Como fazer Parkour

Autor do artigo:Gabriel Silva

O parkour é um método natural para treinar o corpo humano a saltar e se deslocar de um lugar para outro escalando, pulando e dando cambalhotas. Essa 'arte do deslocamento' não requer estruturas nem acessórios específicos para sua prática: O corpo é a única ferramenta. É preciso perseverança, coragem e disciplina, mas o final é recompensador.

Etapas

Reunindo seus materiais

  1. Etapa 1 Invista em um bom par de tênis.
    Invista em um bom par de tênis. Você quer um par que tenha boa aderência e absorção de impacto (absorção no antepé também!) - nada de tênis de patinação, futebol ou futebol americano. Os tênis que você usará precisam ser flexíveis e leves; não se trata tanto de proteção e sim de se adaptar à superfície com o pé. Muitos dos melhores traceurs (praticantes de parkour) também recomendam um calçado que não tenha plástico duro no centro do arco, pois isso fará com que sua capacidade de se equilibrar em coisas como trilhos diminua significativamente, além de aumentar a chance de lesões.
    • É preferível um tênis com uma boa sola plana e com o menor número possível de pedaços de borracha, pois as pequenas saliências de borracha, como as vistas na maioria dos tênis de corrida, rasgam com facilidade durante o treinamento. O ideal é que a sola do tênis tenha de uma a duas peças de borracha sólida, dessa forma ela não se romperá tão facilmente e você aproveitará melhor o tênis.
    • Talvez você queira bons amortecedores para amortecer os saltos de seu gato. E, é claro, independentemente do tênis, se ele não for bem ajustado, não funcionará. Os calçados devem ser confortáveis, caso contrário, você estará aumentando o risco de lesões nas aterrissagens.
    • Não se preocupe com nomes de marcas. Se você estiver praticando tanto quanto deveria, vai usar esses tênis em poucos meses. Além disso, como você estará praticando ao ar livre, eles ficarão sujos. Não desperdice dinheiro com a aparência de seus pés.
  2. Etapa 2 Compre roupas confortáveis.
    Compre roupas confortáveis. Desde que você possa se mover rapidamente e suas roupas não sejam restritivas, você está pronto para ir. Apenas certifique-se de que elas permaneçam no lugar e de que você não se verá mexendo nelas enquanto se movimenta.
    • Calças de escalada, pois elas permitem que você se mova livremente, são duráveis, se ajustam bem e não atrapalham. Recomendamos as calças Gramicci, Prana stretch Zion (boas), North Face e Arborwear. As Dickies também são duráveis e oferecem liberdade de movimento. Calças jeans não são recomendadas, pois são muito rígidas e não permitem liberdade de movimento suficiente. Mais uma vez, se você tiver aquele par de suéteres favorito (que fica para cima!), use-o.
    • As camisas não precisam ser sofisticadas, mas é bom ter um tipo que absorva o suor. A REI e as lojas de tênis de corrida têm essas camisas. Considere usar mangas compridas para evitar arranhões durante o primeiro aprendizado.
      • Você precisa se manter fresco, portanto, provavelmente vai querer usar algodão.
  3. Etapa 3 Considere o uso de luvas como iniciante.
    Considere a possibilidade de usar luvas como um iniciante. As luvas não são uma necessidade, e muitos praticantes avançados não usam luvas para que possam sentir melhor a sensação de uma superfície. Dito isso, quando você está começando, usar luvas pode ser uma boa maneira de evitar alguns arranhões e cortes graves que o impediriam de continuar por várias semanas.
    • Mesmo que você use luvas como iniciante, pode acabar decidindo abandoná-las. Nas primeiras semanas, você pode voltar para casa buscando a bolsa de gelo. Em breve, porém, suas mãos se acostumarão com o trabalho a que estão sendo submetidas.
  4. Etapa 4 Encontre um amigo.
    Encontre um amigo. Ele não só o ajudará a se manter motivado, mas também mostrará coisas que nem sequer lhe ocorreram, forçando-o a aprender.
    • Outra opção é um treinador de Parkour. Alguém que já está no jogo há algum tempo será um recurso inestimável para encurtar sua curva de aprendizado - e ajudará a evitar que você se machuque. Se sua rede social não estiver pulsando com a energia de mil traceurs, comece a pesquisar; há grupos de Parkour em todo o mundo que estão sempre procurando novos membros.
  5. Etapa 5 Encontre alguns lugares para treinar.
    Encontre alguns lugares para treinar. Encontre alguma área da selva de concreto que se pareça bastante com um labirinto, mas que represente menos desafio (e perigo) do que a Grande Muralha da China. Depois de encontrar um, encontre outro. Você precisará de vários obstáculos para manter sua mente e suas habilidades frescas.
    • No entanto, antes de sair correndo de garagem em garagem, tente primeiro dominar seu caminho em um parque. É muito mais fácil cuidar de manchas na grama do que de fêmures quebrados.
    • Fique longe de propriedades privadas. A polícia não vai olhar para você e dizer: 'Legal, cara! Como você conseguiu que seus saltos ficassem assim? Posso dar uma olhada na definição dos músculos da sua panturrilha?' Se houver problemas com você, seja educado e siga seu caminho. Poucos entenderão o propósito do que você está fazendo, e tudo bem.
  • Você precisa manter a calma, portanto, provavelmente vai querer vestir algodão.

