Como dominar os movimentos básicos do voleibol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O voleibol de salão básico pode ser dividido em três partes: passe, definição e batida. Cada uma delas pode ser dominada através da prática, da coordenação e da forma correcta. Para dominar cada uma delas, é necessário começar com um trabalho de pés correto e começar a praticar com uma bola. Depois de começar a usar uma bola, é vital para suas habilidades continuar a usar o trabalho de pés adequado.

Passos

Passando uma bola de vôlei

  1. Passo 1 Use a postura correta.
    Use a postura correta. Você deve ficar com os pés um pouco mais afastados do que os ombros. Dobre os joelhos e curve as costas de modo a que o peito fique direito, forçando o rabo a sobressair um pouco. Deve estar na ponta dos pés e pronto para se mover em qualquer direção numa fração de segundo.
    • Se alguém o empurrar enquanto estiver na sua posição de passagem, deve ser capaz de mover facilmente um pé para o salvar. A pessoa deve ser capaz de lhe dar um toque e fazer com que caia numa direção ou na outra.
  2. Passo 2 Manter os braços na
    Mantenha os braços em 'posição de prontidão'. Usando a postura correcta, estenda os braços à sua frente. Agora, dobre os cotovelos até meio. Deve parecer que está a segurar uma caixa grande com as palmas das mãos viradas para cima. Isto torna possível passar com os antebraços ou com as mãos numa fração de segundo.
  3. Passo 3 Aprenda a passar com a sua plataforma.
    Aprende a passar com a tua plataforma. Agora que já tem a sua posição pronta, trabalhe na forma de passar com os seus antebraços, ou plataforma. Pegue numa mão e coloque-a sobre a outra. De seguida, pegue nos polegares e junte-os no meio. Faça uma concha com os dedos e aponte os polegares para longe de si. Tente colocar os polegares o mais longe possível do seu corpo, isto endireitará os seus braços e forçará os antebraços para cima para criar a sua plataforma. A plataforma deve estar sempre direita.
    • Tenta apertar os lados dos teus cotovelos juntos para teres uma plataforma mais direita. Se tiver uma articulação dupla, pode até conseguir fazer coincidir perfeitamente os dois antebraços.
  4. Passo 4 Dê um passo em frente com a perna de fora.
    Dê um passo em frente com a perna de fora. O objetivo é que a bola volte sempre para dentro do campo quando estiver a passar. Por isso, a perna que estiver mais próxima do exterior do campo será aquela com que vai avançar. Isto fará com que a sua plataforma fique virada para o campo.
    • Para passar não é necessário ficar de pé. Mantenha-se baixo quando a bola vier até si.
  5. Passo 5 Mantenha os olhos na bola.
    Mantenha os olhos na bola. Observe a bola a passar por cima da rede e a chegar à sua plataforma. Nunca desvie o olhar da bola.
  6. Passo 6 Use as suas pernas.
    Use as suas pernas. Quando a bola cair na plataforma, mantenha o ângulo entre os braços e o tronco estável. O objetivo é utilizar as pernas para levantar a bola, não balançar os braços.
    • Balançar os braços cria inconsistências na direção em que o passe vai parar. É necessário ter pernas muito fortes para se manter baixo e passar corretamente.
    • Seguir até ao alvo. Quando esticar as pernas para mover a bola, tenha em atenção a direção para onde está virado. Se estiver virado para o alvo, é porque o fez corretamente.
  7. Passo 7 Mantenha-se baixo e esteja preparado.
    Mantém-te baixo e preparado. Mesmo depois de passares a bola e a veres ir para o teu alvo, deves manter-te baixo e estar preparado para que a bola volte para ti. Quando se joga na linha de trás, nunca se deve estar de pé, a menos que o árbitro tenha apitado e a jogada tenha acabado de terminar.

