Como se motivar para ir ao ginásio

Autor do artigo:Gabriel Silva

A inscrição num ginásio é uma excelente forma de ter acesso a equipamento de fitness, aulas e treinadores de alta qualidade. No entanto, muitas pessoas que têm uma inscrição num ginásio não a utilizam regularmente. Se está a tentar motivar-se para ir ao ginásio com mais frequência, há várias estratégias que pode tentar, tais como recompensar-se a si próprio, relacionar-se com pessoas no seu ginásio e manter o seu saco de ginástica num local conveniente.

Passos

Usando incentivos materiais para se manter motivado

  1. Passo 1 Compre um audiolivro que se comprometa a ouvir apenas no ginásio.
    Compre um livro áudio que se comprometa a ouvir apenas no ginásio. Estudos demonstraram que o facto de poder ouvir um audiolivro apenas no ginásio motiva as pessoas a irem mais vezes ao ginásio. Escolha um audiolivro que lhe interesse muito ouvir, de modo a motivá-lo realmente.
    • Se os audiolivros não forem a sua praia, tente fazer uma lista de filmes que quer ver e permita-se vê-los apenas enquanto faz exercício, por exemplo, enquanto caminha na passadeira ou usa a máquina elíptica.
    • Também pode considerar criar uma lista de reprodução de música exclusiva para o ginásio. Crie uma lista de reprodução com as suas músicas favoritas e comprometa-se a ouvi-las apenas durante os seus treinos no ginásio.
    • Outra alternativa aos audiolivros é encontrar um podcast que só ouvirá no ginásio. Escolha faixas animadas para tornar o seu treino mais divertido.
  2. Passo 2 Criar um sistema de recompensas.
    Criar um sistema de recompensas. Saber que tem algo para o qual está a trabalhar pode também ajudá-lo a manter-se motivado para ir ao ginásio. Reserve algum tempo para estabelecer recompensas por ir ao ginásio um determinado número de vezes por semana e por mês.
    • Por exemplo, pode recompensar-se com um novo verniz para as unhas ou com o aluguer de um filme se for ao ginásio 5 vezes numa semana. Pode também recompensar-se com uma pedicure ou uma ida ao cinema por ir ao ginásio 20 vezes num mês.
    • Escolha recompensas que o motivem e comprometa-se a dá-las a si próprio apenas se atingir os seus objectivos de idas ao ginásio.
  3. Passo 3 Calcule o custo de não ir ao ginásio.
    Calcule o custo de não ir ao ginásio. As inscrições no ginásio não são baratas, pelo que não utilizar a sua inscrição é um desperdício de dinheiro. Se perder dinheiro o motiva, então dedique algum tempo a calcular quanto dinheiro estará a perder por não ir ao ginásio ou por não ir com frequência suficiente.
    • Por exemplo, se a sua inscrição no ginásio custar 60 dólares por mês e não for durante uma semana, estará a desperdiçar 15 dólares. Se só for ao ginásio 2 vezes por mês, então é como se estivesse a pagar 30 dólares por visita.
  4. Passo 4 Comprometa-se a ir ao ginásio ou a doar dinheiro a instituições de caridade.
    Comprometa-se a ir ao ginásio ou a doar dinheiro a instituições de caridade. Se a ideia de perder uma quantia maior do que a que está a gastar com a sua inscrição no ginásio lhe parece motivadora, experimente fazer uma promessa de doar 100 dólares ou mais a instituições de caridade se não for ao ginásio um determinado número de vezes por mês.
    • Por exemplo, pode comprometer-se a ir ao ginásio 20 vezes num mês ou a doar 100 dólares ao abrigo de animais local.
    • Ou, se achar que se sentiria motivado se o dinheiro fosse para uma causa que não apoia, pode comprometer-se a doar o dinheiro a essa causa se não atingir o seu objetivo.

