um passe quando a bola estiver subindo de um drible para um passe de drible.2Atire um passe quando a bola vier de um drible para um passe de drible. Uma das desvantagens de um passe tradicional por cima da cabeça ou no peito é que você precisa se preparar para os passes, o que dá ao defensor uma pista do que você está fazendo. Os passes de drible são aqueles feitos pela transição de um drible para um passe sem se preparar para um passe de peito ou aéreo. Quando a bola subir quando você estiver driblando, em vez de segurá-la e prepará-la, empurre a bola em direção ao seu companheiro de equipe quando ela estiver subindo do chão.
    • Você não tem muito controle com esse passe, portanto, pratique-o antes de tentar em um jogo.
    • Dê um passo à frente e siga em frente como faria com qualquer outro passe. O pé com o qual você está dando o passo à frente deve estar do mesmo lado do corpo que a mão com a qual você está lançando o passe.
  3. Etapa 3 Jogue a bola por trás de suas costas para um passe por trás das costas.3Arremesse a bola por trás de suas costas para um passe por trás das costas. Um passe por trás das costas é lançado segurando a bola com uma das mãos e envolvendo o braço em volta das costas. Esse é um dos passes mais difíceis de lançar e só deve ser usado se você praticar bastante. Posicione os quadris como faria normalmente, com uma perna à frente. Usando o braço do mesmo lado, leve a bola para trás das costas e estale o pulso para que o passe ganhe distância.
    • Não olhe para o companheiro de equipe para o qual planeja passar a bola, caso contrário, você se entregará e o defensor poderá saber que você está tentando fazer um passe por trás das costas.
    • Esse é um passe usado quando há um defensor que está bem na sua frente.
    • É mais difícil controlar a precisão desse passe, pois ele é feito pelas costas e, portanto, você pode virar a bola.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaQuais são as diferentes maneiras de passar uma bola de basquete? Há muitas maneiras diferentes de passar a bola, mas as principais são os passes de quique, os passes de peito, os passes por cima da cabeça e os passes de saída.
  • PerguntaComo faço um passe por trás das costas? Faça um leve agachamento e, em seguida, balance ou jogue a bola por trás das costas.

Dicas

  • Quanto mais você treinar, melhor se tornará em passar a bola.
  • A velocidade e a precisão são dois aspectos importantes no lançamento de um passe.
  • Pratique contra uma parede se não houver nenhum colega de equipe presente.

Avisos

  • Certifique-se de que a pessoa para quem você está passando a bola saiba que você está passando a bola para ela! Passe somente quando vir que seus olhos estão na bola e suas mãos estão prontas para pegá-la.