Colocar uma bola de voleibol

  1. Passo 1 Utilizar um jogo de pés correto.
    Utilize um trabalho de pés correto. Ao preparar-se para o lançamento, os seus pés devem estar afastados à largura dos ombros com uma ligeira flexão dos joelhos. Deve, mais uma vez, estar na ponta dos pés e pronto para se mover.
  2. Etapa 2: Colocar a rede em posição vertical.
    Coloque-se em contacto com a rede. O seu ombro direito deve estar junto à rede. Mantenha-se alinhado com a rede, independentemente da direção que a bola tomar. Isto garante que está virado para onde quer que a bola vá.
  3. Passo 3 Utilize a forma correcta das mãos.
    Utilize a forma correcta das mãos. Quando estiver a jogar, os polegares e os indicadores devem formar um triângulo. Esta é a posição da mão em que deve esperar quando a bola entra na sua área de colocação. Mantenha as mãos na forma de uma bola. Se mantiver os dedos esticados, não só será chamado por forma de colocação ilegal, como também corre o risco de se lesionar.
    • Ter as mãos prontas. Assim que a bola começar a vir na sua direção, as suas mãos devem estar junto à cabeça. Quando começar, toque com os polegares na testa antes de colocar cada bola.
  4. Passo 4 Aceitar a bola.
    Aceitar a bola. Quando a bola chega até si, deve usar os pulsos para 'aceitar a bola'. Não é permitido segurá-la, mas aceitar a bola dá-lhe a capacidade de controlar onde a vai colocar. Manter as mãos ao nível da testa ajuda-o a ter uma forma de colocação correcta. Isto evitará que segure a bola durante demasiado tempo.
  5. Passo 5 Utilize as pernas.
    Utilize as pernas. Tal como no passe, deve utilizar as pernas para mover a bola e não os braços. Embora os seus braços se endireitem à medida que empurra a bola, a força do seu set deve vir das suas pernas.
    • Solte a bola de forma limpa. A bola só deve ficar nos seus dedos por um segundo. Usando as pernas, empurre a bola para o sítio para onde quer que ela vá. Empurre com as pernas, contraia os abdominais e use os braços para direcionar a bola. Deve terminar quase numa posição de super-homem. Certifica-te de que a bola gira o mínimo possível, pois os árbitros irão acusar um duplo contacto se a bola girar mais do que uma rotação completa.

Bater uma bola de voleibol

  1. Passo 1 Dominar o trabalho de pés.
    Dominar o trabalho de pés. Antes de pensares em bater, tens de ser capaz de fazer uma abordagem correcta. Comece de volta à linha de ataque com os pés próximos um do outro, num ângulo de 45 graus em relação ao seu rebatedor. Estas indicações são para destros; se for canhoto, faça o movimento de espelho. Pegue no seu pé direito e dê um primeiro passo largo. A partir daqui, dê um passo grande e poderoso com o pé esquerdo. Nesta altura, deve estar a cerca de 2 metros de distância da rede. Depois, pegue no pé direito e junte-o rapidamente ao pé esquerdo. Ao aterrar com estes dois pés, as pernas devem estar dobradas e prontas para saltar.
    • Utilize os braços para ajudar na sua aproximação. Comece com eles à sua frente e balance-os para trás quando der os últimos dois passos da sua aproximação. Devem estar totalmente estendidos atrás de si antes de descolar para o salto.
  2. Passo 2 Saltar para cima.
    Salte para cima. Não deve usar o seu impulso para o levar para a frente ou irá saltar para a rede. Use as pernas e o balanço dos braços para o impulsionar para cima.
  3. Passo 3 Puxar o braço para trás.
    Puxe o braço para trás. Enquanto salta, puxe o seu braço direito para trás, passando pelo seu rosto. Mantendo o cotovelo levantado, balance na direção da bola. Mantenha sempre os olhos na bola.
  4. Passo 4 Mantenha o pulso forte.
    Mantenha o pulso forte. Ao balançar a bola, o ideal é ter um pulso forte. Se o pulso for fraco e frágil, a bola não passará por cima da rede. Usando os músculos abdominais e dos ombros, coloque a sua força na bola e balance-a. Deve terminar com uma aterragem no chão com o braço a balançar até ao fim.
    • O contacto com a mão é a parte mais importante para colocar a bola. A colocação da bola é o que marcará os seus pontos. Para praticar o contacto manual, coloque-se a 6 metros de uma parede, atire uma bola para cima e acerte-a no canto do chão e da parede. Tente colocar toda a superfície da sua mão na bola de uma só vez.
  5. Passo 5 Dê uma dica, se necessário.
    Dê uma dica se precisar. Se o seu espaçamento for estranho, ou se a bola estiver no sítio errado para si, pode inclinar a bola. Isto acontece quando bate na bola apenas o suficiente para ultrapassar o bloco e a vê cair suavemente no chão atrás dele.

Jogue voleibol como um profissional com esta série para especialistas

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    De quanto tempo de prática preciso para melhorar o meu desempenho de forma a entrar na equipa?
    É difícil dizer sem conhecer o teu nível de habilidade. Geralmente, quanto mais se pratica, melhor se fica. Não é possível praticar demasiado!
  • Questão
    É normal o meu braço doer quando atiro uma bola?
    Se estiver a começar a jogar voleibol, vai doer quando bater ou servir a bola, deixando pontos vermelhos/contusões na zona do pulso. Mas, à medida que continuar a jogar voleibol, os seus braços ficarão mais habituados a fazer contacto com a bola e não doerão tanto. Além disso, pode estar a utilizar músculos que normalmente não utiliza, pelo que precisam de tempo para se adaptarem e ganharem força.
  • Questão
    Porque é que usam este tipo de bola?
    Porque salta bem e é suficientemente leve para não magoar quando bate em ti.

Dicas

  • Quando se joga num campo de basquetebol ou num piso de madeira, é necessário ter joelheiras e ténis de boa qualidade.
  • Faça exercícios de fortalecimento, como agachamentos e senta na parede, para facilitar a permanência na posição de passe.