Como fazer Ollie

Autor do artigo:Gabriel Silva

Qualquer skatista lhe dirá que o ollie é a manobra mais fundamental do skate. Na verdade, é provavelmente a primeira manobra que você aprenderá no skate. Eles são ótimos para superar obstáculos, movimentar-se no skate ou simplesmente parecer legal. Saiba a maneira correta de mover os pés sobre a prancha e, com um pouco de prática, você poderá aprender a fazer o ollie perfeito!

O que você deve saber

  • Pratique na grama ou no carpete para tornar o processo de aprendizagem um pouco mais fácil.
  • Fique na posição correta, colocando o pé dianteiro no meio do skate e o pé traseiro na rabeta.
  • Levante a prancha no ar dobrando os joelhos, pulando no ar e pressionando a rabeta traseira da prancha.
  • Desloque o pé dianteiro para a extremidade superior da prancha imediatamente após o salto.

Etapas

Praticando os movimentos corretos

  1. Etapa 1 Comece em uma superfície macia, como a grama.
    Comece em uma superfície macia, como a grama. As duas partes mais importantes para fazer um ollie são acertar os movimentos e ter confiança de que pode fazê-lo. Comece a praticar em uma superfície macia, como a grama. Comece a praticar em uma superfície macia, como grama ou carpete. Isso manterá a prancha imóvel enquanto você pratica e não machucará tanto quanto o concreto se você cair.
    • Se não houver grama ao seu redor ou se você não puder praticar dentro de casa, encontre uma rachadura na calçada onde possa apoiar as rodas traseiras. Isso ajudará a evitar que a prancha se mova enquanto você pratica.
  2. Etapa 2 Coloque o pé dianteiro próximo ao meio da prancha.
    Coloque o pé dianteiro próximo ao meio da prancha. O pé dianteiro deve ser seu centro de equilíbrio ao andar de um lado para o outro, portanto, também deve estar no centro do skate. Posicione o pé dianteiro atrás dos trucks dianteiros e próximo ao meio da prancha, mantendo-o paralelo à ponta.
    • O posicionamento de seu pé dianteiro mudará a altura de seu ollie. Se ele estiver mais para trás, você saltará mais alto, mas será mais difícil executá-lo bem. Se você o colocar mais à frente, poderá fazer um pequeno salto com bastante facilidade. Comece com o pé dianteiro próximo ao meio e mova-o à medida que ficar mais confiante.
    • Tente ficar em pé no skate com diferentes pés para frente para ver o que parece mais natural. Não existe uma maneira correta, portanto, veja o que funciona melhor para você.
  3. Etapa 3 Coloque o pé traseiro bem na parte de trás/cauda do skate.
    Coloque o pé de trás bem na parte de trás/cauda do skate. Alinhe o lado do pé de trás com a extremidade traseira do skate, de modo que ele fique o mais para trás possível. Esse pé chutará a parte traseira do skate para baixo para levantar a frente. Quanto mais atrás no skate estiver o pé traseiro, mais alavancagem você conseguirá obter e mais fácil será fazer o ollie. Muitos skatistas têm apenas metade do pé traseiro na rabeta da prancha quando fazem o pop.
    • Certifique-se de que a maior parte do peso esteja na bola do pé, e não na sola. Isso fará com que seja muito mais fácil chutar a prancha para baixo.
  4. Etapa 4 Empurre para baixo com o pé de trás para praticar a elevação da frente da prancha.
    Empurre para baixo com o pé traseiro para praticar a elevação da frente do skate. Mantenha o skate no lugar e use a bola do pé traseiro para empurrar para baixo a parte de trás do skate. Ao fazer isso, deixe o pé dianteiro se elevar com a prancha até que a parte de trás da prancha atinja o chão.
    • Esse é um dos principais movimentos envolvidos na execução de um ollie, portanto, você deve praticar esse movimento até conseguir executá-lo com facilidade e confiança.
  5. Etapa 5 Acostume-se a deslizar o pé dianteiro pelo comprimento da prancha.
    Acostume-se a deslizar o pé dianteiro pelo comprimento da prancha. Quando você tiver aperfeiçoado a elevação da frente da prancha, use o pé de trás para segurar a prancha nessa posição. Deslize o pé dianteiro pela prancha em direção à frente, girando-o ao fazer isso. O lado do pé logo abaixo dos dedos deve ralar ao longo do deck da prancha até chegar ao topo.
    • A sola do sapato não deve tocar a prancha enquanto você desliza o pé para cima. Todo o contato deve ser entre o deck da prancha e a lateral do sapato.
    • Pratique esse movimento até que você consiga fazê-lo perfeitamente sem precisar pensar muito. Essa é a outra parte fundamental da execução de um ollie, portanto, você precisa ser capaz de executá-la bem.

