Como fazer iscas de pesca de madeira

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora a maioria dos plugs e crankbaits atuais seja feita de plástico rígido, os primeiros eram feitos de madeira. Alguns fabricantes ainda produzem iscas de pesca de madeira. Em vez de comprar iscas caras, você pode economizar dinheiro esculpindo suas próprias iscas. Escolha um desenho, trace-o em um bloco de madeira e, em seguida, recorte-o. Em seguida, você pode instalar ganchos e pintar a isca para que ela se destaque. Leve suas iscas para a água e veja os peixes correrem atrás delas!

Etapas

Projetando sua isca

  1. Etapa 1 Faça uma isca de água superior se quiser pegar peixes perto da água's surface.
    Faça uma isca de água superior se quiser pegar peixes perto da superfície da água. As iscas topwater são leves e tendem a se movimentar bastante. Normalmente, são o tipo de isca mais simples de fazer, pois você não precisa se preocupar em fazê-las afundar até uma determinada profundidade. Elas funcionam melhor nas primeiras horas da manhã e à noite, quando os peixes estão mais ativos. No entanto, sua coloração é muito importante, pois precisam se destacar para os peixes abaixo delas.
    • Os poppers têm uma depressão na frente que se parece com uma boca aberta. A resistência da água causa um som de estalo quando ela é sacudida pela superfície, o que faz com que a isca se pareça com uma isca que está se debatendo.
    • As iscas stick, também conhecidas como iscas torpedo, têm formato de charuto e são levemente pesadas na parte traseira. Quando você empurra a isca para frente, ela se assemelha a um bagre ferido.
    • As iscas com hélice são semelhantes às iscas com vara, mas têm uma ou mais hélices com lâminas na extremidade. Quando a isca é puxada em um movimento de solavanco, o respingo e a vibração das hélices atraem os peixes.
    • As Splutterbaits têm placas de metal na frente ou nas laterais para criar resistência e oscilação.
  2. Etapa 2 Crie uma isca de mergulho se quiser pegar peixes em águas mais profundas.
    Crie uma isca de mergulho se quiser pescar em águas mais profundas. As iscas de mergulho geralmente apresentam uma borda que faz com que afundem ao serem recolhidas. Isso significa que elas exigem um pouco mais de cuidado ao serem feitas, embora esculpir o lábio não exija muito trabalho extra. O lábio é como um bico de pato curvado para baixo na extremidade da isca e é responsável por seu afundamento na água. Essas iscas precisam ser mais fortes e um pouco mais pesadas do que as iscas topwater para se manterem firmes, mas podem ser usadas a qualquer hora do dia em qualquer tipo de água.
    • Os plugs são iscas sólidas e arredondadas que geralmente incluem uma borda que permite que afundem. Algumas variedades têm um chocalho interno para atrair crankbait, que são peixes que comem peixes menores.
    • As thin minnows são iscas longas e estreitas que se assemelham a peixinhos. Elas têm um pequeno lábio de mergulho na frente para fazê-las saltar como vairões quando recolhidas.
    • As minnows curvas não têm borda. Em vez disso, têm corpos curvos com um ponto plano na frente que os faz balançar de um lado para o outro.
    • As iscas de mergulho profundo ou de afundamento têm lábios longos que permitem que elas afundem quando não estão sendo recuperadas. Elas geralmente têm o formato de peixinhos, mas são usadas para pescar em águas profundas.
  3. Etapa 3 Faça o download de um modelo se quiser criar uma isca a partir de um padrão.
    Faça o download de um modelo se quiser criar uma isca a partir de um padrão. Fazer uma isca a partir do zero pode ser difícil quando você não sabe como fazer isso. Se precisar de ajuda para começar, pesquise on-line por modelos de iscas. Você pode encontrar padrões para todos os tipos de iscas diferentes. Esses padrões mostram o formato que você deve cortar a isca e onde instalar recursos como anzóis.
    • Você também pode examinar iscas compradas em lojas ou fotos de iscas e tentar reproduzi-las. A maioria das iscas não é muito complicada e pode ser feita seguindo as mesmas etapas básicas.
  4. Etapa 4 Crie uma isca com mais de 7,6 a 15,2 cm (3 a 6 pol.) de comprimento para peixes maiores.
    Crie uma isca com mais de 7,6 a 15,2 cm (3 a 6 pol.) de comprimento para peixes maiores. O tamanho da isca que você usa deve corresponder ao tipo de peixe que você espera encontrar quando estiver na água. Os plugs e crankbait padrão geralmente têm menos de 15 cm de comprimento, mas variam em espessura. Os plugs para peixes grandes, como os muskellunge (almíscares), podem ter até 25 cm de comprimento. Tente procurar uma tabela de tamanhos on-line, especialmente se não estiver usando um modelo, para ter uma ideia das iscas comumente vendidas e usadas na pesca.
    • Ter uma variedade de tamanhos de isca ajuda muito. Dessa forma, você pode fazer ajustes de acordo com seu estilo e com o que encontrar na água.
  5. Etapa 5 Escolha um pedaço de madeira forte, mas leve, para a isca.
    Escolha um pedaço de madeira forte, mas leve, para a isca. As madeiras macias, como balsa, cedro e pinho, são fáceis de moldar em iscas que flutuam. Escolha uma dessas madeiras macias ou basswood para plugs de água superior e iscas de mergulho que balançam muito. As madeiras de lei, como freixo, bordo, carvalho e nogueira, são mais difíceis de moldar. Guarde-as para iscas que mantêm a profundidade e não se movimentam tanto, como poppers offshore e iscas de vara.
    • Se você não estiver familiarizado com a fabricação de suas próprias iscas, não há como errar se optar por uma escolha segura, como balsa ou pinho.
    • A resistência da madeira é muito importante. Leve em conta o tipo de peixe que está tentando pescar. Se estiver pescando algo grande e forte, escolha um tipo de madeira resistente a danos para combinar.

