Como remar em uma canoa

Autor do artigo:Gabriel Silva

Com seu design fino e afunilado e sua parte superior aberta, a canoa não mudou muito desde sua invenção pelos povos indígenas da América do Norte, mas ainda é uma das opções de barco mais populares para remadores casuais e entusiastas sérios. Em comparação com alternativas como os caiaques, aprender a remar em uma canoa pode exigir alguma prática. No entanto, quando pegar o jeito, você terá uma maneira gratuita e ecologicamente correta de visitar áreas selvagens sem perturbações, sozinho ou com amigos - nada mal!

Etapas

Remando para a frente

  1. Compre ou alugue equipamentos de segurança adequados antes de começar. Como em todas as atividades aquáticas, a segurança é muito importante durante a canoagem, portanto, certifique-se de ter o equipamento adequado antes de partir em sua aventura de canoagem. Embora raros, perigos como afogamento não são, tragicamente, brincadeira. Abaixo estão as recomendações mínimas de equipamentos - entre em contato com a autoridade local para atividades ao ar livre (como, por exemplo, o escritório de um guarda florestal) para obter informações específicas sobre a área em que planeja praticar canoagem. Além disso, consulte a seção 'Coisas que você precisará'.
    etapa 1 compre ou alugue equipamentos de segurança adequados antes de começar.
    • Além disso, você deve ser pelo menos um nadador razoavelmente competente, pois virar a canoa pode ser um problema frequente para iniciantes.
  2. etapa 2 mantenha um centro de gravidade baixo para se equilibrar na canoa.
    Mantenha um centro de gravidade baixo para se equilibrar na canoa. Na primeira vez que entrar em uma canoa, é provável que você perceba imediatamente que o equilíbrio é difícil e que cada pequeno movimento parece deslocar o barco mais do que o esperado. Para neutralizar essa sensação de balanço, fique o mais baixo possível - você pode até sentar ou ajoelhar-se no fundo do barco até se sentir mais estável. Os assentos da maioria das canoas devem proporcionar um bom equilíbrio, desde que você não esteja se movendo ou se levantando. Se estiver remando sozinho, sente-se na parte de trás (popa) com seu equipamento na frente (proa) para poder dirigir o barco. Se você não tiver muito equipamento, talvez seja mais fácil se equilibrar sentando-se no centro.
    • Tente se sentar o mais reto possível em seu assento. Manter o corpo perpendicular à superfície da água (geralmente, isso significa reto para cima e para baixo) proporciona o equilíbrio mais estável.
    • Não se preocupe! O barco ficará mais estável quando o(s) remo(s) estiver(em) na água, pois a resistência da água em movimento ajuda a manter o barco na posição vertical.
  3. etapa 3 segure o remo com uma mão na parte superior e a outra alguns metros abaixo.
    Segure o remo com uma mão na parte superior e a outra alguns metros abaixo. Sentado com segurança no barco, pegue um remo com as duas mãos.
    • Coloque uma das mãos sobre a extremidade da empunhadura (geralmente deve haver uma parte arredondada aqui; se não houver, segure a empunhadura perto da parte superior). Essa será chamada de sua mão do lado do barco.
