Como medir um taco de hóquei

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você é um jogador de hóquei iniciante, amador ou profissional, precisa saber como medir um taco de hóquei. Determinar o comprimento adequado do taco é uma preferência pessoal e pode afetar seu desempenho no gelo. Ter um taco muito curto ou longo pode dificultar o manuseio e o chute do disco. Pode ser difícil encontrar um taco de hóquei que seja dimensionado corretamente para seu nível de habilidade e posição específicos, então você pode querer aprender a medir tacos de hóquei e cortar o seu próprio.

Etapas

Medir seu taco de hóquei

  1. Etapa 1 Determine o tipo de hóquei que você jogará.
    Determine o tipo de hóquei que você jogará. Se estiver jogando hóquei no gelo ou com patins, precisará de um taco mais longo do que se estivesse jogando hóquei de rua ou com tênis.
  2. Etapa 2 Use o calçado adequado.
    Use o calçado adequado. Se for jogar hóquei de rua, use tênis e meça seu taco de hóquei. Se for jogar com patins ou rollerblades, certifique-se de usá-los ou acrescente uma ou duas polegadas ao comprimento do taco de hóquei.
  3. Etapa 3 Fique em pé e olhe para frente.
    Fique em pé e olhe para frente. Coloque a haste do taco paralela ao seu corpo e deixe a ponta da lâmina tocar o chão. O taco deve estar entre o queixo e o nariz. Um taco longo é qualquer coisa acima do nariz e qualquer coisa abaixo do queixo é curto.
  4. Etapa 4 Determine que tipo de jogador você é.
    Determine que tipo de jogador você é. O comprimento de seu taco de hóquei é uma preferência pessoal e seu estilo de jogo pode determinar o comprimento necessário.
    • O dangler é um taco de hóquei curto destinado a manipuladores de tacos habilidosos. Um stick curto é mais fácil de movimentar, pois é mais leve e mais fácil de manter perto do corpo. Ele também ajuda na hora de fazer um deke.
    • O grinder é um taco de hóquei médio usado por jogadores que vão para os cantos, cavam os discos e se posicionam ao redor da rede. Com um comprimento médio, você poderá fazer o poke check com mais facilidade, interceptar passes ou acertar um slapshot.
    • O defensor é um taco de hóquei longo que permite que você alcance e afaste o disco dos atacantes, intercepte passes ou pare o disco antes que ele saia do lado ofensivo. Ele também proporcionará mais potência ao seu slapshot.
    • O comprimento do bastão é totalmente uma preferência pessoal e não existe uma regra absoluta para sua escolha. Não tenha medo de experimentar o que se adapta ao seu jogo.
  5. Etapa 5: Ajuste o comprimento do bastão.
    Ajuste o comprimento do bastão. Pode ser difícil encontrar o comprimento perfeito para você, portanto, corte o taco de hóquei de acordo com sua preferência. Você também pode adicionar um plugue de madeira à extremidade da ponta do taco para alongá-lo. Isso é comum entre os jogadores mais jovens que experimentam a experiência de jogar com o taco. Isso é comum entre os jogadores mais jovens que passam por um surto de crescimento e precisam aumentar o comprimento do taco para que ele corresponda à sua altura.
    • Cortar o taco afetará a flexibilidade do taco.
  6. Etapa 6 Saiba quando o taco está muito longo.
    Saiba quando o bastão é longo demais. Se estiver patinando no gelo ou se movendo com o cabo do taco sobressaindo dois a cinco centímetros atrás da parte superior da mão, então o taco está muito longo. O bastão deve estar plano no gelo, com as duas mãos livres para passar, o corpo ereto e os olhos olhando para frente.
    • Se você sentir dores nas costas, pode ser porque o comprimento do bastão está fazendo com que você se mova de maneira não natural para compensar.