Corte da madeira para dar forma

  1. Etapa 1 Compre madeira que seja pelo menos 1⁄2 pol. (1,3 cm) maior do que o tamanho da isca.
    Compre madeira que tenha pelo menos 1⁄2 in (1,3 cm) maior do que o tamanho da isca. Calcule as dimensões aproximadas da isca antes de selecionar um pedaço de madeira. A madeira deve ser um pouco maior do que a isca para que você tenha espaço para esculpir seu formato e lixá-la. Se você conseguir uma madeira muito maior do que a isca, corte-a em um tamanho menor com uma serra ou faca de entalhe.
    • As lojas de materiais de construção e os varejistas de madeira têm todos os tipos de madeira. Talvez você também consiga encontrar alguns blocos de entalhe em lojas de artigos para artesanato.
    • A maioria das lojas de materiais de construção também tem todos os outros suprimentos necessários para fazer uma isca, embora você também possa encomendar os suprimentos on-line.
  2. Etapa 2 Esboce o formato da isca nas laterais da madeira.
    Esboce o formato da isca nas laterais da madeira. Se estiver usando um modelo, coloque-o sobre a madeira e contorne-o com um lápis. Caso contrário, desenhe-o à mão livre. Não tenha pressa para ter certeza de que o desenho corresponde à aparência que você deseja para a isca acabada. Normalmente, você pode esboçar o contorno ao longo de uma borda da madeira e, em seguida, cortar a isca como uma peça única.
    • O contorno é o que você seguirá ao cortar a madeira para dar forma. Certifique-se de que ele esteja limpo e preciso.
  3. Etapa 3 Coloque uma máscara contra poeira e óculos de proteção ao cortar a madeira.
    Coloque uma máscara contra poeira e óculos de proteção ao cortar madeira. Prepare-se para a poeira e os fragmentos levantados durante o processo de corte. Coloque também proteção para os ouvidos para lidar com serras barulhentas. Considere a possibilidade de trabalhar ao ar livre ou em um local bem ventilado para eliminar a quantidade de detritos com que terá de lidar. Além disso, mantenha outras pessoas fora da área até que você tenha terminado.
    • Você não precisará de todo esse equipamento se estiver usando uma faca de trinchar. Em vez disso, troque por um par de luvas de entalhe resistentes a danos ou protetores de polegar.
    • Coloque a máscara contra poeira novamente enquanto estiver pintando a isca para se proteger da fumaça.
  4. Etapa 4 Use uma rolagem...
    Use uma serra de rolagem ou uma serra de fita para cortar ao longo das linhas do padrão. Embora você possa usar uma faca de entalhe nesse ponto, usar uma serra é muito mais rápido. As serras de rolagem e as serras de fita são feitas para cortar formas pequenas e irregulares, como uma isca. Planeje manter a isca um pouco maior do que pretende que o produto final seja. Isso lhe dará uma pequena margem de erro ao finalizá-la.
    • Tente deixar uma margem extra de 1⁄8 in (0,32 cm) extra de madeira ao redor do padrão para que você não faça a isca muito pequena inadvertidamente.
    • Se preferir usar uma faca de entalhar, corte gradualmente a madeira ao redor do contorno. Afaste a lâmina do seu corpo para não se cortar inadvertidamente.
  5. Etapa 5 Esculpa o formato da isca com uma faca.
