Como pintar seu skate

Autor do artigo:Gabriel Silva

A menos que você encomende um skate personalizado pintado, sempre há a chance de alguém na pista de skate ter o mesmo design que você. Se você quiser um skate que seja tão exclusivo quanto você, precisará de um gráfico que o represente. Mas os designs personalizados podem custar muito dinheiro. Ainda bem que, com um pouco de esforço, paciência e planejamento, você pode criar um design perverso só seu.

Etapas

Preparando o skate para a pintura

  1. Etapa 1 Prepare sua área de trabalho e vista-se adequadamente.
    Prepare sua área de trabalho e vista-se adequadamente. Esse processo pode criar uma grande quantidade de serragem, e a tinta spray pode facilmente respingar na área ao redor ou em suas roupas. Certifique-se de que está usando roupas que não se importa de estragar e coloque uma lona ou um pano sobre as superfícies que deseja proteger.
    • Certifique-se de que a área em que está trabalhando seja bem ventilada. Em uma área fechada, os vapores da tinta spray podem se acumular e se tornar tóxicos.
  2. Remova o conjunto do caminhão da plataforma. O caminhão e suas peças associadas conectam as rodas da prancha ao deck. Você precisará afrouxar e remover os quatro parafusos do caminhão em ambos os caminhões. Use uma chave inglesa para afrouxar e remover as porcas desses parafusos, girando-as no sentido anti-horário. Em seguida, puxe os parafusos e coloque os dois trucks da prancha em um local seguro.
    • As placas mais antigas podem ter porcas de parafuso difíceis de remover. Se as porcas dos parafusos do seu caminhão estiverem resistindo às suas tentativas de remoção, borrife um agente antioxidante apropriado, como WD-40 ou Diet Coke.
  3. Lixe o desenho original. Coloque a prancha sem caminhão na superfície de trabalho e vire-a de modo que a parte superior do deck fique voltada para baixo. O desenho atual na parte inferior da prancha deve estar agora voltado para cima. Use a lixadeira elétrica com uma lixa de grão 40 e exerça uma pressão firme e constante para remover completamente o desenho original da prancha. Em seguida, use uma lixa de grão 150 para dar à superfície da prancha um acabamento ainda mais suave. O alisamento deve levar apenas cerca de 5 minutos.
    • Sempre use equipamento de proteção ao lixar. A serragem lançada no ar pode irritar ou danificar os olhos, a garganta e os pulmões. Certifique-se de usar óculos de proteção e uma máscara contra poeira.
    • Seja paciente com esse lixamento inicial. Em alguns casos, pode levar até 20 minutos para que o desenho seja removido.
    • Evite aplicar uma pressão desigual com a lixadeira. Isso pode fazer com que você marque a tábua ou faça um lixamento desigual, o que terá um efeito negativo na uniformidade da pintura.
  4. Limpe toda a serragem restante. Use uma escova de cerdas duras ou um pano sem fiapos para remover a serragem restante da tábua. Seja minucioso durante essa etapa. Se a serragem não for removida, ela pode causar aglomeração ou outras irregularidades na pintura.
    • Evite usar escovas de cerdas de arame ou qualquer escova que possa danificar o acabamento liso da prancha.
  5. Repare qualquer dano visível na prancha, se necessário. Isso pode ser feito com pasta de enchimento para madeira de carpinteiro, que pode ser encontrada na maioria das lojas de ferragens. Misture e aplique a pasta em rachaduras de pressão e lascas na tábua de acordo com as instruções da pasta. Na maioria dos casos, você deve aplicar uma quantidade generosa de pasta em cada defeito da tábua.
    • As irregularidades na pasta serão lixadas posteriormente, portanto, não se preocupe se a pasta de preenchimento se aglomerar. Deixe a pasta secar pelo tempo indicado nas instruções; na maioria dos casos, isso levará cerca de 24 horas.
  6. Lixe as áreas reparadas, se for o caso. Novamente, usando uma lixa de grão 150, use a lixadeira para alisar as áreas reparadas da prancha. Aplique pressão firme e regular ao lixar. Deve levar apenas cerca de cinco minutos para que o enchimento de madeira fique uniforme com o restante da prancha lixada.
  7. Coloque fita adesiva nas laterais e nos orifícios dos parafusos da parte superior do deck. A falta de fita adesiva nas laterais e na parte superior da tábua pode resultar em gotas ou listras nas laterais e na aderência da tábua. Use fita adesiva para pintores para garantir que a fita se solte facilmente da tábua.