Tornar as idas ao ginásio uma experiência positiva

  1. Passo 1 Pense na sua maior motivação para ir ao ginásio.
    Pense na sua maior motivação para ir ao ginásio. Pode querer ficar em forma para ficar melhor nas suas roupas, para se sentir mais confiante ou para melhorar a sua saúde, mas estas razões podem não ser suficientemente específicas para o motivar. Em vez de se concentrar em razões gerais, tente pensar em algo muito específico e pessoal que o motive a ir ao ginásio.
    • Por exemplo, se tem um filho, a sua motivação pode ser algo como: 'Preciso de ir ao ginásio regularmente para ser um bom exemplo para o meu filho'. Ou pode ir ainda mais longe e dizer algo como: 'Quero levar a minha filha ao altar no dia do seu casamento, por isso vou ao ginásio hoje'.
    • Também pode basear a sua motivação num evento especial próximo. Por exemplo, pode dizer algo como: 'Quero estar fantástico na minha reunião de 10 anos do liceu, por isso tenho de ir ao ginásio hoje.'
  2. Passo 2 Definir objectivos para si próprio.
    Estabeleça objectivos para si próprio. Ter um objetivo de fitness realista pode ser uma excelente forma de se manter motivado para ir ao ginásio regularmente. Tente definir um objetivo SMART que possa alcançar indo ao ginásio. SMART significa específico, mensurável, alcançável, focado em resultados e baseado no tempo.
    • Por exemplo, o seu objetivo pode ser reduzir o seu tempo de 5 km em 2 minutos até ao final do próximo mês. Trata-se de um objetivo específico, mensurável e exequível. É também algo que saberá claramente quando o tiver atingido (centrado nos resultados) e tem um prazo, pelo que também se baseia no tempo.
    • Pode trabalhar para atingir este objetivo correndo um percurso de 5 km na passadeira do seu ginásio 3 vezes por semana.
  3. Passo 3 Participar em rotinas de exercício e aulas de que gosta.
    Participe em rotinas e aulas de exercício de que goste. Fazer exercício parecerá sempre uma tarefa desagradável se se obrigar a fazer actividades de que não gosta. Em vez disso, encontre uma atividade que goste de fazer para ajudar a tornar a ida ao ginásio algo que lhe dê prazer.
    • Experimente aulas diferentes no seu ginásio, como spinning, step aerobics, kickboxing e treino intervalado de alta intensidade (HIIT). Se não gostar de uma aula, vá para outra. Chegar um pouco mais cedo às aulas pode ajudá-lo a fazer amigos e a sentir-se mais empenhado nos seus treinos.
    • Utilize máquinas diferentes, como a passadeira, a máquina de step, a bicicleta estacionária e o andarilho elíptico.
    • Se o seu ginásio tiver uma estação de treino em circuito, experimente-a para ver se gosta.
  4. Passo 4 Conheça os treinadores e os frequentadores habituais do seu ginásio.
    Conheça os treinadores e os frequentadores habituais do seu ginásio. Reservar algum tempo para conversar com os treinadores e frequentadores habituais do seu ginásio é uma boa forma de tornar a ida ao ginásio uma experiência mais agradável. Também o ajudará a manter-se responsável, porque se deixar de aparecer, as pessoas vão reparar. Tente dizer 'olá' aos treinadores e aos frequentadores habituais que encontra sempre que vai ao ginásio. Após algumas visitas, pode querer apresentar-se aos treinadores e frequentadores habituais.
    • Por exemplo, se encontrar um cliente habitual ou um treinador no seu caminho para o ginásio, diga algo como: 'Olá! O meu nome é Chris. Não me apetece muito estar aqui hoje, mas estou aqui! Como está a correr o dia?'
    • Pode também considerar a hipótese de arranjar um companheiro de responsabilidade. Pode ser alguém que conheça no ginásio ou um amigo que também precise de ajuda para se manter no ginásio. Enviem mensagens de texto um ao outro ao longo da semana sempre que forem ao ginásio, ou planeiem encontrar-se com a pessoa no ginásio algumas vezes por semana.

Preparar-se para ir ao ginásio

  1. Passo 1 Arranjar roupa de treino confortável.
    Arranje roupa de treino confortável. Sentir-se bem com a sua aparência pode ser um objetivo final das visitas regulares ao ginásio, mas ter algumas roupas de treino que goste de usar agora pode ajudá-lo a atingir esse objetivo. Se tem ido ao ginásio com roupas velhas ou desconfortáveis, compre algumas peças novas para usar no ginásio.
    • Por exemplo, pode comprar um novo par de leggings ou calções, uma nova t-shirt ou camisola de alças de treino e um novo par de ténis de corrida confortáveis.
  2. Passo 2 Deite-se cedo para garantir que tem energia suficiente para fazer exercício.
    Vá para a cama cedo para garantir que tem energia suficiente para fazer exercício. Sentir-se cansado é uma das principais razões pelas quais algumas pessoas não vão ao ginásio. Para evitar sentir-se demasiado cansado para fazer exercício, force-se a ir para a cama um pouco mais cedo do que o habitual. Mesmo dormir mais 30 minutos pode fazer a diferença entre sentir-se cansado e com energia quando vai para o ginásio.
    • Por exemplo, se normalmente se deita às 23:00, tente ir para a cama às 10:00 ou às 22:30.
  3. Passo 3 Mantenha o seu saco de ginástica embalado e pronto.
    Mantenha o seu saco de ginástica pronto e arrumado. Preparar-se para ir ao ginásio de um momento para o outro pode ser uma boa motivação. Terá menos desculpas para faltar ao ginásio se estiver totalmente preparado para o fazer. Embale o seu saco de ginástica e guarde-o num local sempre à mão.
    • Por exemplo, se gosta de ir ao ginásio depois do trabalho, guarde o seu saco de ginástica na bagageira do seu carro ou no seu escritório no trabalho. Certifique-se de que tem a sua roupa e calçado de treino, uma garrafa de água, uma toalha e um lanche.
    • Se quiser ir ao ginásio de manhã antes de ir para o trabalho, guarde o seu saco de ginástica junto à porta de entrada. Vista a sua roupa de ginásio de manhã e guarde o seu saco de ginásio com uma garrafa de água, produtos de higiene pessoal, uma toalha e uma muda de roupa para o trabalho.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso manter-me motivado para continuar a ir ao ginásio?
    Tente definir objectivos específicos que gostaria de alcançar. Por exemplo, pode definir o objetivo de correr uma milha em menos de 6 minutos ou de completar 50 flexões.
  • Questão
    Qual é o tempo mínimo recomendado para uma sessão de ginástica eficaz?
    Se for muito eficiente, pode fazer um treino completo de cardio e peso em apenas 30 minutos. Isto implicaria um treino em circuito, o que significa passar diretamente de um exercício para o seguinte. A realização de exercícios multiarticulares, como burpees e agachamentos para prensas aéreas, pode ajudá-lo a combinar movimentos da parte superior e inferior do corpo para obter um treino completo.
  • Questão
    Como é que desenvolvo os meus músculos peitorais?
    Experimente ler isto para obter conselhos sobre como desenvolver os músculos do peito no ginásio.

Dicas