Escolhendo a vara correta

  1. Etapa 1 Escolha o tamanho correto.
    Escolha o tamanho correto. Uma vara muito pequena ou que não seja rígida o suficiente pode se quebrar facilmente. Se o bastão for muito longo ou muito rígido, pode ser difícil manusear o disco, passar ou chutar. Determine qual stick se ajusta à sua altura e comprimento.
  2. Etapa 2 Determine a classificação correta do taco.
    Determine a classificação correta do taco. Os sticks geralmente vêm em quatro tamanhos: juvenil, júnior, intermediário e sênior. Cada tamanho tem uma flexão maior e uma circunferência de eixo maior. Determine facilmente o comprimento do taco ficando em pé sem os patins e colocando a ponta do taco entre os pés. Certifique-se de que ele toque o chão e esteja na vertical em relação ao seu corpo, de modo que chegue ao seu nariz.
    • Se o bastão for muito longo, marque onde está seu nariz e corte o bastão no comprimento certo. O bastão deve chegar até o queixo se você estiver usando patins. Você também pode inserir um plugue na extremidade se cortar o bastão muito curto ou se tiver um surto de crescimento. O comprimento do bastão é uma preferência pessoal.
    • As mulheres usam varas sênior flexíveis ou a vara que for mais confortável. Jogadores de 4 a 8 anos usam varas juvenis; de 7 a 8 anos, juniores; de 10 a 15 anos, intermediárias; e jogadores com 14 anos ou mais usam varas sênior.
  3. Etapa 3 Selecione os materiais de sua preferência.
    Selecione os materiais de sua preferência. Os bastões podem ser compostos por uma variedade de materiais, incluindo: kevlar e grafite, fibra de vidro e carbono, fibra de vidro e madeira e madeira. Antes de comprar um taco, pergunte:
    • Você está usando o taco para hóquei de rua ou no gelo?
    • Esse taco é adequado para seu nível de habilidade?
    • Este é meu primeiro taco?
    • Já faz muito tempo desde o último taco?
    • Um taco mais pesado lhe dá uma melhor percepção do disco. Ele melhorará seu chute à medida que você praticar e ajudará no manuseio do taco, nos passes e nos chutes no gelo. Os tacos de madeira são preferidos para iniciantes ou entusiastas casuais do hóquei de rua.
    • Os tacos feitos com uma combinação de fibra de carbono, grafite, kevlar, resina, fibra de vidro ou outros materiais de alta qualidade têm o objetivo de melhorar seu desempenho. Eles serão mais duráveis, mais leves e proporcionarão maior torque. O preço refletirá a qualidade de sua vara.
    • Quanto mais leve for o taco, mais rápida será a transferência de energia para seus chutes e passes. Os fabricantes também podem incluir tecnologia na lâmina para melhorar a sensação.
  4. Etapa 4 Escolha entre um stick de uma ou duas peças.
    Escolha entre um bastão de uma ou duas peças. Uma vara de uma peça tem a lâmina fundida ao eixo. Essa é a vara mais comum, pois garante as especificações do fabricante. Uma vara de duas peças significa que a lâmina e o eixo são unidades separadas. Você pode misturar e combinar de acordo com sua preferência pessoal e pode recuperar uma parte se a outra quebrar.
  5. Etapa 5 Entenda a flexibilidade.
    Entenda a flexibilidade. Você quer que a haste do seu bastão se curve um pouco para ajudar na precisão e na velocidade do disco. Os fabricantes oferecerão uma variedade de flexibilidade na forma de diferentes sistemas de classificação. A flexibilidade pode ser dividida em sênior, intermediária, júnior ou juvenil.
    • Juvenil (aproximadamente 30 flex) 0-60lbs
    • Júnior (aproximadamente 50 flex) 60-100lbs
    • Intermediário (60-70 flex) 100-150lbs
    • Sênior médio (aproximadamente 75 flex) 150-170 lbs
    • Sênior Regular (aproximadamente 85 flex) 170-200lbs
    • Sênior rígido (aproximadamente 100 flex) 200+ lbs
    • Geralmente, quanto maior o número de flexão, mais rígida será a vara. O flex correto permite que o jogador dobre a haste durante um tiro de pulso ou de tapa. É uma medida do peso necessário para criar uma curvatura de 4 polegadas na vara quando ela é apoiada em dois pontos separados por 48 polegadas.
    • A flexibilidade mudará se você cortar o tamanho da vara. Cada polegada cortada pode aumentar a rigidez da vara em 10%.
    • Em geral, quanto mais alto e mais pesado for o jogador, maior será a flexão necessária para o taco.
  6. Etapa 6: Tenha um controle.