    • Use a outra mão para agarrar um ponto mais baixo do cabo que seja confortável para você. Normalmente, esse ponto estará pelo menos 30 centímetros acima da parte plana do remo - não é aconselhável agarrar bem próximo à parte plana, pois isso o forçará a trabalhar mais. Vire a mão de modo que a parte inferior da palma fique voltada para o barco. Isso será chamado de sua mão do lado da água.
  4. etapa 4 avance com o remo.
    Estenda o remo para a frente. É hora de começar sua braçada! Comece torcendo o tronco de modo que seu ombro do lado da água se desloque para a frente. Mova a raquete para a frente (fora da água) e, em seguida, coloque-a na água de modo que a lâmina da raquete (mas não muito do cabo) fique submersa. Mantenha a haste do remo o mais próximo possível da vertical para obter mais força.
    • Não se esqueça da posição de seu corpo ao remar. Você deve alcançar o máximo que puder sem se mover do assento ou se inclinar muito para a frente. Isso o deixará desequilibrado.
  5. etapa 5 puxe a raquete de volta em sua direção.
    Puxe a raquete de volta em sua direção. Gire a pá do remo de modo que fique perpendicular ao barco (e à direção da viagem). Use os músculos do braço e do núcleo para puxar o remo pela água em uma linha reta paralela à linha central do barco.
    • Tente manter o remo próximo ao barco ao dar a braçada (algumas fontes até recomendam manter a borda interna do remo tocando a canoa). Uma braçada mais ampla pode inadvertidamente fazer o barco virar.
    • A disciplina muscular é importante para remar com eficiência. Você deve usar principalmente os músculos centrais do corpo para obter força, não os músculos das costas, pois o uso desses últimos pode deixá-lo dolorido e desconfortável após o passeio de barco.
  6. etapa 6 reinicie o movimento de remada no quadril.
    Reinicie o movimento de remada no quadril. Pare de aplicar força ao remo quando a pá atingir o quadril. Comece a trazer a pá para cima e para fora da água. Gire a raquete de modo que a pá fique paralela à superfície enquanto você a move para frente para a próxima braçada.
    • Agora você está de volta à posição inicial! Basta repetir as etapas acima para continuar remando - a canoa deve ganhar impulso e avançar em uma boa velocidade. Entretanto, se você remar somente em um lado do barco, começará a andar em círculos. Veja abaixo informações sobre remada cruzada.
  7. etapa 7 alterne o lado em que você rema a cada poucas braçadas.
    Troque o lado em que você rema a cada poucas braçadas. Se você já viu alguém remando em uma canoa, provavelmente notou que ela puxa o remo para fora da água a cada poucas braçadas e começa a remar no lado oposto. Isso é feito para manter a canoa em linha reta. Reme em apenas um lado e você perceberá que começará a virar para o lado oposto ao que remou. Para cruzar, puxe o remo para fora da água quando ele estiver no seu quadril. Levante-a perpendicularmente ao barco e leve-a para o outro lado, trocando a posição das mãos superior e inferior - isso deve parecer natural. Insira-o na água e reme como antes.
    • Tente praticar isso algumas vezes para ter uma noção do 'ritmo' de quando trocar de lado. Para a maioria das pessoas, é melhor trocar de lado a cada poucas remadas - o número exato varia de acordo com sua forma de remar e a intensidade das remadas.
    • Se estiver remando em tandem (ou seja, com duas pessoas na canoa), você deverá coordenar a troca com seu parceiro. Veja abaixo informações sobre como remar com um parceiro.