Aprendendo os movimentos

  1. Comece devagar. Não enfrente um obstáculo que você acha que é capaz de fazer, ou poderá se machucar. O nervosismo pode levá-lo ao limite e prejudicar a aterrissagem. Mesmo que você ache que não está se machucando, talvez precise pensar em alguns dos efeitos de longo prazo das coisas que está fazendo ao seu corpo. Você precisa condicionar e acostumar seu corpo a fazer certas coisas sem esticá-lo demais ou machucá-lo.
    • Comece a explorar com o que seu corpo se sente confortável. Quão alto e longe você consegue pular? Com que rapidez você consegue rolar? Você descobrirá as técnicas com as quais deve começar e quais técnicas precisam ser mais trabalhadas. Isso também o ajudará a ter consciência do seu corpo e do controle corporal.
  2. Domine a aterrissagem. Há uma aterrissagem básica que você incorporará em todas as quedas básicas. Os princípios dessa aterrissagem básica também serão usados para a aterrissagem avançada (o Parkour roll). Portanto, é importante que você aprenda e domine essa técnica primeiro. Há quatro pontos-chave principais que você deve sempre lembrar:
    • 1) Ao aterrissar, suas pernas devem estar separadas na largura dos ombros.
    • 2) Você deve aterrissar sobre as pontas dos pés. Dessa forma, seu corpo agirá como uma mola e distribuirá a aterrissagem. Se aterrissar sobre os calcanhares, seu corpo agirá como uma prancha rígida e prejudicará o restante das articulações e do corpo.
    • 3) Você não permitirá que suas pernas se dobrem abaixo de 90 graus. Se você dobrar abaixo de 90°, estará sobrecarregando as articulações dos joelhos e se tornando mais lento.
    • 4) Quando tiver impulso para a frente ou estiver fazendo uma queda mais alta, incline-se ligeiramente para a frente e permita que suas mãos absorvam parte da força. Isso evitará que suas pernas se dobrem abaixo de 90° na queda e permitirá que você continue a correr. Use essa aterrissagem básica somente em quedas pequenas.
  3. Aprenda a rolagem de ombro. Esse movimento é uma das ferramentas mais básicas, mas úteis, em sua caixa de ferramentas do Parkour. O rolamento de ombro é um rolamento para frente na diagonal sobre as costas, por cima do ombro. Os rolamentos de ombro são importantes porque reduzem o impacto da aterrissagem, convertendo o movimento descendente de uma queda em movimento para a frente, onde você pode facilmente começar a correr novamente.
    • Se estiver fazendo o exercício com o lado direito, aproxime o braço direito do corpo e coloque a cabeça e o pescoço junto ao peito. Em seguida, role sobre o ombro direito e fique de pé no final. A razão pela qual você rola na diagonal é para reduzir os danos às costas e à coluna.
  4. Pratique em abóbadas. Elas o ajudam a superar obstáculos com facilidade e velocidade. Basicamente, um cofre deve manter seu movimento para frente enquanto você estiver removendo um obstáculo.
    • Encontre um trilho. Ao correr até ele, coloque as duas mãos sobre ele e impulsione as pernas para a direita. Quando os joelhos passarem por cima da grade, tire o braço direito do caminho e passe as pernas por cima. Você deve conseguir aterrissar com facilidade e equilíbrio. Se o equilíbrio for um problema, encontrar um corrimão de altura diferente pode ajudar.
      • Depois de dominar essa técnica, pratique-a para a esquerda.
  5. Comece a treinar saltos de cerca de 0,9 m (3 pés). Você nunca deve saltar de algo mais alto do que você mesmo pode saltar. Isso porque, se aterrissar repetidamente sobre as pernas em alturas muito elevadas, você danificará os joelhos. Sempre tome precauções.
    • Encontre um lance de escadas. Comece em um nível baixo e vá subindo. Depois de subir 10 vezes um degrau, mantendo-se relaxado e sempre aterrissando sobre os dedos dos pés, suba. Repita até que tenha dado 10 passos, relaxado e sempre aterrissado sobre os dedos dos pés. Se o equilíbrio for um problema, não avance até que não seja mais.
  6. Pratique a elevação muscular. De que outra forma você conseguirá escalar paredes? Os músculos que você usa para fazer flexões são os mesmos que usará para se pendurar e passar por cima de paredes. Encontre uma barra em que o teto ainda esteja longe e comece a praticar.
    • Comece a puxar para cima um pouco mais longe quando estiver fazendo a flexão normal. Chegue ao ponto em que seus cotovelos estejam alinhados com a barra. Em seguida, puxe mais para cima, colocando o peito sobre a barra. Chegue ao ponto em que você possa puxar para cima e colocar os braços diretamente sobre a barra, com ela descansando perto da pélvis. Use as pernas para se impulsionar para cima a partir de uma posição suspensa.
    • Reduza seus intervalos para frações de segundos. Depois de dominar o básico, comece a se cronometrar nos mesmos percursos. Quanto tempo você consegue perder?
    • É nesse momento que um amigo é útil. Escolha uma área e encontre os pontos A e B. Em seguida, cronometrem um ao outro separadamente ou enquanto ambos percorrem o percurso. O que o mais rápido está fazendo e o mais lento está perdendo? Uma fração de segundo aqui e uma fração de segundo ali podem se somar e fazer as mudanças finais na técnica.
  • Depois de dominar essa técnica, pratique-a para a esquerda.

