Como organizar um torneio de badminton

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um torneio de badminton é uma ocasião em que os jogadores têm a chance de jogar contra equipes de outros clubes, regiões ou até mesmo países. Organizar seu próprio torneio exigirá boas habilidades de planejamento e um orçamento.

Etapas

  1. Etapa 1 Converse primeiro com suas próprias equipes para verificar se há interesse.
    Converse com suas próprias equipes primeiro para verificar se há interesse. Você precisará selecionar um horário em que as pessoas provavelmente estarão disponíveis e tentar descobrir quem está disposto a ajudar e a jogar. Quanto mais pessoas ajudarem você a organizar o torneio, melhor.
    • Você quer duplas ou simples? É mais fácil ter duplas quando se está fazendo isso pela primeira vez. Assim que você começar a misturar os jogos, a logística se tornará mais difícil.
  2. Etapa 2 Decida onde o torneio será realizado.
    Decida onde o torneio será realizado. Você usará o salão de badminton habitual em que joga agora ou precisará de um local maior ou mais central? Considere os custos envolvidos na contratação de qualquer local e certifique-se de que, se for usar um local diferente do habitual, ele possa acomodar o badminton, incluindo o espaço necessário para a parte superior da cabeça.
  3. Etapa 3 Prepare os materiais para convidar os jogadores para o torneio.
    Prepare os materiais para convidar os jogadores para o torneio. Você precisará saber os números logo no início, portanto, quanto mais cedo conseguir as reservas dos jogadores e das equipes, melhor será a logística de organização. Crie formulários de registro que obtenham todos os detalhes necessários dos participantes do torneio. Defina a data de vencimento para o retorno do interesse ou da reserva com várias semanas ou meses de antecedência para que você possa tomar todas as providências necessárias a tempo.
    • Talvez você queira imprimir pôsteres promocionais para incentivar os participantes desconhecidos a participarem do torneio também. Peça a alguém que tenha boas habilidades com pôsteres para criar um ótimo gráfico, juntamente com detalhes sobre as datas, os horários, o local e as competições do torneio. Se houver restrições de idade, inclua-as e forneça detalhes de contato.
    • Se estiver cobrando uma taxa de inscrição, certifique-se de que ela esteja clara. As taxas de inscrição devem cobrir os custos de aluguel do local, fornecimento de equipamentos e tudo o mais. A não ser que você seja uma organização com fins lucrativos, não faça com que a taxa de inscrição seja voltada para o lucro.
    • Crie uma página no Facebook e uma conta no Twitter para promover o torneio. Certifique-se de ter alguém disponível regularmente para responder às perguntas nessas contas e para atualizar as informações sobre o andamento.
  4. Etapa 4 Compre ou encontre os equipamentos necessários.
    Compre ou encontre os equipamentos necessários. Verifique as condições de suas próprias redes, raquetes e petecas antes de presumir que elas serão adequadas para o torneio. É provável que você precise comprar pelo menos mais petecas do padrão da competição para garantir que haja petecas novas suficientes para o torneio. Verifique se todas as redes estão em boas condições e adquira novas redes, se necessário. Tenha raquetes sobressalentes para o caso de os jogadores quebrarem e precisarem usar raquetes substitutas.
  5. Etapa 5 Monte as equipes.
    Monte as equipes. As pessoas jogarão de acordo com as equipes existentes ou você criará equipes específicas para o torneio? Se os vencedores forem participar de competições específicas em outro lugar, certifique-se de ler as regras para atender a quaisquer requisitos oficiais necessários para essas vitórias.
    • Forme um comitê de classificação se for organizar equipes com os participantes. Distribua os jogadores de acordo com a semente, até as quantidades desconhecidas (coloque-os aleatoriamente).
    • Use um programa de computador (software de torneio de badminton) para ajudá-lo com as equipes, partidas e outros arranjos mais complexos necessários.
    • Se você precisar usar uniformes, certifique-se de providenciá-los com bastante antecedência.
  6. Etapa 6 Seja muito rigoroso com o tempo de quadra.
    Seja muito rigoroso com relação ao tempo de quadra. Com antecedência, certifique-se de que o tempo de quadra seja alocado de acordo com a duração do jogo e não mais do que isso. Alguém precisará receber a tarefa no dia de garantir que cada equipe esteja cumprindo o tempo de quadra alocado. Uma boa regra geral é alocar 20 minutos para um jogo de 21 pontos e 15 minutos para um jogo de 15 pontos; certifique-se de informar às equipes sobre esses limites no início do torneio do dia.
    • Certifique-se de que haja alguns organizadores superajustados dispostos a correr de um lado para o outro no dia do torneio para cuidar de toda a logística, inclusive manter o fluxo em movimento, fazer com que as equipes entrem e saiam das quadras na hora certa, usar as quadras que ficarem livres de repente etc. Eles também podem precisar atuar como juízes de linha imparciais em raras ocasiões em que as equipes não possam cooperar em uma chamada.
  7. Etapa 7 Considere o fornecimento de bufê e vestiários.
    Considere o fornecimento de bufê e vestiários. Você fornecerá comida e bebida ou dependerá do que o local do evento já oferece? E certifique-se de que haja vestiários disponíveis para todos os jogadores.
  8. Etapa 8 Prepare troféus, fitas ou placas/cartões de premiação a tempo para o torneio.
    Mande confeccionar troféus, fitas ou placas/cartões de premiação a tempo para o torneio. Se não tiver dinheiro para nada sofisticado, certificados simples de papelão com uma roseta anexada são um prêmio excelente e acessível.
  9. Etapa 9 No dia do torneio, verifique novamente se tudo está pronto e no lugar.
    No dia, verifique novamente se tudo está pronto e no lugar. Todas as redes, petecas, raquetes e listas de equipes estão com você? Tudo está em perfeitas condições? Você tem as chaves do local do evento? Alguém está chegando cedo para preparar e estar presente quando os jogadores começarem a chegar cedo? Os vestiários estão prontos para uso? Se houver serviço de bufê, a área de alimentos e bebidas está devidamente montada?

