Como pintar pranchas de surfe

Autor do artigo:Gabriel Silva

Pintar sua prancha de surfe é uma maneira fantástica de se destacar na praia ou na água. Uma prancha pintada também é um ótimo complemento para a decoração de um cômodo com tema de praia. Se você planeja surfar nas ondas em sua prancha de surfe pintada ou pendurá-la na parede, você vai querer fazer isso direito para garantir que as cores realmente se destaquem e o design não lasque ou descasque.

Etapas

Limpeza da prancha de surfe

  1. Etapa 1: Raspe toda a cera de surfe da superfície da prancha.
    Raspe toda a cera de surfe da superfície da prancha. Você deve se certificar de que remover toda a cera da área de pintura para ter uma superfície limpa e lisa sobre a qual pintar. Se você não remover a cera completamente, a tinta não conseguirá aderir à prancha de forma consistente.
    • Coloque a tábua ao sol por cerca de 10 minutos. A luz quente do sol derreterá qualquer cera residual, facilitando a raspagem.
    • Como alternativa, se não estiver ensolarado, você pode usar um secador de cabelo para aquecer a cera e fazê-la derreter.
    • Use um pente de cera ou a borda de um cartão de crédito para raspar a cera derretida.
  2. Etapa 2 Use aguarrás mineral e, em seguida, acetona para remover totalmente os resíduos de cera.
    Use aguarrás mineral e, em seguida, acetona para remover totalmente os resíduos de cera. A raspagem pode remover a maior parte da cera, mas ainda deixa um resíduo fino e ceroso que pode impedir a aderência da tinta à placa.
    • Umedeça um pano limpo com aguarrás mineral e limpe a superfície para remover os últimos resíduos de cera.
    • Use um pano limpo umedecido com acetona para remover qualquer resíduo de terebintina. A terebintina age como um diluente de tinta, portanto, certifique-se de remover qualquer vestígio dela da superfície da tábua antes de pintar.
    • Certifique-se de que não está usando o mesmo pano para a acetona que usou para a terebintina.
  3. Etapa 3 Use uma lixa de grão 240 para lixar levemente as áreas que você pintou.'ll be painting.
    Use uma lixa de grão 240 para lixar levemente as áreas que serão pintadas. A tinta não adere muito bem ao acabamento liso e brilhante de uma prancha de surfe de fibra de vidro. Lixar o acabamento da prancha lhe dará uma superfície um pouco mais texturizada que aceitará a tinta com muito mais facilidade. E não se preocupe, você restaurará a camada superior brilhante no final do processo!
    • Você pode lixar à mão ou usar uma lixadeira elétrica, se tiver uma. Qualquer uma das opções funcionará bem, mas a lixadeira elétrica provavelmente será um pouco mais fácil e rápida de usar.
    • Quando terminar de lixar, a área deverá parecer um pouco opaca. Talvez seja necessário passar a lixa duas ou três vezes para remover totalmente a camada superior brilhante.

Pintura da base de seu desenho

  1. Etapa 1 Marque as áreas que você não quer pintar.'t want to paint using painter's tape.
    Marque as áreas que você não deseja pintar usando fita adesiva. Forre as bordas do desenho, bem como quaisquer outras áreas que não queira pintar, com fita adesiva para evitar respingos e para garantir linhas de borda limpas e organizadas. O uso de tiras longas de fita em vez de várias tiras curtas permitirá que você crie linhas mais suaves.
    • Você também pode colar jornal ou papelão com fita adesiva para cobrir seções maiores que não deseja pintar.
  2. Etapa 2 Borrife uma camada uniforme de cor no quadro para o fundo.
    Borrife uma camada uniforme de cor no quadro para o fundo. Usando a tinta acrílica em spray, cubra a área desejada com a cor de fundo escolhida. Talvez seja necessário usar várias camadas para obter uma cor de fundo suave e uniforme.
    • Segure a lata a cerca de 20 cm de distância da placa enquanto estiver aplicando o spray.
    • Certifique-se de que a camada de fundo tenha tempo suficiente para secar antes de passar para a pintura do primeiro plano.
  3. Etapa 3 Marque o desenho no quadro usando um lápis, giz, fita adesiva ou estênceis.
    Marque o desenho no quadro usando um lápis, giz, fita adesiva ou estênceis. Antes de começar a pintar, é útil traçar o desenho no quadro e depois preenchê-lo com tinta. É menos provável que você cometa erros dessa forma do que se aplicar a tinta diretamente à mão livre.
    • Se preferir desenhar à mão livre, use um lápis ou giz branco para esboçar levemente o desenho no quadro. O uso de lápis ou giz permitirá que você corrija qualquer erro de última hora antes de começar a pintar o desenho. Isso também facilitará a aplicação de cores exatamente nas áreas certas do quadro. As linhas de lápis ou giz não ficarão visíveis no produto acabado.
    • Se preferir padrões geométricos, use fita adesiva para criar as formas, as listras ou os desenhos desejados. Você pode usar uma régua e uma lâmina de barbear para ajustar as extremidades irregulares da fita. Certifique-se de pressionar a fita firmemente para que a tinta não escorra por baixo das áreas com fita. Além de marcar o desenho, cubra qualquer espaço do fundo que você não queira pintar.
    • Você também pode usar estênceis comprados em lojas ou feitos em casa para criar seu desenho. Aplique os estênceis nas áreas desejadas e use fita adesiva para fixá-los no quadro. Certifique-se de colocar fita adesiva em toda a volta do estêncil para evitar que a tinta vaze. Passe uma fita adesiva de cerca de 10 cm ao redor do estêncil para evitar respingos de tinta.

