Como arrumar um saco de dormir

Autor do artigo:Gabriel Silva

O acondicionamento inadequado pode transformar seu aconchegante saco de dormir em um amontoado úmido e pesado. Saiba como protegê-lo e colocá-lo confortavelmente em sua mochila. Quando voltar de sua aventura, não se esqueça de dar um pouco de atenção ao seu saco para que ele permaneça confortável para a próxima viagem.

Etapas

Como embalar um saco de dormir para mochilão

  1. Etapa 1: Considere a possibilidade de adquirir um saco de dormir para poder embalar o saco de dormir em um volume menor.
    Considere a possibilidade de adquirir um saco de dormir para que possa embalar o saco de dormir em um volume menor. Uma opção é um 'saco de compressão', que tem alças para comprimir ainda mais o saco depois de embalado.
    • A quantidade mínima de peso extra do saco pode valer a pena pela redução do volume e pela proteção contra rasgos. No entanto, muitos caminhantes de longa distância não usam um saco de transporte - eles simplesmente colocam a bolsa na mochila e deixam que ela ocupe os espaços vazios. A única razão para colocá-la em um saco é mantê-la contida, por conveniência. Os sacos de compressão são uma boa maneira de economizar espaço, mas são um pouco mais pesados do que um saco de estopa comum.
  2. Etapa 2 Enfie a bolsa no saco de estufagem.
    Enfie a sacola no saco de estopa. Sem dobrar, sem enrolar, basta pegar uma extremidade e começar a enfiá-la no saco até que esteja toda dentro. Comece com a extremidade do pé para que seja mais fácil retirar todo o ar. Ao 'enchê-lo' dessa forma, o isolamento ficará distribuído de maneira mais uniforme, pois nunca será dobrado da mesma maneira. Se esse for um saco de compressão, aperte as alças para apertar ainda mais o saco. Puxe o cordão do saco de enchimento o mais apertado possível. O objetivo é que a abertura não seja maior do que um quarto, se possível.
    • Dobrar e enrolar tende a causar estresse repetido nas mesmas peças e pode causar caroços no enchimento ou rasgos no tecido. Dobrar também leva mais tempo e dificulta a compressão.
  3. Etapa 3 Proteja sua bolsa da água.
    Proteja seu saco da água. Manter seu saco de dormir seco é uma grande prioridade, especialmente para sacos de plumas. Nada é mais desconfortável do que dormir em um saco molhado em uma noite fria. Sacos e mochilas à prova d'água são uma opção, mas podem ser caros e nem sempre confiáveis. Para proteção extra, use uma capa de mochila de qualidade e forre o interior da mochila com um saco compactador de lixo.
    • Os sacos podem se molhar não apenas com a chuva, mas também ao colocar a mochila no chão molhado (já que você costuma amarrá-la no fundo da mochila) ou ao atravessar riachos.
    • Se você não tiver um saco compactador de lixo, forre a parte interna do saco de enchimento com um saco de lixo comum antes de colocar a mochila.
    • Dobre a parte superior do saco de lixo ou do saco compactador de lixo para que ele fique vedado e a água não entre. Se estiver usando um saco de lixo dentro do saco de estufagem, torça as pontas em excesso do saco de lixo e enfie a torção sob a borda do cordão para que nada fique para fora. Não há necessidade de usar um laço de torção. Eles são muito fáceis de perder na trilha e aumentar o lixo na trilha.
  4. Etapa 4 Coloque a bolsa no fundo da mochila.
    Coloque o saco no fundo de sua mochila. Como você não precisará do saco de dormir durante o dia, coloque-o embaixo de todo o resto. Isso também reduzirá a tensão em suas costas e joelhos, já que o saco é mais leve (em volume) do que a maioria dos outros suprimentos.
    • Se sua mochila tiver dois compartimentos, guarde-o na parte inferior do compartimento superior.
    • Se não for possível colocar todo o seu equipamento dentro da mochila e os itens maiores, como a barraca e/ou o saco de dormir, tiverem de ser amarrados do lado de fora, amarre o saco de dormir na parte superior da mochila e a barraca na parte inferior. Quando tirar a mochila nas paradas para descanso e colocá-la no chão, é preferível que a barraca em vez do saco de dormir esteja em contato com o chão, especialmente se estiver úmido ou lamacento.
    • Se você amarrar o saco à mochila, certifique-se de tentar centralizá-lo na mochila da melhor forma possível e aperte-o o máximo que puder. Caso contrário, muitas pessoas acabam tendo que parar para prender novamente a bolsa porque ela está caindo.