    Esculpa o formato da isca com uma faca. Agora você pode começar a cortar a isca com seriedade. Primeiro, certifique-se de que a isca tem o formato desejado antes de começar a criar detalhes menores. Remova o excesso de madeira para arredondar o corpo da isca em seu formato desejado. Se estiver fazendo um popper, corte a parte da frente para que ela se curve para dentro.
    • Se desejar, você pode gravar padrões e desenhos na madeira. Isso não é necessário, mas algumas pessoas gostam de personalizar suas iscas com barbatanas, escamas e outros detalhes.
    • Para fazer a ranhura em uma isca popper, tente usar uma ferramenta rotativa como a Dremel. Ela desgasta o excesso de madeira, o que pode ser mais fácil do que tentar cortar o formato.
  6. Etapa 6 Lixe a madeira com uma lixa de grão 80.
    Lixe a madeira com uma lixa de grão 80. Depois de criar a forma aproximada da isca, refine-a com uma lixa. Esfregue toda a isca com pressão firme e consistente, mas preste atenção especial às bordas ásperas. As bordas frontal e traseira ainda podem estar um pouco afiadas. Alise-as o máximo possível para dar forma à isca.
    • Verifique novamente se a isca está no tamanho adequado que você precisa. Você pode lixá-la para remover qualquer excesso de madeira que tenha sobrado de seu projeto inicial.
    • Você também pode usar uma ferramenta como uma lixadeira de cinta para terminar a isca mais rapidamente. Lembre-se de que o acabamento de uma isca pequena com uma lixadeira de cinta grande é um pouco mais complicado do que com a mão, mas é possível.
  7. Etapa 7 Termine de alisar a isca com uma lixa de grão 120.
    Termine de alisar a isca com uma lixa de grão 120. Use uma lixa de grão fino ou muito fino para remover quaisquer superfícies ásperas ou imperfeições restantes. Passe mais uma vez por toda a isca até que ela esteja tão lisa e consistente quanto você deseja. Se você ainda não estiver satisfeito com o acabamento, trate-o novamente com uma lixa de granulação mais alta, como a de granulação 180.
    • Ao fazer o acabamento de uma isca, sempre comece com a lixa de granulação mais baixa primeiro. As lixas de granulação mais baixa são mais grossas do que as de granulação mais alta.
  8. Etapa 8 Faça furos piloto de 0,48 cm (3⁄16 pol.) para o chumbo e os anzóis.
    Perfure 3⁄16 (0,48 cm) de furos piloto para o chumbo e os anzóis. Faça o furo diretamente no centro do nariz da isca ou em sua ranhura se estiver fazendo um popper. Vire a isca e faça um segundo furo na extremidade traseira. Em seguida, vire a isca de modo que a borda inferior fique voltada para cima. Faça um furo a cerca de ⅓ do caminho a partir da extremidade dianteira.
    • Consulte seu modelo ao posicionar os furos piloto. Eles podem variar dependendo do tipo de isca que estiver fazendo.
    • A maioria das iscas tem pelo menos dois anzóis. Planeje colocar um na parte de trás e outro perto da frente. Se a isca for longa, considere fazer outro furo a ⅓ da extremidade traseira para um anzol adicional.
    • Se quiser adicionar peso à isca, como para uma isca que afunda, faça furos adicionais conforme necessário. Muitas vezes, você pode perfurar cerca de ⅓ do caminho a partir da extremidade e preenchê-lo com peso mais tarde.

