Como lubrificar uma luva de beisebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

A compra de uma luva de beisebol pode ser um investimento, pois luvas bem feitas são caras. Há maneiras de prolongar a vida útil de sua luva de beisebol para que seu investimento dure mais. Adicionar óleo à luva de beisebol não só ajudará a amaciar a luva mais rapidamente, amaciando o couro, como também lubrificará a luva para evitar rachaduras.

Etapas

Como lubrificar uma luva nova

  1. Etapa 1 Procure os óleos certos.
    Procure os óleos certos. As luvas de beisebol são feitas de couro, portanto, você precisará de óleos e produtos feitos especificamente para couro. O fabricante da luva provavelmente oferecerá recomendações de óleos e condicionadores que funcionarão bem com o produto, que poderá ser adquirido em uma loja de artigos esportivos.
  2. Etapa 2 Aplique o óleo no couro.
    Aplique o óleo no couro. Coloque um pouco de óleo no bolso, nas áreas entre o polegar e o indicador onde você pega as bolas, e esfregue para obter uma camada leve. Certifique-se de que não restem gotas de óleo ou outros líquidos.
    • Se não quiser usar apenas as mãos, um pano macio e limpo é uma boa ideia. Coloque uma pequena quantidade em um pano de prato limpo e esfregue-o na luva.
  3. Etapa 3 Deixe a luva secar.
    Deixe a luva secar. Deixe a luva descansar durante a noite para que o óleo seja totalmente absorvido pelo couro. Certifique-se de que ela fique em um local fresco e seco. Na manhã seguinte, seque a luva com um pano para remover qualquer óleo restante.
  4. Etapa 4 Forme o bolso.
    Forme o bolso. Esta é a última etapa para amaciar uma luva. A melhor maneira de fazer isso é jogar alguns minutos todos os dias durante algumas semanas. Isso ajudará a fazer com que a luva se adapte melhor à sua mão e lhe dará o conforto que você deseja ao jogar.
    • Há alguns outros métodos populares para fazer um bolso. Coloque uma bola de beisebol ou de softbol no bolso e amarre a luva, repetindo esse processo todas as noites depois de usá-la. Como alternativa, use um martelo para martelar o bolso.

Limpeza da luva

  1. Etapa 1 Limpe a luva após o uso.
    Limpe sua luva após o uso. Quando terminar o dia, seja em um jogo ou apenas brincando de pega-pega, limpe a luva com um pano limpo. Livre-se de qualquer sujeira ou detritos e guarde-a em um local fresco e seco diariamente.
  2. Etapa 2 Aplique um pouco de limpador de couro.
    Aplique um pouco de limpador de couro. Para limpar melhor a luva, coloque um pouco de produto de limpeza em um pano úmido ou esponja. Certifique-se de passar o limpador em toda a luva. Isso inclui outras partes além do bolso, inclusive os cadarços e as correias.
    • Certifique-se de usar os tipos corretos de limpadores de couro. Procure limpadores de couro para luvas de beisebol ou produtos recomendados pelo fabricante. Evite condicionadores à base de óleo, como óleo de linhaça, óleo de vison, óleo de pés limpos, silicone ou produtos à base de petróleo.
    • Mantenha sua aplicação leve. O excesso de produto de limpeza ou a aplicação muito frequente fará com que o couro se decomponha mais rapidamente.
    • É provável que você queira fazer isso uma vez por ano para ajudar a manter a durabilidade da luva por um longo tempo.
  3. Etapa 3 Seque a luva.
    Seque a luva. Use um pano úmido ou uma esponja para limpar qualquer óleo restante. Em seguida, deixe a luva secar ao ar livre durante a noite. Certifique-se de encontrar um local fresco e seco para a luva, o que significa que ela não deve ficar na academia ou na bolsa de taco.
    • O couro ficará um pouco rígido após a secagem, mas o uso regular deve amolecê-lo rapidamente.

Como evitar erros

  1. Etapa 1 Mantenha o uso de óleo limitado.
    Mantenha o uso de óleo limitado. Você deve se certificar de não exagerar ao aplicar o produto de limpeza. Certifique-se de não encharcar o couro. O excesso de óleo fará com que ele se deteriore mais rapidamente, o oposto do que você deseja.
  2. Etapa 2 Evite produtos não aprovados para couro.
    Evite produtos não aprovados para couro. Lembre-se de que sua luva é feita de couro, um tipo específico de material. Nem todos os óleos são bons para o couro e, como se trata de um material comum, geralmente há essa indicação no rótulo. O uso desses óleos danificará o material e fará com que a luva se deteriore mais rapidamente.
  3. Etapa 3 Use ar frio e seco em sua luva.
    Use ar frio e seco em sua luva. Mantenha a luva em um local fresco e seco quando terminar de passar o óleo. Não use secador de cabelo, forno ou secadora para secá-la. O calor extra danificará a luva, especialmente porque você a deixará secar durante a noite e não a vigiará cuidadosamente.
  4. Etapa 4 Mantenha-a longe do microondas.
    Mantenha-a longe do micro-ondas. Cozinhar sua luva em um micro-ondas é uma boa maneira de ressecar o couro, tornando os cadarços quebradiços e mais propensos a se romperem. Você também pode iniciar um incêndio se não estiver atento. Algumas luvas também têm partes metálicas, que criam faíscas que podem pegar fogo e danificar o micro-ondas.
    • Isso vale para outros métodos de aquecimento, como fornos ou seu carro. Embora sua luva provavelmente não pegue fogo no painel do carro, ela ainda assim secará e se tornará quebradiça.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como se quebra uma luva de beisebol?
    Alguns materiais comuns que são úteis para amaciar a luva incluem óleo de bebê, vaselina, creme de barbear e sabonete para sela.
  • Pergunta
    Devo lubrificar minha luva de beisebol?
    O óleo amacia um pouco o couro e cuida dele. Mas você não deve exagerar. Pessoalmente, não uso nada, apenas compro uma luva de alta qualidade e pago pelo que recebo.
  • Pergunta
    Preciso lubrificar completamente a luva?
    Não, você só precisa se concentrar no bolso em ambos os lados, nos cadarços e nos dedos.

Vídeo

Dicas

  • Alguns jogadores de beisebol não gostam de usar óleos em suas luvas, acreditando que isso deteriora o couro mais rapidamente e torna a luva mais pesada, pois absorve o líquido. Grande parte disso se baseia na preferência pessoal, portanto, se você se sentir à vontade para lubrificar sua luva, vá em frente e faça isso.
  • Lave as mãos antes de aplicar óleo em sua luva. Além dos óleos naturais da pele, pode haver sujeira e detritos que podem ajudar a deteriorar a luva.
  • A aplicação de óleo é uma das várias maneiras de amaciar uma luva. Se você não gostar dos resultados, considere outros métodos para deixá-la pronta para uso.