Como não se machucar em uma briga

Autor do artigo:Gabriel Silva

Não importa se alguém está começando uma briga com você aparentemente sem motivo ou se você está se preparando para entrar no ringue para uma sessão de sparring, é importante saber como minimizar o risco de se machucar. Isso geralmente se resume a proteger a cabeça, minimizar o risco de ser nocauteado e mover o corpo para se esquivar dos socos do oponente. Lembre-se, não há nada de legal ou divertido em uma briga de rua. Se você se encontrar em uma situação de escalada rápida, é sempre melhor sair ou correr do que arriscar sua saúde e segurança.

Passos

Protegendo sua cabeça

  1. Etapa 1 Levante os punhos à sua frente para bloquear golpes direcionados à sua cabeça.
    Levante os punhos à sua frente para bloquear golpes direcionados à sua cabeça. Feche os punhos e levante as mãos à sua frente de modo que os antebraços fiquem voltados para o agressor. Quando ele o golpear, use os braços para impedir que os socos dele caiam em sua cabeça. Seus braços podem levar uma surra, mas sua cabeça é mais importante. Mova os braços conforme necessário para proteger a parte superior e as laterais de sua cabeça durante a luta.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Dany Zelig

    Treinador de defesa pessoal
    Dany Zelig é o fundador e proprietário da Tactica e do Tactica Krav Maga Institute, com sede em São Francisco, Califórnia. Ele é um instrutor israelense de Krav Maga de segunda geração de Imi Lichtenfeld, certificado diretamente pelo discípulo mais antigo de Imi e chefe do Comitê de Classificação. Recebeu sua certificação de Instrutor de Krav Maga Militar do Wingate Institute em Israel em 1987.
    Instrutor de defesa pessoal Dany Zelig

    Não há garantia de que você terá sucesso. Não há vaidade na luta, e não há garantias nem para você nem para seu oponente. Você deve tentar evitá-la ou terminá-la o mais rápido possível. Sua chance de se machucar é muito alta.

  2. Etapa 2 Encoste o queixo no peito para dificultar o golpe na mandíbula.
    Encoste o queixo no peito para dificultar o golpe na mandíbula. Incline a cabeça para baixo de 5,1 a 10,2 cm (2 a 4 polegadas) para encostar o queixo no peito. O queixo e a mandíbula são especialmente sensíveis e você corre o risco de ser nocauteado se mantiver a cabeça erguida. Inclinar um pouco a cabeça para baixo torna a mandíbula e o queixo muito mais difíceis de serem atingidos.
  3. Etapa 3 Cerre a mandíbula e cerre os dentes para evitar um nocaute se você for atingido.
    Cerre a mandíbula e cerre os dentes para evitar um nocaute se você for atingido. Feche a boca e flexione os músculos sob as têmporas para apertar a mandíbula. Se precisar respirar, inspire pelo nariz e expire pela boca quando não estiver sendo atingido ativamente. Se você for atingido, manter a mandíbula fechada reduzirá drasticamente as chances de se machucar.
    • São grandes as chances de você ser nocauteado ou lesionado se o oponente acertar um golpe no queixo ou na mandíbula e você não estiver fechando-a com força. Cerrar a mandíbula a reforça e a mantém imóvel.
    • Se estiver lutando boxe ou praticando esportes de combate, morder o protetor bucal é uma ótima maneira de manter a mandíbula cerrada. Isso também evitará que o protetor bucal saia voando se você for atingido.