Pintura da isca

  1. Etapa 1 Limpe a isca com um pano de prato.
    Limpe a isca com um pano. É provável que a isca tenha um pouco de pó de madeira. Esses detritos podem atrapalhar a pintura e impedir que ela se fixe adequadamente. Limpe toda a peça e planeje pintá-la imediatamente, antes que mais poeira se deposite nela.
    • Se você não tiver um pano de aderência, use um pano de microfibra. Umedeça-o levemente em água morna antes de usá-lo.
  2. Etapa 2 Aplique um selador transparente na isca para prepará-la para a pintura.
    Aplique um selador transparente na isca para prepará-la para a pintura. Selecione um produto transparente, como um selador epóxi, que você possa usar como camada de base. Espalhe-o sobre toda a isca em uma camada fina, mas consistente. A maneira mais fácil de fazer isso é mergulhar toda a isca no selador e depois pendurá-la para secar. O selador prepara a madeira para a pintura e também a protege contra danos causados pela água.
    • Coloque um gancho em um dos orifícios piloto que você perfurou para que possa mergulhar a isca e pendurá-la para secar.
    • Se mergulhar a isca não for uma opção, você também pode pintá-la à mão. Aguarde a secagem antes de virá-la e terminar o outro lado.
    • Essa camada de selante não é a mesma que você adiciona depois de pintar a isca. Aplique ambas para proteger melhor a isca contra danos.
  3. Etapa 3 Aguarde cerca de 20 minutos para que o selador seque.
    Aguarde cerca de 20 minutos para que o selador seque. Se você usar um primer de secagem rápida, poderá economizar muito tempo. O tempo exato de secagem necessário varia de acordo com o produto usado, portanto, verifique a recomendação do fabricante. Verifique se a isca está seca ao toque antes de tentar pintar sobre ela.
  4. Etapa 4 Aplique uma camada de base...
    Aplique uma camada de base de primer na isca com um aerógrafo. Combine o primer com o tipo de tinta e selante que estiver usando. Tente usar um primer acrílico à base de água. A maneira mais rápida de obter um bom acabamento é mergulhar a isca no primer. Você também pode colocar o primer em um aerógrafo e pulverizá-lo.
    • Escolha um primer branco para criar uma boa base para a pintura. Outras cores de primer podem ser muito escuras para uma isca eficaz.
    • Lembre-se de que alguns selantes também servem como primer, portanto, não será necessário usar um primer separado. Se não tiver certeza, aplique o primer para ter certeza de que a tinta se unirá à madeira.
  5. Etapa 5 Deixe o primer secar por cerca de 30 minutos.
    Deixe o primer secar por cerca de 30 minutos. Observe a recomendação do fabricante sobre quanto tempo o primer precisa secar. Isso pode variar, mas geralmente não leva muito tempo. Certifique-se de que o primer esteja seco ao toque e que tenha tido tempo suficiente para curar completamente antes de prosseguir.
    • Talvez você queira uniformizar a camada inicial aplicando uma segunda camada de primer. Isso não é necessário, mas é uma boa maneira de corrigir inconsistências.
  6. Etapa 6 Pinte as camadas de base da isca primeiro com um pincel ou aerógrafo.
    Pinte as camadas de base da isca primeiro com um pincel ou aerógrafo. Os acrílicos vêm em todos os tipos de cores diferentes, portanto, planeje como deseja que a isca finalizada fique. Para obter visibilidade, selecione cores brilhantes e vibrantes que se destaquem contra o céu. Aplique primeiro as cores subjacentes e mais claras. Pinte-as movendo-se pela isca em movimentos lentos, mas consistentes.
    • A maioria das pessoas usa um aerógrafo para obter um acabamento de aparência profissional. Não há problema em usar um pincel ou tinta spray, mas isso pode levar mais tempo.
    • Para obter ideias sobre como pintar uma isca, consulte um catálogo de iscas de pesca. As iscas vêm em todos os tipos de estilos, mas as melhores tendem a parecer brilhantes, mas naturais, como pequenos peixes ou insetos.
    • A cor certa para a isca dependerá em parte do local onde você planeja pescar com ela. Por exemplo, as iscas de água salgada geralmente têm cores vivas para atrair os peixes, enquanto as iscas de água doce têm cores suaves para não assustar os peixes.
  7. Etapa 7 Adicione os detalhes que deseja pintar na isca.
    Adicione os detalhes que deseja pintar na isca. Isso inclui cores mais escuras, bem como características como olhos. Aplique a tinta mais escura sobre a camada de base depois que ela secar. Faça com que a isca pareça o mais realista possível para que os peixes a persigam.
    • Por exemplo, você pode manter a metade inferior da isca branca e depois pintar a metade superior de azul escuro. Outra opção é pintar algumas listras mais escuras em uma isca amarela.
  8. Etapa 8 Aguarde cerca de 30 minutos para que a tinta seque antes de finalizar a isca.
    Aguarde cerca de 30 minutos para que a tinta seque antes de terminar a isca. Deixe a tinta curar completamente de acordo com as recomendações do fabricante. A isca deve parecer seca ao toque. Em seguida, examine-a para ver se precisa de algum trabalho adicional. Retoque os pontos que não estiverem do jeito que você deseja.
    • Talvez você precise fazer isso várias vezes antes de terminar. Aguarde a secagem de cada camada antes de pintar sobre ela.
  9. Etapa 9 Adicione uma camada transparente de epóxi para impermeabilizar a isca.
    Adicione uma camada transparente de epóxi para impermeabilizar a isca. O epóxi é fácil de trabalhar e é resistente a rachaduras e manchas. Ele vem na forma de spray ou líquido para ser aplicado com um pincel ou pulverizador. Certifique-se de que toda a isca esteja bem coberta com uma camada consistente de epóxi.
    • O poliuretano é outro acabamento que você pode usar. Tente obter uma variedade usada em pisos de madeira ou automóveis.
  10. Etapa 10 Deixe a camada de verniz secar por pelo menos um dia.
    Deixe o revestimento transparente secar por pelo menos um dia. Você está quase pronto, portanto não deixe que a espera o impeça agora. Dê ao epóxi bastante tempo para curar antes de tentar usar a isca. Deixe-a secar ao ar livre em uma área com bastante circulação de ar.
    • Talvez seja necessário esperar mais um dia antes de manusear a isca, dependendo da recomendação do fabricante.
    • Considere adicionar uma segunda camada de revestimento transparente para garantir que a água não danifique a isca.