Direção

  1. etapa 1 reme em um lado continuamente para fazer curvas suaves.
    Reme em um lado continuamente para fazer curvas suaves. A maneira mais simples de virar uma canoa é provavelmente a mais intuitiva - supondo que você esteja sentado na popa (traseira) ou no centro da canoa, basta remar como faria normalmente em um lado para começar a virar na direção oposta. Ou seja, para virar à esquerda, reme no lado direito e, para virar à direita, reme no lado esquerdo. Você deve perceber que o curso do barco muda ligeiramente a cada remada.
    • Esse método é ótimo para correções suaves no curso porque, embora não vire o barco rapidamente, também não o deixa mais lento. Por exemplo, se você vir um banco de areia sobressaindo da água 100 metros à frente, provavelmente será apropriado usar esse estilo de curva para contorná-lo - você não está com pressa.
  2. etapa 2 uso j strokes for more controlled turns.
    Use as braçadas em 'J' para fazer curvas mais controladas. Durante a canoagem, você acabará descobrindo que, embora remar de um lado do barco seja uma forma eficaz de guiar em muitas situações, há muitas ocasiões em que são necessárias curvas mais rápidas. Uma das maneiras mais simples de virar é o chamado J stroke. Para usar essa técnica, o ideal é que você esteja sentado na popa do barco.
    • Para fazer uma remada em J, coloque o remo na água atrás de você de modo que ele fique quase plano contra a lateral do barco, que deve estar quase tocando. Ao fazer isso, gire o tronco de modo que os ombros fiquem paralelos às laterais do barco. Use os músculos do núcleo e do tronco para voltar à posição voltada para a frente - isso deve fazer com que o remo vire um pouco para o lado e o barco vire para o mesmo lado em que o remo está, como se você estivesse usando um leme.
    • Evite o uso excessivo dessa braçada. Embora ela faça com que você vire rapidamente, também diminuirá seu impulso para frente.
  3. etapa 3 use grandes braçadas para trás em curvas fechadas.
    Use grandes varreduras para trás em curvas fechadas. A braçada em J discutida acima é, na verdade, apenas uma versão menor de uma técnica especial de remada chamada 'back sweep'. Ao aumentar o tamanho da varredura para trás, você aumentará a velocidade da virada. No entanto, as varreduras de costas maiores também farão com que você diminua a velocidade, portanto, reserve-as para situações em que precisar delas ou terá de remar com força para ganhar velocidade novamente.
    • Para fazer uma varredura de costas, comece com a raquete atrás de você, como faria na remada J. Desta vez, ao endireitar a raquete, você pode fazer uma remada de costas. Dessa vez, ao endireitar o tronco, deixe a pá balançar completamente para o lado - ela deve estar perpendicular à lateral do barco quando você terminar o movimento. Você deve notar imediatamente que o barco está virando para o mesmo lado em que a pá está.
  4. etapa 4 como alternativa, use empates para curvas fechadas.
    Como alternativa, use empates para curvas fechadas. Outra técnica para fazer curvas fechadas em sua canoa é chamada de 'draw'. Essa técnica é eficaz, mas como sua forma é diferente de qualquer um dos outros golpes, pode ser mais difícil de executar em movimento, a menos que você seja um remador experiente. Tente testá-la em velocidades baixas antes de usá-la em uma situação séria.
    • Para fazer um draw, coloque o remo na água diretamente para o seu lado. Seus braços devem estar o mais retos possível, o remo deve estar o mais vertical possível e o braço do lado do barco deve estar sobre sua cabeça. Puxe o remo em direção ao barco até que ele o toque ou esteja bem próximo dele, mantendo a pá paralela à lateral da canoa ao fazer isso. Supondo que você esteja sentado na popa, a canoa deve virar para o lado oposto ao do remo.
    • Remova o remo da água cortando-o para trás, sem alterar a orientação da pá. A partir daqui, você pode fazer a transição facilmente para uma remada padrão para a frente ou uma remada em J.

