Como dominar a arte japonesa da espada

Autor do artigo:Gabriel Silva

O manuseio de espadas não é algo fácil de dominar, são necessários anos de instrução para usá-las corretamente e, mesmo assim, você ainda cometerá alguns erros. Estabeleça metas de curto prazo no manejo de espadas, sendo que a meta de longo prazo é sempre melhorar a si mesmo. Observe que o conhecimento de física e geometria só facilitará esse processo. Além disso, este é um artigo muito técnico, destinado a pessoas que estão realmente interessadas.

Etapas

  1. Etapa 1 Encontre um instrutor competente e experiente de iaido, kendo ou outra arte histórica da espada com quem estudar.
    Encontre um instrutor competente e experiente de iaido, kendo ou outra arte histórica da espada com quem estudar.
  2. Etapa 2 Esclareça alguns mitos.
    Esclareça alguns mitos. As espadas ninja eram retas e mais curtas do que a katana curva usada por um samurai. Embora cada espada seja diferente e os ninjas tenham suas próprias especificações, como qualquer outra escola de espadas, todas elas são Katana (Nihonto), ou foram forjadas como Koto (espada antiga), Shinto (espada nova) ou Shinsakuto (espada nova). Foi nos últimos anos que as pessoas começaram a acreditar que os ninjas usavam técnicas secretas e espadas especiais. É verdade que eles tinham seus próprios sistemas de luta com espada, mas manter as técnicas de espada em segredo era a prática regular de quase todas as escolas de espada japonesas. Se você quiser aprender Ninjutsu, estude com um instrutor qualificado da Bujinkan.
    • Há um ditado que diz: 'A espada que salva o homem mata o homem'. A espada é uma ferramenta para matar. Não importa em que mãos ela esteja. Se você deseja dominar uma espada, deve estar em paz com a morte, tanto a sua quanto a de outra pessoa.
    • Você não pode se mover em velocidades sobre-humanas só porque sabe usar uma espada. Ela não o torna mais rápido ou lhe dá algum tipo de poder. Uma espada é um pedaço especial de metal. As habilidades que você aprende após muitas horas de prática com um professor qualificado não abrem uma comporta de energia secreta dentro de você. Nada, nem mesmo o samurai, está livre das leis da física e da geometria quando uma espada é usada corretamente.
    • Não é possível cortar árvores com um único golpe. E, se tentar, provavelmente estragará sua espada. Os cortes que você vê nos filmes são falsos ou feitos com bambu, que pode ser cortado de tal forma.
  3. Etapa 3: Estude todas as oito direções.
    Estude todas as oito direções. Sim, as direções da bússola.
    • De pé, voltado para a frente, você pode definir facilmente quatro quadrantes (pense nisso como se estivesse voltado para o norte, mesmo que não esteja): norte, sul, leste e oeste. Agora pense nos quatro sub-quadrantes, chamados de octantes: Noroeste, nordeste, sudoeste e sudeste. Isso perfaz um total de oito formas. Você também pode fazer um exercício simples para aprendê-las.
    • Fique em pé com o pé direito para frente e o pé esquerdo para trás, apontado para a esquerda; eles não devem estar muito distantes, mas também não devem estar muito próximos. Agora dê um passo com o pé direito e traga o pé esquerdo de modo que você fique exatamente como estava antes. Isso é um, ou norte.
    • Aí vem a parte difícil: a técnica de pivotamento. Examine sua postura e, com o mínimo de esforço possível, vire-se para o lado mais forte. No manejo de espadas, uma virada para o lado mais forte é simplesmente virar para o lado que fará com que você use uma quantidade menor de esforço em comparação com o outro lado. (Enquanto a virada para o lado oposto é chamada de virada para trás ou virada para o lado fraco.) Se o seu pé direito estiver para frente, gire de volta para a esquerda e vice-versa.
    • Agora, avance com o pé da frente e volte para a primeira direção. Isso é chamado de Zango. Duas direções de movimento, e também é assim que você faz os oito movimentos. Mova-se em um pivô lateral forte para o 3, que vem em vez do redirecionamento para o norte. Faça o zango. 5, 6, 7 e 8 são um pouco diferentes. A partir da 4, gire 45 graus para seu lado forte deslizando o pé de trás (nesse caso, o direito) para dentro para ficar de frente para a quinta direção. Zango a partir daí e faça o mesmo para chegar a 7 e 8. Quando chegar ao 8, você deverá ser capaz de voltar facilmente para o um. Faça isso 1000 vezes. Se quiser algo um pouco mais interessante, tente dar um passo para trás em vez de para frente. Em seguida, combine os dois fazendo ambos. Esse é o Hachi Kata (Método de fazer 8 [caminhos], ou Hachi Do (lit. Oito caminhos).
  4. Etapa 4 Aprenda a pronunciar o idioma japonês.
    Aprenda a pronunciar o idioma japonês. Ele passará por seus olhos e ouvidos com frequência. É um idioma fonético simples e pode ser aprendido facilmente. Peça a um falante nativo que lhe ensine a pronúncia ou assista a algum anime legendado.
  5. Etapa 5: Participe de um Dojo.
    Participe de um Dojo. Não importa o quanto se esforce, você não conseguirá dominar a espada sozinho ou com vídeos. Tente qualquer estilo anterior ao século XVII. Tente ficar longe do Kendo, pois é um esporte e não é provável que você faça um corte real, mas se for tudo o que puder encontrar, vá em frente.
  6. Etapa 6 Fique em pé com seu...
    Fique em pé, com o corpo em ângulo reto (como se estivesse em pé com amigos, mas os ombros precisam estar alinhados com os quadris e as costas retas), os pés devem estar separados na largura dos ombros.
    • Pegue a espada (ainda embainhada) com a mão esquerda, com a lâmina para cima (parte externa da curva voltada para cima) e pela parte superior da saya (bainha). Puxe-a contra seu lado esquerdo como se estivesse em seu Obi (cinto).
    • Segure (não agarre) o Nakago (punho) logo abaixo do Tsuba (guarda-mão) e puxe para fora, como se estivesse usando o Nakagojiri (extremidade do punho, a tampa da extremidade) para atingir o estômago do oponente.