Fixação de ganchos e pesos

  1. Etapa 1 Parafuse os olhais de parafuso de 0,64 cm (1⁄4 pol.) nos orifícios piloto.
    Parafuso 1⁄4 in (0,64 cm) nos orifícios-piloto. Escolha olhais de parafuso fechados, que são basicamente parafusos com um laço de suspensão em uma extremidade. Coloque as extremidades rosqueadas nos furos que você fez e, em seguida, gire os parafusos no sentido horário com a mão. Continue fazendo isso até que a base do laço esteja quase nivelada com a madeira.
    • Não importa o tipo de isca que esteja fazendo, os parafusos devem ser sempre um pouco mais largos do que os furos piloto. Isso os ajuda a se fixarem no lugar.
    • Você pode alterar o tamanho do parafuso de acordo com sua isca. Se estiver fazendo uma isca grande, talvez queira usar parafusos maiores para aumentar a resistência.
  2. Etapa 2 Prenda os anzóis nos olhais dos parafusos usando anéis divididos.
    Prenda os anzóis nos olhais dos parafusos usando anéis de divisão. Enfie um anzol de agulha em uma extremidade de cada argola. Em seguida, rosqueie os anéis divididos nos olhais de parafuso traseiro e inferior. Você pode usar um alicate de anéis divididos para abrir os anéis divididos ao conectá-los aos ganchos e parafusos.
    • As argolas com fenda são basicamente bobinas abertas. Elas são usadas com frequência em chaveiros, portanto, observe as chaves de sua casa para ver um exemplo de como elas funcionam!
    • Você também pode prender os ganchos sem usar anéis divididos, abrindo os ilhós com um alicate. Tenha cuidado para não perfurar os dedos se optar por fazer isso.
    • Embora os anzóis triplos sejam mais comumente usados em plugs e crankbaits, você pode usar anzóis duplos. A maioria é projetada para deslizar sobre os olhais de parafuso sem usar anéis de divisão.
  3. Etapa 3 Encha a isca com lastro se precisar adicionar peso a ela.
    Encha a isca com lastro se precisar adicionar peso a ela. Se estiver planejando fazer algo como uma isca que afunda, você ainda deve ter um furo piloto não preenchido. Despeje munição de BB, chumbo grosso ou chumbo grosso pequeno no buraco. Em seguida, preencha-o com cola de madeira ou uma massa à prova d'água. Certifique-se de que o furo esteja bem vedado.
    • Há muitos tipos diferentes de itens que você pode adquirir para pesar a isca. Você pode comprar um peso de chumbada em uma loja de artigos de pesca, por exemplo, e colocá-lo dentro da isca.
  4. Etapa 4 Corte uma fenda e cole a borda na isca se estiver instalando uma.
    Corte uma fenda e cole a borda na isca se estiver instalando uma. Use uma faca de entalhar para fazer um entalhe horizontal no nariz da isca. Os lábios de mergulho geralmente são pouco mais que pedaços de plástico. Você pode espalhar uma cola epóxi na fenda e, em seguida, deslizar o lábio de plástico para dentro dela. Aguarde pelo menos uma hora para curar antes de usar a isca.
    • Incline o entalhe de modo que a borda aponte para baixo depois de conectá-la. Isso fará com que a isca afunde quando estiver na água.
    • Na maioria das iscas, a borda é posicionada abaixo do anel usado para o chumbo. Você também pode perfurar o centro do lábio e adicionar o anel a ele.

