Como medir peixes

Autor do artigo:Gabriel Silva

Saber como medir um peixe é conveniente para manter o registo das suas melhores capturas e pode ser necessário se estiver a pescar num local com limites de tamanho regulamentados. A forma mais fácil de medir o comprimento de um peixe é utilizando uma fita métrica. Se também quiser medir a circunferência de um peixe que apanhar, leve consigo uma régua de tecido ou um pedaço de fio para facilitar a tarefa. Quando estiver medindo um peixe vivo, certifique-se de segurá-lo firmemente em sua mão para que ele não caia de volta na água.

Passos

Medir o comprimento

  1. Passo 1 Colocar uma fita métrica estendida numa superfície plana.
    Coloque uma fita métrica estendida numa superfície plana. Estenda a fita métrica de modo a que fique visivelmente mais comprida do que o peixe que está a medir. Sempre que estiver a medir o comprimento de um peixe, deve colocar a fita métrica numa superfície plana, em vez de a passar por cima do peixe. Passar a fita métrica por cima do peixe pode distorcer a medição.
  2. Passo 2 Colocar o peixe na horizontal junto à fita métrica.
    Colocar o peixe na horizontal junto da fita métrica. Posicionar o peixe de modo a que a ponta da sua boca fique alinhada com a extremidade da fita métrica. Não coloque o peixe diretamente em cima da fita métrica ou não conseguirá ler a medida.
  3. Passo 3 Iniciar a medição na ponta do peixe's mouth.
    Comece a sua medição na ponta da boca do peixe. Existem três formas diferentes de medir o comprimento de um peixe - comprimento total, comprimento da forquilha e comprimento padrão - mas deve sempre começar na ponta da boca do peixe, independentemente da medida que está a tomar. Se a mandíbula inferior do peixe se estender mais do que a parte superior da boca do peixe, medir a partir do ponto mais distante da mandíbula inferior.
  4. Passo 4 Aperte a barbatana caudal e meça até à ponta para obter o comprimento total.
    Apertar a barbatana caudal e medir até à ponta para obter o comprimento total. A barbatana caudal é a barbatana que se encontra na extremidade do corpo do peixe. Colocar o dedo indicador numa ponta da barbatana caudal e o polegar na outra. Depois, aperte as duas pontas para que formem um único ponto. A medida desde a ponta da boca do peixe até à ponta do ponto entre os seus dedos é o comprimento total do peixe.
  5. Passo 5 Meça até ao ponto em que a barbatana caudal se separa para obter o comprimento da forquilha.
    Medir até ao ponto em que a barbatana caudal se separa para obter o comprimento da forquilha. Olhar para a barbatana caudal do peixe que está a medir. Coloque o dedo no local onde a barbatana caudal se ramifica em dois pontos separados. A medida entre esse ponto e a ponta da boca do peixe é o comprimento da forquilha.
    • Os limites de tamanho de pesca baseiam-se frequentemente no comprimento da forquilha de um peixe.
  6. Passo 6 Medir até ao início da barbatana caudal para obter o comprimento padrão.
    Meça até ao início da barbatana caudal para obter o comprimento padrão. O início da barbatana caudal é o ponto onde termina o corpo carnudo do peixe e começa a barbatana caudal fina. A distância entre esse ponto e a ponta da boca do peixe é o comprimento padrão do peixe.
    • Os cientistas utilizam frequentemente o comprimento padrão quando estão a descrever as características de um peixe.

Medição da circunferência e do peso

  1. Passo 1 Enrolar uma régua de tecido à volta da parte mais gorda do peixe para determinar a circunferência.
    Enrolar uma régua de tecido à volta da parte mais gorda do peixe para determinar a circunferência. Para encontrar a parte mais gorda, pegue no peixe e segure-o de forma a olhar diretamente para o seu dorso. A parte mais gorda do corpo do peixe é aquela que sobressai mais em ambos os lados do peixe. Meça essa parte para determinar o perímetro do peixe.
  2. Passo 2 Utilize um pedaço de fio para medir o perímetro do peixe, se't have a fabric ruler.
    Utilize um pedaço de fio para medir o perímetro se não tiver uma régua de tecido. Enrole um pedaço de fio à volta da parte mais gorda do peixe. Repare no sítio onde a extremidade do fio toca no resto do fio quando este está enrolado à volta do peixe. Depois, desenrole o fio e coloque-o junto a uma fita métrica. Meça a distância entre a extremidade do fio e o ponto que anotou anteriormente. A medida obtida é a circunferência do peixe.
  3. Passo 3 Calcular o peixe's weight once you have the length and girth.
    Calcule o peso do peixe quando tiver o comprimento e a circunferência. Para obter uma estimativa do peso do peixe, insira as medidas obtidas para o comprimento e a circunferência na fórmula: (circunferência x circunferência) x comprimento / 800 = peso.
    • Por exemplo, se o peixe tiver 61 cm de comprimento e 25 cm de perímetro, a fórmula seria a seguinte (10 x 10) x 24 / 800 = 3. O peso do peixe, neste caso, seria de cerca de 1,4 kg.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

Coisas que vais precisar

  • Fita métrica
  • Régua de tecido
  • Corda