Entrando em forma

  1. Fique em forma aeróbica. Você vai correr, pular e rolar até as vacas voltarem para casa, portanto, colocar seus pulmões em forma é a prioridade número um. Use a esteira, o elíptico e comece a nadar e a praticar boxe. Assim, quando chegar à pista de obstáculos, você não terá que se preocupar com o cansaço, além de tudo o mais.
    • Até mesmo atividades como ioga e lacrosse (e outros esportes de equipe) têm seu lugar no treinamento de Parkour. Se isso o mantém ativo por longos períodos, faça. Vá até que ficar ativo por uma hora de cada vez seja moleza.
  2. Fique em forma com seu corpo. Depois de ter colocado seus pulmões em forma, é hora de se concentrar em seus músculos. Você não precisará fazer nenhum levantamento de peso sério porque, convenhamos, tirar um carro do caminho é muito mais lento do que simplesmente pular sobre ele. No entanto, você trabalha com o peso de seu próprio corpo, levantando-o e impulsionando-o constantemente. Comece a fazer flexões, pull upsagachamentos e levantamentos de pernas como se fosse seu segundo emprego.
    • Pode parecer que treinar o máximo possível é o ideal, mas seu corpo precisa de tempo para se recuperar. Mantenha os exercícios de fortalecimento muscular em dias alternados (duas vezes por dia é aceitável se você não se exercitar muito) para dar aos músculos tempo para se recuperarem. A longo prazo, eles ficarão ainda melhores com isso.
  3. Aumente o volume. Se você já tem seus 5k e está fazendo três séries de 15 repetições, duas vezes por dia, todos os dias, desses quatro exercícios, ótimo. Agora faça mais. Não deixe seu corpo estagnar. Procure fazer 10% a mais na próxima semana do que fez nesta semana. Isso será bom para seu espírito e para sua motivação.
    • Adicione exercícios extras ou mude sua rotina de atividades. Manter seu corpo em constante movimento é fundamental para desenvolver todos os diferentes grupos musculares. Se você costuma nadar, vá jogar rúgbi. Troque um dia de agachamentos e levantamento de pernas por pranchas e abdominais. Sua capacidade de concentração também pode aumentar.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    De que altura de uma superfície é seguro pular?
    Sem rolo, é seguro pular de 2 m (6,6 pés). Com um rolo, os especialistas podem pular com segurança de 8 m (26 pés). Se você for um amador, não salte de uma altura superior a 3,5 m (11,4 pés), mesmo com um roll.
  • Pergunta
    Pessoas baixas podem fazer isso?
    Claro que sim! Pessoas baixas podem fazer isso tão bem quanto pessoas altas.
  • Pergunta
    Crianças pré-adolescentes podem fazer isso?
    Qualquer pessoa pode fazer Parkour. Comece com o básico e avance para os movimentos mais avançados.

Vídeo

Dicas

  • Comece em terrenos mais amigáveis, como a grama. O concreto não perdoa.
  • Só tente fazer parkour mais difícil quando tiver dominado completamente o movimento de parkour que está tentando executar.
  • Faça alguns exercícios sempre que tiver tempo livre.

Avisos

  • Você provavelmente se machucará em algum momento. Essa é uma realidade que você precisa aceitar para ter confiança em suas escolhas de movimento.
  • Certifique-se de que suas roupas não fiquem presas na cerca durante o salto.
  • Tenha cuidado. Você pode se machucar se cair sobre o pescoço ou a cabeça.
  • Você não pode andar antes de engatinhar, portanto, comece com calma. Fazer Parkour não é parecer descolado. Domine as pequenas coisas antes de tentar ser um artista com relação a elas.
  • Determine se deve ou não fazer um truque. Se você não estiver confiante, não o faça.
  • Sempre use uma lixa nas mãos depois de uma sessão de balanço no parkour. Se não o fizer, suas mãos se rasgarão.