    • PARE AÍ. Imagine-se vestindo uma armadura de samurai. Como você evitaria cortar a cinta e/ou o braço?
    • Dê um passo para trás com o pé esquerdo ao desembainhar e mover a espada em um arco e aponte a ponta como se estivesse apontando-a para o peito de um inimigo tão alto quanto você.
    • Coloque a saya de lado e ponha a mão esquerda no nakagojiri, de modo que a parte inferior da mão termine na ponta da espada.
    • Para parecer que você sabe o que está fazendo, gire a lâmina para Ura (esquerda) em alguns graus. Parabéns, agora você está na posição de guarda com o pé direito para frente e no centro (ou no meio).
  7. Etapa 7 Aprenda as seis maneiras.
    Aprenda os seis caminhos.
    1. Fique na posição de guarda central com o pé direito à frente. Agora levante a espada, de modo que a lâmina aponte cerca de 45 graus atrás de você (ou seja, para cima seria 90, para trás seria 0). Essa é a posição superior do pé direito para frente.
    2. Fique na posição superior com o pé direito e mova a lâmina para baixo, até que ela forme um ângulo de 45 graus apontando para baixo; não mova os ombros para fora do centro. Essa é a posição inferior do pé direito.
    3. Vá para a posição superior com o pé direito e aproxime o pé esquerdo de modo que ele fique na frente e o pé direito aponte para o lado direito. Essa é a posição superior do pé esquerdo.
    4. Mova a espada para o lado da cabeça, apontada cerca de 15 graus para fora dos 90, mas não a segure bem perto da cabeça, pois você ainda está usando um capacete, e um bem largo. Essa é a liderança do pé esquerdo, no meio.
    5. Eleve seu corpo, mantendo o pé direito atrás e o pé esquerdo à frente, mova o cabo da espada para o centro, enquanto a lâmina ainda está empurrada para trás. Esse é o pé esquerdo à frente mais baixo.
  8. Etapa 8 Tente não pensar nisso como posições.
    Tente não pensar nelas como posições. Elas são apenas trampolins para seus movimentos. Pratique a movimentação entre elas por conta própria, mas não rapidamente. Mova-se devagar e com fluidez, a velocidade virá depois. Em seguida, pegue um parceiro e faça com que ele se mova enquanto você se movimenta, depois se movimente de forma simétrica, fazendo algo diferente, mas no mesmo ritmo. Seja a sombra para a águia. Depois, peça a seu parceiro que seja a sombra de sua águia.
  9. Etapa 9 Faça seu primeiro corte.
    Faça seu primeiro corte. Comece com o pé direito à frente, na guarda central. Levante a espada sobre a cabeça em um movimento parecido com a parte superior, mas não igual. Balance a espada para baixo e leve o cabo para o centro. Isso é chamado de Shomen'uchi (corte descendente na cabeça). Outra coisa a ser tentada é o Yokomen'uchi, um corte para baixo na lateral da cabeça ou do pescoço (se você estiver praticando Aikido, todas essas palavras se encaixarão em breve). O corte que você acabou de fazer é a técnica principal do kenjutsu japonês (manejo da espada), independentemente da escola.
  10. Etapa 10 Pratique os cortes.
    Pratique os cortes. Kenjutsu é algo que exige resistência, portanto, você precisa praticar. Pegue o corte que acabou de aprender e faça-o 1.000 vezes, em séries de 5, 10 ou 50. A queimadura que você sentirá lhe ensinará o que precisa saber. Mas lembre-se, a prática leva à perfeição, portanto, se estiver fazendo errado, continuará fazendo errado. Portanto, entre em um dojo.
  11. Etapa 11 Faça um corte em qualquer uma das seis posições explicadas anteriormente, com um dos pés à frente.
    Faça um corte em qualquer uma das seis posições explicadas anteriormente, com um dos pés à frente. Eles podem ser feitos por meio de um deslizamento (na verdade, é um passo, mas é um passo com o pé dianteiro, por isso a postura da espada precisa ter os pés próximos), um passo ou simplesmente em pé. Lembre-se apenas de indexar o corte acima da cabeça. Isso significa pegá-lo acima da cabeça antes de cortar, pois talvez você tenha que se virar e cortar um inimigo atrás de você antes de lidar com quem está à sua frente. Um exemplo de indexação é a liderança do pé esquerdo, posição inferior. Seu instinto é lidar com o que está à sua frente, então, naturalmente, você passaria a lâmina pela orelha. Em vez disso, você precisa levantá-la sobre a cabeça, praticamente na parte superior, e então fazer o corte.
  12. Etapa 12 Pratique com frequência.
    Pratique com frequência. Faça 10 séries de 10 de todos os cortes que puder imaginar todos os dias (lembre-se de fazer cortes para baixo, não varreduras e golpes). Com o tempo, isso se tornará muito mais fácil e você poderá passar para uma bokken (espada de madeira) mais pesada, suburito (uma bokken mais pesada, geralmente com mais de 2 kg) ou iaito (uma katana não afiada).
  13. Etapa 13 Tente entender todos esses conceitos.
    Tente entender todos esses conceitos. Quando isso acontecer, você estará no caminho certo para se tornar um espadachim habilidoso, mas isso é tudo o que posso lhe ensinar. Se não conseguir, e se tiver dedicação suficiente, mude-se. Há boas escolas em toda a América e, geralmente, a faculdade comunitária local oferece aulas de uma arte marcial japonesa; se não ensinarem Kenjutsu, talvez conheçam alguém que o faça.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    11 anos é muito jovem para praticar kenjutsu?
    Não, você nunca é jovem demais para seguir seus sonhos! Mas tome cuidado para não romper ou machucar seus músculos durante a prática.
  • Pergunta
    Quais são os três tipos de movimentos da espada?
    Empurrar, cortar e aparar são os três tipos de movimentos da espada.
  • Pergunta
    O braço esquerdo deve ser usado mais do que o direito, mesmo que eu seja destro?
    Depende de como você se sente mais confortável. Geralmente, um usuário destro coloca a mão direita no cabo e a esquerda embaixo dele. Não custa nada trabalhar para se tornar ambidestro.