Esquivando-se de socos

  1. Etapa 1 Dobre os joelhos e mantenha os pés separados na largura dos ombros para manter o equilíbrio.
    Dobre os joelhos e mantenha os pés separados na largura dos ombros para manter o equilíbrio. Mantenha os pés escalonados e separados aproximadamente na largura dos ombros durante toda a luta. Dobre um pouco os joelhos enquanto estiver lutando e evite travá-los em qualquer condição. Se você travar os joelhos, abrir os pés ou aproximar demais os pés, será muito mais fácil derrubá-lo ou desequilibrá-lo.
    • Coloque o pé dominante à sua frente para escalonar um pouco sua postura. Isso lhe dará uma base mais estável para absorver os socos do agressor.
    • Pense na diferença entre derrubar um banquinho alto e uma cadeira baixa. Quanto mais alto você for, mais fácil será derrubá-lo no chão.
  2. Etapa 2 Mantenha a parte superior do corpo em movimento para dificultar o golpe na cabeça.
    Mantenha a parte superior do corpo em movimento para dificultar o golpe na cabeça. Se você estiver ereto e parado, será muito mais fácil para a pessoa que o está atacando acertar os socos. Mantenha a parte superior do corpo em movimento, mesmo que seja um movimento muito leve, para impedir que o agressor acerte golpes precisos. Dobre a cintura e gire o tronco para a frente, para trás ou para os lados para dificultar excepcionalmente o acerto de sua cabeça.
    • Se você observar boxeadores profissionais, observe o peito deles. Na verdade, ele se move com a cabeça como se fosse uma única parte do corpo. Eles realmente não movem muito a cabeça. Isso garante que você tenha mais facilidade para manter os olhos focados, já que a cabeça não está inclinada para todos os lados.
  3. Etapa 3 Abaixe-se e gire o ombro para evitar ganchos enormes de seu oponente.
    Abaixe-se e gire o ombro para evitar grandes ganchos de seu oponente. Se o oponente se inclinar para trás para dar um soco forte, abaixe o ombro na direção oposta. Em seguida, quando ele se mover para a frente, mantenha-se abaixado e deslize o ombro em direção ao braço que o está golpeando antes de voltar para cima. Isso é conhecido como rolar o ombro e é uma ótima maneira de evitar socos fortes que são telegrafados a quilômetros de distância.
    • É disso que os lutadores profissionais estão falando quando usam o termo 'bob and weave'. O bob é o movimento de se esquivar, enquanto o weave é o movimento lateral.

    Dica: a maioria dos lutadores que não aprenderam a lutar tenta imitar os filmes, dando socos fortes na sua cabeça. O rolamento de ombros faz com que sua cabeça fique mais baixa, tornando mais difícil para eles acertarem um soco. Além disso, o rápido movimento horizontal de seu tronco torna extremamente difícil para o oponente fazer ajustes na hora.

  4. Etapa 4: Se possível, desvie-se dos socos retos't duck in time.
    Se você não conseguir se esquivar a tempo, desvie-se dos socos retos. Se o seu agressor desferir um soco rápido e reto e você instintivamente souber que não pode desviá-lo, incline-se para longe dele e mantenha as mãos para cima. Se você puder se inclinar rapidamente para trás, seu oponente será confundido pela mudança de distância e se estenderá demais e se desequilibrará, ou perderá o soco completamente.
    • Se estiver praticando boxe ou sparring, essa é uma ótima abertura para um contragolpe!
  5. Etapa 5 Circule para longe de seu agressor's dominant hand.
    Circule para longe da mão dominante de seu agressor. Se houver espaço para se movimentar, arraste os pés sem cruzá-los para se afastar de seu oponente. Mova-se em um círculo para longe da mão forte do agressor. Isso tornará mais difícil para ele atingi-lo, pois você o estará forçando a estender demais o tronco.
    • Você pode determinar qual é a mão dominante do agressor prestando atenção ao primeiro soco que ele dá. Essa é a mão dominante de seu agressor na grande maioria dos casos.
    • Você também pode descobrir qual é a mão dominante observando seus pés. O pé que ele estiver estendendo atrás de si é o lado dominante.

Como parar um agressor

  1. Etapa 1 Procure uma saída livre e corra, se for o caso're being attacked.
    Procure uma saída livre e fuja se estiver sendo atacado. Se alguém estiver tentando brigar com você enquanto você estiver fora de casa ou tomando um drinque no bar local, simplesmente saia. Se a pessoa estiver perseguindo você, corra. Desde que você tenha uma saída e não esteja preso, é sempre melhor fugir do que tentar lutar com algum estranho ou criminoso aleatório.

    Dica: se você for forçado a lutar ou se estiver encurralado, tente desescalar a situação antes de começar a lutar. Explique que você não quer brigar e não provoque a pessoa. Não vale a pena arriscar sua saúde e segurança.