    Obter uma aderência. Um taco com uma superfície lisa é conhecido como não aderente, enquanto uma superfície texturizada e pegajosa é aderente. Um sem aderência pode ajudar no passe, no manuseio e no arremesso porque sua mão pode se mover facilmente para cima e para baixo na haste. Entretanto, se você achar que a umidade nas luvas ou no gelo dificulta o manuseio do taco, talvez seja necessário escolher um grip.
    • Alguns bastões têm uma empunhadura em toda a extensão do bastão, enquanto outros têm uma empunhadura estrategicamente posicionada. Você também pode usar um revestimento como grip ou escolher uma vara em que o grip esteja incorporado à textura. Você quer ter o máximo de controle durante as condições de jogo, portanto, escolha sua preferência de acordo.
  7. Etapa 7 Determine o ponto de chute com base em sua posição e nível de habilidade.
    Determine o ponto de chute com base em sua posição e nível de habilidade. O ponto de chute é onde o seu taco se flexionará ao chutar ou passar. Os jogadores de defesa com um potente slap shot e os atacantes que gostam de chutar de uma vez só devem optar por um kick point médio ou baixo. Os jogadores mais ágeis e habilidosos no manuseio do taco que preferem chutes de pulso devem optar por um kick point mais baixo.
    • Chute médio: esse é o perfil de flexão tradicional que lhe dá a sensação da madeira e do composto.
    • Chute baixo: esse é um ponto de flexão no cone e na direção da lâmina. Ele cria uma liberação mais rápida.
    • Flexão constante: foi projetado para reagir à sua mão inferior. A flexão começa na mão de baixo e se estende pelo resto da haste.
    • Dua-kick: flexiona em dois pontos. Se a mão de baixo estiver mais abaixo na haste, o taco carregará mais potência no alto da haste. Se a mão de baixo estiver mais acima, a flexão criará uma batida mais precisa e exata.
    • Chute alto - usa a vara inteira para carregar energia. A flexão está na parte superior da haste.
  8. Etapa 8 Conheça sua mão dominante.
    Conheça sua mão dominante. Se você segurar a parte superior do taco com a mão direita e usar a mão esquerda na parte inferior da haste, você é canhoto e precisa de um taco para canhotos. O mesmo se aplica a um jogador destro, mas de forma inversa.
  9. Etapa 9 Avalie o melhor padrão de lâmina para seu jogo.
    Avalie o melhor padrão de lâmina para seu jogo. Diferentes fabricantes têm diferentes especificações e nomes de padrões para diferentes curvas. O padrão de sua lâmina depende totalmente de sua preferência. Talvez você tenha que experimentar vários antes de encontrar o melhor para você.
  10. Etapa 10 Entenda a posição da lâmina.
    Entenda a inclinação da lâmina. A inclinação de uma vara é o ângulo que a haste faz quando a parte inferior da lâmina está plana. A inclinação faz parte do padrão e depende de sua preferência pessoal. Quanto mais vertical e ereto for o taco, maior será a inclinação. Normalmente, uma vara tem um intervalo entre 4,0 e 6,0, aumentando em incrementos de metade.
    • O padrão da lâmina pode determinar o tipo de curva, a profundidade da curva, a ponta da lâmina, o ângulo da face, o comprimento da lâmina e a inclinação da lâmina de seu taco.
  11. Etapa 11 Leve em consideração os fatores mais importantes.
    Leve em consideração os fatores mais importantes. Você deve observar o peso, a flexibilidade e o desempenho de sua vara. Tudo isso é uma preferência pessoal e levará tempo para entender a combinação certa para você. Não invista em uma vara que esteja além de seu nível de habilidade. Leve em conta também a quantidade de uso que você planeja fazer.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • As regras do hóquei determinam que um taco não pode ter mais de 63 polegadas desde o calcanhar, que é onde o taco e a lâmina se encontram, até a extremidade da haste.
  • O tamanho de um taco de hóquei é baseado no nível de jogo. Os jogadores do nível júnior têm tacos de 18,1 a 20,9 cm (46 a 53 polegadas), os do nível intermediário têm cerca de 21,3 cm (54 polegadas) e os do nível sênior têm tacos de 22 a 24,8 cm (56 a 63 polegadas). Essa é apenas uma estimativa.
  • Para os jogadores mais jovens que cresceram mais que seus tacos de hóquei, eles podem colocar uma extremidade de madeira que pode ser usada para alongar a haste. Essas extremidades geralmente são fornecidas nos tamanhos júnior e sênior e podem aumentar o comprimento do taco em até 3,1 cm (8 polegadas).