Preparando a prancha

  1. Aplique o primer no deck. Um primer em aerossol terá menos risco de aplicação irregular. Os pincéis carregados com muito primer podem acabar ficando muito grossos em algumas áreas e não o suficiente em outras. Em ambos os casos, certifique-se de seguir as instruções do seu primer. Os primers de pincel/rolo provavelmente exigirão mistura, e os primers em aerossol precisarão ser agitados e mantidos a uma certa distância da placa durante a aplicação.
    • Talvez você queira esperar até que o primer seque e, em seguida, aplicar uma segunda camada de primer na placa. Uma segunda camada de primer pode proporcionar uma superfície ainda melhor para a tinta que será aplicada.
    • Para primers em aerossol, agite-os pelo tempo indicado nas instruções. Na maioria dos casos, você precisará agitar a lata de spray por cerca de 2 minutos. Não fazer isso pode resultar em uma camada de primer inadequada.
    • Problemas comuns com primers em aerossol incluem gotejamentos e bolhas na camada de primer. Sempre deixe o primer secar completamente antes de lixá-lo.
    • Deixe cada camada de primer secar completamente depois de aplicá-la. Dependendo do primer usado, o tempo varia, mas, na maioria dos casos, 30 minutos devem ser suficientes.
    • Sempre use máscara contra poeira/respirador e óculos de proteção ao pintar com spray para evitar que o spray tóxico seja respirado acidentalmente ou que entre em contato com os olhos.
  2. Lixe novamente o deck para alisar a camada de primer. Novamente usando a lixa de grão 150, lixe levemente a tábua com primer. Faça movimentos suaves para frente e para trás para garantir que todos os aglomerados, bolhas, bolhas ou outras irregularidades sejam removidos.
    • Não lixe o primer até que possa ver a textura da madeira. Depois de lixar, você poderá ver traços fracos da madeira através do primer; isso é normal.
    • Usando uma escova de cerdas macias ou um pano ou camiseta sem fiapos, limpe toda a serragem da tábua. Seja minucioso ao fazer isso; qualquer serragem restante pode causar irregularidades na pintura.
    • Para garantir que as partículas persistentes de serragem do primer sejam removidas da tábua, talvez seja necessário dar uma última passada na tábua com um pano ou camiseta umedecidos. Deixe a prancha secar completamente após essa limpeza.
  3. Passe uma camada de aderência no primer para evitar defeitos na pintura. A camada de aderência é uma aplicação suave de um agente diluente que limpa a madeira recém-preparada da prancha, preparando-a para a tinta em spray. Você deverá usar um diluente que combine com o tipo de tinta acrílica em spray que escolheu para a prancha. Na maioria dos casos, será um diluente de laca, não de tinta.
    • Molhe uma toalha de papel ou um pano com uma pequena quantidade do diluente e passe-o na parte inferior seca e preparada da prancha. Se notar que o papel toalha ou o pano está ficando sujo, molhe uma parte limpa do papel toalha ou do pano com o diluente e termine de limpar o restante da prancha.
    • Evite usar um pano felpudo ou uma toalha de papel que possa depositar fiapos na superfície da prancha. Tente não tocar a parte limpa da prancha com as mãos, pois isso pode transmitir óleo ou poeira para ela e afetar a aplicação da tinta.
    • Uma camiseta velha de algodão é uma boa opção para a fixação.

Concebendo seu design

  1. Etapa 1 Entenda o processo.
    Entenda o processo. Você usará uma série de estênceis para aplicar camadas de tinta na prancha. As áreas não pintadas deixadas pelos estênceis formarão o design de sua prancha. Uma maneira simples e sem estêncil de obter o mesmo efeito envolve cobrir áreas do quadro com fita adesiva em padrões criativos.
  2. Desenhe um projeto para sua pintura. Ao fazer um esboço do design com antecedência, você terá menos chances de cometer erros ao aplicar a tinta. Pegue um pedaço de papel e desenhe o formato aproximado do deck de sua prancha. Em seguida, dentro do deck, faça um esboço de seu desenho.
    • Os iniciantes talvez queiram se ater a desenhos geométricos, usando quadrados, retângulos, triângulos e linhas. As linhas retas desses desenhos serão mais fáceis de criar estênceis ou, em muitos casos, podem ser criadas com fita adesiva.
  3. Rotule as cores de seu projeto em sua planta. Se quiser que o quadro tenha três cores, você precisará aplicar três camadas de tinta, quatro cores exigirão quatro camadas e assim por diante. Dentro dos designs que você criou, numere cada design de acordo com a camada. Por exemplo, se você quiser que os quadrados do seu desenho sejam vermelhos e planeja aplicar vermelho na primeira camada, desenhe um '1' dentro de cada quadrado do desenho.
  4. Etapa 4 Crie seus estênceis...
    Crie seus estênceis, se for o caso. Você não precisará fazer isso se estiver simplesmente usando fita adesiva para criar desenhos no quadro. Desenhos e formas mais complicados com arcos, como círculos, provavelmente precisarão de um estêncil.
    • Você pode fazer seus estênceis com muitos materiais diferentes. Algumas opções comuns incluem papelão, mylar ou cartolina rígida.