Aperfeiçoando seu ollie

  1. Fique em pé sobre a prancha e dobre os joelhos. Posicione-se na prancha com o pé dianteiro no meio e o pé traseiro próximo à borda traseira. Dobre ligeiramente os joelhos para se preparar para saltar, mantendo os ombros aproximadamente no mesmo nível dos pés. Certifique-se de que consegue manter o equilíbrio ao fazer isso, caso contrário, todo o truque será interrompido.
    • Tente ficar na ponta dos pés ao se agachar. Se você empurrar demais os dedos dos pés para cima, a prancha começará a girar para longe de você ao saltar.
  2. Pule no ar com o pé da frente primeiro. Depois de se agachar, você precisa se levantar novamente para tirar o peso da prancha e permitir que ela se levante do chão. Pule para cima, tentando colocar o peso primeiro no pé dianteiro e depois no pé traseiro.
    • Pode ser mais fácil pensar nisso como pular com o pé de trás. Levante o pé da frente primeiro e depois pule com o pé de trás.
  3. Dê um chute para baixo na parte de trás da prancha ao saltar. Use a mesma técnica que você vem praticando para empurrar a parte de trás do skate com o pé traseiro. Tente fazer isso assim que sentir seu peso saindo da prancha, de modo que você só precise levantar a prancha e não a si mesmo!
    • Obter o momento certo do chute para baixo é crucial para fazer um ollie. Não se preocupe se não conseguir na primeira vez, continue praticando.
    • A prancha deve tocar o chão por pouco antes de você 'saltar' e ir para o ar. Se arrastar demais a prancha pelo chão, você ficará mais lento e perderá o impulso para a manobra.
  4. Deslize o pé dianteiro assim que começar a pular. Use o mesmo movimento que você vem praticando para deslizar o pé em direção à extremidade superior da prancha, assim que saltar dela e chutar a parte de trás para baixo. A parte frontal da prancha deve se elevar à medida que você desliza o pé ao longo dela, com o pé atingindo a parte superior da prancha no ponto mais alto do salto.
    • Lembre-se de que essa etapa deve ser executada ao mesmo tempo em que o salto. Deslizar muito cedo resultará em um ollie com pouca altura; deslizar muito tarde resultará em um ollie que não fica nivelado em seu ponto mais alto.
  5. Puxe os joelhos em direção ao peito. Seu skate só pode se elevar até a altura de seus pés, portanto, você precisará dobrar os joelhos para cima ao saltar. A distância exata que você precisa para levantar os pés dependerá da altura do seu ollie, mas com um pouco de prática, você deve ser capaz de saber facilmente a que altura precisa levantar os pés.
  6. Chute a parte superior da prancha para nivelá-la. Quando a frente da prancha atingir o ponto mais alto e seu pé se aproximar do topo, empurre o pé para a frente da prancha. Isso forçará a parte dianteira da prancha a se abaixar e a parte traseira a se elevar, levantando toda a prancha no ar e endireitando-a.
    • Gire levemente o pé ao fazer isso para que possa aterrissar com os pés apoiados no chão quando a prancha atingir o solo.
    • Pode demorar um pouco para pegar o jeito de saber exatamente o quanto você precisa empurrar o pé para frente. Se você chutar muito longe, talvez não consiga fazer a manobra. Se não empurrar o suficiente, a prancha não ficará nivelada e a aterrissagem poderá ser um pouco instável. Continue praticando até ter uma boa noção.
  7. Endireite as pernas logo antes da aterrissagem. Quando a prancha se nivelar e você sentir que está caindo de volta ao chão, comece a esticar as pernas e movê-las sobre as rodas da prancha. Isso lhe dará mais equilíbrio e permitirá que você dobre ligeiramente os joelhos ao aterrissar para absorver parte do choque.
    • Se você aterrissar com o pé dianteiro no meio da prancha, poderá correr o risco de parti-la ao meio. Da mesma forma, se aterrissar com muito peso em uma das extremidades, poderá quebrar o nariz ou a cauda. Mantenha os pés sobre as rodas, ou trucks, para uma melhor aterrissagem.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como se faz um Ollie em um skate?
    Deslize para baixo com o tornozelo do pé de trás e depois levante. Isso fará com que sua cauda vá para o chão apenas para ser lançada do chão, pois ela não será mantida pelo seu peso. Então, quando estiver pronto para subir no ar, você pode deslizar o pé dianteiro para cima para que a prancha possa subir.
  • Pergunta
    Como faço um Ollie passo a passo?
    Antes de praticar um Ollie, você também deve assistir a vídeos em câmera lenta de alguém executando o truque para que possa estudar os detalhes de como o truque é feito e ter uma noção de qual será o tempo.
  • Perguntas
    Por que o Ollie é tão difícil?
    Um erro comum é empurrar a rabeta com muita força para baixo, o que impede que a prancha suba no ar. Em vez disso, faça um movimento leve para baixo com o tornozelo para mandar a prancha para o chão em vez de batê-la no chão.

Vídeo

Dicas

  • Você precisa se mover com a prancha! Não espere que ela simplesmente pule no ar sem sua ajuda.
  • Quanto mais forte você empurrar a prancha para baixo no início, mais ela saltará. Quanto mais o seu pé de trás estiver na borda, mais fácil será tirar a prancha do chão.
  • Às vezes, é mais fácil pensar que você está apenas pulando e que o skate está acompanhando o passeio. Isso facilita o ollie sobre os obstáculos, porque você só estará se concentrando em pular sobre eles ou em cima deles.

Advertências

  • Certifique-se de se equilibrar corretamente durante um agachamento; caso contrário, o skate sairá do seu controle e atrapalhará o ollie.
  • Não tente fazer nada fora de sua zona de conforto. Não tente dar um kick-flip ou entrar em half-pipes quando estiver começando a andar de skate.
  • Sempre use equipamento de segurança adequado quando estiver andando de skate. Um capacete, joelheiras, protetores de pulso e cotoveleiras ajudarão a mantê-lo seguro se você errar uma manobra.