Dicas

  • A repetição é tudo. Se você faz parte de uma escola, faça os subúrbios que eles lhe derem; caso contrário, siga-os com os pés esquerdo e direito.
  • Sempre siga as orientações de seu professor. Eles são seus guias e ajudarão a desenvolver suas habilidades.
  • Não há problema em ir à frente, mas seu professor saberá seu ritmo. Não vá muito à frente, pois seu corpo precisa de tempo para se adaptar às novas habilidades. Você pode distender ou romper um músculo; não se esforce demais.

Avisos

  • Verifique as leis de sua região para ter certeza de que é legal possuir uma katana ou praticar em público e tente não perturbar a paz.
  • Tente não se machucar.
  • E nunca, JAMAIS, ameace a vida de outra pessoa com ela
  • Não carregue uma arma branca a menos que tenha uma licença (ou seja, se você for um oficial da marinha ou um guarda-costas licenciado)
  • Nunca ameace a linha azul fina, pois eles lhe darão um taser.
  • Não corte coisas com sua espada/bokken, isso não lhe ensina nada.
  • Nunca realize combate de ponta a ponta, pois as espadas de cinema não são afiadas e podem ter a espessura de 1⁄2 Uma espada real contra uma espada real arruinará ambas. Para bloquear, use a mune (parte de trás) da espada.
  • A segurança vem em primeiro lugar, sempre use equipamento de proteção antes de tocar em uma espada.
  • Não comece imediatamente com uma lâmina viva (uma arma com uma borda afiada e retificada), um bokken é o melhor, mas se você estiver decidido a usar aço, experimente um iaito (pronuncia-se ee-i-toe), uma katana não afiada. Elas custarão entre 100 e 1.000 dólares e você provavelmente encontrará algumas boas no ebay. Sugerimos que as espadas Bugei tenham os aços e as técnicas de forja da mais alta qualidade.
  • Se estiver procurando instrução profissional, a esgrima ocidental e o kendo são duas ótimas maneiras de aprender a lutar. Faça sua lição de casa primeiro e pesquise a escola.
  • 'Estudar' uma arte marcial sem a orientação e a supervisão adequadas de um instrutor experiente pode, na maioria das vezes, criar mais hábitos ruins do que qualquer habilidade a ser adquirida. Se fosse algo que pudesse ser facilmente ensinado por você mesmo, não haveria pessoas instruindo.

O que você precisará

  • Um bokken (recomendado, mas outras espadas sem corte também são boas para praticar)
  • Uma sala grande com tetos altos ou um espaço ao ar livre
  • Boneco de treino