Como embalar uma bolsa enrolando-a

  1. Etapa 1 Dobre a bolsa ao meio.
    Dobre a sacola ao meio. Dobre-a no sentido da largura, para que ela fique com metade da largura e o dobro da espessura quando enrolada. Dependendo do tamanho do saco e da sacola, talvez seja necessário dobrá-lo uma segunda vez.
  2. Etapa 2 Enrole o saco de dormir.
    Enrole o saco de dormir. Comece a enrolar pela extremidade sem as alças presas. Enrole o saco o mais apertado que puder e, em seguida, puxe as alças sobre a trouxa para mantê-la unida.
    • Para enrolá-lo o mais firmemente possível, ajoelhe-se com os joelhos na extremidade do saco, enrolando-o contra a parte superior da perna.
  3. Etapa 3 Coloque a bolsa em seu saco.
    Coloque a bolsa em seu saco. Normalmente, não se trata de um saco de enchimento, mas de um saco ajustado no qual o saco de dormir pode se encaixar quando enrolado.
    • Se você não tiver um saco de enchimento, aperte bem o saco enrolado com um cinto ou um barbante ou corda como último recurso. Talvez você precise de um amigo para segurar o saco enquanto você o amarra.

Armazenamento de um saco de dormir em casa

  1. Etapa 1 Lave o saco, se necessário.
    Lave o saco, se necessário. Se o saco de dormir ficar sujo, lave-o em uma máquina de lavar com carregamento frontal. Passe-o pela secadora até que esteja completamente seco. Se você tiver um saco de dormir sintético, verifique a etiqueta para ver se há instruções especiais antes de fazer isso.
    • Os sacos de dormir de plumas ficam grumosos na lavagem. Para deixá-los uniformes e macios novamente, adicione uma bola de tênis à secadora perto do final do ciclo.
    • Nunca lave um saco de dormir em uma máquina com carga superior. O agitador pode rasgar o tecido.
  2. Etapa 2 Areje o saco de dormir após cada viagem.
    Areje o saco de dormir após cada viagem. Nunca guarde um saco de dormir enquanto ele estiver molhado ou mesmo um pouco úmido. Se o saco de dormir não precisar de uma visita à lavanderia, basta estendê-lo para secar.
    • Algumas pessoas viram o saco do avesso e o penduram para que o interior fique arejado (geralmente é isso que fica malcheiroso com o tempo).
  3. Etapa 3 Deixe-o sem compressão durante o armazenamento.
    Deixe-o sem compressão durante o armazenamento. Guardar um saco de dormir em um saco de enchimento pode comprimir o material permanentemente (o enchimento interno pode se separar ao longo do local onde está dobrado e isso o torna mais frio e menos quente para dormir). Deixe-o expandir entre as viagens com um dos seguintes métodos de armazenamento:
    • Coloque-o em um saco de armazenamento grande e respirável feito de algodão ou náilon.
    • Espalhe-o embaixo da cama.
    • Pendure sacos de dormir sintéticos (mas não de plumas) em um cabide grande.
  4. Etapa 4 Proteja-o contra insetos e água.
    Proteja-o de insetos e água. Se estiver armazenando o saco de dormir em um local úmido, coloque-o em um recipiente hermético e seco. Mantenha-o longe de áreas com problemas conhecidos de insetos.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como devo enrolá-lo?
    Dobre-o como um cobertor, mas certifique-se de que ele tenha a forma de um retângulo e que caiba em outra bolsa.
  • Pergunta
    Como devo fazer isso se estiver enrolando?
    Comece com a parte que está aberta e, ao enrolá-la para baixo, pressione-a para retirar todo o ar e a penugem.

Vídeo

Dicas

  • Os sacos de dormir de plumas podem ser mais comprimidos do que os sacos de dormir sintéticos. É possível colocá-los em um saco de dormir menor, e os sacos de compressão são mais eficazes.
  • Se o seu saco de dormir não tiver capuz, use um capuz ou casaco com capuz para dormir. Isso o manterá mais aquecido e protegerá seu rosto de insetos.
  • Se precisar economizar dinheiro, compre o saco de dormir em uma loja de segunda mão e costure os rasgos.

Avisos

  • Há muitos tipos e modelos de sacos de dormir aos quais essas instruções podem não ser totalmente aplicáveis. O exemplo mais imediato seria o dos antigos sacos 'múmia' de excedentes militares, geralmente disponíveis em lojas de excedentes. Esses sacos geralmente são bastante difíceis de comprimir (o que torna um saco de dormir menos do que o ideal), pois tendem a ser mais rígidos do que seus equivalentes modernos, e a maioria diz especificamente 'Do Not Wash' (Não lavar) em uma etiqueta interna.
  • Se o seu saco de dormir tiver um furo perto do zíper, conserte-o imediatamente. O saco de dormir inteiro pode se desfazer.