  2. Etapa 2 Atinja seu oponente em uma área sensível para atordoá-lo se ele're jumping you.
    Acerte o oponente em uma área sensível para atordoá-lo se ele estiver pulando em você. Se você não estiver em uma luta organizada e estiver sendo atacado por um estranho, esqueça a ideia de lutar de forma justa. Sua prioridade é deter o agressor e manter-se seguro. Chute-o nos órgãos genitais, morda-o, arranhe seus olhos e faça tudo o que puder para impedi-lo de continuar atacando você.
    • Você também pode dar um soco na garganta, um chute na rótula ou puxar o cabelo, se for necessário.
    • Se ele chegar excepcionalmente perto de você ou agarrá-lo, uma rápida cabeçada no nariz é uma ótima maneira de se libertar.
  3. Etapa 3 Puxe o braço do agressor e vire-se, se for o caso're grappled from behind.
    Puxe o braço dele e vire-se se estiver sendo agarrado por trás. Se você levar um soco por trás, basta se virar e encarar o agressor. No entanto, se ele o agarrar, segure firmemente o braço que ele estiver usando para mantê-lo no lugar. Empurre a cabeça para trás para ganhar vantagem e arranque o braço dele de você para se virar. Você também pode simplesmente se abaixar e se abaixar o suficiente para escapar do golpe.
    • Se puder sentir onde está a cabeça do agressor quando ele o agarrar por trás, jogue a cabeça para trás para acertá-lo no nariz e atordoá-lo.
  4. Etapa 4 Prenda o agressor's arms at they're sides to keep them down if you're bigger.
    Prenda os braços do agressor nas laterais para mantê-los abaixados se você for maior. Se você for maior do que o agressor ou se tiver a sensação de que é mais forte do que ele, avance sobre ele com os braços abertos. Envolva-os em torno de seu agressor e puxe os braços dele para dentro. Segure-os como se estivesse abraçando-o de modo que seus bíceps fiquem em volta dos cotovelos dele. Isso impedirá que o agressor lhe dê um soco e você poderá subjugá-lo facilmente.
  5. Etapa 5: Grite ou peça ajuda se o agressor vencer't let up.
    Grite ou peça ajuda se o agressor não desistir. Se estiver lutando para se defender e não conseguir fazer com que o agressor pare, peça ajuda. Peça a qualquer pessoa próxima a você que o ajude a deter o agressor. As pessoas podem estar assistindo apenas pelo espetáculo de uma briga de rua, mas se você pedir ajuda, elas provavelmente perceberão que não se trata de uma briga casual, mas de um ataque sério. Eles intervirão para ajudar ou, pelo menos, chamarão a polícia.
    • Grite algo como: 'Por favor, me ajude, estou sendo atacado' ou 'Alguém chame a polícia' para chamar a atenção das pessoas próximas.
    • Se elas não chamarem a polícia, entre em contato com ela depois que a briga terminar. Registre um boletim de ocorrência e informe às autoridades o que aconteceu para que elas possam começar a trabalhar na captura do agressor.

Como revidar em uma briga organizada

  1. Etapa 1 Dê socos de retorno...
    Dê socos de retorno se estiver praticando boxe ou sparring. Se estiver em uma luta organizada, uma das melhores maneiras de parar seu oponente é dar um soco de volta! Use uma combinação de defesa e ataque para acertar alguns golpes. Quanto mais golpes você conseguir acertar em seu oponente, mais fracos os socos dele ficarão.
    • Procure aberturas próprias sempre que seu oponente der um soco que não acerte. À medida que ele se cansar, tente atacar quando ele abaixar as mãos ou se endireitar.
  2. Etapa 2 Use uma combinação de jabs, ganchos e uppercuts para despistar seu oponente.
    Use uma combinação de jabs, ganchos e uppercuts para despistar seu oponente. Se você continuar a dar socos retos com sua mão dominante, seu oponente terá facilidade para se defender de você. Use uma combinação de socos diferentes e os encadeie em padrões diferentes para manter seu oponente alerta. Alterne entre chutes no corpo e socos direcionados à cabeça.
    • Um jab refere-se a um soco suave e direto com a mão não dominante. Um direto é um termo geral para um soco reto com sua mão dominante.
    • Um gancho é um chute redondo com qualquer uma das mãos, projetado para atingir o oponente na têmpora ou na lateral.
    • Um uppercut é um soco que você dá por baixo do peito para atingir o queixo ou o estômago do oponente.
  3. Etapa 3 Procure aberturas para o contragolpe sempre que você bloquear ou seu oponente errar.
    Procure aberturas para o contragolpe sempre que você bloquear ou seu oponente errar. Se seu oponente errar um soco ou jogar todo o seu peso em um golpe que você bloqueia facilmente, use a abertura para contra-atacar. O contragolpe não só lhe dá alguns golpes livres, mas também evita que seu oponente sobrecarregue os golpes e o sobrecarregue com combos.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • A menos que esteja praticando kickboxing ou MMA, é extremamente improvável que seu oponente tente chutar você. A menos que você seja treinado, não se preocupe em chutar. Essa não é uma maneira eficaz de lutar.

Avisos

  • Evite situações de alto risco em que pareça que alguém está procurando uma briga. Se houver um cara durão bêbado no bar incomodando e assediando as pessoas, provavelmente é hora de encerrar a noite ou ir para outro bar.
  • Se você derrubar um agressor ou oponente no chão, não continue batendo nele. Se a cabeça dele bater no chão com muita força, você poderá machucá-lo seriamente.
  • Não há nada de legal em uma briga de rua. É muito perigoso bater em alguém ou, pior ainda, ser atingido.