Como pintar uma canoa de fibra de vidro

Autor do artigo:Gabriel Silva

Depois de anos de uso e armazenamento, a pintura das canoas de fibra de vidro começa a ficar com aparência de giz e desbotada. Felizmente, você pode trazer sua canoa de fibra de vidro de volta à vida com relativa facilidade com uma nova pintura! Primeiro, limpe e lixe a canoa para prepará-la para a pintura. Certifique-se também de reparar todas as rachaduras ou fissuras maiores com um kit de reparo de gelcoat. Em seguida, aplique duas camadas novas de tinta marinha usando um pincel e um rolo de pintura pequeno. Sua canoa estará com aparência de nova e pronta para a água novamente em apenas alguns dias!

Etapas

Limpeza da canoa

  1. Etapa 1 Verifique a previsão do tempo e escolha 3 dias de tempo claro e seco para pintar sua canoa.
    Verifique a previsão do tempo e escolha 3 dias de tempo limpo e seco para pintar sua canoa. Você trabalhará ao ar livre para esse trabalho e terá de deixar a canoa secar durante a noite algumas vezes. Certifique-se de começar a trabalhar em um dia claro e seco quando houver pelo menos mais dois dias sem chuva.
    • Você pode levar a canoa para dentro de uma garagem ou outro espaço de armazenamento coberto durante a noite, se quiser, mas ainda assim terá de deixar a canoa secar por várias horas após cada camada de tinta antes de poder pegá-la para movê-la.
  2. Etapa 2 Coloque a canoa de cabeça para baixo em um par de cavaletes do lado de fora.
    Coloque a canoa de cabeça para baixo em um par de cavaletes do lado de fora. Escolha uma área externa com bastante espaço para trabalhar, como um quintal limpo ou uma entrada de garagem. Coloque dois cavaletes de serra e vire a canoa de cabeça para baixo em cima deles para expor todo o casco para a pintura.
    • Você precisa trabalhar em um local externo, pois usará água para limpar a canoa e também fará uma bagunça ao lixá-la. Também é melhor trabalhar do lado de fora por causa da ventilação, pois você também trabalhará com produtos químicos.

    Dica: Coloque os cavaletes de serra dentro da parte mais larga da canoa. Isso garantirá que ela fique o mais estável possível, para que não seja derrubada durante a lavagem elétrica, o lixamento ou a pintura.

  3. Etapa 3 Pulverize toda a canoa...
    Pulverize toda a canoa com uma lavadora de alta pressão. Coloque a lavadora de alta pressão perto da canoa e conecte-a a uma mangueira. Ligue-a e borrife toda a canoa com água pura para remover a sujeira e a fuligem.
    • Se não tiver uma lavadora de alta pressão, você pode alugar uma em muitos centros de reforma ou lojas de ferragens.
    • Certifique-se de usar proteção para os olhos e sapatos fechados ao operar uma lavadora elétrica. Se estiver usando uma lavadora de pressão a gás, use também protetores auriculares, pois elas são mais barulhentas do que as lavadoras elétricas.
  4. Etapa 4 Deixe a canoa secar completamente ao ar livre antes de prosseguir.
    Deixe a canoa secar completamente ao ar livre antes de continuar. Aguarde até que toda a água da lavagem elétrica evapore. Passe as mãos sobre o casco da canoa quando ela parecer seca para ter certeza.
    • Você pode limpar o casco com uma toalha e deixá-lo secar ao ar livre por menos tempo se quiser acelerar o processo.

Reparo e lixamento da canoa

  1. Etapa 1 Repare qualquer...
    Repare todas as rachaduras profundas com um kit de reparo de gelcoat. Examine o casco para verificar se há rachaduras ou sulcos profundos. Misture um kit de reparo de gelcoat de duas partes de acordo com as instruções do fabricante e pressione o gelcoat nas rachaduras usando o bastão de mistura. Deixe o gelcoat curar por 8 horas antes de prosseguir com o lixamento.
    • Se houver pequenos arranhões, não é necessário se preocupar em repará-los. Eles desaparecerão quando você lixar e pintar a canoa.

    Dica: você também pode usar um kit de reparo de fibra de vidro ou um kit de reparo de epóxi. Todos esses tipos de kits de reparo têm o mesmo resultado final.