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Que cor devo usar em minhas iscas?
    Isso depende do local em que você está e também da quantidade de brilho. Em água salgada, você deve usar padrões que possam atrair a atenção para algo mais brilhante. Em água doce, essa luz brilhante pode assustar os peixes, portanto, em vez disso, use algo que combine com os insetos que estão na água (já que é isso que os peixes estão comendo).
  • Pergunta
    Como faço uma isca de madeira para pescar trutas?
    Uma isca de truta geralmente é uma isca giratória de no máximo 1 a 1&1/2 polegada de comprimento com arame rígido enfiado no corpo e em um girador com uma colher acoplada. O arame será soldado na parte de trás do corpo da isca depois que um pequeno anzol de agulha for enfiado no arame. Pense no rabo de galo, o anzol geralmente fica oculto por um grupo de penas ou pelos grossos.
  • Pergunta
    Os olhos ficarão presos na madeira de balsa durante a briga com um peixe?
    A balsa é uma madeira muito leve e frágil. Ela pode sobreviver a alguns robalos pequenos, mas se você fisgar um peixe de oito quilos, poderá arrancar seus anzóis e ilhós da madeira.

Dicas

  • Não tenha medo de ser criativo com suas iscas de pesca. Fazer iscas é uma forma de arte.
  • Se estiver pintando um desenho em escala, pinte o corpo da isca na cor que deseja que as bordas da escala tenham. Em seguida, cubra a isca com uma tela de plástico e borrife a cor da escama.
  • Se a isca puxar para um lado quando você a pegar, dobre o olhal do parafuso frontal na direção oposta.

Avisos

  • Siga as instruções de todos os fabricantes para todas as ferramentas elétricas que você usar. Use uma máscara contra poeira, óculos de segurança e outros equipamentos de proteção ao usá-las.

O que você precisará

  • Bloco de madeira
  • Serra de rolagem, serra de fita, serra de carpinteiro ou outra serra
  • Óculos de proteção
  • Papel (para fazer padrões)
  • Caneta marcadora ou lápis
  • Régua
  • Faca de entalhe
  • Lixa de grão 80
  • Lixa de grão 120 ou 180
  • Furadeira
  • 3⁄16 in (0,48 cm) de broca
  • Selador de madeira
  • Tinta primer
  • Tinta colorida
  • Pincéis de pintura ou aerógrafo
  • 1⁄4 pol. (0,64 cm) de olhal de parafuso
  • Anéis de divisão
  • Anzóis de três pontas
  • BBs, chumbo grosso ou chumbo grosso (opcional)
  • Estênceis (opcional)
  • Alicate para anéis de divisão (opcional)