Como abrir os olhos embaixo d'água sem usar óculos de proteção e não se machucar

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora talvez você não consiga se livrar completamente da dor nos olhos causada por nadar embaixo d'água, há muitos truques que podem ser usados para reduzi-la depois que você sair da água. A vermelhidão e a sensação de ardência com as quais você provavelmente está familiarizado se já abriu os olhos em uma piscina ou no mar ocorrem devido aos produtos químicos e outros elementos presentes na água. Ao tomar as medidas preventivas corretas e tratar os olhos depois, você poderá reduzir significativamente a dor causada pela abertura dos olhos embaixo d'água e poderá evitar que eles fiquem vermelhos e inchados!

Etapas

Reduzindo a dor nos olhos debaixo d'água

  1. Etapa 1 Evite água com cloro.
    Evite água com cloro. Embora você nem sempre possa escolher onde vai nadar, é útil saber quais tipos de água causam mais dor nos olhos. Por exemplo, a água clorada (como a que você normalmente encontra em piscinas, banheiras de hidromassagem etc.) tende a doer mais do que a água comum quando entra em contato com seus olhos. Embora seja excelente para matar os germes transmitidos pela água, a vermelhidão e a ardência que podem ocorrer após um mergulho na piscina podem ser muito irritantes.
    • O cloro causa mais dor porque rompe a membrana lacrimal natural do olho. Em alguns casos, o cloro também pode desidratar a córnea, levando a uma visão turva e distorcida por um curto período.
  2. Etapa 2 Evite água salgada.
    Evite água salgada. Outra fonte comum de irritação nos olhos durante a natação é a água salgada. O sal retira naturalmente a umidade dos olhos, desidratando-os e causando uma sensação de ardência. Além disso, os tipos de locais onde é provável que você nade em água salgada (como praias) podem ter contaminantes adicionais na água, como matéria biológica, lodo e poluição.
    • Os olhos são naturalmente cobertos por um fluido salgado (você provavelmente sabe disso se já provou suas próprias lágrimas). No entanto, o teor médio de sal do oceano é geralmente de três a quatro vezes mais salgado, o que leva ao desequilíbrio que desidrata seus olhos.
  3. Etapa 3 Remova as lentes de contato antes de nadar.
    Remova as lentes de contato antes de nadar. A maioria dos optometristas (oftalmologistas) recomenda não nadar com lentes de contato. Dependendo do tipo de lente que estiver usando, a água pode fazer com que a lente se deforme e pressione o olho, causando dor. As lentes de contato também podem reter bactérias e microrganismos da água contra o olho, o que (em casos raros) pode levar a infecções que causam sérios problemas de visão.
    • Se precisar usar lentes de contato embaixo d'água, use lentes descartáveis de uso único e descarte-as depois de nadar. Dessa forma, você não precisará desinfetá-las cuidadosamente.
  4. Etapa 4 Tenha à mão uma solução salina calmante.
    Tenha à mão uma solução salina calmante. As soluções salinas contêm uma mistura de sal e água que é especialmente formulada para corresponder aos níveis naturais de sal de seus olhos. Aplicar algumas gotas depois de nadar sem óculos de proteção é uma ótima maneira de eliminar os contaminantes dos olhos, aliviar a ardência e reduzir o risco de infecção. Normalmente, é possível encontrar frascos de solução salina em farmácias e mercearias por preços razoavelmente baixos.
    • Em caso de emergência, você também pode borrifar os olhos com água fresca e limpa, como a que vem de uma garrafa ou da torneira.
  5. Etapa 5 Aperte os olhos, em vez de abri-los completamente.
    Aperte os olhos, em vez de abri-los completamente. Quanto menos você expuser seus olhos à água, menos os irritará. Se abrir os olhos completamente for muito doloroso, você poderá ter alguma visão subaquática simplesmente apertando os olhos. Você não conseguirá ver tanto, mas provavelmente ainda conseguirá distinguir formas e contornos vagos, o que é melhor do que nada.