  2. Etapa 2: Raspe qualquer...
    Raspe os adesivos usando um estilete. Use a borda de um estilete para erguer as bordas de quaisquer adesivos ou decalques para soltá-los. Retire-os em seções à medida que avança até que sejam completamente removidos.
    • Se restar algum resíduo de adesivo após a remoção dos adesivos, você poderá esfregá-lo com acetona.
  3. Etapa 3 Coloque óculos de proteção e uma máscara contra poeira.
    Coloque óculos de proteção e uma máscara contra poeira. Sempre use uma máscara contra poeira e proteção para os olhos quando estiver lixando fibra de vidro. As partículas podem ser muito prejudiciais para seus pulmões ou olhos.
    • Luvas de trabalho são opcionais se você quiser proteger suas mãos contra escorregões.
  4. Etapa 4 Use uma lixadeira elétrica orbital e uma lixa de grão 120 para desbastar a pintura antiga.
    Use uma lixadeira elétrica orbital e uma lixa de grão 120 para desbastar a pintura antiga. Instale uma lixadeira orbital com um disco de lixa de grão 120. Ligue a lixadeira e passe-a ao longo de todo o casco da canoa, trabalhando no sentido do comprimento, até que você tenha desbastado toda a camada de tinta antiga.
    • Não é necessário se preocupar em remover toda a tinta antiga. O objetivo é apenas dar ao casco uma camada uniforme e áspera na qual a nova tinta se fixará.
  5. Etapa 5 Limpe a canoa com um pano para remover toda a poeira.
    Limpe a canoa com um pano para remover toda a poeira. Use um pano limpo para limpar toda a poeira do lixamento do casco da canoa. Certifique-se de que ela esteja totalmente limpa antes de continuar a pintá-la.
    • Um pano de aderência é um tipo especial de pano usado para limpar a poeira das superfícies antes da pintura. A superfície pegajosa ou aderente capta as partículas soltas de poeira muito melhor do que qualquer outro tipo de pano.

Aplicação de tinta na canoa

  1. Etapa 1 Remova todas as partes da canoa que não sejam de fibra de vidro com fita adesiva.
    Cole fita adesiva em todas as partes que não sejam de fibra de vidro da canoa com fita adesiva. Cubra com fita adesiva todas as peças de metal ou madeira ao longo do casco, como as amuradas e as tampas das extremidades. Isso as protegerá enquanto você pinta, de modo que você não precisará se preocupar com a possibilidade de sujá-las com tinta por acidente.
    • Os gunwales são as bordas ao longo da parte superior do casco e as tampas das extremidades são coberturas na frente ou atrás da canoa, onde os gunwales se encontram.
  2. Etapa 2 Misture 1 parte de diluente com 9 partes de tinta marinha.
    Misture até 1 parte de diluente com 9 partes de tinta marinha. Isso diluirá a tinta para ajudá-la a revestir melhor a fibra de vidro. Use um bastão de mistura de tinta para mexer bem o diluente e a tinta marinha em uma lata ou bandeja de tinta, de modo que a mistura não tenha mais do que 10% de diluente e pelo menos 90% de tinta.
    • Não há problema em usar menos diluente, mas mais do que 10% tornará a tinta muito líquida.
    • A tinta marítima é um tipo de tinta à base de óleo feita especificamente para barcos. Ela cria uma superfície durável que resiste ao contato prolongado com a água e é fácil de limpar. Você pode comprá-la em uma loja de suprimentos marítimos, loja de tintas, centro de melhorias domésticas ou on-line.
  3. Etapa 3 Aplique a primeira camada de tinta marítima usando uma combinação de pincel e rolo.
    Aplique a primeira camada de tinta marítima usando uma combinação de pincel e rolo. Use um rolo de pintura para aplicar a tinta marítima nas grandes áreas do casco, trabalhando em áreas de aproximadamente 0,61 m (2 pés) de diâmetro. Aplique a tinta perto das amuradas, das tampas das extremidades e de quaisquer outras áreas em que seja difícil passar a tinta com um pincel.
    • Se houver bolhas na tinta aplicada com o rolo, você poderá alisá-las com o pincel.
    • É mais fácil usar um rolo de pintura pequeno, como um rolo de 10 cm (4 pol.). Você pode usar um pincel do mesmo tamanho ou um pouco menor para os pontos difíceis de rolar.
    • Você também pode usar um pulverizador como método alternativo para aplicar a tinta. Lembre-se de que esse método pode ser muito mais bagunçado.
  4. Etapa 4 Deixe a primeira camada de tinta secar por 24 horas.
    Deixe a primeira camada de tinta secar por 24 horas. A tinta precisa secar por 24 horas completas antes que você possa aplicá-la novamente. Ela estará seca ao toque em 1-2 horas e seca o suficiente para ser manuseada em 4-6 horas.
    • Se você planeja mover a canoa para uma garagem ou outro espaço de armazenamento para deixá-la durante a noite, espere de 4 a 6 horas antes de pegá-la e movê-la.
  5. Etapa 5 Lixe levemente a canoa com uma lixa de grão 120.
    Lixe levemente a canoa usando uma lixa de grão 120. Dê uma passada em toda a primeira camada de tinta usando sua lixadeira orbital e um disco de lixa de grão 120. Isso fará com que ela fique áspera novamente para que a segunda camada de tinta adira bem a ela.
    • Lembre-se de usar uma máscara contra poeira sempre que estiver lixando a canoa para não inalar partículas de tinta ou fibra de vidro.
  6. Etapa 6: Limpe a poeira do lixamento com um pano.
    Limpe a poeira do lixamento usando uma flanela. Use um pano limpo para limpar toda a canoa novamente antes de aplicar uma segunda camada. Qualquer partícula de poeira interferirá na aderência da tinta ao casco.
    • Se você não tiver um pano de limpeza, pode limpar a canoa com um pano limpo umedecido com acetona para remover a poeira.
  7. Etapa 7 Aplique uma segunda camada de tinta usando o mesmo método da primeira.
    Aplique uma segunda camada de tinta usando o mesmo método da primeira. Trabalhe em áreas de aproximadamente 0,61 m (2 pés) de diâmetro e aplique a tinta usando o rolo de pintura. Use o pincel para pintar ao redor da boca de lobo, das tampas das extremidades e de quaisquer outras áreas difíceis de rolar.
    • Você pode repetir o processo para uma terceira demão se ainda não estiver satisfeito com a aparência, mas duas demãos geralmente são suficientes.