Pintando o desenho

  1. Etapa 1 Preencha o desenho usando canetas de tinta, marcadores permanentes ou tinta spray.
    Preencha o desenho usando canetas, marcadores permanentes ou tinta spray. É aqui que seu desenho finalmente ganha vida! Dependendo do método que você usou para marcar o desenho, você o desenhará à mão ou pintará com tinta spray.
    • Se você fez um desenho à mão livre com lápis ou giz, comece a preencher as cores principais da imagem com canetas e marcadores permanentes. Tente colorir dentro das linhas que você desenhou o máximo possível para garantir um resultado limpo e organizado.
    • Se você usou fita adesiva ou um estêncil para criar um desenho, pinte com spray a área com fita adesiva ou estêncil com as cores desejadas. Pode ser necessária mais de uma demão para produzir um preenchimento uniforme. Certifique-se de não remover a fita ou os estênceis até que a tinta esteja completamente seca.
  2. Etapa 2 Use canetas de tinta para adicionar sombras e realces.
    Use canetas de tinta para adicionar sombras e realces. Adicionar sombras escuras criará a ilusão de profundidade em sua pintura, tornando a imagem muito mais envolvente. O uso de cores mais claras como destaques pode ajudar a chamar a atenção para o ponto focal da pintura. O uso dessas duas técnicas em conjunto pode criar uma imagem que realmente se destaca!
    • As cores mais claras podem ajudar a chamar a atenção para o ponto focal da pintura, enquanto que as cores mais escuras podem ajudar a criar uma imagem muito mais atraente.
  3. Etapa 3 Use marcador preto ou caneta de tinta para adicionar contornos às imagens desenhadas à mão.
    Use marcador preto ou caneta para adicionar contornos às imagens desenhadas à mão. Adicionar contornos pretos à sua imagem permitirá que cada cor individual pareça mais brilhante e mais definida. Certifique-se de usar contornos com a mesma largura em toda a imagem. O uso de um marcador de ponta média ou grossa facilitará a manutenção da consistência na largura da linha.
    • Se você usou fita adesiva ou estêncil, as bordas podem ser nítidas o suficiente para que não seja necessário preencher os contornos pretos.

Secagem e vedação da prancha de surfe pintada

  1. Etapa 1 Coloque a prancha ao ar livre, sob o sol, para secar.
    Coloque a prancha ao ar livre, sob o sol, para que seque. Se não estiver ensolarado lá fora, provavelmente levará mais tempo para a tinta secar. Não apresse esta etapa! Você deve se certificar de que a tinta esteja completamente seca antes de prosseguir. Se necessário, deixe o quadro secar completamente de um dia para o outro.
  2. Etapa 2 Remova a fita e os estênceis com cuidado.
    Remova a fita e os estênceis com cuidado. Depois de confirmar que a tinta está seca, comece a remover a fita adesiva e os estênceis. Retire a fita lenta e suavemente. Se for muito rápido, ela poderá se rasgar, dificultando a remoção total da fita da placa pintada.
  3. Etapa 3 Cubra a pintura finalizada com um selante acrílico transparente e brilhante.
    Cubra a pintura finalizada com um selante acrílico transparente e brilhante. A aplicação de uma camada transparente e brilhante evitará que a pintura se desgaste e restaurará o brilho e a suavidade da área pintada. Planeje pulverizar até 4 camadas de selante sobre a pintura.
    • Depois de aplicar a primeira camada de selante, certifique-se de deixá-la secar completamente.
  4. Etapa 4 Use uma lixa de grão 1200 para alisar a superfície e, em seguida, passe um pano limpo.
    Use uma lixa de grão 1200 para alisar a superfície e, em seguida, limpe-a. O uso de uma lixa leve alisará a superfície revestida com verniz sem danificar a pintura por baixo. Depois de lixar levemente, limpe a área com um pano limpo e úmido e, em seguida, deixe a placa secar.
  5. Etapa 5 Reaplique o revestimento transparente mais três vezes, lixando e limpando entre cada camada.
    Reaplique a camada de verniz mais três vezes, lixando e limpando entre cada camada. Cada vez que aplicar outra camada, você estará protegendo melhor sua pintura contra arranhões ou descamação. E ao lixar todas as vezes, você garante que a área pintada ficará tão lisa quanto o restante da prancha.
    • A aplicação de um excesso de verniz impedirá que ele se misture ao brilho natural do restante da prancha.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Se possível, compre todos os materiais de pintura da mesma marca. Como você usará vários tipos de tinta ou de tinta sobrepostos, é muito importante selecionar produtos que não reajam mal uns com os outros. A compra de todos os suprimentos da mesma marca ajudará a reduzir a chance de isso acontecer.
  • As canetas de tinta podem ser compradas em uma variedade de tamanhos de ponta diferentes para se adequar ao seu projeto específico. As pontas finas são boas para trabalhos com detalhes precisos, enquanto as pontas mais grossas são ótimas para preencher áreas maiores.

Avisos

  • Sempre use uma máscara facial e proteção para os olhos ao lixar.
  • Use terebintina, acetona e tinta spray somente em uma área bem ventilada ou ao ar livre.
  • Use luvas para evitar irritações na pele causadas pela terebintina e pela acetona.

O que você precisará

  • 3 panos limpos
  • Um pente de cera, cartão de crédito ou outro objeto de formato semelhante
  • Lixa de grão 240 e grão 1200
  • Lixadeira elétrica (opcional)
  • Terebintina mineral
  • Acetona
  • Água
  • Tinta acrílica em spray nas cores de sua escolha
  • Tinta spray acrílica transparente e brilhante para vedação
  • Canetas de tinta e/ou marcadores permanentes
  • Fita adesiva ou de pintura
  • Estênceis (opcional)
  • Jornal (opcional)
  • Luvas
  • Máscara facial
  • Proteção para os olhos