Praticando sua visão subaquática

  1. Etapa 1 Entre na água com os olhos fechados.
    Entre na água com os olhos fechados. Como qualquer habilidade difícil, a melhor maneira de aprender a abrir os olhos embaixo d'água sem dor é praticando. Comece pulando em seu corpo de água preferido. Conforme observado acima, a água limpa e doce é a melhor opção - o cloro e a água salgada machucam mais. Mantenha os olhos fechados ao entrar na água para evitar que a água espirre neles.
    • Se estiver usando lentes de contato, não se esqueça de tirá-las antes de entrar na água.
  2. Etapa 2 Tente apertar os olhos em um primeiro momento.
    Tente apertar os olhos no início. Quando estiver embaixo d'água, abra os olhos levemente. Abra um pouco as pálpebras até conseguir ver os contornos vagos do ambiente. Mantenha isso por um ou dois segundos. Se não for muito incômodo, prossiga para a próxima etapa.
    • Se apertar os olhos for muito doloroso, talvez você esteja nadando em água que irrita os olhos (ou talvez tenha olhos naturalmente sensíveis). Tente a etapa do 'ambiente controlado' no final desta seção.
  3. Etapa 3 Abra os olhos mais lentamente.
    Abra lentamente os olhos. Agora, abra gradualmente as pálpebras até a posição natural de 'abertura'. Pode ser difícil conseguir fazer isso - muitas vezes parece 'errado', como engolir um comprimido sem água ou olhar para uma borda alta se você tiver medo de altura. Se estiver nervoso, vá mais devagar para manter sua ansiedade sob controle.
    • Algumas pessoas acham mais fácil abrir os olhos embaixo d'água se olharem para cima. Experimente apontar os olhos em diferentes direções para encontrar uma posição que seja melhor para você.
  4. Etapa 4 Feche os olhos assim que eles começarem a arder.
    Feche os olhos assim que eles começarem a arder. Se você já manteve os olhos abertos fora da água (como em um concurso de olhares), provavelmente sabe que eles começam a arder depois de um tempo, mesmo sem nada que os irrite além do ar. Quando você está embaixo d'água, seus olhos começam a arder muito mais rapidamente e você precisa mantê-los fechados por mais tempo do que o normal para que a ardência desapareça. Assim que sentir as primeiras pontadas de dor, feche os olhos e mantenha-os fechados por um ou dois segundos. Suas pálpebras voltarão a cobrir seus olhos com uma camada protetora de lágrimas, reduzindo a dor.
    • Quando a ardência passar, abra os olhos novamente de forma gradual. Repita esse padrão ao nadar embaixo d'água para manter a dor sob controle.
  5. Etapa 5 Se você're having trouble, test your skills in a controlled environment.
    Se estiver com problemas, teste suas habilidades em um ambiente controlado. Os olhos de cada pessoa são diferentes. Algumas pessoas acham fácil abrir os olhos embaixo d'água, enquanto outras podem ter dificuldade. Se não conseguir abrir os olhos, tente este método de prática suave até se sentir mais confortável:
    • Encha uma bacia ou pia com água limpa, clara e morna (não quente) da torneira.
    • Abaixe o rosto na água com os olhos fechados. A sensação deve ser agradável. Se estiver muito quente ou fria, ajuste a temperatura.
    • Com o rosto na água, abra os olhos gradualmente, primeiro semicerrando os olhos e depois abrindo-os totalmente. Feche os olhos novamente assim que eles começarem a arder.
    • Repita algumas vezes até conseguir abrir os olhos com confiança antes de testar suas habilidades na piscina, na praia, etc.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Meus olhos doerão um pouco quando eu os abrir na água com cloro?
    Para mim, no início fica um pouco embaçado e só consigo abri-los debaixo d'água por curtos períodos de tempo, mas tenho amigos que conseguem fazer isso! Seus olhos se acostumarão se você praticar.
  • Pergunta
    Tenho um medo extremo de me afogar se não segurar meu nariz enquanto nado, mas não quero parecer idiota segurando-o constantemente. Como posso melhorar isso?
    Você pode comprar prendedores de nariz para nadar, de modo que a água não suba pelo nariz. É como segurar o nariz, só que com uma aparência mais normal.
  • Pergunta
    Por quanto tempo devo praticar?
    Pratique o tempo que for necessário. Quando estiver confortável, você poderá fazer isso sempre que quiser. É claro que, para manter a habilidade, você precisa praticá-la regularmente.

Vídeo

Dicas

  • O fato de a exposição repetida ao cloro e/ou à água salgada poder ou não causar danos aos olhos a longo prazo é objeto de debate. Sabe-se que a irritação ocular em geral pode levar a condições menores, como o olho de surfista, que pode afetar temporariamente a visão.
  • Se você estiver nervoso para abrir os olhos embaixo d'água, não faça contagem regressiva a partir de cinco ou algo do gênero. Em geral, isso só aumentará a probabilidade de você desistir no último segundo. Em vez disso, simplesmente entre na água, diga a si mesmo: 'Eu vou fazer isso', e então faça!
  • Feche os olhos e, quando se sentir confortável, abra um pouco mais e continue fazendo isso até que seus olhos estejam totalmente abertos debaixo d'água.