Como jogar uma bola de basquete com a palma da mão

Autor do artigo:Gabriel Silva

Para segurar uma bola de basquete com a palma da mão é preciso ter dedos fortes e muita força de preensão. Para se preparar para colocar a bola de basquete na palma da mão, exercite os dedos fazendo vários alongamentos. Fortaleça sua pegada com exercícios como flexões e flexões com a ponta dos dedos. Quando tiver uma bola em suas mãos, pratique apertá-la. A prática diária é a chave!

Etapas

Alongamento das mãos

  1. Etapa 1 Pratique alongamentos com os dedos.
    Pratique os alongamentos dos dedos. Encontre uma mesa ou outra superfície plana e coloque sua mão sobre ela, com a palma para baixo. Estique os dedos o máximo que puder sobre a mesa e mantenha-os esticados por 30 segundos a um minuto antes de soltá-los.
    • Não force as articulações. Se não conseguir achatar a mão completamente, trabalhe até conseguir.
    • Tente fazer esse exercício algumas vezes com cada mão.
    • Encontre uma superfície plana e coloque sua mão sobre ela, com a palma para baixo. Pegue sua outra mão e deslize-a sob seus dedos. Com cuidado, empurre os dedos para cima e para trás em direção ao pulso. Mantenha a posição por 20 segundos e solte. Repita esse exercício 3 ou 4 vezes. Tenha cuidado para não levantar o pulso ou a palma da mão ao fazer esse alongamento.
  2. Etapa 2 Tente fazer alongamentos com as garras.
    Tente fazer alongamentos com as garras. Com a mão estendida à sua frente, dobre os dedos até que as pontas dos dedos toquem a base da articulação do dedo. Sua mão deve se assemelhar a uma garra.
    • Mantenha sua mão assim por pelo menos 30 segundos, até um minuto. Solte e repita com a outra mão.
  3. Etapa 3 Alongue as palmas das mãos.
    Alongue as palmas das mãos. Coloque a mão com a palma para baixo em uma superfície plana e abra os dedos. Tente esticar o mindinho o máximo que puder.
    • Apoie o polegar contra a palma da outra mão. Levante a mão da mesa, mantendo os dedos pressionados sobre a superfície plana. Pressione os dedos contra a mesa ao esticar a palma da mão.
    • Segure por 20 segundos, solte e tente fazer o alongamento com a outra mão.
  4. Etapa 4 Alongue os polegares.
    Alongue os polegares. Segure a mão à sua frente com a palma para cima e estique o polegar para fora da mão. Tente esticar o polegar o mais longe possível da mão.
    • Estique o polegar na outra direção e tente tocá-lo na base do mindinho. Mantenha esse alongamento por 30 segundos, até um minuto. Repita com a outra mão.

Fortalecimento do punho

  1. Etapa 1 Pratique o aperto de placa.
    Pratique o aperto da placa. Encontre dois pesos de placa de 5 lb e coloque-os juntos. Segure as placas com o polegar em uma placa e os dedos na outra. Segure os pratos juntos por 20 segundos.
    • À medida que for mais fácil segurar as placas juntas, aumente o peso para continuar aumentando a força. Passe de dois pesos de 5 lb para dois pesos de 10 lb.
    • Para aumentar o desafio, tente segurar as placas usando apenas o polegar e o dedo mínimo.
    • Esse exercício foi criado para ajudá-lo a concentrar sua força de preensão.
  2. Etapa 2 Pratique as roscas reversas.
    Pratique roscas reversas. As roscas trabalham o bíceps, mas também podem aumentar a força do punho. Usando uma pegada overhand, segure a barra. Mantenha as mãos afastadas na largura dos ombros.
    • Mantenha as costas retas e os cotovelos para dentro. Empurre os ombros para trás e levante a barra até o peito, dobrando o cotovelo.
    • Não se incline para trás e não empurre os cotovelos para fora durante a elevação. Evite usar qualquer impulso para levantar a barra. Tente levantar lentamente e concentre-se nos músculos que está usando.
  3. Etapa 3 Tente fazer flexões com as pontas dos dedos.
    Tente fazer flexões com as pontas dos dedos. Coloque as mãos no chão, afastadas na largura dos ombros, como se fosse fazer uma flexão normal. Abra os dedos e coloque as pontas dos dedos no chão.
    • Usando as pontas dos dedos, empurre seu corpo para fora do chão.
    • Mantenha as costas retas ao levantar o corpo. Ao se abaixar, mantenha o peito um pouco acima do chão.
    • Não force os dedos ao praticar esse exercício. Comece devagar e vá aumentando até chegar a várias flexões.
  4. Etapa 4 Pratique suas flexões....
    Pratique suas flexões. Encontre uma barra de flexões e agarre-a com as mãos na largura dos ombros, usando uma pegada overhand. Levante o tronco até a barra, puxando-o para cima com os músculos das costas.
    • Para aumentar ainda mais sua força de preensão, tente fazer flexões usando duas toalhas. Encontre duas toalhas e coloque-as sobre a barra de flexão. Segure as toalhas e faça uma elevação normal.