Remando com um parceiro

  1. etapa 1 sente-se em extremidades opostas da canoa.
    Sente-se em extremidades opostas da canoa. Remar em tandem (com um parceiro) é semelhante a remar sozinho, com algumas diferenças cruciais. Quando duas pessoas estão sentadas no mesmo barco, é importante manter o barco 'em ordem', ou seja, garantir que ele fique equilibrado na água. Portanto, uma pessoa deve sentar-se na proa (frente) do barco e a outra na popa (traseira). Essa deve ser a disposição de assento que pareça mais natural e equilibrada.
    • Se uma pessoa for muito mais pesada do que a outra, considere a possibilidade de colocar mais equipamentos na extremidade da canoa dessa pessoa para distribuir o peso de maneira uniforme.
    • Em termos tradicionais de canoa, a pessoa sentada na proa é chamada de arqueiro e a pessoa na popa é chamada de barqueiro.
  2. etapa 2 deixe que o arqueiro estabeleça o ritmo.
    Deixe que o arqueiro estabeleça o ritmo. Ao remar em equipe, você deve sincronizar suas remadas (começar e terminar ao mesmo tempo) para obter o máximo de potência. Como o arqueiro está voltado para a frente e não consegue ver o remador, ele define o ritmo. Isso significa que cabe ao homem da popa combinar suas remadas com as do homem da proa, e não o contrário. É claro que os dois remadores podem (e devem) conversar entre si para definir um ritmo confortável - uma boa comunicação é fundamental para uma viagem rápida e feliz.
  3. etapa 3 deixe o homem da popa cuidar da direção.
    Deixe o homem da popa cuidar da direção. A pessoa sentada na popa do barco quase sempre terá mais facilidade para determinar a direção do barco do que a pessoa na frente. Portanto, o homem da popa é responsável por garantir que o barco esteja indo na direção certa. Ela deve usar suas braçadas normais, bem como técnicas especiais, como braçadas em J e varreduras, para manter o barco apontado para a frente. O arqueiro pode ajudar nas curvas, mas normalmente não pode assumir um papel de liderança.
    • O motivo pelo qual o homem da popa tem maior controle sobre a direção do barco tem a ver com a força de resistência que a água exerce sobre o barco. Essencialmente, como a proa do barco é responsável por 'cortar' a água, ela está constantemente sentindo a resistência da água que empurra para fora do caminho. A popa, por outro lado, não tem esse problema e, por isso, normalmente sente menos 'empurrões' da água ao seu redor, o que facilita a virada.
  4. etapa 4 sincronize o deslocamento lateral para viajar em linha reta.
    Sincronize a troca de lado para viajar em linha reta. Ao se deslocar para a frente, o fato de as duas pessoas remarem em lados opostos da canoa geralmente proporciona o resultado mais reto. Para garantir que você não comece a remar acidentalmente no mesmo lado do barco e faça com que ele vire, certifique-se de trocar de lado ao mesmo tempo. Geralmente, o homem da popa grita 'trocar!' quando é hora de fazer isso.
    • Observe que, como o remador tem maior controle sobre a direção do barco, a canoa geralmente se afastará gradualmente do lado em que o remador está remando, mesmo que o arqueiro esteja remando no lado oposto - é por isso que trocar de lado é importante.
  5. etapa 5 esteja ciente das diferenças nas técnicas de direção para o arqueiro.
    Esteja ciente das diferenças nas técnicas de direção para o arqueiro. Com a adição de um segundo remador, a direção da canoa se torna ligeiramente diferente. Embora todas as técnicas de direção do homem da popa descritas na seção acima funcionem normalmente, os esforços do arqueiro para dirigir podem funcionar de forma diferente devido à sua posição na frente do barco. Se o arqueiro entender essas diferenças, ele poderá ajudar na direção do barco. Abaixo está um resumo das técnicas que o arqueiro pode usar para ajudar na direção do barco:
    • Remar para frente funciona normalmente (o barco se afastará do remo do arqueiro).
    • As puxadas funcionam para trás (o barco virará na direção do remo do arqueiro).
    • Em vez de fazer varreduras para trás, os arqueiro geralmente usam uma técnica chamada varredura frontal para ajudar na direção. Isso é essencialmente o oposto de uma varredura para trás - o arqueiro estende o remo para frente e, em seguida, puxa-o para trás e para o lado em um arco amplo ao longo da superfície da água. Isso funciona como uma versão mais forte da braçada para frente comum, virando o barco para longe do remo do arqueiro.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Se você estiver remando sozinho, sua canoa for simétrica e você preferir o assento da proa ao assento da popa, tente virar a canoa (colocando o assento da proa na parte de trás) e sentar-se no assento da proa voltado para a frente (na direção da viagem). Isso o colocará no assento de sua preferência sem afetar sua técnica de remada.
  • Se estiver remando sozinho e sentado na popa, talvez seja necessário adicionar um saco de pedras ou um jarro de água na extremidade oposta para manter o barco equilibrado (ou 'trim'). Você também pode simplesmente sentar ou ajoelhar-se no centro da canoa, embora sua capacidade de direção seja um pouco maior na popa.

Avisos

  • Sempre se planeje para uma virada! Use uma bolsa seca para manter roupas sobressalentes, alimentos, equipamentos de sobrevivência, carteira, chaves e outros equipamentos essenciais ao seu alcance. Prenda a bolsa à canoa ou a um equipamento que flutue se ocorrer uma virada em águas em movimento.

Coisas de que você precisará

  • Dispositivos de flutuação pessoal (PFD) (é melhor usar um colete salva-vidas)
  • Remos (+ um sobressalente)
  • Bailer e esponja (corte uma garrafa de alvejante e adicione um barbante)
  • Pintores (cordas em cada extremidade do barco, com pelo menos o comprimento de seu barco. Mais longas se houver previsão de forro)
  • Mapas, anotações de viagem
  • Bolsa(s) pessoal(is) seca(s) (uma por pessoa)
  • Garrafa de água
  • Capa de chuva, chapéu, protetor solar, protetor labial
  • Cintas de amarração, suporte, chave hexagonal
  • Bolsa de arremesso (viagem fluvial)
  • Apito
  • Faca
  • Spray deck, argolas
  • Capacete, sandálias, meias aquáticas
  • Roupa de mergulho, jaqueta para remar
  • Kit de sobrevivência (purificador de água, primeiros socorros, fogueira, abrigo, etc.)