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Quantos ônibus devem ser comprados para o torneio?
    Tudo depende do número. Por segurança, tenha uma proporção de 1:1,5 entre as equipes e os ônibus. Se o orçamento for uma restrição, 1:1 também é plausível.
  • Pergunta
    Quantos jogadores são necessários para uma equipe registrada?
    Para simples, apenas um. Para duplas, dois. Para duplas mistas, um homem e uma mulher.
  • Pergunta
    Quantos tubos de penas devo comprar?
    60 a 70, dependendo do número de equipes que virão e do número total de membros.

Dicas

  • No formulário de inscrição, deixe claro que a decisão do organizador do torneio é a palavra final. Isso evitará que jogadores mandões ou dominadores prefiram que as coisas sejam feitas do jeito deles. Eles podem organizar o torneio deles do jeito deles, mas não do seu!
  • Para um torneio amador, é melhor ter equipes de linha que se autodenominem, de forma responsável. Pode ser difícil conseguir pessoas extras, a não ser que você tenha um juiz de linha que fique feliz em percorrer as diferentes quadras.
  • Mantenha os custos baixos, premiando apenas os vencedores e os vice-campeões.

Avisos

  • Diga aos jogadores, desde o início, que os espectadores não são árbitros e que suas chamadas da plateia devem ser ignoradas.
  • Se você for um jogador, evite jogar e ser o organizador principal. Não é possível fazer as duas coisas no mesmo dia.

Coisas de que você precisará

  • Local do evento
  • Quadras reservadas exclusivamente para o seu evento
  • Uniformes (opcional)
  • Raquetes (sobressalentes)
  • Petecas (muitas)
  • Redes (em ótimo estado)
  • Água
  • Alimentos (opcional)
  • Formulários de registro e pôsteres (programa de design para computador e impressora)
  • Software de torneio