Agarrando uma bola de basquete

  1. Etapa 1 Alinhe seus dedos com as ranhuras da bola.
    Alinhe seus dedos com as ranhuras da bola. Coloque o polegar na ranhura reta que circunda o meio da bola. Coloque os outros quatro dedos na ranhura logo acima da ranhura central.
    • Você pode bater a mão na bola de qualquer lugar, mas quando estiver começando, pode ser útil alinhar os dedos com as ranhuras.
    • Não se preocupe se não conseguir esticar o mindinho até a ranhura, apenas aproxime-o o máximo possível.
  2. Etapa 2 Segure a bola usando os dedos polegar, indicador, médio e anelar.
    Segure a bola usando os dedos polegar, indicador, médio e anelar. Ao segurar uma bola com a palma da mão, as pontas dos dedos fazem mais trabalho do que a palma. Segure a bola pressionando as pontas dos dedos contra a bola.
    • A palma da mão pode nem mesmo tocar a bola quando você for capaz de segurar corretamente uma bola de basquete. As pontas dos dedos devem estar fazendo todo o trabalho.
  3. Etapa 3 Pratique apertar a bola.
    Pratique apertar a bola. Para ajudá-lo a desenvolver a força dos dedos, passe algum tempo apertando as pontas dos dedos contra a bola.
    • Lembre-se de praticar o aperto com as duas mãos.
  4. Etapa 4 Pratique um passe falso.
    Pratique um passe falso. Depois de conseguir bater a bola de basquete com a palma da mão, tente colocar sua nova habilidade em prática. Empurre a bola para fora como se fosse passá-la, mas use as pontas dos dedos para manter a bola em suas mãos.
    • Acostume-se a movimentar a bola com a palma da mão. Isso ajudará no controle geral da bola e permitirá que você continue a desenvolver a força de preensão.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    É difícil segurar uma bola de basquete com a palma da mão?
    Sem dúvida! Você tem que ser muito, muito forte para bater uma bola de basquete e tem que ter mãos grandes.
  • Pergunta
    Como posso melhorar minha palma na bola de basquete?
    Tente esvaziar um pouco a bola de basquete e veja se isso facilita a palma da mão.
  • Pergunta
    Como faço movimentos avançados de basquete por trás das costas?
    Há um bom exercício em que você fica de frente para uma parede e começa com a bola na mão esquerda e a mão direita tocando a parede. Em seguida, você troca rapidamente e dribla a bola por trás das costas para a mão direita e depois move a mão esquerda para tocar a parede. Faça isso continuamente, o mais rápido que puder e pelo maior tempo que conseguir.

Dicas

  • O tamanho da mão terá um papel importante na sua capacidade de tocar a bola de basquete com a palma da mão. Se você tiver mãos pequenas, pode ser difícil, mas continue praticando. A força de segurar uma bola de basquete é mais importante do que qualquer outra coisa.
  • Se não conseguir segurar uma bola de basquete de tamanho normal, comece com uma bola de tamanho menor (como uma bola de criança) e vá aumentando o nível de força. Tente segurar a bola o máximo de tempo que puder.
  • Exercite suas mãos com uma bola antiestresse para manter seus dedos fortes.

Advertências

  • Não force suas mãos. Lembre-se de fazer alongamentos todos os dias para manter suas mãos em boa forma.