Pintura da placa

  1. Borrife a cor de base. Essa cor formará o plano de fundo sobre o qual você colocará as camadas de desenhos com estêncil. Uma cor de alto contraste, como preto ou branco, permitirá que as outras cores que compõem o desenho se destaquem melhor. Pulverize a tábua com a cor de base de modo que a parte inferior da tábua, suavemente lixada, fique completamente coberta por uma camada uniforme de tinta.
    • Certifique-se de seguir as instruções da tinta em aerossol antes de usá-la. A maioria exigirá que você agite a lata por um determinado período de tempo e a mantenha a uma distância específica da superfície que está pintando.
    • Aguarde até que a tinta esteja completamente seca antes de passar para a próxima camada de tinta. Em alguns casos, isso pode levar até 24 horas. Aplicar a próxima camada de tinta muito cedo pode fazer com que a primeira camada se misture com a seguinte, misturando as cores.
  2. Fixe o desenho do estêncil ou da fita e aplique a segunda camada. Os locais que você cobrir com o estêncil/fita permanecerão com a cor da camada de base. Os espaços vazios no estêncil/fita serão pintados com a cor da próxima camada. Borrife a segunda camada em toda a parte inferior da placa para garantir uma aplicação uniforme.
    • Talvez você queira deixar um pouco de fita extra além da borda da prancha ou, para estênceis/desenhos de fita no centro da prancha, sobreponha as extremidades da fita, dobrando uma extremidade para trás para que fique para cima da prancha. Isso facilitará a remoção dos estênceis/fitas quando você terminar.
    • Não aplique outra camada até que a segunda camada esteja completamente seca. Depois disso, continue adicionando estênceis/fitas e novas camadas de tinta à prancha dessa maneira para completar o desenho.
  3. Remova os estênceis/fitas com cuidado. Depois que a tinta tiver secado completamente, com uma pressão suave e constante, retire a fita do quadro. Use as etiquetas que ficaram penduradas na borda do quadro ou saindo dele para remover a fita facilmente.
  4. Etapa 4 Alise o desenho finalizado.
    Alise o desenho acabado. Mas, primeiro, deixe a tinta secar e endurecer por, no mínimo, 24 horas. Em seguida, você deve usar uma lixa de grão 220 para lixar levemente a pintura final. Isso dará um acabamento uniforme à placa e removerá quaisquer irregularidades. Quando terminar de lixar, limpe a serragem com um pano ou camiseta úmidos e sem fiapos. Aguarde 15 minutos e, em seguida, remova a fita nas laterais/na parte superior da placa. Recoloque os caminhões e seu design estará pronto!

Vídeo

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como faço para pintar meu skate à mão em vez de pintar com spray?
    Use tinta à prova de intempéries e sele-a com verniz quando terminar! No entanto, não espere que dure para sempre se estiver usando trilhos.
  • Pergunta
    Posso pintar a parte superior do meu skate?
    Você pode, mas não é aconselhável. Se você mantivesse a superfície abrasiva normal do deck, ela não seria particularmente adequada para pintura, mas se você a removesse, não teria aderência suficiente para andar no skate.
  • Pergunta
    É essencial aplicar um primer na prancha e podemos usar tinta normal?
    Não é essencial aplicar o primer, mas ele ajuda a tinta a permanecer por mais tempo. Se por tinta normal você quer dizer acrílica, sim, você pode. Foi o que eu fiz, pintei como se fosse uma tela e o resultado foi ótimo, mas não se esqueça de passar uma camada de tinta transparente, pois ela é mais suscetível a lascar.

Dicas

  • Se você gosta da aparência de uma tábua com bordas ásperas e muito usada, aplique apenas uma ou duas camadas para que a tinta se desgaste mais rapidamente.

Avisos

  • Certifique-se sempre de usar óculos de proteção e máscara contra poeira ao lixar e pintar com spray. As partículas de ambos podem irritar e potencialmente danificar seus olhos, garganta e pulmões.

O que você precisará

  • Lixa de grão 150
  • Lixa de grão 220
  • Lixa de grão 40
  • Tinta acrílica em aerossol
  • Primer acrílico em aerossol
  • Uma lixadeira elétrica
  • Máscara contra poeira
  • Diluente para verniz (para aderência)
  • Pano sem fiapos/espuma
  • Fita adesiva de pintor
  • Papel (opcional; para estênceis)
  • Óculos de proteção
  • Massa para madeira
  • Chave inglesa (para porcas de parafusos de caminhão)