    Dica: se quiser dar à canoa um padrão de camuflagem simples, você pode mergulhar uma esponja em tinta marinha de uma cor diferente e aplicá-la sobre a camada sólida conforme desejar. Você pode até usar várias cores para criar um desenho de camuflagem mais complexo.

  8. Etapa 8 Aguarde pelo menos 48 horas antes de colocar a canoa na água.
    Aguarde pelo menos 48 horas antes de colocar sua canoa na água. A tinta estará seca após 24 horas, mas aguarde 48 horas antes de usar a canoa para ter mais certeza de que a tinta está totalmente curada. Não há problema em levar o barco para dentro para armazenamento e secagem após 4 a 6 horas, quando a tinta estiver seca o suficiente para ser manuseada.
    • Verifique novamente as instruções do fabricante da tinta marítima que você usou para obter informações específicas sobre o tempo de secagem.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Por que não posso pintar com spray?
    Como a tinta em spray não foi projetada para ser usada na água, a cor não se manterá.
  • Pergunta
    Preciso de um gelcoat ou epóxi após a pintura final?
    Não. Se você precisar de um gelcoat, aplique-o antes da pintura (e certifique-se de preparar a canoa primeiro).
  • Perguntas
    Que tipo de tinta você recomenda para pintar uma canoa de fibra de vidro?
    A tinta spray Rustoleom funciona muito bem e é resistente a arranhões, além de ter ótimas opções de cores.

Vídeo

Dicas

  • Use uma esponja e diferentes cores de tinta marinha para criar um padrão de camuflagem fácil em cima da camada sólida depois que ela secar.

Avisos

  • Use óculos de segurança e sapatos fechados sempre que estiver operando uma lavadora elétrica. Se for um modelo movido a gás, use também protetores de ouvido.
  • Sempre use uma máscara contra poeira quando estiver lixando fibra de vidro para evitar a inalação de partículas de fibra de vidro.

O que você precisará

  • Lavadora de pressão
  • Kit de reparo de gelcoat
  • Canivete
  • Acetona
  • Lixadeira elétrica orbital
  • Disco de lixa de grão 120
  • Fita adesiva
  • Pano de aderência
  • Óculos de segurança
  • Protetores de ouvido (opcional)
  • Máscara contra poeira
  • Rolo de pintura
  • Bandeja de tinta
  • Pincel
  • Tinta marinha
  • Diluente de tinta
  • Bastão de mistura de tinta
  • Esponja (opcional)
  • Pano limpo (opcional)